Sem Gás

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

murilosavi

Active Member
Joined
Apr 30, 2014
Messages
35
Reaction score
3
Galera, já fizemos 3 levas de blond ale (cerveja simples, pra ir aprendendo e pegando jeito do nosso equipamento).
Fizemos 2 levas e deu tudo certo.
Nesta terceira leva, após 1 semana abrimos 3 cervejas:

uma de 250ml e tinha gás.
uma de 350ml e tinha gás.

2 de 300 e 2 de 500 ml e não tinha gás.
Abrimos ainda uma de 600ml, até tinha gás mais ficava no fundo do copo, ainda parecendo meio choca.

Antes de engarrafar nós tomamos um pouco (um gole) pra sentir o gosto e estava bom e não estava doce. Nestas garrafa sem gás, a cerveja estava mais adocicada do que quando provamos antes de engarrafar, pensamos que esse adocicado é do açúcar do primming. A ultima que tomamos fazia 1 semana e 4 dias do engarrafamento. Vamos esperar completar 3 semanas pra verificar. Caso ainda não tenha gás, existe algo a se fazer?

As garrafas tem aquela sujeirinha de fermento embaixo .

(Nas 2 primeiras usamos açúcar cristal, nesta usamos açúcar refinado normal)
 
Galera, já fizemos 3 levas de blond ale (cerveja simples, pra ir aprendendo e pegando jeito do nosso equipamento).
Fizemos 2 levas e deu tudo certo.
Nesta terceira leva, após 1 semana abrimos 3 cervejas:

uma de 250ml e tinha gás.
uma de 350ml e tinha gás.

2 de 300 e 2 de 500 ml e não tinha gás.
Abrimos ainda uma de 600ml, até tinha gás mais ficava no fundo do copo, ainda parecendo meio choca.

Antes de engarrafar nós tomamos um pouco (um gole) pra sentir o gosto e estava bom e não estava doce. Nestas garrafa sem gás, a cerveja estava mais adocicada do que quando provamos antes de engarrafar, pensamos que esse adocicado é do açúcar do primming. A ultima que tomamos fazia 1 semana e 4 dias do engarrafamento. Vamos esperar completar 3 semanas pra verificar. Caso ainda não tenha gás, existe algo a se fazer?

As garrafas tem aquela sujeirinha de fermento embaixo .

(Nas 2 primeiras usamos açúcar cristal, nesta usamos açúcar refinado normal)

Murilo, como foi feito o primming? As garrafas estavam bem sanitizadas?
 
Todas garrafas 1min em solução de ácido parecetico... Primming 500ml agua e 500g de açúcar, aguas fervida antes e depois...
 
Todas garrafas 1min em solução de ácido parecetico... Primming 500ml agua e 500g de açúcar, aguas fervida antes e depois...

Para quantos litros de cerveja? como colocou a solução do primming?
 
Todas garrafas 1min em solução de ácido parecetico... Primming 500ml agua e 500g de açúcar, aguas fervida antes e depois...

quantos litros foram feitos?


tenha paciência, uma semana é muito pouco...
 
quantos litros foram feitos?


tenha paciência, uma semana é muito pouco...

Foram 40litros...

é que da outra vez, 1 semana já estava boa a carbonatação ...
Mais também o clima estava mais quente, agora já esta mais frio.

Já colocamos em um lugar com temperatura maior.... Meu medo é se nao criar gás (daqui umas 2 semanas), o que fazer? jogar tudo fora? poderia tentar colocar num postmix e fazer carbonatação forçada?
 
Foram 40litros...

é que da outra vez, 1 semana já estava boa a carbonatação ...
Mais também o clima estava mais quente, agora já esta mais frio.

Já colocamos em um lugar com temperatura maior.... Meu medo é se nao criar gás (daqui umas 2 semanas), o que fazer? jogar tudo fora? poderia tentar colocar num postmix e fazer carbonatação forçada?

Como foi feita a fermentação? Temperatura; se mediu a densidade para ver se a atenuação já tinha sido completada; como foi a transfega para as garrafas...

O ideal é esperar mais. Mas caso mesmo assim não mude nada, você pode tentar adicionar mais fermento na cerveja, fazendo com que o açúcar do primming seja consumido.

