Separação de dois mostos de concentrações diferentes pelo batch sparge

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

berto_pedro

Well-Known Member
Joined
Jul 19, 2014
Messages
65
Reaction score
8
Olá, gostaria de fazer uma imperial IPA, porém acho que 16l (a quantidade que meu equipamento aguenta) seria muito, uma vez que é mais complexa e amarga e seria pouco apreciada pelas pessoas. Então pensei no seguinte: Fazer uma receita em que eu possa retirar 6l de mosto mais concentrado para uma imperial IPA (OG de 1,090) e os outros 10, eu utilizaria para uma American IPA (OG de 1,065). Faria isso pelo batch sparge, utilizando o liquido drenado da brassagem pra imperial e o da lavagem pra American (obviamente, teria de corrigir sutilmente a densidade dos mostos misturando-os aos poucos). Acham que daria certo? Se sim, há alguma preocupação a se tomar na fervura de pequenos volumes como 7,2l que seriam destinados à imperial IPA? Obrigado!!
 
Olá, gostaria de fazer uma imperial IPA, porém acho que 16l (a quantidade que meu equipamento aguenta) seria muito, uma vez que é mais complexa e amarga e seria pouco apreciada pelas pessoas. Então pensei no seguinte: Fazer uma receita em que eu possa retirar 6l de mosto mais concentrado para uma imperial IPA (OG de 1,090) e os outros 10, eu utilizaria para uma American IPA (OG de 1,065). Faria isso pelo batch sparge, utilizando o liquido drenado da brassagem pra imperial e o da lavagem pra American (obviamente, teria de corrigir sutilmente a densidade dos mostos misturando-os aos poucos). Acham que daria certo? Se sim, há alguma preocupação a se tomar na fervura de pequenos volumes como 7,2l que seriam destinados à imperial IPA? Obrigado!!

Hehehehe 16l de IPA é tão pouquinho... :D

Mas ok, o que vc tá pensando em fazer é algo parecido com parti gyle, onde se produz cervejas de OG diferentes a partir do mesmo mosto, coletando separadamente a lavagem.

Tem algumas calculadoras que ajudam a prever essas OGs... não sei se tem opção batch sparge, mas deve dar certo tambem...
 
Olá, gostaria de fazer uma imperial IPA, porém acho que 16l (a quantidade que meu equipamento aguenta) seria muito, uma vez que é mais complexa e amarga e seria pouco apreciada pelas pessoas. Então pensei no seguinte: Fazer uma receita em que eu possa retirar 6l de mosto mais concentrado para uma imperial IPA (OG de 1,090) e os outros 10, eu utilizaria para uma American IPA (OG de 1,065). Faria isso pelo batch sparge, utilizando o liquido drenado da brassagem pra imperial e o da lavagem pra American (obviamente, teria de corrigir sutilmente a densidade dos mostos misturando-os aos poucos). Acham que daria certo? Se sim, há alguma preocupação a se tomar na fervura de pequenos volumes como 7,2l que seriam destinados à imperial IPA? Obrigado!!
Berto, dá pra fazer isso sim, já fiz várias vezes.

Só o seguinte... se tu queres que essa Imperial IPA fique realmente amarga... carregue no lúpulo. O lúpulo tem um certo "aproveitamento" de amargor, a grosso modo. Ou seja, digamos que do amargor que ele pode de dar (% de alfa ácidos), só uma parte disso realmente se transforma em amargor, e quanto maior a densidade do líquido, menor a quantidade de alfa ácidos que realmente se transforma em amargor.

De resto, e sem entrar em coisas muito complexas..... vai em frente que é sucesso.

Abraço,
 
Valeu! vou fazer essa brassagem daqui a duas semanas então, usarei citra, amarillo e columbus em ambas, mas claro, em quantidades diferentes.
 
Back
Top