Sanitização pós contaminação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

claudiomsmg

Well-Known Member
Joined
Dec 2, 2013
Messages
104
Reaction score
15
Amigos, passo pela triste experiência de perda de duas levas seguidas. Na primeira fiquei com dúvida se seria contaminação ou problemas de fermentação. Era uma ESB, a aparência tava OK, mas com um sabor de fundo lembrando um pouco de esmalte. Como só percebi após engarrafar, guardei algumas unidades e com o tempo esse sabor de esmalte só fez aumentar, assim como a carbonatação. Descartei a breja e parti para uma nova leva - dessa vez uma Brown Ale. Pois bem, seguiu tudo OK na brassagem e na fermentação. Iria engarrafar esse fim de semana após 7 dias de cold. A aparência da breja está OK, mas já percebo o mesmo sabor de fundo. Descarto problemas de fermentação já que realizo o processo todo com controle que penso ser suficiente (levas de 25 litros - resfrio em cerca de 30 minutos até 25 graus - inoculo o fermento hidratado a 30 graus somente após o mosto chegar a 20 graus - controlo a fermentação usando poço térmico). Sendo assim, aposto em contaminação, apesar da ausência de qualquer indício na aparência do mosto e da breja e chego ao objetivo do tópico, que é repassar procedimentos para limpeza e sanitização dos equipamentos e acessórios:

- baldes fermentadores: lavar com detergente, verificar possíveis ranhuras, sanitizar com biofor, retirar conexões para tratamento à parte.

- conexões dos fermentadores: já lavadas e sanitizadas, colocar em uma panela e deixar ferver durante 10-15 minutos; retirar da fervura e sanitizar novamente com álcool 70.

- mangueiras: só uso uma na parte fria (geralmente lavo com água quente e sanitizo depois do uso). A ideia é colocar para ferver 15 min e depois deixar um tempo em solução de biofor. Como a mangueira já tem 4 anos de uso, substituir é uma opção.

- chiller (espiral de alumínio): sempre limpo e deixo no biofor antes de usar; completo a sanitização deixando ferver com o mosto nos últimos 10 min de fervura. Apesar da fervura, acho que é um ponto crítico, a limpeza é sempre difícil. Com 4 anos de uso, penso em substituir uma vez que o meu fica com pequenos restos de trub grudados na espiral. O que faço é limpar bem, mas com cuidado, uma vez que com o tempo percebo ranhuras no alumínio, produzidas na limpeza e retirada da sujeira grudada.

- auto sifão: lavo e deixo no biofor antes de usar; após o uso lavo com água quente e deixo no biofor.

- geladeira: uso exclusivo para fermentação e eventual guarda de cerva engarrafada. Sempre limpo com pano úmido e borrifo álcool 70 na parte interna antes de nova fermentação.

Bom, ficou longo o relato, mas gostaria de contribuições. Há algo que possa ser feito para além do que relatei? Há algum aspecto que passou desapercebido?

Qualquer ajuda e crítica será bem vinda.

Abs a todos(as).
 
Causas comuns para o famoso gosto de solvente:

Underpitch

Fermentação com temperaturas acima do recomendado (20ºC já é o suficiente para estragar cervejas com cepa inglesa)

Aeração insuficiente

Contaminação, e o um que ninguém leva a sério:

Chuveirinho com cano de PVC, bomba de máquina de lavar e mangueira de choppeira pra recircular mosto quente. :)

Supondo que seja contaminação, eu sugiro fortemente:

Dar uma boa lavada em tudo, inspecionar visualmente para ver se tem formação de bio filme, ranhuras, etc.

Aplicar removil ou algum desincrustante a base de O2 nos fermentadores e partes plásticas.

Eu uso Vanish Poder O2 sem cheiro entre as levas. É barato e fácil de achar no mercado (ao contrário do Removil...)

1 colher de café para cada 20 litros de agua, limpa tudo mesmo.

Como você disse, sua mangueira tem 4 anos, já passou da hora de substituir. Essas coisas tem prazo de validade.
4 anos é muito tempo.

Se teus fermentadores tem mais de 2 anos de uso aproveita e troca também.

Abraços.
 
Praticamente certo ser contaminação. Vou adotar o Vanish, providenciar a troca das mangueiras e inverter o chiller (colocar o chiller mais sambado na função de pré chiller e vice versa). Valeu pelas dicas!

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk
 
Back
Top