Fazer isso é uma correção que não deve acontecer sempre, se após esperar mais algumas semanas e mesmo assim não houver melhora, retome seu processo e veja aonde o fermento pode ter morrido. Para que não seja necessário fazer essa correção meia boca outra vez.
 
500g de açúcar para só 40 litros? as garrafas vão explodir. Alguém pode se machucar...

mas deixa eu te perguntar: o sem gás que vc diz é cerveja flat ou sem retenção e estabilidade de espuma? de qualquer forma espere mais tempo.
 
Usamos 1ml/g por 100ml. Fizemos primming a mais para sobrar e eu pensamos em congelar o q sobrou para outra vez. Medimos a densidade... Tudo certo..
O que quero dizer sem gás é mesma coisa que encher uma garrafa sem primming e toma-la.
 
Lembrei de algo, o primming nao tinha resfriado por completo, estava morno... Sera que isso pode ter afetado fermento? Mesmo assim ta se criando no fundo da garrafa aquela sujeira de fermento...
 
então, 1g por 100ml da 10g por litro, o que já é muito! acho que uma carbonatação boa é em torno de 5g/l, 6 no maximo.

colocar ele quente na garrafa não vai alterar em nada pois é minimo o volume do priming se considerar o volume da garrafa, nao seria suficiente pra alterar em nada a temperatura da cerveja.

pode ter certeza q vai carbonatar e muito!
 
Eu tive um problema com carbonatação irregular numa mesma leva aqui e cheguei a conclusao que o problema era na vedação, algumas garrafas estavam mal tampadas. Confere isso aí.
 
Pra mim são garrafas mal vedadas. 10g de açúcar por litro é açúcar pra c@r!*1h0.
Coloque as garrafas num armário e esqueça. Daqui 3 semanas você experimenta.
Enquanto isso faça outra leva e vá aprimorando seus processos.
Na hora de fazer o primming, trasfegue o mosto para outro recipiente sanitizado, misture a solução com açúcar e engarrafe. Esse negócio de colocar com seringa é mais propenso a erros ao meu ver. Quando for colocar as tampinhas, coloque uma boa pressão no arrolhador, retire as garrafas do arrolhador com cuidado, e se tiver dúvida quanto à vedação, arrolhe novamente.
E cuidado com essas bombas! ehehhe

Valeu!
 
Quanto tempo esta cerveja foi maturada? Fiz uma Russian Imperial Stout que demorou mais de 1 mes para carbonatar devido ao tempo que a mesma ficou maturando.

Primeiramente te aconselho fortemente em parar de colocar o primming de garrafa em garrafa, alem de ser menos eficiente também resulta em cabonatação irregular entre as garrafas. Quando a cerveja estiver pronta para engarrafar faça a trasfega para um outro balde ja com a solução do primming ou coloque depois e de uma mexida muito de leve para não oxidar, depois é só encher as garrafas e fechar.

Em relação a esta cerveja que não esta carbonatando o mais provavel é que não tenha fermento ativo para fazer esta refermentação na garrafa, sendo assim é necessario que se coloque um pouco de leveduras para terminar esta refermentação, porém isso ira resultar em um borra maior no fundo da garrafa. Não usa manometro para verificar a pressão nas garrafas?

Abraço
 
Galera, esperamos mais um tempo e agora já está com gás ...
Valeu pela ajuda de todos!
 
cara, foi qto tempo no total entre engarrafar e ter gás?
to com uma Weiss que tá me dando uma baita dor de cabeça… engarrafei em 3/jun e ainda nao tem gás..
 
cara, foi qto tempo no total entre engarrafar e ter gás?
to com uma Weiss que tá me dando uma baita dor de cabeça… engarrafei em 3/jun e ainda nao tem gás..

Cara, tu maturou ela por quanto tempo? quantas g/l de açucar? Já era pra ter carbonatado.
 
cara, eu deixei maturando/clarificando na geladeira só dois dias… só pra dar aquela limpada..

o curioso é que antes de colocar pra maturar, eu engarrafei 4 garrafas (primming com acucar invertido, usando seringa pra colocar na garrafa). Essas em 5 dias já tinham carbonatado certinho, todas estavam OK.

