Salto de equipamento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Aristides

Member
Joined
Mar 14, 2017
Messages
9
Reaction score
0
Boa tarde amigos, sou novo na arte e também no fórum, mas venho humildemente pedir uma opinião e também a instrução dos mestres, comecei a fazer minha levas ao final do ano passado com duas panelas de 32 lt, como esta dando certo para nos(eu e minha esposa) e também pra família que só quer churrasco com artesanal agora(acho que é porque e de graça hehehe) estava pensando em passa para 100lt, porem ai e que são elas, os preços do inox estão bem caros e montar uma panela de 100lt sairia bem caro mesmo, hoje pela manha ao cobrar uma divida, me foi oferecido duas panelas/caldeira toda em inox uma 400lt com tampa e outra de 300lt sem tampa, sei que é um equipamento muito grande, porem como acho que não receberei mais acho que vou acabar ficando com elas, as panelas eram do ramo alimentício, porem minha duvida é a seguinte por serem caldeiras (fundo com parede dupla com circulação de agua quente) será que consigo adaptar como estão ou terei que cortar uma das paredes do fundo? será que realmente valera a pena investir nessas panelas e transformar elas em elétricas?
 
Boa tarde amigos, sou novo na arte e também no fórum, mas venho humildemente pedir uma opinião e também a instrução dos mestres, comecei a fazer minha levas ao final do ano passado com duas panelas de 32 lt, como esta dando certo para nos(eu e minha esposa) e também pra família que só quer churrasco com artesanal agora(acho que é porque e de graça hehehe) estava pensando em passa para 100lt, porem ai e que são elas, os preços do inox estão bem caros e montar uma panela de 100lt sairia bem caro mesmo, hoje pela manha ao cobrar uma divida, me foi oferecido duas panelas/caldeira toda em inox uma 400lt com tampa e outra de 300lt sem tampa, sei que é um equipamento muito grande, porem como acho que não receberei mais acho que vou acabar ficando com elas, as panelas eram do ramo alimentício, porem minha duvida é a seguinte por serem caldeiras (fundo com parede dupla com circulação de agua quente) será que consigo adaptar como estão ou terei que cortar uma das paredes do fundo? será que realmente valera a pena investir nessas panelas e transformar elas em elétricas?

Quanto maior a panela, ainda se for usar somente 100L delas, haverá maior perda de calor.

Você precisa avaliar o diâmetro delas tb, pois a altura da cama de grãos pode afetar diretamente em sua eficiência.

Se elas forem muito altas e você for precisar mexer o mosto...tb atrapalharia.

Sinceramente não dá pra avaliar sem saber a medida das panelas
 
Quanto maior a panela, ainda se for usar somente 100L delas, haverá maior perda de calor.

Você precisa avaliar o diâmetro delas tb, pois a altura da cama de grãos pode afetar diretamente em sua eficiência.

Se elas forem muito altas e você for precisar mexer o mosto...tb atrapalharia.

Sinceramente não dá pra avaliar sem saber a medida das panelas

Amigo as panelas tem um diâmetro de 0,93 cm,sendo que uma tem altura de 0,60 cm e outra 0,45 cm (medidas Internas) elas tem uns 10cm abaixo do bocal de chapa individual depois disso como falei elas tem outra chapa externa que forma a bolsa de agua quente da caldeira.
 
Amigo as panelas tem um diâmetro de 0,93 cm,sendo que uma tem altura de 0,60 cm e outra 0,45 cm (medidas Internas) elas tem uns 10cm abaixo do bocal de chapa individual depois disso como falei elas tem outra chapa externa que forma a bolsa de agua quente da caldeira.

É então...pode ser que sua cama de grãos fique muito baixa, se não me engano no How To Brew diz qual a faixa de altura da cama de grãos ideal
 
Achei aqui no livro.
Diz-se que a cama deve ter pelo menos 10cm de altura, porém o ideal é que tenha entre 20cm a 45 cm

[] ´s
 
Achei aqui no livro.
Diz-se que a cama deve ter pelo menos 10cm de altura, porém o ideal é que tenha entre 20cm a 45 cm

[] ´s

Ok entendi, resumindo então só será viável se eu for fazer de 200lt em diante é isso? e quanto a ser uma caldeira, será que terei problema se for usar ou terei mesmo que tirar uma das paredes?
 
Cara, acho que vc tem que se perguntar é onde vc vai colocar a produção para fermentar/maturar.
Conversei ontem com um cara que queria brassar 500 litros por semana. Mas ele não tinha onde estocar 1000L.
A gente esquece essa parte as vezes


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
 
Acredito que pra produção caseira/hobby esse equipamento é exagerado. Como o @digarden falou: onde você vai fermentar toda essa quantidade? Sem contar que vc teria custos bem maiores com equipamento, pois precisaria de bombas, vávulas, conexões etc, além de uma local maior pra abrigar esse equipamento. Já pensou em ter que montar e desmontar toda essa estrutura depois que usar? Teria que ser fixa. Já pensou na hora de engarrafar? Se você fizar 200 litros serão mais de 300 garrafas pra sanitizar, engarrafar e arrolhar. Trabalheira infernal. A minha dica é aumentar sua produção pra 40 litros e assim que engarrafar uma leva, já fazer outra no outro dia. Eu faço assim e não falta cerveja pra galera na minha geladeira.

Abraços.
 
