Safbrew Abbaye ??

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Para os que já usaram ambos, como vocês comparariam esse fermento com o WLP570?
 
Galera utilizei este fermento para fazer minha primeira Tripel.

Para uma leva de 22 Litros, com OG de 1081, utilizei 3 pacotes reidratados.

Começei com 17 graus e depois de 2 dias comecei a subir 1 grau por dia até 24 graus.

Minha FG bateu 1012, onde o previsto no beersmith era 1011.

No momento ela está na secundária, onde pretendo levar um longo tempo de maturação.

Realmente no início o cheiro de kaiser e co2, estavam dominando a lavanderia. Agora aquele aroma forte do início da fermentação já sumiu e as amostras que tomei estão boas. Bem alcólico, mas sem o calorão.

Assim que for evoluindo, posto os resultados.

Abraços,

Fábio
 
Vai avisando ai que minha próxima brassagem (esse fds ou no próximo fds)vou utilizar 1 pacote desses que a WE me deu no natal junto com uma encomenda. Até agora não achei nem as configurações dele para colocar no beersmith, mas 1 pacote faço render para até 40l Alta OG. Starter em etapas.
 
Fiz minha Dubbel ontem e resolvi testar o Abbaye. O bicho é nervoso ...
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    212.2 KB · Views: 347
Depois tem gente que me pergunta porque não gosto de airlock. :)

Brincadeiras a parte, quanto tu deixou de headspace?

Sempre deixo de 15 a 20 %. O fermentador tem 50 L, e eu coloquei 42 L de breja. Faço cerveja há um bom tempo e é muito raro acontecer.
 
Sempre deixo de 15 a 20 %. O fermentador tem 50 L, e eu coloquei 42 L de breja. Faço cerveja há um bom tempo e é muito raro acontecer.

Comigo aconteceu com o S33, mas felizmente eu já era adepto do blow off. Sujeira zero. :D

Depois coloca a sua avaliação sobre o Abbaye. Andei pesquisando sobre ele, e o bicho é meio controverso.

Abraços,
 
Levedura Explosiva. Sábado vou testar ela finalmente.
 
Bom, dando um retorno, fiz minha dubbel com o Abbey. usei muito candy sugar e propaguei um envelope do fermento.
Deixei 30 dias em maturação a 8º C, e ao meu ver está redonda, sem off flavors, funcionou muito bem.
Recomendo e usarei novamente,
Abraços !
 
Bom, dando um retorno, fiz minha dubbel com o Abbey. usei muito candy sugar e propaguei um envelope do fermento.
Deixei 30 dias em maturação a 8º C, e ao meu ver está redonda, sem off flavors, funcionou muito bem.
Recomendo e usarei novamente,
Abraços !
Era isso que eu queria ouvir. Testarei em uma oportunidade próxima.

Abraços.

Sent from my XT1033 using Tapatalk
 
Pretendo usar ele sábado.
Vou fazer 5L uma tripel de 1082 de og .

Pergunta, por ser 5 L posso usar meio pacote (como faço com US 05, S04 e etc)?

Pergunta 2, não controlo a temperatura da fermentação, só com uma térmica com garrafas com gelo, acredito que vai gerar off flavours, é bom deixar mais de mês maturando?
 
Pretendo usar ele sábado.
Vou fazer 5L uma tripel de 1082 de og .

Pergunta, por ser 5 L posso usar meio pacote (como faço com US 05, S04 e etc)?

Pergunta 2, não controlo a temperatura da fermentação, só com uma térmica com garrafas com gelo, acredito que vai gerar off flavours, é bom deixar mais de mês maturando?

Cara, usando aqui a calculadora da Brewsfriends (http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/) eu vejo que um pacote inteiro ainda não é o suficiente para essa receita (adotando que a densidade celular da abbaye é de 6 bilhões de celulas viáveis por grama - link: http://www.fermentis.com/wp-content/uploads/2014/10/SFB_Abbaye.pdf). Como é uma receita de OG muito alta, o Pitch Rate é maior.

No fim das contas precisaria de aproximadamente um pacote e meio para o Pitch Rate adequado. Dá uma pesquisada, talvez fazer um starter seja melhor, usando essa mesma calculadora você consegue dimensionar o tamanho necessário do starter.
 
