Sanitização com água sanitária

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dericeira

Well-Known Member
Joined
Aug 27, 2013
Messages
122
Reaction score
16
No livro do John Palmer, ele diz que pode se sanitizar os equipamentos, além de star san, iodophor, pac 200, também com ÁGUA SANITÁRIA.

Água sanitária
O desinfetante mais econômico se consegue adicionando uma colherada de água sanitária em 4 litros de água. Imergir todos os elementos por 20 minutos, e deixar secar. O enxágüe não é absolutamente necessário nesta concentração, mas é bastante aconselhável fazê-lo, com água fervida, para evitar que fiquem resíduos de aroma de cloro.

Alguém já testou? É seguro?
 
Uso com frequência, em mangueiras, barris, garrafas, fermentadores e materiais de uso constante. Água sanitária é hipoclorito de sódio.

Basta enxaguar bem!
 
O problema é que exige enxague posterior... Acho que seria interessante fazer isso se não for com equipamentos em que for sanitizar pra guardar (e não apenas limpar)...

abçs
 
Uso com frequência, em mangueiras, barris, garrafas, fermentadores e materiais de uso constante. Água sanitária é hipoclorito de sódio.

Basta enxaguar bem!
Mas vc fez utilizando só água sanitária? Teve problema?

O problema é que exige enxague posterior... Acho que seria interessante fazer isso se não for com equipamentos em que for sanitizar pra guardar (e não apenas limpar)...

abçs
Pois é, minha preocupação é essa. Quero fazer enxaguando com água fervente, mas mesmo assim fico preocupado com o risco de contaminação.

@tópico
Acho que é tão eficiente quanto iodofor e alcool 70 quando se trata de sanitização, o problema é que da mais trabalho. Como eu acabei de comprar um kit cervejeiro e um bocado de kit de insumos, não to afim de gastar agora comprando iodofor na WE, e isso não se acha em farmácia nenhum pq já liguei pra várias. Acho que vou ficar por enquanto na água sanitária mesmo. Pelo que entendi, vou ter mais trabalho mas bom resultado.
 
Buenas. Eu assisti um podcast com o cara que inventou o Starsan e ele mesmo falou que o hipoclorito é o sanitizante mais eficiente e eficaz que existe. Entretanto, ele diz que tem que misturar vinagre de álcool à mistura de água e hipoclorito. Não me lembro a proporção de cada um. Procura no site www.basicbrewing.com do James Spencer que lá tem muitos arquivos com os gringos falando sobre muita coisa de cerva. O podcast é em inglês. Só para teres uma idéia o Palmer , o Papazian, entre outros caras muito bons são entrevistados lá. Recomendo.
Eu uso o iodo em água (1ml/litro de água) para imersão de mangueiras, etc... E álcool 70% com iodo (1ml/ litro de alcool ) para borrifar as mãos e outras superfícies. Não faço enxágüe. É muito bom e barato.
 
To desenterrando o tópico!
Esses dias deixei umas garrafas de molho em uma panela de alumínio com Hipocloreto de sódio. Ficaram umas manchas bem escuras em algumas partes da panela!Isso já aconteceu com alguém(interrogação)
Li em algum lugar que para retirar essas manchas tem que botar ferver a água com limão ou vinagre.
Abraço!
 
A dica do site é boa! Podemos procurar os sanitizantes em casas agropecuárias! Alias, meu pai produz leite e vejo que os produtos que ele compra são muito mais baratos e com composição semelhante aos que vendem para os cervejeiros (tudo bem que são quantidades absurdas...) Se meu equipamento fosse de inox...
 
Back
Top