"Salvar" uma IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rmrcarvalho

Well-Known Member
Joined
Dec 10, 2016
Messages
185
Reaction score
138
Bom dia galera,

Sou iniciante no mundo homebrew e tenho aprendido bastante com as discussões aqui do fórum. Estou na minha 5 brassagem e estou cada vez mais curioso com os processos da cerva...

Vou tentar ser objetivo com minha dúvida, busquei casos similares aqui no fórum mas não achei, de toda forma me desculpem se for post repetido.

(1) Brassei uma English IPA. Primeira receita minha. Pesquisei bastante e decidi lupular assim: Styrian Goldings (15g FWT e 20g 60min) e Amarillo (20g 15min). Ia fazer DH com Amarillo mas abandonei a ideia.

(2) Nunca tinha feito FWT e mesmo lendo ainda fiquei em dúvida. Meu método é BIAB e a besteira que fiz (desconfio) foi que adicionei o FWT antes de tirar o Grain Bag da panela. Misturou o lúpulo com os grãos, ainda no Mash Out.

(3) Etapas seguintes normais (como as das outras brassagens). Tenho um freezer com controlador e colo o sensor no fermentador. Eu ia clarificar com gelatina mas tb desisti pq pela primeira vez (mesmo sendo BIAB) eu fiz recirculação, montei a cama de grãos e tal. Queria ver se isso tinha algum efeito na cerva (diferente do BIAB normal) e não fiz a clarificação. Assim como nas levas anteriores tb não tinha feito. Só em 2 usei Wirhlfloc.

(4) Após o cold crash (4 dias a 1 grau) fui envasar. Estava escura, com aparência feia. Tudo bem, faz parte. Vou clarificar na próxima, pensei comigo. Fiz o primming e engarrafei parte e parte foi para um barril pequeno que tenho.