Segunda Brassagem - Red Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Solid_oz

Well-Known Member
Joined
Oct 13, 2017
Messages
51
Reaction score
15
Buenas, após o sucesso da Gold Ale com os conselhos do pessoal no meu outro post parti pra uma Red Ale receita abaixo:

wB5zwR6.jpg


Seguindo todos os passos e então quando aguardava o inicio da fervura, ao abrir o pacote, cheiro de chulé/cheetos/queijo e uma cor amarelada, ou seja lúpulo velho, o lúpulo veio no kit do Alquimia da Cerveja, realmente não recomendo compras lá, só pelo fato dessa manipulação que fazem em blisters próprios do lúpulo e levedura já deixava meio assim, agora então depois dessa nunca mais.
O que salvou a brassagem, segui uma dica de um rapaz no face e como tinha cascade de sobra pelo dry hop que fiz na Gold Ale joguei no beersmith e calculei o mesmo amargor que pretendia (17 IBU), com a quantidade que ele passou (em torno de 15g) fiz a adição aos 90 conforme a receita e utilizei ele só pra amargor pois acho que Red não precisa de aroma, ao menos as que bebi era o malte que sobressaía.

Sei que cascade pra amargor não é o ideal maaas pra não perder a receita foi o que fiz hehehe.
OG ficou em 1.050 (terça feira) hoje (domingo) estava em 1.023, mais uns dias e partiu maturar. Queria ela bem avermelhada, mas sei que o ideal era 32 de EBC, deveriua ter ajustado, 34 acho que vai ficar mais escura mesmo, pena.
 
Capricha na clarificação dela que vai ficar uma cor bem legal, fiz uma Red a pouco tempo, usei gelatina nela ficou bem cristalina e com um tom vermelho bem bacana, a minha ficou entre 32 e 33 EBC.
 
pois é, hoje com uma prova que guardei separado da proveta pareceu meia sem gosto, mais cobre que vermelha. Bom, foi pra geladeira hoje maturar
 
Pois é, lembro que quando comecei, optei pelos kits da loja citada. Pela falta de prática, fui de extrato líquido. Os kits diziam que faziam 20 litros a 1.040, dilui conforme o indicado e a densidade, depois da fervura, para 18 litros era de 1.034. Não bastando, quando me aprofundei nos estudos, descobri que 1.040 estava fora da faixa do estilo, estando bem abaixo.
O lúpulo veio contado, sem possibilidade de ajuste para caso houvesse variação na quantidade e velho, exatamente como descreveu e sem nenhuma informação nem de alfa ácidos. A levedura veio mal acondicionada, sem informação alguma de qual a cepa, temperatura de trabalho ou mesmo validade. Pra somar, uma das latas do extrato veio com vazamento.
Como não sabia de nada disto, achei estar tudo ok. Mas a densidade ainda assim fui reclamar. Quando entrei em contato, disseram que iriam verificar com o mestre cervejeiro. No retorno, disseram que era assim mesmo e que teria que completar o resto com açúcar (olhe o tamanho do absurdo disto, cara), e, quando fui olhar no site, o valor da densidade mostrado não batia com o da receita que foi enviada para mim no kit (o do site mostrava um valor mais baixo).
Registrei toda a conversa por e-mail e os dados das receitas (gravei todo o processo de fabricação para comprovar) e pretendia entrar com uma reclamação e pedido de indenização, mas na hora resolvi deixar para lá, porque ia ser muita dor de cabeça para algo tão pífio. Mas depois disto, aquela loja nunca mais, não recomendo para ninguém!
Me senti completamente enganado e tratado com descaso, literalmente ludibriado. É aquela famosa coisa, o barato sai caro. Quis comprar lá por sair mais em conta, só tive dor de cabeça.
 
Bom, mais uns dias na geladeira aí partiu gelatina. Fechou FG 1,020 fugiu do estilo, no caso não sei o que pode ter ocorrido, ficou OG 1,050 e FG 1,020 mesmo seguindo a receita do beersmith.
Alguma ideia de como ela "vai ficar"?
 
Bom, mais uns dias na geladeira aí partiu gelatina. Fechou FG 1,020 fugiu do estilo, no caso não sei o que pode ter ocorrido, ficou OG 1,050 e FG 1,020 mesmo seguindo a receita do beersmith.
Alguma ideia de como ela "vai ficar"?
"Vai ficar" cerveja, Hehe.

A ansiedade continua tinindo!!

