Salvar Receita..

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

awilian

Well-Known Member
Joined
Aug 23, 2014
Messages
53
Reaction score
4
Pessoal,

Comprei um kit receita da LAMAS (LAVORO 5lts) pra tentar fazer uma Witbier. (Fermento S-33)

Fiz o procedimento conforme mencionado.

A densidade após brassagem estava em 1.050

Coloquei pra fermentar na geladeira com temperatura controlada a 24graus.

Após uma semana, densidade foi para 1.04...
e em 10 dias... estava 1.035...

O objetivo conforme manual, era densidade chegar em 1.015 em 10 dias... e está longe disso ainda...

Será que a receita está condenada? ou devo tentar fazer algo na temperatura?
 
Pessoal,

Comprei um kit receita da LAMAS (LAVORO 5lts) pra tentar fazer uma Witbier. (Fermento S-33)

Fiz o procedimento conforme mencionado.

A densidade após brassagem estava em 1.050

Coloquei pra fermentar na geladeira com temperatura controlada a 24graus.

Após uma semana, densidade foi para 1.04...
e em 10 dias... estava 1.035...

O objetivo conforme manual, era densidade chegar em 1.015 em 10 dias... e está longe disso ainda...

Será que a receita está condenada? ou devo tentar fazer algo na temperatura?
Porque tu começou a fermentação a 24°C? Estava descrito no manual?
 
Olha, fica difícil dizer se a receita já foi pro ralo...
Eu deixaria fermentando por mais algum tempo, e verificar se ainda esta atenuando.
 
Como está medindo essa densidade?
Densímetro ou refratômetro?
Se for refratômetro, usou a tabela de conversão?
Caso seja no densímetro, o ideal é que inocule mais fermento.
 
Como está medindo essa densidade?
Densímetro ou refratômetro?
Se for refratômetro, usou a tabela de conversão?
Caso seja no densímetro, o ideal é que inocule mais fermento.

Estou usando densímetro mesmo.
Me recomendaram dar uma "chacoalhada" no balde.. .2x por dia....

Vou aguardar mais uns 3 dias e medir novamente...
 
Olha, fica difícil dizer se a receita já foi pro ralo...
Eu deixaria fermentando por mais algum tempo, e verificar se ainda esta atenuando.

Vou observar e aguardar mais uns dias...

Você acha que devo mexer algo na temperatura?
 
Vou observar e aguardar mais uns dias...

Você acha que devo mexer algo na temperatura?

Como temperatura da fermentação já foi iniciada mais alta, não vai valer em nada baixar a temperatura agora.
Continue assim e veja como vai se desenrolando.
 
Estou usando densímetro mesmo.
Me recomendaram dar uma "chacoalhada" no balde.. .2x por dia....

Vou aguardar mais uns 3 dias e medir novamente...

Sinceramente não acredito que chacoalhar irá resolver o seu problema...por mais que você possa tentar.

Eu nunca usei esse fermento...Pode ser que demore mais...

Se alguém já o utilizou e puder te ajudar com o tempo que ele geralmente atenua até flocular seria o ideal para ter uma noção.

Se nesses dois dias ele for atenuando dá para você ter uma ideia de onde irá parar....mas se ele estacionar...aí o ideal é inocular mais fermento.
 
Fiz essa mesma receita a poucos dias, mas a levedura era a rápida T-58. Estranho terem alterado.
Chovendo no molhado, a temperatura ideal de ambas é 15-20oC (factsheet da fermentis). 24 não é o ideal, mas não creio que comprometeria a fermentação.
Eu iria pela sugestão de agitar levemente o mosto e aguardar mais uns dias.
Se não funcionar o problema pode ter sido em outra etapa.
Abs!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
S33 iniciado em 24ºC deveria ter comido até a parede do fermentador e gerado uma tonelada de alcool superior. :p

Deve ter algo errado no teu processo, ou tu tá medindo errado.
 
