"Salvar" uma IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rmrcarvalho

Well-Known Member
Joined
Dec 10, 2016
Messages
185
Reaction score
138
Bom dia galera,

Sou iniciante no mundo homebrew e tenho aprendido bastante com as discussões aqui do fórum. Estou na minha 5 brassagem e estou cada vez mais curioso com os processos da cerva...

Vou tentar ser objetivo com minha dúvida, busquei casos similares aqui no fórum mas não achei, de toda forma me desculpem se for post repetido.

(1) Brassei uma English IPA. Primeira receita minha. Pesquisei bastante e decidi lupular assim: Styrian Goldings (15g FWT e 20g 60min) e Amarillo (20g 15min). Ia fazer DH com Amarillo mas abandonei a ideia.

(2) Nunca tinha feito FWT e mesmo lendo ainda fiquei em dúvida. Meu método é BIAB e a besteira que fiz (desconfio) foi que adicionei o FWT antes de tirar o Grain Bag da panela. Misturou o lúpulo com os grãos, ainda no Mash Out.

(3) Etapas seguintes normais (como as das outras brassagens). Tenho um freezer com controlador e colo o sensor no fermentador. Eu ia clarificar com gelatina mas tb desisti pq pela primeira vez (mesmo sendo BIAB) eu fiz recirculação, montei a cama de grãos e tal. Queria ver se isso tinha algum efeito na cerva (diferente do BIAB normal) e não fiz a clarificação. Assim como nas levas anteriores tb não tinha feito. Só em 2 usei Wirhlfloc.

(4) Após o cold crash (4 dias a 1 grau) fui envasar. Estava escura, com aparência feia. Tudo bem, faz parte. Vou clarificar na próxima, pensei comigo. Fiz o primming e engarrafei parte e parte foi para um barril pequeno que tenho.

(5) Ontem abri a garrafa teste. 5 dias FP, 7 dias FS, 11 dias Mat, 4 dias CCrash, 8 dias Carb. Como imaginava perdeu aroma (sem DH). O amargor estava suave, mas tem um cheiro e um gosto (de mato) estranho. Como não sei, não conheço os Off-Flavors não sei dizer se é isso. A cerveja não está imbebivel, mas está feia e com esse sabrozinho de mato.

Vi um posto do @Guenther em que ele mencionava alguma coisa de pequenos pedaços de lúpulo em suspensão na cerva ajudarem a causar esse gosto, pq vc "mastiga" esses pedaços quando bebe.

Diante disso, como a cerveja está feia e com um sabor nao convencional, minha duvida é a seguinte:

>>> Se eu devolver toda a cerveja para o balde, fazer um DH, novo Cold Crash, aplicar gelatina para clarificar, novo primming e envasar... eu consigo "salvar" a cerveja?

>>> Vai ficar mais aromática ou vai acentuar o gosto de mato?

>>> Vou precisar adicionar mais fermento ou ela consegue carbonatar sozinha de novo, só com o primming?

>>> A gelatina ajuda a remover esses "pedacinhos" de lúpulo em suspensão? Se sim, isso só tem efeito estético ou tem efeito no sabor?

Estou muito propenso a fazer esses testes... primeiro pq acho que temos que testar as coisas mesmo, segundo pq acho que do jeito que a cerva está eu vou acabar não bebendo ela toda e não vou ter coragem tb de oferecer para os amigos...

Agradeço qualquer ajuda...

Abraços.

Rubens

Ps. Segue foto da cerva no copo. A da garrafa teste. Nessa luz pode não dar p ver direito, mas ela ficou marrom esverdeada.

IMG_20161209_214934172_HDR.jpg


Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
 
Rubens,

Da mais informacoes pra gente, leva de quantos litros? Que densidade inicial e final? Voce chama de clarificar o uso de whirlfloc? Qual levedura usou?
Se realmente sua cerveja manteve lúpulo em suspensao imagino que alem de ter muito arraste de trub pro fermentador, voce teve uma cerveja com corpo de médio pra pesado, pois um corpo leve nao manteria nada em suspensao. Apenas especulações. Algumas leveduras sao mais propensas a flocular com cold crash, outras nem tanto. Sem duvida que uso de whirlfloc ou gelatina, poderia eliminar material em suspensao.
Precisa ter cuidado pois alta temperatura em malte com casca muito moída tambem pode levar a uma cerveja com adstringências e percepção de "mato".

Se a leva eh pequena e tiver algum conhecido cervejeiro com postmix, eu faria a filtragem, tem filtros nas lojas de insumos cervejeiros e após carbonataria com carbonatação forcada para verificar se resolveu.