Tem outros tópicos com dúvidas similares em que o pessoal questiona a divergência na OG e FG. Acho que é normal para quem está começando como nós. O negócio é ir conhecendo o equipamento para ajustar no Beersmith as informações para ter resultados mais confiáveis. Enquanto isso vai ser no escuro mesmo. :mug:
 
"Vai ficar" cerveja, Hehe.

A ansiedade continua tinindo!!

Tem outros tópicos com dúvidas similares em que o pessoal questiona a divergência na OG e FG. Acho que é normal para quem está começando como nós. O negócio é ir conhecendo o equipamento para ajustar no Beersmith as informações para ter resultados mais confiáveis. Enquanto isso vai ser no escuro mesmo. :mug:

Kkk boa, heheh
É que a gente idealiza aquela Red vermelha, com aroma de malte e tal, mas tudo é aprendizado, nessa aí vai ser ver o que acertou e evitar no que se errou
 
Alguma ideia de como ela "vai ficar"?

Meus outros 20 centavos: vai ficar encorpada e doce. Como já disseram, vai ficar cerveja. Se você gostar do resultado, é tudo o que importa.
PS: fiz uma belgian golden strong ale em que a FG deveria ser 1.009, estava em 1.026. Corri logo perguntar aqui no fórum, me instruíram a chacoalhar o balde para colocar a levedura em suspensão novamente e não deu outra, voltou a fermentar e desceu até a FG prevista. Você pode tentar isto, só dar uma agitada no balde. Inclusive, porque se houver açúcares fermentáveis no mosto e engarrafar assim, poder causar as tão temidas granafas (granadas + garrafas).
Depois manda foto da breja pra gente aí.
 
Meus outros 20 centavos: vai ficar encorpada e doce. Como já disseram, vai ficar cerveja. Se você gostar do resultado, é tudo o que importa.
PS: fiz uma belgian golden strong ale em que a FG deveria ser 1.009, estava em 1.026. Corri logo perguntar aqui no fórum, me instruíram a chacoalhar o balde para colocar a levedura em suspensão novamente e não deu outra, voltou a fermentar e desceu até a FG prevista. Você pode tentar isto, só dar uma agitada no balde. Inclusive, porque se houver açúcares fermentáveis no mosto e engarrafar assim, poder causar as tão temidas granafas (granadas + garrafas).
Depois manda foto da breja pra gente aí.

mas no caso ela já esta maturando na geladeira desde ontem, acha que adiantaria?
 
mas no caso ela já esta maturando na geladeira desde ontem, acha que adiantaria?

Só subir a temperatura para a de fermentação e agitar. Ao meu ver é algo válido que pode evitar dor de cabeça. Afinal, só vai demorar 1 dia a mais se não houver atividade. Se houver, você vai enquadrar sua bera no estilo e impedir problemas na garrafa.
 
Porquê essa mania de querer que ela não fique turva ein? Gelatina pra cá, cold crash, secundária... Deixa ela ser o que ela devia ser :)
Boas brassagens!
 
Porquê essa mania de querer que ela não fique turva ein? Gelatina pra cá, cold crash, secundária... Deixa ela ser o que ela devia ser :)
Boas brassagens!

Mas não reclamei que ela ficaria turva hehe, na verdade não me importo com isso acho até bacana da um "toque artesanal" , o que comentei era sobre o FG que não havia atingido e o que poderia ocorrer, mas aí segui as dicas acima
 
Alguém aí que tenha feito Red Ale ficou com aroma de caramelo? Eu gostaria de uma receita com essa característica

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
 
Bom, mais uns dias na geladeira aí partiu gelatina. Fechou FG 1,020 fugiu do estilo, no caso não sei o que pode ter ocorrido, ficou OG 1,050 e FG 1,020 mesmo seguindo a receita do beersmith.
Alguma ideia de como ela "vai ficar"?

Muito malte caramelo amigo....na proxima receita, procure nao passar de 8% do total do grist...se quer atingir a cor, use malte cristal ou melanoidina, mas so no mash out...so pra pintar e nao pegar o caramelao!!!

Capriche na fermentacao......
 
Bom, retorno de como ficou a tentativa de Red Ale

Engarrafada dia 25/11, a cor queria mais red mas o sabor ta bem parecido com algumas que tomei:

3MWyVzZ.jpg


2TkVvV9.jpg


Ajeitar a receita ou em busca de alguma nova nesse estilo hehe
 
Back
Top