Saison contaminada?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

kbludo

Well-Known Member
Joined
Mar 20, 2015
Messages
226
Reaction score
53
Boa noite Srs!
Brassei no dias das mães minha primeira Saison.
Utilizei 7 kg de maltes e utilizei 3 pct de fermento Belle Saison.
No total foram 28l para a fermentação com OG de 1051, com temperatura inicial de 18°, até ai tudo ok.
Medi a densidade no domigo, e estava em 1000.
Minha ideia era fazer o DH ontem na temperatura de 26°, foi onde senti um forte cheiro de silicone/vinagre e ao abrir o balde me deparei com isso!
O que vcs acham? Contaminação?
Agradeço a ajuda.
 

Attachments

  • saison.jpg
    saison.jpg
    195.4 KB · Views: 190
Boa noite Srs!
Brassei no dias das mães minha primeira Saison.
Utilizei 7 kg de maltes e utilizei 3 pct de fermento Belle Saison.
No total foram 28l para a fermentação com OG de 1051, com temperatura inicial de 18°, até ai tudo ok.
Medi a densidade no domigo, e estava em 1000.
Minha ideia era fazer o DH ontem na temperatura de 26°, foi onde senti um forte cheiro de silicone/vinagre e ao abrir o balde me deparei com isso!
O que vcs acham? Contaminação?
Agradeço a ajuda.

Sim, parece muito contaminação. Os flocos brancos na superfície parecem pedaços de um biofilme que se formou ou está sendo formado.

Uma pena se tiver aroma/sabor de vinagre, aí não há muito o que fazer mesmo.

Abraço
 
pode ser excesso de fermento já que utilizou 3 pacotes 2 daria conta este fermento belle saison atenua muito é muito bom
prove ela primeiro e perceba os sabores que voce consegue descrever se tiver acido azedado é caixao e vela roxa !!!!
 
Obrigado pelas respostas, Paulopinho e Tiago!
Depois de uma correria monstra, venho postar o decorrer da situação.
No mesmo dia desta "surpresa", joguei a temperatura para 0.5 na esperança de estancar esse processo enquanto corria atrás de informações a respeito do que poderia ter acontecido.
No decorrer deste tempo senti que o cheiro diminuía e o gosto estabilizava (não estava tããoo azedo). Resolvi então tocar o barco, meti gelatina e irei envasar nesta semana!
Não ficará nenhuma maravilha talvez, mas, dará para beber!
Agora, é tentar descobrir o que aconteceu de fato!
Assim que abrir a primeira, posto os resultados!
Grande abraço.
 
Obrigado pelas respostas, Paulopinho e Tiago!
Depois de uma correria monstra, venho postar o decorrer da situação.
No mesmo dia desta "surpresa", joguei a temperatura para 0.5 na esperança de estancar esse processo enquanto corria atrás de informações a respeito do que poderia ter acontecido.
No decorrer deste tempo senti que o cheiro diminuía e o gosto estabilizava (não estava tããoo azedo). Resolvi então tocar o barco, meti gelatina e irei envasar nesta semana!
Não ficará nenhuma maravilha talvez, mas, dará para beber!
Agora, é tentar descobrir o que aconteceu de fato!
Assim que abrir a primeira, posto os resultados!
Grande abraço.

Como ficou tua cerveja?
Brassei ontem uma saison e hoje ao abrir o frigobar senti um cheiro forte de álcool, puxando pro vinagre.
foram 20 lts pro fermentador e usei 2 pcts do lallemand saison, fermentando a 24c
 
Como ficou tua cerveja?
Brassei ontem uma saison e hoje ao abrir o frigobar senti um cheiro forte de álcool, puxando pro vinagre.
foram 20 lts pro fermentador e usei 2 pcts do lallemand saison, fermentando a 24c

Pode não ser contaminação e sim temperatura de fermentação.

24ºC é muito quente para iniciar uma fermentação, mesmo saison. As temperaturas altas de saison são as finais. Inocula-se abaixo de 20ºC e ela sobe ao longo dos dias, gradualmente, as vezes pra temperaturas tão altas quanto 30ºC. Parte da finalidade disso é forçar a atenuação da levedura, já que algumas cepas de saison tendem a travar a fermentação no meio.

Abraço
 
Pode não ser contaminação e sim temperatura de fermentação.

24ºC é muito quente para iniciar uma fermentação, mesmo saison. As temperaturas altas de saison são as finais. Inocula-se abaixo de 20ºC e ela sobe ao longo dos dias, gradualmente, as vezes pra temperaturas tão altas quanto 30ºC. Parte da finalidade disso é forçar a atenuação da levedura, já que algumas cepas de saison tendem a travar a fermentação no meio.

Abraço

Exatamente. Esse foi o meu maior erro na minha primeira Saison: temperatura de fermentação.

Todo mundo diz que para Saison pode mandar bala e fermentar alto, etc etc etc. Quando na verdade o princípio básico ainda deve ser aplicado: inocula baixo e deixa subir gradativamente até uns 26 eu diria.

Minha primeira Saison teve muito alcool superior por conta disso as outras ficaram excelentes pois inoculava em 17-18 e subia gradativamente 1 grau por dia até uns 25-26. Todas atenuaram muito bem, a minha centeio com Brett chegou a 1.000 e ficou uma das melhores
 
Pode não ser contaminação e sim temperatura de fermentação.

24ºC é muito quente para iniciar uma fermentação, mesmo saison. As temperaturas altas de saison são as finais. Inocula-se abaixo de 20ºC e ela sobe ao longo dos dias, gradualmente, as vezes pra temperaturas tão altas quanto 30ºC. Parte da finalidade disso é forçar a atenuação da levedura, já que algumas cepas de saison tendem a travar a fermentação no meio.

Abraço

Puxa, interpretei mal os texto que li, entendi que já iniciava alta a temperatura de fermentação....

Será que essa minha ainda tem salvação? Mantenho a temperatura em 24 ou acham melhor baixar?
 
Puxa, interpretei mal os texto que li, entendi que já iniciava alta a temperatura de fermentação....

Será que essa minha ainda tem salvação? Mantenho a temperatura em 24 ou acham melhor baixar?

Mantenha. O que define o perfil são os primeiros dois dias de fermentação (a grosso modo), o aumento de temperatura no decorrer da fermentação ajuda a atenuar e reabsorver off-flavors.

Então, em relação a problemas de fermentação quente, há pouco o que se fazer no que diz respeito a alcoois superiores e off-flavors relacionados. Uma longa maturação pode melhorar a cerveja, mas nem sempre cura definitivamente os problemas.

Abraço
 
Quanto a reutilização desse fernento, essa fermentação em alta temperatura que eu gerei interfere em algo? Ou posso lavá-lo e guardar para uma posterior utilização sem problemas ?
 
Back
Top