Sanitizar garrafas de um dia para o outro.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ErivaldoCasado

Well-Known Member
Joined
Dec 9, 2014
Messages
131
Reaction score
34
Bom dia pessoal,
estou com uma duvida a respeito da eficiência da sanitização,
Eu uso Iodofor para sanitizar todo equipamento, no caso das garrafas eu lavo e sanitizo pouco antes de engarrafar.

Seria possível lavar e sanitizar um dia antes de engarrafar? Ou corro algum risco de contaminação?

Abraços
Casado
 
Bom dia pessoal,
estou com uma duvida a respeito da eficiência da sanitização,
Eu uso Iodofor para sanitizar todo equipamento, no caso das garrafas eu lavo e sanitizo pouco antes de engarrafar.

Seria possível lavar e sanitizar um dia antes de engarrafar? Ou corro algum risco de contaminação?

Abraços
Casado

Sim, porque sanitizar não é esterilizar... alguma coisa sempre pode sobrar.
Se vc fizer, dependendo de como deixar a garrafa, até pode não dar nada, mas não é garantido.

Abraço
 
Opa Thiago,
tudo bem?

Obrigado pela resposta,
Minha preocupação é justamente que entre eu sanitizar e engarrafar, algum organismo consiga se propagar nas garrafas.
Eu havia pensando em sanitizar e proteger a boca com papel alumínio, mas isso não evitaria que alguma bacteria ou fungo que esteja dentro da garrafa consiga crescer.

Não existe um prazo seguro em que podemos usar o equipamento sanitizado?
Algo com até 2 horas ok ou Até 24H ok...

Obrigado,
abraços
Casado
 
Não sei responder essa pergunta de quanto tempo a sanitização dura... mas o aconselhável é sanitizar imediatamente antes de usar... fora isso depende muito de como e onde vc deixa o equipamento depois.

Eu acho que o maior problema nem é crescer alguma coisa que esteja lá, porque se as garrafas estiverem bem limpas, sem qualquer resíduo e depois sanitizadas, vai ter pouca chance de crescer algo em um ambiente sem alimento. Porém eu suspeitaria de qualquer manipulação. Por exemplo se vc vai pegar a garrafa, virar ela e colocar uma tampa de papel alumínio, aí já pode entrar alguma coisa, não sei...

Há tempo atrás quando eu sanitizava garrafas no forno do fogão, com um pouco de água dentro de cada uma, eu já cheguei a deixar uns dias paradas, com a tampa de papel alumínio que ja tinha sido colocada antes. Não cheguei a ter problemas com isso... mas não me sentiria a vontade de fazer dessa forma.

Pergunto qual seria a sua questão? Essa parte de sanitização é bastante rápida e fácil, pode ser feita em poucos minutos antes do envase. Facilita muito ter uma árvore e um vinator também.

Abraço
 
Primeiro, é bom lembrar que o envase é a etapa menos crítica do processo quanto ao risco de contaminação. Nesta etapa, não temos mais muitos açúcares na cerveja (só o que o fermento deixou ali) e temos o álcool dela, que ajuda bastante a proteger a cerveja. Até por isso é tranquilo se fazer o dry hopping.
O momento mais propício à contaminação é com certeza pós resfriamento, antes do início da fermentação. Ali sim temos um convite aos microorganismos invasores. Um líquido com alta densidade de açúcar, em uma temperatura ótima (principalmente em ales) e mantida estável, em um ambiente escuro e úmido... quer melhor?

Mas, eu trato as duas etapas com todo o cuidado. Melhor prevenir....

Concordo com o Tiago. O ideal é sanitizar imediatamente antes do uso. Também não sei quanto tempo que os sanitizantes seguram o local sanitizado, mas acredito que não vai durar muito depois do contato. Então, o ideal é sanitizar logo antes do envase e evitar ao máximo a entrada de qualquer coisa na garrafa.

Engarrafar talvez seja a segunda parte mais chata da produção de cerveja (ter que lavar os equipamentos e limpar a sujeira é disparada a pior).

A recomendação é que ela seja feita com calma, sem pressa, até porque temos que manipular a cerveja com todo o cuidado nesta etapa (temos que minimizar ao máximo as fontes de oxidação). Então, se há dúvida se vai ser possível sanitizar garrafas, trasfegar, fazer e misturar o priming, engarrafar, arrolhar e depois limpar tudo, o ideal é deixar pra outro dia...
 
@tiefensee, eu discordo que seja a etapa menos crítica quanto a contaminação. Tudo depois da fervura deve ser tratado com muito cuidado e assepsia.

É verdade que o alcool, o pH relativamente baixo e os componentes do lúpulo evitam muita coisa. Porém existe uma infinidade de bacterias e outros fungos que podem proliferar nessas condições.

A cerveja pronta ainda é um meio com certa quantidade de açucar sim e muitos nutrienes (proteínas). Não açucares simples, mas dextrinas. Sem falar que álcoois e aldeídos, que são subprodutos da degradação do açucar, ainda são fonte de energia pra muitos microorganismos, que continuam a fermentar esses compostos gerando outros produtos, CO2 e ácidos. Exemplo clássico: vinagre.