O S33 é pau pra toda obra.
Já fermentei uma witbier em uma semana de 34oC todos os dias.
Outra com uma semana abaixo de 12oC. As duas sem controle de temperatura e sem geladeira.
As duas atenuaram bem, a primeira em 5 duas, a segunda em 9.

Com certeza o problema não é o fermento.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Quanto ao teste, estou fazendo pelo densimetro...
colho 100ml do liquido e faço o teste pela "bóia" de vidro...
 
Pessoal,

passou uma semana e a densidade não mudou.. :drunk:

Está em 1.035

Será que se engarrafar desse jeito, vai virar cerveja? rss
 
sem falar que esse s-33 não é grandes coisas achei estranho iniciar uma fermentação a 24ºc eu pegava mais leve ia de 17ºc
 
Fala ai pessoal,
Minha primeira postagem aki depois de observar vcs.
O assunto é parecido.
Toh nas primeiras brassagens e tahva tudo dando certo até então. Segunda wit e resolvi mudar um pouco e corri um risco.
Na primeira usei pó de laranja do kit e nesse quis usar raspas de limão Siciliano.
Adicionei a 5 min do final. 60g de cascas..sim exagerei um pouco para 20l.
Na mesma leva toh fermentando uma IPA e no 3 dia fui experimentar as duas e a wit tah com um cheiro estranho, lembra enxofre.

Se ñ tive nenhum problema de contaminação(tomara que não) segue o que fiz de diferente e gostaria da opinião de vcs:

Fermento Mangrove M21
Como disse dessa vez foi casca in natura em 5min

Não sei pq resolvi dar uma subida na temperatura da geladeira(com controlador) de 18 para 19,5

A IPA foi experimentada hj e tah tudo maravilhoso e a wit tah com essa cara que vai virar ovo podre...posso me surpreender, mas eh o que parece.

As duas receitas já fiz antes com sucesso.
O que mudei agora foi fazer a correção da água de forma bem moderada. Não sei se a wit poderia ter sentido algo dos poucos sais que usei:
Cloreto de Cálcio - 4g
Sulfato de Magnésio - 3g
Sulfato de Cálcio - 3g

Abraço,
Aguardo uma ideia de vcs
 
Last edited:
Mas na receita a OG prevista é a que você alcançou?

Ah, e pra levas de 5l é triste ter que medir densidade com densímetro kkkkkkkkkkkkk. Cada ml é como ouro huaehaueau
 
Tente agitar o Fermentador pra ver daqui 24h se tem atenuação, ja tive problemas semelhante e deu bom no final porem era temperatura muito mais baixa e demora um bom tempo
 
A fermentação não tem tempo para terminar, depende somente da atenuação, se atenuou ate onde queria, terminou, se não chegou ainda, pode ser que a fermentação ainda não tenha terminado. Caso você realize a medição por 3 dias seguidos e não esta tendo mais atenuação, é porque a fermentação já terminou. No seu caso, pelas informações, a fermentação já terminou e a FG não foi alcançada, pode ser que a OG não estava de acordo, pode ser que a levedura estava velha (vencida) ou que não foi armazenada corretamente ou a medição não esta sendo realizada de acordo. Eu adicionaria mais levedura e aguardaria mais alguns dias.
 
Fala ai pessoal,
Minha primeira postagem aki depois de observar vcs.
O assunto é parecido.
Toh nas primeiras brassagens e tahva tudo dando certo até então. Segunda wit e resolvi mudar um pouco e corri um risco.
Na primeira usei pó de laranja do kit e nesse quis usar raspas de limão Siciliano.
Adicionei a 5 min do final. 60g de cascas..sim exagerei um pouco para 20l.
Na mesma leva toh fermentando uma IPA e no 3 dia fui experimentar as duas e a wit tah com um cheiro estranho, lembra enxofre.

