Sanitização - Dúvidas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

danielfaria

Member
Joined
Feb 12, 2016
Messages
21
Reaction score
1
Bom dia pessoal,

Finalmente vou pegar meu KIT sábado que vem. Porém preciso acertar alguns detalhes, principalmente em questão sanitização. Estou com duvida do que comprar para sanitizar. Pesquisando vi duas opções: IODO e o Ácido Peracético.

Qual vocês me recomendam ? No caso do IODO por ser aquele povidine ?

Outra questão, o Iodo usado na Sanitização, pode ser o mesmo usando no teste do Iodo na brassagem ?

Muito obrigado.
 
Daniel, acho que os dois funcionam bem. Eu comecei a usar o iodo recentemente e tenho gostado bastante dele. O que eu uso é o biofor comprado em loja de produtos agropecuários, com concentração de 2,25% de iodo livre. Uso 4 ml para 5 litros de água e fica na proporção correta.
Eu acho que o iodo da brassagem deve funcionar, mas ele deve ter uma concentração menor de iodo livre.

Dê uma lida neste artigo:
http://cervejarte.org/blog/2009/07/20/sanitizando-com-iodofor-ou-acido-peracetico/

Abraços
 
to satisfeito com iodofor e pac 200 só utilizo esses

povidine não serve tem 1% de iodo e outros elementos em sua formula que serve na função de antisseptico não serve como sanitizante igual é o iodofor não use ele para este procedimento !!!
 
Olá pessoal! Dei uma olhada no link indicado acima, pelo Diego, mas estou com dúvidas.

Mais especificamente quanto a diluição do Iodofor à água para a sanitização das garrafas antes do envase.

No link acima, indica como ideal as seguintes medidas:

Sem enxague (sanitização) -> 0,4% a 1% -> ideal 12,5 ppm -> por 1 minuto
Com enxague (desinfecção) -> 3% -> ideal -> 30 ppm -> quanto tempo?

A minha dúvida é exatamente quanto a medida para que eu faça a higienização das garrafas:

a. Devo preencher a garrafa totalmente até o gargalo com esta solução a 12,5 ppm?
b. Devo borrifar dentro da garrafa e esperar alguns minutos antes de escorrer?
c. Deve deixar as garras mergulhadas nesta solução por 1 minuto ou mais?

Entendo como "sem enxague" que vou deixar as garras com o bico pra baixo escorrendo a solução (sem usar água para retirar a solução) e depois de um tempo já posso engarrafar, é isso mesmo?

Tomando como exemplo o Kalyclean S390 que a WE vende, indica a concentração de 2,1% de iodo:

Solução: 20L água + 12 ML Iodofor (concentração de 2,1% - S390) = 12.6 ppm

Esta medida está certa e segura para as garrafas? Daí não precisaria do enxague?

Caso eu for usar nas panelas e demais utensílios posso aumentar para 15ppm a solução colocando direto nos borrifadores de 500 ml ?

Desculpe as perguntas básicas, mas não estou 100% certo do processo de sanitização das garrafas e devo fazer o envase no próximo sábado, já gostaria de fazer do jeito certo desde a primeira vez.

Obrigado desde já.
 
Opa!

Nesse intervalo entre 12,5 ppm e 25 ppm você não precisa se preocupar com o enxague, basta deixar a garrafa escorrendo de cabeça para baixo e boa. Se você for enxaguar, inclusive, corre o risco de contaminar sua garrafa, a menos que o faça com água previamente fervida, ou seja, um trabalho a mais por nada.

Eu costumo completar minhas garrafas com a solução, mas tem gente que só borrifa e afirma ter ótimos resultados. Talvez eu faça um teste dessa forma, só borrifando, para ver se ganho um tempinho. Não tem por que não funcionar.

Mais uma vez, entre 12,5 ppm e 25 ppm o resultado será o mesmo. Muita gente vai pelo 18 ppm (a média) para evitar errar no cálculo ou para baixo ou para cima.

Relaxa que vai dar tudo certo.

Abraços!
 
Obrigado pelo feedback Diego!!!

Poderia fazer, por exemplo, essa solução a 18 ppm no balde alimentício que vou usar pra transferir a ceva que vou fazer o primming?

Exemplo: Faço essa solução para 20L, coloco no balde alimentício, junto dou umas borrifadas na tampa e por dentro, aonde a água não cobriu e colocar as garrafas ali dentro por 5 minutos? Depois ir colocando pra escorrer e colocar mais garrafas dentro do balde, quando terminar, dar mais umas borrifadas por dentro nas laterais, tampar e deixar fechado sei la...por mais 5 min, escorrer toda essa solução (ou guardar) e ao secar o balde alimentício já transferir a ceva do fermentador para esse e já fazer o primming?

Não sei se fui claro...usar essa solução aonde vou mergulhar as garrafas já para sanitizar o balde aonde vou fazer o priming.

Mais uma vez, muito obrigado.

Aproveitando, pra não ter que ficar olhando no site, fiz uma pequena redução nas fórmulas para chegar a um cálculo da quantidade de iodofor pra sanitizar.

Ex: quantidade de iodofor com 2,1% de iodo necessária para criar uma solução de 20 L de sanitizante a 18 ppm:

ML de iodofor = ( ppm desejado X quantidade de água em L ) / 21

ML de iodofor = (18 X 20L) / 21
ML de iodofor = 17,14

* Caso a presença de iodo fosse 1,7%, deve-se alterar o 21 para 17 na fórmula.

Parece básico, mas não encontrei isso, apenas calculadoras prontas.
 
Parece perfeito. Não vai ter problema algum fazendo isso, mas dependendo da quantidade de garrafas que você for envasar, no meio do seu processo você vai querer diminuir esse tempo de 5 minutos para 1 minuto de contato mesmo. E pode fazer isso que você não terá problema.

No mais, acho mais fácil usar a calculadora do site =)

Abraços e boa sorte no sábado.
 
Usei Star San na minha última leva, antes usada Peracético, estou realmente impressionado com o produto: Fácil de utilizar, não agride metal, não agride a mão, não deixa cheiro, uma pequena quantidade é suficiente (1,5 ml por litro de água), sanitiza em 30 segundos, não precisa enxague, mesmo diluído ainda tem vida útil por alguns dias (não sei exatamente quanto). Para mim o resultado foi fantástico, por enquanto só vejo vantagens. Enquanto conseguir Star San no mercado, para o meu tipo de equipamento de 60 litros, só usarei ele. Alguém mais tem utilizado Star San?
 
Parece perfeito. Não vai ter problema algum fazendo isso, mas dependendo da quantidade de garrafas que você for envasar, no meio do seu processo você vai querer diminuir esse tempo de 5 minutos para 1 minuto de contato mesmo. E pode fazer isso que você não terá problema.

No mais, acho mais fácil usar a calculadora do site =)

Abraços e boa sorte no sábado.

TOP! Vou fazer isso. Na ocasião um amigo que foi junto comprar, indicou o paracético, que também comprei, mas continua fechado e na geladeira. Depois de ler os comentários do pessoal que migrou do paracético para o iodofor, cheguei a conclusão que o iodofor é melhor e mais seguro. Agora só não sei o que fazer com esse paracético que tenho na geladeira.

Abs
 

Latest posts

Back
Top