Sala Cervejeira - Projeto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lennon1

Well-Known Member
Joined
May 25, 2017
Messages
45
Reaction score
7
Olá galera!
Como tenho um espaço sobrando em casa, decidi colocar os equipamentos lá e usar o puxadinho como "Laboratório". Eu gostaria de saber se existe algum problema na disposição dos equips. No caso não desenhei as tomadas e a maioria das tubulações, nas imagens vemos que existe apenas uma janela e uma porta, por isso o rack ficou próximo. Talvez eu mude a pia para o lado oposto e faça em alvenaria uma "prateleira", assim reservo essa parede para insumos e utensílios gerais.
Desculpem o fator amador no projeto, mas minha área é Automação e Robótica e não tenho muito knowhall na confecção de desenhos.

Estou disponibilizando os prints do projeto afim de que me ajudem a achar erros na disposição e possíveis problemas ao usar a sala dessa forma. Desculpem a forma como disponibilizei os prints, mas foi uma forma de conseguir anexar os que achei relevantes, e também não sei fazer renderização no software de desenhos então ficou tudo meio quadrado.

Observações:
-A parede da pia tem um corredor ao lado;
-A parede oposta da pia tem um terreno vazio ao lado, onde não bate sol durante todo o dia;
-A parede do rack fica exposta ao sol após as 12:00;
-A parede com os fermentadores é aterrada ao lado;
-O teto é lajeado e comporta meu escritório acima;
-As paredes e o teto estão sendo cobertos com um plástico meio colado afim de permitir uma sanitização incluindo as paredes;
-Faltam coisas como lixeira, torneira com mangueira e a maioria das dimensões, não vi necessidade de mostrá los nas imagens;
-O Valter Branco na parede foi uma brincadeira fazendo referência ao Laboratório, feita por um amigo cobaia das receitas;

Atualização:
[Botijão estará para fora]

Obrigado e aguardo os bons e velhos pitacos :mug:
 

Attachments

  • V1.jpg
    V1.jpg
    146.7 KB · Views: 251
  • V2.jpg
    V2.jpg
    266.6 KB · Views: 218
  • V3.jpg
    V3.jpg
    349.3 KB · Views: 176
  • V4.jpg
    V4.jpg
    288.4 KB · Views: 159
  • V5.jpg
    V5.jpg
    255.1 KB · Views: 167
Muito bom.
Aqueles armários com os fermentadores são oq?
Acho que só aquilo não vai ser suficiente, pode pensar maior. srsrsrs
 
Muito bom.
Aqueles armários com os fermentadores são oq?
Acho que só aquilo não vai ser suficiente, pode pensar maior. srsrsrs

Beleza Gu?
Esses armários devem representar um meio de controle da temperatura dos fermentadores. Assim que colocar em prática vou postar o projeto e como ficou o resultado, mas eu penso nele comportando até uns 4 fermentadores por vez. O por que de eu ter dividido é exatamente o controle de temperatura individual :)
 
E como que vai fazer o controle dessa temperatura Lennon?
Compressor de refrigeração?

Estou pra fazer meu grow de temperos controlado por peltir, 20°C está ótimo e sei que serve para fermentação, já a decantação que seria em 0°C acho que não chego com as Peltier.
 
E como que vai fazer o controle dessa temperatura Lennon?
Compressor de refrigeração?

Estou pra fazer meu grow de temperos controlado por peltir, 20°C está ótimo e sei que serve para fermentação, já a decantação que seria em 0°C acho que não chego com as Peltier.

Exato Gu, com compressor, fiz alguns testes aqui e consegui abaixar a temperatura perto de 0 com isolação térmica fraca em um cubo de 40x40x40 que fiz. A jogada desse controle é exatamente melhorar a isolação. Mas o compressor que utilizei é um bem velhinho retirado de um bebedouro e já está dando sinais de que precisa de uma recarga... Eu fiz um projeto que consistia em aproveitar a temperatura de forma mais linear em um dispositivo e agora estou tentando trazer o conceito pra esse compartimento. E pra ir mais além eu pretendo conseguir temperaturas diferentes com apenas 1 compressor.
O material chega daqui uns 15 dias aproximadamente então por enquanto eu prefiro não dar muito spoiler sem ter certeza absoluta do resultado, mas eu vou expor aqui no fórum como fazer.
Vou embarcar nesse sistema um Arduino, fica mais barato que colocar os controladores que a galera usa normalmente, também vou referenciar tudo quando terminado!