Se ñ tive nenhum problema de contaminação(tomara que não) segue o que fiz de diferente e gostaria da opinião de vcs:

Fermento Mangrove M21
Como disse dessa vez foi casca in natura em 5min

Não sei pq resolvi dar uma subida na temperatura da geladeira(com controlador) de 18 para 19,5

A IPA foi experimentada hj e tah tudo maravilhoso e a wit tah com essa cara que vai virar ovo podre...posso me surpreender, mas eh o que parece.

As duas receitas já fiz antes com sucesso.
O que mudei agora foi fazer a correção da água de forma bem moderada. Não sei se a wit poderia ter sentido algo dos poucos sais que usei:
Cloreto de Cálcio - 4g
Sulfato de Magnésio - 3g
Sulfato de Cálcio - 3g

Abraço,
Aguardo uma ideia de vcs

Olá!
Vc lavou bem seus limões antes de raspar as cascas? Evitou pegar a parte branca? Eu teria adicionado aos 15 min finais da fervura para garantir a "esterilização?" Mas não acho que deveria dar problema.
Segue a fermentação e maturação até o fim e vai avaliando. Pode ter sido apenas uma impressão ruim que vc teve.

Pq vc fez correção da água?
 
Mas na receita a OG prevista é a que você alcançou?

Ah, e pra levas de 5l é triste ter que medir densidade com densímetro kkkkkkkkkkkkk. Cada ml é como ouro huaehaueau

Oi Tiago,
A OG da receita foi alcançada sim.
O esquema foi mesmo a iterrupção da fermentação aos 1024.
 
Olá!
Vc lavou bem seus limões antes de raspar as cascas? Evitou pegar a parte branca? Eu teria adicionado aos 15 min finais da fervura para garantir a "esterilização?" Mas não acho que deveria dar problema.
Segue a fermentação e maturação até o fim e vai avaliando. Pode ter sido apenas uma impressão ruim que vc teve.

Pq vc fez correção da água?

Olá Pedro,
Os limões foram sanitizados com alcool 70 e a raspagem peguei só a casca bem fininha.
Abs,
 
Olhem que curioso,
Como eu não sabia muito sobre o H2S(cheiro de enxofre/podre, leve) eu achei que tinha perdido a breja, então resolvi lançar essa carta:
Preparei um envelope de T-58 e adicionei no fermentador. Só pude acompanhar por umas 2-3 horas e precisei sair de casa.
Qdo voltei a FG estava em 2019 e morreu de novo, porém o cheiro reduziu quase todo.
Andei achando um vídeo do Jamal onde ele teve um problema quase idêntico de fermentação violenta porém ficou só o H2S e ele tirou por aplicação de CO2 pela torneira do fermentador, mas a densidade já estava ok no caso dele.
No meu a breja ficou incompleta e o segundo fermento não resolveu quase nada.
Até tentei aplicar uma pequena qtd de CO2 por baixo para tentar "motivar" a levedura.
Pelo jeito é se conformar e colocar na mala da experiência.
 
Olhem que curioso,
Como eu não sabia muito sobre o H2S(cheiro de enxofre/podre, leve) eu achei que tinha perdido a breja, então resolvi lançar essa carta:
Preparei um envelope de T-58 e adicionei no fermentador. Só pude acompanhar por umas 2-3 horas e precisei sair de casa.
Qdo voltei a FG estava em 2019 e morreu de novo, porém o cheiro reduziu quase todo.
Andei achando um vídeo do Jamal onde ele teve um problema quase idêntico de fermentação violenta porém ficou só o H2S e ele tirou por aplicação de CO2 pela torneira do fermentador, mas a densidade já estava ok no caso dele.
No meu a breja ficou incompleta e o segundo fermento não resolveu quase nada.
Até tentei aplicar uma pequena qtd de CO2 por baixo para tentar "motivar" a levedura.
Pelo jeito é se conformar e colocar na mala da experiência.