Last edited:
Pessoal, estou planejando minha terceira brassagem, que será uma belgian dark strong ale. Tento levar algo em torno de 16,5 litros para o fermentador, para envasar aproximadamente 15 litros. Planejo uma OG beirando 1.100 para essa cerveja, portanto devo precisar de três pacotes de fermento (estimando 2g de fermento por litro de mosto). Minha dúvida é a seguinte: ésteres são desejados nesse estilo, porém essa levedura produz menos ésteres que o T-58 (segundo o site da fermentis), e fermentar em temperaturas mais baixas (que pelos relatos que li nesse post, seria o ideal para essa levedura) também não favorece a formação de ésteres. Pensei em algumas opções: usar somente o abbaye com uma temperatura de fermentação um pouco mais alta (18ºC ou 19ºC) e fazer uma secundária bem longa; usar somente o abbaye, começar a fermentação com uma temperatura mais baixa (16ºC ou 17ºC) e fazer rampa; ou usar um misto de abbaye e T-58 e fermentar numa temperatura um pouco mais baixa (16ºC ou 17ºC). O que vocês sugerem? Aproveito para agradecer a todos que colaboraram nesse post, tá muito legal!
 
Cara, usando aqui a calculadora da Brewsfriends (http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/) eu vejo que um pacote inteiro ainda não é o suficiente para essa receita (adotando que a densidade celular da abbaye é de 6 bilhões de celulas viáveis por grama - link: http://www.fermentis.com/wp-content/uploads/2014/10/SFB_Abbaye.pdf). Como é uma receita de OG muito alta, o Pitch Rate é maior.

No fim das contas precisaria de aproximadamente um pacote e meio para o Pitch Rate adequado. Dá uma pesquisada, talvez fazer um starter seja melhor, usando essa mesma calculadora você consegue dimensionar o tamanho necessário do starter.

Muito obrigadoooo
 
Colegas,
Fui ver a calculadora para usar o Abbaye este fds em 20L de Dubbel. Segundo a propria definicao no site, adotar 6 bi de celulas por g de fermento seco é muito conservador, inclusive na propria Fermentis, diz >6... Tipo: pode ter 20 mas como nao sei, vai uma estimativa baixa...
Como usei o T58 uma vez, sem controle de temperatura, obtive uma tripel suco de banana, ainda mais com 11%(queria 9.5, sei la onde errei).
Agora com tudo controlado, espero dar certo, usando 1 pacote com starter vai dar certo.

Qual a temperatura bacana de fermentacao? 18? 20? Comeca 17 e sobe 1 por dia ate 21?

Vlws
 
Amigo pode usar 1 pacote sim. Só fazer starter certo, usa a calculadora do brewersfriend. Ex: Tenho erlen de 2l e mesmo assim não alcanço o pitch rate desejado, então adiciono segunda etapa do starter, desliga agitador, deixa decantar, remove a água e adiciona mais água fervida com extrato de malte.

Esse fermento tive alguns problemas, fermentação foi ok a 18ºC, no entanto a secundária não consegui subir mais que 20.5º e não consegui remover os off flavours (temperatura ambiente estava 10 graus, baixou só nestes dias depois subiu denovo). Então tenta subir mais que 21, sendo 1 por dia e vai provando se ainda tem problemas ou já está boa para começar a maturação.
 
Estou pensando em colocar esse fermento em uma Imperial IPA, vi que fermenta em ate 11% me chamou atenção. Alguém pra compartilhar a experiencia ? Vi muitos falando mal sobre aqui nos tópicos, mas não encontrei ninguém que tenha feito o mesmo estilo que pretendo.
 
Estou pensando em colocar esse fermento em uma Imperial IPA, vi que fermenta em ate 11% me chamou atenção. Alguém pra compartilhar a experiencia ? Vi muitos falando mal sobre aqui nos tópicos, mas não encontrei ninguém que tenha feito o mesmo estilo que pretendo.

Eu nao usaria em uma IPA, dá muito diacetil, e tem que esperar muito pra arredondar. Vc vai perder muito aroma se fizer um dry hopping.
 
Se gosta de Dubbel, imagine com muito lúpulo.
Para uma Belgian IPA este fermento vai bem.

A maioria quando pensa em IPA, lembra apenas da American IPA, bem cítrica, carregada de dry hop.

Bom tentar outros estilos.
 
Se gosta de Dubbel, imagine com muito lúpulo.
Para uma Belgian IPA este fermento vai bem.

A maioria quando pensa em IPA, lembra apenas da American IPA, bem cítrica, carregada de dry hop.

Bom tentar outros estilos.