No restante, depois dos dois dias na geladeira, fiz o primming com acucar invertido, aprox. 8g/L … coloquei a solução no balde que uso pra engarrafar, fiz a trasfega da cerveja pra ele, então acho que não está mal distribuido… e acho dificil que eu tenha errado na quantidade de acucar pro primming…
deixei refermentando em temperatura ambiente (tah uns 19C aqui)…
mas já tem qse 3 semanas, e abri umas 5 garrafas até agora, todas sem gás…
será que nestes dois dias na geladeira o fermento "morreu"?
ontem eu abri mais uma , joguei 4g de acucar dentro e tampei, pra tirar a duvida se pode ter sido falta de acucar mesmo… se nao carbonatar, vou entender que o fermento morreu mesmo.
 
Velho, isso já aconteceu comigo quando usei açúcar refinado. A única conclusão que cheguei foi que o açúcar refinado e toda sua química para ficar banquinho mata a levedura. Depois disso nunca mais usei refinado, só cristal, mascavo ou demerara.
 
A nossa levou 3 semanas pra carbonatar.
As duas primeiras levas usamos açucar cristal, a carbonatação levou de 5 a 7 dias e estava com uma ótima carbonatação. A única que deu problema foi essa terceira, que usamos açucar refinado.
A cerveja ficou com muita sujeira de fermento (que foi se criando com a carbonatação), diferentemente das outras duas com açucar cristal, que ficaram muito mais limpas.

Já achavamos e estou achando que o açucar refinado foi o vilão da história.
 
Pesquisando, chego um pouco a conclusão que realmente pode ser o açucar refinado:

Neste link http://super.abril.com.br/alimentacao/bebidas-443897.shtml
falando sobre vinhos, diz o seguinte:

"
Não é necessário se embriagar para sentir na cabeça os efeitos de um vinho vagabundo. Isso acontece por causa de um produto que a indústria utiliza para conservar a bebida: o anidrido sulfuroso, ou dióxido de enxofre. Trata-se de uma substância antioxidante que mata leveduras, fermentos e bactérias indesejáveis e sem a qual o vinho viraria rapidamente vinagre. O anidrido sulfuroso está presente, legal e obrigatoriamente, em todos os vinhos, inclusive nos vinhos orgânicos (elaborados com uvas plantadas sem defensivos agrícolas). Ocorre que alguns produtores exageram na quantidade do aditivo. E um efeito colateral do excesso de anidrido sulfuroso é, justamente, a dor de cabeça.
"

E neste link: http://www.reocities.com/capecanaveral/4045/anidsulf.html

ANIDRIDO SULFUROSO
SO2 Sinônimo: Gás sulfuroso.
Principais usos:
Fabricação de ácido sulfurico.
Fabricação de pasta de papel.
Branqueador de fibras e de açucar refinado.
Agente anticloro.
Agente antisséptico, na indústria alimentícia.
Fabricação de sulfitos.


Não sei se faz sentido, pois são bebidas diferentes, mais acredito que seja mesma lógica.
 
Velho, isso já aconteceu comigo quando usei açúcar refinado. A única conclusão que cheguei foi que o açúcar refinado e toda sua química para ficar banquinho mata a levedura. Depois disso nunca mais usei refinado, só cristal, mascavo ou demerara.

Podem ter certeza e ficar despreocupados que isso não tem nada a ver com açúcar refinado.

Inclusive, grande parte das cervejarias belgas usam açúcar refinado comum para fazer suas cervejas e não candi sugar como muitos acham. E olha que são as melhores cervejas do mundo.

São diversos fatores que influem no tempo que a refermentação leva. Os principais são viabilidade e quantidade de leveduras, temperatura e tempo.

Deixem suas cervejas descansarem pelo tempo certo. O ambiente dentro das garrafas não é dos melhores pra levedura: existe álcool em grande quantidade, elas estão cansadas, o PH está baixo, e tem um bando de malas botando pressão e querendo apressar o trabalho delas (levem este último na brincadeira, rs).

Além disso, fermentem preferencialmente em temperatura devidamente controlada (há tópico especifico no forum explicando como fazer isso) para evitar o stress da levedura o que implica em diversos problemas, e um deles é a possibilidade de levar mais tempo na refermentação na garrafa.
 
Não conheço o processo das grandes cervejarias belgas, nunca fui a Bélgica e quanto mais entrar numa cervejaria de lá (até que eu gostaria).