Tenho algumas perguntas para o problema da sua Wit:
1. Quais rampas de mosturação vc usou e por quanto tempo?
2. Qual foi a OG?
Eu tomei uma Wit recentemente de uns amigos e estava com esse cheiro de ovo podre mto evidente, vou tentar descobrir qual levedura eles usaram. De qq jeito, a levedura vai produzir o H2S (não é a única origem possível, abaixo tem mais detalhes), algumas mais outras menos, é a maturação q importa pra reduzir. Mencionado isso:
3. Quanto tempo durou sua fermentação e quanto tempo você deixou maturando a 19,5ºC?
4. A maturação é indicada ocorrer pelo menos 2ºC acima da temperatura de fermentação, alguns lugares dizem até para subir para a temperatura máxima indicada na embalagem do fermento (M21 seria 25ºC) e deixar por 4/5 dias até eliminar sub-produtos da fermentação.
5. A quanto tempo vc jogou o T-58? Não baixou mais de 1.019?

Notas:
1. Não vai ser devido o uso dos sais
2. Não vai ser a adição de cascas ao invés do pó de laranja
3. Se vc mandou para a fervura tb a parte branca da casca, ela daria amargor / adstrigência, não esse cheiro de ovo podre

Dados sobre o H2S (Ácido sulfídrico):
Ovo / Ovo podre / Fósforo queimado / Enxofre
Em baixas concentrações, o H2S transmite à cerveja uma desejável característica de frescor. Em altas concentrações é um sabor fora dos padrões (off-flavor).
Produzida pelo fermento durante a fermentação e/ou maturação. Pode também ser formada por autólise de fermento ou porbactéria contaminadora quando os padrões de higiene são inadequados.

No canal mosturando tem os detalhes do M21:
 
Tenho algumas perguntas para o problema da sua Wit:
1. Quais rampas de mosturação vc usou e por quanto tempo?
2. Qual foi a OG?
Eu tomei uma Wit recentemente de uns amigos e estava com esse cheiro de ovo podre mto evidente, vou tentar descobrir qual levedura eles usaram. De qq jeito, a levedura vai produzir o H2S (não é a única origem possível, abaixo tem mais detalhes), algumas mais outras menos, é a maturação q importa pra reduzir. Mencionado isso:
3. Quanto tempo durou sua fermentação e quanto tempo você deixou maturando a 19,5ºC?
4. A maturação é indicada ocorrer pelo menos 2ºC acima da temperatura de fermentação, alguns lugares dizem até para subir para a temperatura máxima indicada na embalagem do fermento (M21 seria 25ºC) e deixar por 4/5 dias até eliminar sub-produtos da fermentação.
5. A quanto tempo vc jogou o T-58? Não baixou mais de 1.019?

Notas:
1. Não vai ser devido o uso dos sais
2. Não vai ser a adição de cascas ao invés do pó de laranja
3. Se vc mandou para a fervura tb a parte branca da casca, ela daria amargor / adstrigência, não esse cheiro de ovo podre

Dados sobre o H2S (Ácido sulfídrico):
Ovo / Ovo podre / Fósforo queimado / Enxofre
Em baixas concentrações, o H2S transmite à cerveja uma desejável característica de frescor. Em altas concentrações é um sabor fora dos padrões (off-flavor).
Produzida pelo fermento durante a fermentação e/ou maturação. Pode também ser formada por autólise de fermento ou porbactéria contaminadora quando os padrões de higiene são inadequados.

No canal mosturando tem os detalhes do M21:

Em primeiro lugar obrigado pelo interesse no caso.

Segue os dados:
1. Quais rampas de mosturação vc usou e por quanto tempo?
upload_2019-3-8_11-41-26.png

2. Qual foi a OG? Ficou igual a da receita: 1044
3. Quanto tempo durou sua fermentação e quanto tempo você deixou maturando a 19,5ºC? No máximo 1 dia. Acabei deixando em 18 pela IPA que tá junto na geladeira. Foi só para ver se haveria alguma movimentação da wit.
upload_2019-3-8_11-46-16.png

4. No vídeo do Mosturando que você postou é que vi que precisava uma temperatura maior mesmo.
5. A quanto tempo vc jogou o T-58? Não baixou mais de 1.019? Joguei o T58 no dia 01/03. Corrigindo os 1019 que postei, era 1024, me enganei.