É vero. eu particularmente não curto Belgian IPA, mas nesse caso, deve ficar bom.
:mug:
 
fala galera, fiz uma belgian blond ale com o abbaye. Atenuação foi muito boa, de 1062 a 1005 em 6 dias a 18°C. Só que como muitos relataram a minha cerveja também esta com um cheiro muito estranho (não consigo saber ao certo o que). Irei envasar amanha após 3 semanas de fermentação/maturação. Daqui umas semanas retorno com uma atualização sobre como ficou. Mas gostei da ideia de deixar ela maturando na garrafa por um longo tempo, quem sabe sai o cheiro estranho. Apesar do cheiro estrano também sinto um frutado legal que era o que eu esperava. vamos ver no que dá.
 
fala galera, fiz uma belgian blond ale com o abbaye. Atenuação foi muito boa, de 1062 a 1005 em 6 dias a 18°C. Só que como muitos relataram a minha cerveja também esta com um cheiro muito estranho (não consigo saber ao certo o que). Irei envasar amanha após 3 semanas de fermentação/maturação. Daqui umas semanas retorno com uma atualização sobre como ficou. Mas gostei da ideia de deixar ela maturando na garrafa por um longo tempo, quem sabe sai o cheiro estranho. Apesar do cheiro estrano também sinto um frutado legal que era o que eu esperava. vamos ver no que dá.

Opa, estou indo para minha segunda brassagem. Segunda de Belgian Blond Ale. As garrafas da primeira estao no segundo dia de refermentacao e estou muito curioso, porém ja vi um erro que foi arrastar muito o fundo na hora de engarrafar e criou-se bastante deposito (cerca de 2 a 3 milimetros/garrafa). Amanha vou brassar outra BBA e vou utilizar o Abbaye. Estou aguardando o resultado da sua e, mesmo com algumas pessoas falando muitos pontos negativos deste, vou utiliza-la. Para esse estilo belga, utilizando-se levedura seca, acredito ser a mais indicada (meu humilde ponto de vista teórico). Semana que vem posto fotos da primeira ja pronta.
 
Só retornando para dar um parecer da minha Dubbel de fevereiro do ano passado. Tomei minha penultima garrafa semana passada, e ela estava fantastica, com direitos a elogios e convite para abrir uma cervejaria.:ban:
Brincadeiras a parte, a cerveja cresceu muito em quase um ano de garrafa.
Boas brejas !
 
Fala rapeize!

Não sei se ainda alguém acompanha esse tópico, mas cheguei nele justamente pq me assustei com o fermento.

Fiz a minha primeira brassagem no sábado (06/10), OG 1.072, uma Belgian Strong Golden Ale. Usei o Abbey hidratado e com starter (comentários do tipo "vc é mongo de começar com essa breja e com esse fermento serão desconsiderados kkkkk).

Me assustei pq ontem medi a densidade e bateu 1.021, EM DOIS DIAS! Já tinha estudado bastante sobre fermentos e não lembro de ter lido algo assim.
Já vi que o bicho é nervoso mesmo.

A amostra de ontem estava com um cheiro bem ácido e fenólico, mas creio ser normal.

Enfim, tô escrevendo aqui mais para desabafar minha mistura de nervoso com alegria haha

Se alguém ainda estiver acompanhando, vou dando notícias!

Abraxxxx

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk
 
fala enzo,

legal a sua fermentação. O fermento é realmente muito voraz no consumo de açúcar. Fizemos duas cervejas com esse fermento uma média e uma muito boa. Pela nossa experiencia eu falaria para vc deixar bastante tempo maturando no balde (3-4 semanas) mesmo já tendo consumido todo o açucar, pois a que ficou menos tempo ficou com muito cheiro de ovo, mas ele foi saindo ao longo da maturação.
fizemos uma belgian blonde ale (média) e uma belgian IPA (excelente)

boa sorte e abs

caio
 
fala enzo,

legal a sua fermentação. O fermento é realmente muito voraz no consumo de açúcar. Fizemos duas cervejas com esse fermento uma média e uma muito boa. Pela nossa experiencia eu falaria para vc deixar bastante tempo maturando no balde (3-4 semanas) mesmo já tendo consumido todo o açucar, pois a que ficou menos tempo ficou com muito cheiro de ovo, mas ele foi saindo ao longo da maturação.
fizemos uma belgian blonde ale (média) e uma belgian IPA (excelente)

boa sorte e abs

caio
Maravilha Caio, obrigado pela dica!

Medi ontem e deu 1,010, que é a FG desejada. A movimentação no airlock quase não existe mais. Aquele cheiro de Kaiser e CO2 que o pessoal comentou também sumiu.
Amanhã no fim do dia meço novamente e se der a mesma densidade, parto para a fermentação secundária.

Tinha planejado em torno de 3 semanas mesmo de maturação, mas pelo relato seu e do pessoal, talvez aumente. Vamos ver o que acontece hehe

Darei notícias!