Só acho muita coincidência o que aconteceu com nosso amigo. A mesma cerva, a mesma brassagem e somente o primming que ele fez com refinado deu problema.

Comigo o primming com refinado também não funcionou! Pode ser a marca do açúcar, o lote de fabricação dentro da mesma fábrica do açúcar e por aí vai...
Como na época não anotei a marca do refinado que usei, para quem sabe repetir o primming em umas garrafas, deduzi que foi o refinado.

Fica aí um teste legal, na minha próxima leva foi engarrafar umas garrafas com primming de refinado para tirar a prova. :tank:
 
Cara, muito legal este artigo.
Então podemos deduzir que um vinho ou cerva já fermentados e engarrafados, prontos para comercialização que possuem esses aditivos não envelhecem mais, já que a levedura já era.
 
Vamos engarrafar mais uma leva no próximo sábado, dia 28/06 (dessa vez com açucar cristal, como das outras vezes) assim que pronto, posto o resultado.

Ess artigos foram uma breve pesquisa, não sei se tem sentido pra cerveja (para mim tem) e também não sou super entendedor de química. Apenas postei para ajuda e quem sabe até explicação de alguém.

Acredito também que não custa usar um açucar mais puro, visto que a diferença de preço não é grande.

Será que existe algum problema em fazer um primming, tipo 1 litro, e congelar, e toda vez que utilizar, descongelar e congelar ou já guardar em potes menores?
 
Gente, vcs estão fazendo uma baita confusão!...até me lembrou a frase acima.

Açúcar refinado não tem nada a ver com o problema, a não ser que a quantidade usada tenha sido insuficiente.

Diagnóstico errado leva ao remédio errado!

Sugiro que ao menos leam o texto do Guenther e revejam seus procedimentos antes de culpar o açúcar refinado.
 
Cara, muito legal este artigo.
Então podemos deduzir que um vinho ou cerva já fermentados e engarrafados, prontos para comercialização que possuem esses aditivos não envelhecem mais, já que a levedura já era.

Alex, o envelhecimento não é originado apenas pela presença de levedura. É uma complexa interação de diversas reações químicas que ocorrem na cerveja. Os aditivos são utilizados para estabilizar o produto e garantir uma qualidade mínima para o consumidor dentro do prazo de validade do produto. Tais aditivos somente impedirão o crescimento de micro organismos não desejados. O envelhecimento e maturação é algo que nunca pode ser interrompido.

Voltando na discussão dos açúcares, o açúcar cristal também é refinado (é quase tão refinado quanto o açúcar branco), e sim, são precisos diversos produtos químicos para ele ficar como é.

Os dois açúcares são quase que 100% fermentáveis, portanto, o uso de qualquer um dos dois dá na mesma. Os fatores para as cervejas terem demorado mais tempo para fermentar podem ser vários, mas tenham certeza que não tem a ver com o açúcar utilizado.
 
galera… o acucar que usei nesta leva que ainda nao carbonatou, nao eh refinado.. eh Cristal… nao coloquei isso na mensagem e acho que alguns pensaram que era refinado…
enfim, tb acho que não tem nada a ver o tipo de acucar…
O fermentou que usei eh o Bavarian Wheat, da Mangrove Jacks… estou pensando se ele tem algums particularidade quando resfria assim… o complicado eh que soh deixei na geladeira por 2 dias, nao acho que devia demorar tanto assim pra reativar.
 
galera… o acucar que usei nesta leva que ainda nao carbonatou, nao eh refinado.. eh Cristal… nao coloquei isso na mensagem e acho que alguns pensaram que era refinado…
enfim, tb acho que não tem nada a ver o tipo de acucar…
O fermentou que usei eh o Bavarian Wheat, da Mangrove Jacks… estou pensando se ele tem algums particularidade quando resfria assim… o complicado eh que soh deixei na geladeira por 2 dias, nao acho que devia demorar tanto assim pra reativar.
Olá amokodsi
Realmente, quem comentou a questão do refinado foi o murilosavi na abertura do tópico.

Mas voltando ao assunto, só prá corrigir a minha percepção. Gostaria de saber de vocês o seguinte, vocês já usaram refinado e deu tudo certo? Valeu!
 

Latest posts

Back
Top