Ontem comecei a redução da temperatura para finalizar a maturação já desacreditado na recuperação da wit que estava turva e meio doce...
Hoje peguei uma amostra dela e...... está mais clara, quase translúcida, sem cheiro e com sabor agradável(pros de casa). Não vai ser perdida. Vou carbonatar forçado uma parte e provar novamente.
 
Cara, aparentemente tudo certo, mto estranho!!

1. Rampas tudo ok!
2. OG baixa, o fermento deveria ter atenuado entre 70/75%, indo para 1.013
3. Mesmo vc não subindo a temperatura na maturação, nessa faixa de 18ºC o fermento deveria trabalhar, meio devagar, mas deveria, e vc mandou depois em cima ainda um T-58. Qual a variação do seu controlador de temperatura? Ele está dentro / colado em qual balde? O da Wit ou o da IPA? As temperaturas da imagem q vc anexou acho q estão erradas né? Lá mostram 20/26ºC.

Como você armazena as suas leveduras?

É, negócio agora é ir pra frente, teoricamente vai ficar doce, mas jamais jogue fora! hahaha! Só realmente cuidado na carbonatação, a forçada é com certeza a mais indicada e depois de carbonatar não deixe subir a temperatura, mantenha só na geladeira. Nos avise do resultado final!
 
Cara, aparentemente tudo certo, mto estranho!!

1. Rampas tudo ok!
2. OG baixa, o fermento deveria ter atenuado entre 70/75%, indo para 1.013
3. Mesmo vc não subindo a temperatura na maturação, nessa faixa de 18ºC o fermento deveria trabalhar, meio devagar, mas deveria, e vc mandou depois em cima ainda um T-58. Qual a variação do seu controlador de temperatura? Ele está dentro / colado em qual balde? O da Wit ou o da IPA? As temperaturas da imagem q vc anexou acho q estão erradas né? Lá mostram 20/26ºC.

Como você armazena as suas leveduras?

É, negócio agora é ir pra frente, teoricamente vai ficar doce, mas jamais jogue fora! hahaha! Só realmente cuidado na carbonatação, a forçada é com certeza a mais indicada e depois de carbonatar não deixe subir a temperatura, mantenha só na geladeira. Nos avise do resultado final!

Opa,
Realmente ficou algo meio sem explicação pelo tempo que passou deveria ter andado.
Sobre a temperatura da imagem foi um erro meu de entendimento. Registrei a temperatura ambiente e não a da breja.
Os sensores estão em poço em cada fermentador. O do controlador está na ipa, que está na parte de baixo da geladeira. A histerese está em 0,1.
Geralmente não tenho mais do que 0,3 - 0,5° de diferença entre eles, mas procuro deixar o sensor na fermentação mais forte, no caso da ipa eram dois pct de US-05.

Sobre armazenamento não tenho nada em estoque, compro tudo no dia ou na véspera. Só o T-58 que estava na geladeira aqui em casa desde nov/18.
Essa foi pro pacote da experiência. Fazer ceva tem dessas, mas como sou curioso sempre procuro saber o que pode ter causado.

No mais um abraço ao pessoal que apoia a gente nessas dúvidas.

Márcio.
 
Dando um retorno de como a breja ficou:

Inexplicavelmente ficou ótima!
Sem nenhum off-flavor.
O aroma do coentro e do limão siciliano ficaram na medida.
Mesmo sem a atenuação esperada com os sais a breja não ficou doce.
Talvez se estiver com carbonatação mais baixa se note um leve dulçor, mas tomei 2l dela hoje e curti muito.
Amanhã vou fazer os cálculos do primmeing e engarrafar.
Obrigado pelas dicas ai pessoal!
 
Back
Top