Saison de caipira

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

markushanderson

Active Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
32
Reaction score
3
Alguém já tentou replicar a saison de caipira?
Pretendo fazer mas não sei a quantidade e nem o momento de adicionar o caldo de cana, se na fervura ou fermentação.
Procurei no Beersmith2 e não achei, existe algum arquivo para adiciona-lo?
 
Tb to com essa ideia de fazer uma Saison com caldo de cana , mas quero acrescentar tb limão capeta. Estou na mesma dúvida. Mas acho que a melhor hora seria junto com o priming, mas aí fico na dúvida de como calcular o priming, pois o caldo de cana já possui muito açúcar...
 
Li em algum lugar que adicionaram na fervura. Meio que desisti de fazer, quando tomei a primeira saison de caipira achei foda, depois bebi novamente e nao gostei tanto, acho que isso somado a essa duvida de quando usar o caldo de cana me fez perder o interesse.
Mas se vc fizer posta aqui o resultado
abraço
 
Massa, então acho que o ideal é fazer o teste, fazer uma leva na fervura e outra na maturação e outra no priming

FERNANDO

No fermentador: American Brown Ale
Engarrafado: IPA
 
Colocando na fervura é uma forma de garantir a esterilidade, calda de cana extremamente doce é uma potencial fonte de contaminação. Se for testar uma adição tardia pense em uma forma de esterilizar ele... eu só consigo imaginar isso fervendo, ou filtrando em uma membrana menor de 0.22 um
 
Com certeza, a idéia seria dá uma fervidinha msm antes, se for usar na maturação ou no priming
 
Tenho a intenção de usar mel numa weiss, então lendo as sugestões de várias pessoas cheguei a uma conclusão que acredito que se aplique ao caldo de cana tb: adicioná-lo durante a fermentação, após ela dar aquela diminuída no vigor.
Acho que dessa forma se preserva mais o aroma do que colocar na fervura. Já se usar como priming, você tem 2 problemas: Não conseguir calcular o tanto de açucar que tá colocando e não poder colocar o suficiente para que seja percebido no final.
Bastaria dar uma fervida e colocar no fermentador quando o airlock já tiver mais devagar... Isso vai dar uma carga extra de açucar para a fermentação retomar a força.
Abraços!
 
Boa, lendo algumas receitas de belgas que acrescentam açúcar, cheguei a essas msm conclusão. Pois muitos acrescentam metade do açúcar quando a fermentação já tiver atenuado 50%. Pois assim evitaria de as leveduras darem preferência pela sacarose. Com isso tb acho que seria melhor adicionar o caldo de cana tb nessa etapa. Vou fazer o teste e posto detalhes depois.
 
Back
Top