Saudações!
 
Opa, vamos lá!

Primeiro lugar escrevi errado: é FWH (First Wort Hops) e não FWT... foi mal!

Minha leva é de 10litros. A OG foi 1,062 (prevista 1,067) e a FG 1,012. Usei o Nottingham para Ales. 1 pct inteiro. Fiz a hidratação do fermento antes de inocular.

O whirlfloc eu não usei. Mas já usei em outra leva e a cerveja fi ou bem mais clara. Foi a cerveja mais cristalina que fiz. Usei em uma outra que está no fermentador agora é tb está com a aparência cristalina. Eu adicionei a pastilha (ou meia pastilha) nos 15min finais da fervura.

Nunca usei gelatina e estou querendo experimentar/aprender a usar.

Minha grande questão aqui é saber se é possível retornar com uma cerveja já carbonatada ou em fase de carbonatação para o balde, retomar alguns processos (como DH e gelatina) e depois engarrafar de novo????

Vai ficar choca? Vai estragar a cerva?

Essa sua ideia de filtrar e carbonatar com CO2 é boa. Mas não tenho nem o filtro, nem o cilindro de CO2.... o filtro eu não sei, mas o CO2 eu estou vendo p comprar, estou pesquisando.

De todo modo pensei em tentar resolver com as técnicas que tenho aqui.

Eu sei que é meio viagem o que eu estou perguntando, mas como me ocorreu a ideia e eu não sei quais seriam as consequências dessa ideia, resolvi perguntar por aqui...

De toda forma sua dica é boa... valeu!

Abs

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
 
Sobre suas dúvidas: não faça nada hehe

aí tá uma boa oportunidade de aprender sobre como o lúpulo tende a se comportar com mais tempo de maturação. Isso é mais válido que tentar salva-la já carbonatada

Acho que todo os processos que você pensou em fazer vão só prejudicar sua cerveja. Quantos IBU's deu sua breja? Usasse um lupulo de baixo AA%, entao tem uma quantidade grande para aumentar IBUs, mais "materia verde" que tens que remover após fervura no trub

15g FWH e 20g 60min... quando optar por FWH, pode mover toda carga de amargor para essa etapa, sem fazer a de 60min

Sua cerveja tende a perder aroma com o tempo naturalmente.. porém adicionasse praticamente somente lupulos para amargor e sabor nessa receita... caso faça alguma transfega gera perdas desses compostos voláteis e oxidação (mais um ponto negativo de fazer transferencia/DH/gelativa/nova carbonatação)


Não recomendo mexer nela.... dê um tempo pra ela maturar a frio e veja como ela evolui.. apesar de ser uma IPA, deixe maturar por mais tempo, tende a realçar o dulçor dela e diminuir o amargor

abraço!
 
Bom dia galera,

Sou iniciante no mundo homebrew e tenho aprendido bastante com as discussões aqui do fórum. Estou na minha 5 brassagem e estou cada vez mais curioso com os processos da cerva...

Vou tentar ser objetivo com minha dúvida, busquei casos similares aqui no fórum mas não achei, de toda forma me desculpem se for post repetido.

(1) Brassei uma English IPA. Primeira receita minha. Pesquisei bastante e decidi lupular assim: Styrian Goldings (15g FWT e 20g 60min) e Amarillo (20g 15min). Ia fazer DH com Amarillo mas abandonei a ideia.

(2) Nunca tinha feito FWT e mesmo lendo ainda fiquei em dúvida. Meu método é BIAB e a besteira que fiz (desconfio) foi que adicionei o FWT antes de tirar o Grain Bag da panela. Misturou o lúpulo com os grãos, ainda no Mash Out.

(3) Etapas seguintes normais (como as das outras brassagens). Tenho um freezer com controlador e colo o sensor no fermentador. Eu ia clarificar com gelatina mas tb desisti pq pela primeira vez (mesmo sendo BIAB) eu fiz recirculação, montei a cama de grãos e tal. Queria ver se isso tinha algum efeito na cerva (diferente do BIAB normal) e não fiz a clarificação. Assim como nas levas anteriores tb não tinha feito. Só em 2 usei Wirhlfloc.

(4) Após o cold crash (4 dias a 1 grau) fui envasar. Estava escura, com aparência feia. Tudo bem, faz parte. Vou clarificar na próxima, pensei comigo. Fiz o primming e engarrafei parte e parte foi para um barril pequeno que tenho.