Abraço
 
Para mim a pior etapa é o envase! Até pq a parte de limpeza dos equipos você pode conseguir alguma ajuda. Mas acho q parte do charme do homebrew está na garrafa. Quando eu tiver post mix talvez mude de ideia.
 
@tiefensee, eu discordo que seja a etapa menos crítica quanto a contaminação. Tudo depois da fervura deve ser tratado com muito cuidado e assepsia.

É verdade que o alcool, o pH relativamente baixo e os componentes do lúpulo evitam muita coisa. Porém existe uma infinidade de bacterias e outros fungos que podem proliferar nessas condições.

A cerveja pronta ainda é um meio com certa quantidade de açucar sim e muitos nutrienes (proteínas). Não açucares simples, mas dextrinas. Sem falar que álcoois e aldeídos, que são subprodutos da degradação do açucar, ainda são fonte de energia pra muitos microorganismos, que continuam a fermentar esses compostos gerando outros produtos, CO2 e ácidos. Exemplo clássico: vinagre.

Abraço

Não estou falando em tratar com menos cuidado. No mesmo post falei que eu trato e deve-se tratar com o mesmo cuidado.
É mesma coisa no hospital, por exemplo. Os cuidados são extremos em uma cirurgia simples e mais superficiais (ex: retirada de tecidos superficiais) ou cirurgias mais invasivas. Ambas podem gerar infecções, mas quanto mais extensa, maior a chance. Porém, independente das "chances", o cuidado com a assepsia será extremo.

Voltando ao assunto, então não seria arriscado colocarmos lúpulos ou frutas, por exemplo, após a fermentação (prática bem comum)? As frutas geralmente são pasteurizadas, mas os lúpulos não tem nenhum cuidado especial....
 
Não estou falando em tratar com menos cuidado. No mesmo post falei que eu trato e deve-se tratar com o mesmo cuidado.
É mesma coisa no hospital, por exemplo. Os cuidados são extremos em uma cirurgia simples e mais superficiais (ex: retirada de tecidos superficiais) ou cirurgias mais invasivas. Ambas podem gerar infecções, mas quanto mais extensa, maior a chance. Porém, independente das "chances", o cuidado com a assepsia será extremo.

Voltando ao assunto, então não seria arriscado colocarmos lúpulos ou frutas, por exemplo, após a fermentação (prática bem comum)? As frutas geralmente são pasteurizadas, mas os lúpulos não tem nenhum cuidado especial....

Entendi, quando li o início do post deu a entender que seria uma etapa mais branda em relação a sanitização. Já vi alguns posts aqui no fórum onde essa intenção foi passado por outros cervejeiros, por isso achei interessante enfatizar a ideia de que é uma etapa crítica também e deve-se ter muito cuidado, mesmo com esses 'agentes protetores' naturais presentes na cerveja.

Em relação às frutas, se elas forem pasteurizadas como vc disse, uma polpa ou algo assim, não tem problema. Se não for pasteurizada e vc não pasteurizar ela antes do uso, apenas colocar direto, com certeza outros microorganismos entrarão nessa festa. Se isso é bom ou ruim, depende da cerveja, do propósito do cervejeiro e dos cuidados "seletivos" que ele terá com ela.

Com o lúpulo em condições normais isso não acontece, porque em si ele já é um agente antimicrobiano, se deixa guardado ele dentro do pacote e tem um mínimo de cuidado com o recipiente onde vai dosar a quantidade e etc, não será foco de contaminação.

Abraço
 
O negócio é tão brabo que já ouvi falar que até o gelo contamina a cerveja.. pois vc compra um pacote de gelo sabe-se lá se a àgua utilizada para fazer o gelo é de boa procedencia , pode haver coliformes fecais etc.... muito cuidado , é bom sanitizar o gelo com pac 200 , iodofor e muito cuidado respingar alguma gota do gelo dentro da panela no momento do resfriamento
 
O negócio é tão brabo que já ouvi falar que até o gelo contamina a cerveja.. pois vc compra um pacote de gelo sabe-se lá se a àgua utilizada para fazer o gelo é de boa procedencia , pode haver coliformes fecais etc.... muito cuidado , é bom sanitizar o gelo com pac 200 , iodofor e muito cuidado respingar alguma gota do gelo dentro da panela no momento do resfriamento

Sim, gelo também pode contaminar, mas nesse caso você usa o gelo pra que?
 
Sobre coliformes fecais, uma curiosidade bem interessante (pelo menos eu acho)
os coliformes fecais não fazem mal a saúde. Só se faz o teste de coliformes fecais por ser um teste simples, rápido e barato. Ele só é feito para identificar contaminação da água por esgoto cloacal, pois como estão presentes nas fezes, sua presença confirma este tipo de contaminação.
Então, ao invés de fazer infinitos testes de todos os organismos possivelmente patogênicos, se faz o teste dos coliformes fecais. Se dá positivo, é indício de contaminação, e possível e provavelmente existirão organismos patogênicos na água.