Eu acredito que para até 100L seja viável fazer com panelas caseiras.

Precisa avaliar se cabe na geladeira o fermentador e além disso, se terá braço pra colocá-lo dentro dela e ainda se ela irá aguentar o peso de 100L...

Quanto à trabalheira com as garrafas é fácil de resolver, pois se têm consumido praticamente tudo, basta comprar uns postmix, cilindro de CO² e beber direto do barril nos churras. Ainda poderá usar os barris e fazer o envase por contrapressão, usando carbonatação forçada, quando quiser distribuir umas garrafas.

Como eu sou um cara preguiçoso, mandei fazer um Brewstand sobre medida (estou aguardando ficar pronto), de forma que o último nível fique em uma altura boa para transferência via gravidade para a minha bombona de 60 litros.

A bombona ficará em cima de um carrinho, que também mandei fabricar e este já estará na altura certa da minha geladeira...Aí o trampo vai ser só empurrar o tanque para dentro da geladeira :)

Esse blá blá blá todo é só para você entender, que não tem como dar um salto de 40 litros para 100...200, sem investir em Brewstands e/ou bombas para transferir a cerveja...afinal não tem como carregar grandes volumes no braço...
 
Quanto à trabalheira com as garrafas é fácil de resolver, pois se têm consumido praticamente tudo, basta comprar uns postmix, cilindro de CO² e beber direto do barril nos churras. Ainda poderá usar os barris e fazer o envase por contrapressão, usando carbonatação forçada, quando quiser distribuir umas garrafas.

Justamente. Quis demonstrar que este aumento também implica na aquisição de postmix, cilindros, etc. Não é só o aumento das panelas. Tem que investir em todo o equipamento, além da mão de obra.
 
Bom dia, realmente analisando todas as colocações e muito exagerado esse equipamento, vou investir em um equipamento menor! agora a pergunta que fica o que fazer com esse equipamento, visto que peguei ele porque não receberia mais mesmo qual a opinião de vocês tentar vender ou guardar para um uso futuro?
 
Bom dia, realmente analisando todas as colocações e muito exagerado esse equipamento, vou investir em um equipamento menor! agora a pergunta que fica o que fazer com esse equipamento, visto que peguei ele porque não receberia mais mesmo qual a opinião de vocês tentar vender ou guardar para um uso futuro?


Ola Aristides

Partindo do princípio que você pegou as caldeiras sabendo que não receberia o que estavam te devendo, eu venderia por um valor razoavelmente abaixo do mercado, para vender rápido.

Com essa grana você pode pensar em equipamento para 40 ou até 60 litros.

Abraço
Rafael


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Ola Aristides

Partindo do princípio que você pegou as caldeiras sabendo que não receberia o que estavam te devendo, eu venderia por um valor razoavelmente abaixo do mercado, para vender rápido.

Com essa grana você pode pensar em equipamento para 40 ou até 60 litros.

Abraço
Rafael


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Rafael, bom dia, foi exatamente isso, como não tenho muita noção de um equipamento assim, na opinião de vcs, quanto vale um equipamento desses?
 
Tenho capacidade de brassagem para até 100L e uso fogareiro. Não sei quanto valem suas caldeiras mas, fazendo um cálculo por cima do que você precisaria, me baseando no que eu já gastei ao longo dos anos você vai gastar perto de uns 10 mil reais pra ter todo o equipamento necessário incluindo fermentador de 120L de prolipropileno, geladeira pra fermentar e guardar barris, panelas, barris, etc... Se for pegar equipamento automatizado e usar fermentador autorefrigerado aí os números sobem bastante.
 
Tenho capacidade de brassagem para até 100L e uso fogareiro. Não sei quanto valem suas caldeiras mas, fazendo um cálculo por cima do que você precisaria, me baseando no que eu já gastei ao longo dos anos você vai gastar perto de uns 10 mil reais pra ter todo o equipamento necessário incluindo fermentador de 120L de prolipropileno, geladeira pra fermentar e guardar barris, panelas, barris, etc... Se for pegar equipamento automatizado e usar fermentador autorefrigerado aí os números sobem bastante.

Cleber, ja percebi que para mim não vale a pena investir nessas caldeiras minha pergunta no momento é: quanto posso peedir por umas panelas desse tamanho, considerando que são feitas de chapa 2,5 mm de inox 304 alimentício(informações passadas por um funileiro que trabalha com inox)?
 
Cleber, ja percebi que para mim não vale a pena investir nessas caldeiras minha pergunta no momento é: quanto posso peedir por umas panelas desse tamanho, considerando que são feitas de chapa 2,5 mm de inox 304 alimentício(informações passadas por um funileiro que trabalha com inox)?
Aí não sei dizer mas como todo mundo tá abrindo cervejaria talvez você não tenha dificuldades pra vender, anuncie nesses classificados pra microcervejaria como por exemplo https://www.facebook.com/groups/607648515997902/ .
 
Cleber, ja percebi que para mim não vale a pena investir nessas caldeiras minha pergunta no momento é: quanto posso peedir por umas panelas desse tamanho, considerando que são feitas de chapa 2,5 mm de inox 304 alimentício(informações passadas por um funileiro que trabalha com inox)?

Aristides, estou procurando panelas maiores e tenho panelas de inox menores, já furadas e preparadas para herms porém estou em SP. Interessa?
 
Back
Top