(5) Ontem abri a garrafa teste. 5 dias FP, 7 dias FS, 11 dias Mat, 4 dias CCrash, 8 dias Carb. Como imaginava perdeu aroma (sem DH). O amargor estava suave, mas tem um cheiro e um gosto (de mato) estranho. Como não sei, não conheço os Off-Flavors não sei dizer se é isso. A cerveja não está imbebivel, mas está feia e com esse sabrozinho de mato.

Vi um posto do @Guenther em que ele mencionava alguma coisa de pequenos pedaços de lúpulo em suspensão na cerva ajudarem a causar esse gosto, pq vc "mastiga" esses pedaços quando bebe.

Diante disso, como a cerveja está feia e com um sabor nao convencional, minha duvida é a seguinte:

>>> Se eu devolver toda a cerveja para o balde, fazer um DH, novo Cold Crash, aplicar gelatina para clarificar, novo primming e envasar... eu consigo "salvar" a cerveja?

>>> Vai ficar mais aromática ou vai acentuar o gosto de mato?

>>> Vou precisar adicionar mais fermento ou ela consegue carbonatar sozinha de novo, só com o primming?

>>> A gelatina ajuda a remover esses "pedacinhos" de lúpulo em suspensão? Se sim, isso só tem efeito estético ou tem efeito no sabor?

Estou muito propenso a fazer esses testes... primeiro pq acho que temos que testar as coisas mesmo, segundo pq acho que do jeito que a cerva está eu vou acabar não bebendo ela toda e não vou ter coragem tb de oferecer para os amigos...

Agradeço qualquer ajuda...

Abraços.

Rubens

Ps. Segue foto da cerva no copo. A da garrafa teste. Nessa luz pode não dar p ver direito, mas ela ficou marrom esverdeada.

View attachment 118243


Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Não faça nada...Simplesmente deguste a sua cerveja e identifique os defeitos e as possíveis causas...

O seu maior ganho é o aprendizado, para corrigir algo que possa estar errado em seu processo, de forma que não ocorra mais.

Se ficar corrigindo toda vez, irá sempre ficar correndo atrás do rabo...

[ ]´s
 
Não se prenda a rótulos e estilos.

Deu errado, guarda e veja como se comporta com o tempo.

Tenho uma Brown Porter (minha segunda brassagem) que deu tudo errado: inventei uma receita, comprei malte errado, quantidades equivocadas, adições malucas. Virou uma souer Brown Qualquer coisa. Azeda, ácida, péssima carbonatação.
ainda tenho 2 garrafas guardadas 8 meses depois de engarrafadas.De vez em quando abro uma e vejo se melhorou. Ainda não melhorou ... :(

Mas foi dai que aprendi muito sobre maltes especiais, suas quantidades e efeitos no resultado final (meu grist era quase 50% de especiais - "coisa de juvenil").

Segundo conselho, compartilhe sua cerveja, pois nem todos compartilham do mesmo gosto que você e de repente a tua cerveja não seja assim tão perdida para necessitar de um salvamento. Minha melhor receita (para mim) é uma Irish Dry Stout (a Stout Vader http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408833) porém meus cunhados e me pai odiaram a cerveja, já outros amigos sempre pedem uma garrafa dela.

Quanto ao feia, guarde elas de pé, transfira para a geladeira se agitar muito e gele por 2 a 3 dias no mínimo e de pé, abra e sirva com delicadeza para não fazer borbulhas dentro da garrafa e não agite o fundo. Melhora em muito a apresentação.
 
Obrigado galera...

Eu acho que pode ter sido problema da receita mesmo, como vocês mencionaram. Foi a primeira receita que montei, foi também a primeira vez que usei os insumos de uma malteria que abriu aqui na cidade... então pode ser que essa diferença entre expectativa x realidade esteja me dando a impressão de erro.

O mais difícil para mim em montar receitas é dimensionar e escolher o lúpulo. Pq ainda conheço poucos... esse lance do FWH parece até que funcionou, pq o amargor da cerveja está bem suave, não agride o paladar. Mas aroma passou longe.

Mas na próxima vou tentar fazer como o amigo falou, botar todo o amargor no FWH.

Levei uma garrafa para os amigos e eles não acharam a cerveja ruim não... mas também não acharam boa!!! Rsrsrs. Ou pelo menos não uma IPA boa!

Vou guardar aqui e vê como ela se comporta...

Uma das mancadas que acho que dei foi que deixei a cerveja em Ferm. Primária e Secundária, depois fiz a trasfega para Maturar. Dai perdeu todo o aroma. No dia da trasfega ela estava cheirosa de mais. Foi por isso que decidi abandonar o DH.

É possível, no casos das IPAs, fazer assim: primária, secundária, dry hop e depois envase e deixar maturando.mais tempo na garrafa? Vai ajudar a preservar aroma?