Aproveitando o comentário, não confio em adição de NENHUMA água no mosto que não seja fervida. Não vai pensando que água mineral é certeza de água pura. Inúmeras marcas já não passaram em testes. Em Porto Alegre mesmo sei de uma marca até bem conhecida que distribuia água contaminada. A fervura por 15 minutos não passa a perna em ninguém!!!
 
Pessoal, obrigado pelas participações.

Não sei responder essa pergunta de quanto tempo a sanitização dura... mas o aconselhável é sanitizar imediatamente antes de usar... fora isso depende muito de como e onde vc deixa o equipamento depois.

Eu acho que o maior problema nem é crescer alguma coisa que esteja lá, porque se as garrafas estiverem bem limpas, sem qualquer resíduo e depois sanitizadas, vai ter pouca chance de crescer algo em um ambiente sem alimento. Porém eu suspeitaria de qualquer manipulação. Por exemplo se vc vai pegar a garrafa, virar ela e colocar uma tampa de papel alumínio, aí já pode entrar alguma coisa, não sei...

Há tempo atrás quando eu sanitizava garrafas no forno do fogão, com um pouco de água dentro de cada uma, eu já cheguei a deixar uns dias paradas, com a tampa de papel alumínio que ja tinha sido colocada antes. Não cheguei a ter problemas com isso... mas não me sentiria a vontade de fazer dessa forma.

Pergunto qual seria a sua questão? Essa parte de sanitização é bastante rápida e fácil, pode ser feita em poucos minutos antes do envase. Facilita muito ter uma árvore e um vinator também.

Abraço

Acho que vou manter como está hoje, sanitizando logo antes do envase, mesmo que as chances de contaminar sejam pequenas não vale apena correr o risco de ter um problema.

Tiago, eu tenho um vinator, realmente é muito pratico, mas não tenho ainda uma "arvore" de secar, nem nada parecido. Esse é um dos problemas que torna essa etapa muito demorada pra mim.
Agora, o gargalo do processo está na hora de lavar as garrafas, perco muito tempo nesse processo, levar e secar!

Aproveitando
o assunto, para sanitizar as garrafas vocês apenas borrifam sanitizante (com borrifador ou vinator) e colocam pra secar ou deixam de molho no sanitizante?
Eu tenho mergulhado o gargalo por uns minutos e depois passado no vinator, por enquanto não tive problemas de contaminação.

Casado
 
Com iodophor o simples contato já vai garantir a sanitização. Borrifar não é 100% seguro que pode não haver contato em toda a garrafa. Mais seguro seria encher com um pouco da solução e chacoalhar bem.

Eu prefiro encher toda a garrafa. Até o bico. Faço uns 5, 6 litros de solução e vou passando de garrafa a garrafa, além de já utilizar no balde de priming, mangueiras, válvula enchedora, etc.

Se tu cuidar bem das garrafas, não precisa lavar toda a vez. O que eu faço é lavar bem (sacudindo vigorosamente) com detergente logo depois de beber, enquanto o fundo com os resíduos do fermento ainda estão bem líquidos. Daí faço um bom enxágue (não pode ficar NADA de detergente) e vejo se não ficou nada de resíduos. Daí deixo secar de cabeça pra baixo e depois guardo em caixa fechada (tem gente que ainda coloca papel alumínio na boca). Quando for usar, ela já ta limpa, só não sanitizada. Daí é só sanitizar. Realmente, se for lavar uma a uma com a escovinha, aí vai muito tempo.

Pra mim, a escovinha é só pras garrafas usadas que tem algum resíduo
 
Pessoal, obrigado pelas participações.



Acho que vou manter como está hoje, sanitizando logo antes do envase, mesmo que as chances de contaminar sejam pequenas não vale apena correr o risco de ter um problema.

Tiago, eu tenho um vinator, realmente é muito pratico, mas não tenho ainda uma "arvore" de secar, nem nada parecido. Esse é um dos problemas que torna essa etapa muito demorada pra mim.
Agora, o gargalo do processo está na hora de lavar as garrafas, perco muito tempo nesse processo, levar e secar!

Aproveitando
o assunto, para sanitizar as garrafas vocês apenas borrifam sanitizante (com borrifador ou vinator) e colocam pra secar ou deixam de molho no sanitizante?
Eu tenho mergulhado o gargalo por uns minutos e depois passado no vinator, por enquanto não tive problemas de contaminação.

Casado

Apenas coloco no vinator e dou duas apertadas, ele borrifa sanitizante pra cima e escorre pelos lados, é 100% garantido. Eu acho que borrifar funciona também, desde que vc borrife algumas vezes virando a garrafa pra cobrir toda a parte interna.

Eu lavo bem por fora, não costumo sanitizar. No vinator ele acaba sanitizando a parte da boca onde vai a tampinha também, acho suficiente.

A parte de lavar garrafas é demorada mesmo, por isso raramente faço priming hoje em dia. Mas se vc bebe a cerveja e logo enxagua bem, talvez até com uma gota de detergente por dentro, não ficará com sujeira grossa depois. É uma questão de costume... com garrafas usadas recém adquiridas não tem muito o que fazer, é escova água e detergente mesmo...

Abraço
 
Back
Top