Eu sempre achei as Peltier interessantes, mas nunca parei pra estudá las, tenho vontade de usar em algum local.

Como é esse seu Growl? Eu sempre quis um desses mas nunca dei atenção.

Desculpe a qualidade das fotos mas acabei de tirar, está jogado em um campo assombrado do terreno kkkk.
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2017-06-06 at 13.41.42.jpeg
    WhatsApp Image 2017-06-06 at 13.41.42.jpeg
    137.3 KB · Views: 133
  • WhatsApp Image 2017-06-06 at 13.42.14.jpeg
    WhatsApp Image 2017-06-06 at 13.42.14.jpeg
    119 KB · Views: 107
  • WhatsApp Image 2017-06-06 at 13.42.35.jpeg
    WhatsApp Image 2017-06-06 at 13.42.35.jpeg
    183.4 KB · Views: 120
Show de bola.

Cara, Peltier é foda, ela não chega a 10% de eficiência se não me engano.

O grow (estufa de plantas) não está pronto ainda, preciso fazer as lampadas LED e varias coisas, mas será um caixote forrado com isopor por dentro e bem selado para poder circular somente o ar la de dentro controlando melhor e forçando menos o gasto de energia, mas já estou meio cabreio pq sei que vai gastar. kkkkkkk
 
Show de bola.

Cara, Peltier é foda, ela não chega a 10% de eficiência se não me engano.

O grow (estufa de plantas) não está pronto ainda, preciso fazer as lampadas LED e varias coisas, mas será um caixote forrado com isopor por dentro e bem selado para poder circular somente o ar la de dentro controlando melhor e forçando menos o gasto de energia, mas já estou meio cabreio pq sei que vai gastar. kkkkkkk



KKKKKKK
Tudo gasta, não adianta. Mas se você conseguir uma isolação boa o consumo de energia cai muito. Mas eu não sabia que a eficiência das Peltier era baixa assim. Não sei se você já terminou o case do grow, mas lembra de colocar deixar uma camada de ar separada do isopor e se conseguir forrar o isopor por dentro, assim você vai dificultar o cultivo de organismos mais indesejáveis...
Quanto a iluminação de LED hoje em dia estamos muito bem servidos né. Lembro que em 2005 meus professores falavam que LED seria o futuro e olha ai kkkkkkk

Eu queria fazer um grow com uma CPU velha, mas como falei antes desisti antes mesmo de iniciar.


Cara, precisando de alguma dica ou se tiver algo que eu possa ajudar, é só avisar!
 
Verdade tudo gasta, mas as peltiers é um exagero. kkkkkkkkkkkkkkkkk

Então, o grow será um caixote de madeira com uma camada de isopor e no fim forrado com caixas de leite abertas e com o lado espelhado pra dentro. kkkkkkkkkk
Mó gambis. :D

LEDs são fodas mesmo, mexo com eles a uns 8 anos.
Já tenho umas lampadas que fiz, tem que fazer mais algumas e arrumar uma fonte parruda para suportar tudo. Devagar chego lá.

Se precisar de uma força, isso aqui é o meu negócio. :p
http://mazzag-tec.com.br/

Abrass
Gustavo Mazzarin
 
Verdade tudo gasta, mas as peltiers é um exagero. kkkkkkkkkkkkkkkkk

Então, o grow será um caixote de madeira com uma camada de isopor e no fim forrado com caixas de leite abertas e com o lado espelhado pra dentro. kkkkkkkkkk
Mó gambis. :D

LEDs são fodas mesmo, mexo com eles a uns 8 anos.
Já tenho umas lampadas que fiz, tem que fazer mais algumas e arrumar uma fonte parruda para suportar tudo. Devagar chego lá.

Se precisar de uma força, isso aqui é o meu negócio. :p
http://mazzag-tec.com.br/

Abrass
Gustavo Mazzarin



Rapaz, logo logo vamos enviar um orçamento pra você então kkkkk
Estou auxiliando um amigo a fazer uma injeção eletrônica programável.

Gambiarra nada, isso ai é aproveitar os recursos kkkkkk
 
Back
Top