Abs.
 
então pode ser que essa diferença entre expectativa x realidade esteja me dando a impressão de erro.

É sempre assim ...

Levei uma garrafa para os amigos e eles não acharam a cerveja ruim não... mas também não acharam boa!!! Rsrsrs. Ou pelo menos não uma IPA boa!

Vou guardar aqui e vê como ela se comporta...
O negógio é não chamar ela mais de IPA. :D
Beber :mug: e ser feliz.

É possível, no casos das IPAs, fazer assim: primária, secundária, dry hop e depois envase e deixar maturando.mais tempo na garrafa? Vai ajudar a preservar aroma?
Abs.

IPAs são feitas para serem tomadas frescas e novas, sem maturação, ou no máximo com uma muito curta.
 
Com certeza jeanpaullopes, minha próxima IPA vai ser dessa forma... sem maturação, com DH no final da secundária...

Agora fico em dúvida se os maltes que usei na receita podem ter influenciado no sabor da cerveja também... nunca tinha usado maltes Pale.

O girst foi de 3,0kg de malte pale ale (maris oter) e 250g de carared (para dar cor). A receita foi dimensionada no Beersmith. Leva de 10 litros.

Na próxima vou tentar fazer uma receita de IPA mais clássica também. Tentei fazer a English pq em tese ela é mais suave do que as outras... mas ficou suave demais... rsrs

Obrigado!

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
 
Com certeza jeanpaullopes, minha próxima IPA vai ser dessa forma... sem maturação, com DH no final da secundária...

Agora fico em dúvida se os maltes que usei na receita podem ter influenciado no sabor da cerveja também... nunca tinha usado maltes Pale.

O girst foi de 3,0kg de malte pale ale (maris oter) e 250g de carared (para dar cor). A receita foi dimensionada no Beersmith. Leva de 10 litros.

Na próxima vou tentar fazer uma receita de IPA mais clássica também. Tentei fazer a English pq em tese ela é mais suave do que as outras... mas ficou suave demais... rsrs

Obrigado!

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

99% dos posts sobre IPA eu acabo recomendando esse tópico:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408949&highlight=aroma

Tem uma aula do @Guenther aí...alias Guenter....fixa esse tópico...rs
 
Estou voltando aqui para postar os resultados...

Eu segui o conselho da maioria e deixei a cerveja "maturando" na garrafa por um tempo....

Realmente, o gosto de papelão que senti quando bebi a garrafa de teste não permaneceu.

A cerveja ficou com um amargor leve (o que é legal para uma English IPA), mas quase sem nenhum aroma e bastante turva. A cerveja ficou um tanto sem gosto e sem graça... Mas isso pode ser problema da receita e dos erros que já percebi na execução.

No entanto, como a curiosidade (e a teimosia) é maior que a razão, decidi fazer um teste e devolvi parte do lote para o balde.

Fiz DH (3 dias a 18o), agitando o balde de tempos em tempos. Fiz Cold Crash e apliquei gelatina (mais 3 dias a 1o grau).

Como minha leva é de 10 litros e eu costumo usar 1 pct de fermento seco (reidratado) por lote, achei que já havia fermento suficiente na cerveja para a carbonatação. Fiz novo cálculo de primming e fiz o envase.

Semana passada abri essa nova versão da cerveja e achei que valeu muito a pena ter sido teimoso!!!

A cerveja não perdeu amargor e ganhou leve aroma. Ficou bem cristalina. Achei que ficou uma cerveja leve e gostosa de tomar!

Ainda não fiz uma prova lado a lado com as duas versões, mas vou levar para uns amigos cervejeiros me ajudarem a avaliar as diferenças...

Não sei se isso daria certo em todas as cervejas, mas deu certo nessa... Pelo menos para meu paladar!

Obrigado a todos pelas sugestões! E acho que, sendo este um hobby cujo divertimento, entre outras coisas, é fazer experimentos, valeu a pena arriscar!

Segue foto da nova versão da cerveja...

http://cloud.tapatalk.com/s/586aa58091ed1/IMG_20161227_201212225.jpg?


Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
 
IMG_20161227_201151258_HDR.jpg

IMG_20161227_201212225.jpg

Reenviando as fotos da cerveja...

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
 
Obrigado tomazela!

Ficou com muita espuma mesmo. E uma espuma persistente. Mas acho que pode ter a ver com o fato de ter sido carbonatada 2x... Não tive como ter precisão no cálculo do 2o primming.

Numa próxima receita de IPA vou tentar equacionar melhor essas questões!

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top