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk
 
Eu subiria a temperatura para uns 24 e deixaria mais uns 5 dias lá pra dar uma limpada em qualquer sabor/aroma estranho. Se bem que quando usei esse fermento não tive aroma sulfuroso, não.

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk
 
Eu subiria a temperatura para uns 24 e deixaria mais uns 5 dias lá pra dar uma limpada em qualquer sabor/aroma estranho. Se bem que quando usei esse fermento não tive aroma sulfuroso, não.

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk
Fala Tiago!

Foi exatamente o que fiz. No dia 12 a densidade se manteve em 1.007 (conforme as últimas medições) e então parti para a secundária. O cheiro tava bem estranho: bem cítrico no começo (a receita levou coentro), mas depois um cheiro que minha esposa classificou como "pum de cachorro".
Deixei lá por sete dias e ontem tirei uma prova: o aroma melhorou absurdamente e o gosto também. Assim, ontem mesmo parti para a maturação e desci a temperatura pra zero.

Só fiquei meio receoso porque a fermentação primária se deu em 5 dias e a secundária em 7. Sei que não há uma regra bem estabelecida para isso, mas se tratando de uma Strong Golden Ale, é um tempo meio curto, não?!



Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk
 
Rapazi,

Só para deixar registrado como histórico do fórum, engarrafei hoje a minha Strong Golden Ale e deu boa! O cheiro ficou delicioso! Achei a breja com pouco corpo, mas é questão de acertar as rampas de temperatura.
Em relação ao fermento, nada que o desabone na minha opinião. A única ressalva é que ele seria mais indicado para uma Tripel e não para uma Strong Golden Ale, pq ele puxou mais para os fenóis do que para os ésteres. Mas deu uma puta breja! Devo fazer mais receitas com ele!

Abraxxxx
 
EU adoro este fermento, basicamente todas minhas ales eu faço com ele. Não mudo por nada, alta atenuação e esterificação. Não observo nada de off flavors ou aromas ruins, e olha que reutilizo sempre, faço a lavagem e reutilizo o fermento. Ja experimentei outros pra ale e este de longe foi o melhor que já utilizei. Ja usei mangrove jacks pra trigo e não curti o aroma dele e tive off flavors. Então pra mim é wb06 pra trigo e abbaye pra ale, sao os que mais gosto...
 
Apenas pra deixar documentado. Em set/2016 eu fiz uma trippel com esse fermento e ficou espetacular, bem equilibrada. Fiz com 10% de graduação alcoólica e temperatura de fermentação em torno de 18-20°C (não fiz controle, pois ainda não estava quente) e o mesmo não ficou presente. A fermentação foi longa (não lembro exatamente, mas chegou perto de 30 dias) e a atenuação foi alta (85%). Ainda tenho algumas garrafas e acho q desde set/2017 eu não tomava ela. Semana passada eu servi algumas garrafas na festa do meu aniversário e ela estava melhor ainda. A evolução desse fermento é bem linear e lenta. Recebi inúmeros elogios por essa trippel (e pelas outras também... hehehe... Aliás, tenho usado os fermentos da fermmentolabs ultimamente e estou impressionado com a excelente qualidade deles).
 
Que levedura bem ruim, o vendedor falou que era parecida com a abbaye da lallemand e eu caí nessa, muito ruim deixa um cheiro de azedo indescritível parecendo leite azedo mesmo com um toque de banana. Isso durante a fermentação primária. Quando tiver pronta falo para vcs o resultado, até agora horrível, nunca mais uso ela de novo, parece que alguém vomitou no meu nariz. Perdi a breja.
 
Que levedura bem ruim, o vendedor falou que era parecida com a abbaye da lallemand e eu caí nessa, muito ruim deixa um cheiro de azedo indescritível parecendo leite azedo mesmo com um toque de banana. Isso durante a fermentação primária. Quando tiver pronta falo para vcs o resultado, até agora horrível, nunca mais uso ela de novo, parece que alguém vomitou no meu nariz. Perdi a breja.

Cara, eu brassei 20L de uma Belgian Dubbel neste sábado e usei este fermento (BE 256 da Fermentis). Provei na terça, quando já tinha atenuado quase tudo e tb senti um cheiro de “podre”. A breja já entrou na fermentação secundária, com temperatura mais alta. Provei de novo e o cheiro de podre já está mais discreto. Vou fazer uma secundária bem longa (2 semanas pelo menos) e deixar a temperatura subir. Pelo que li, e por essa diferença que já percebi, isso é fundamental. Quando ficar pronta eu posto o resultado aqui.
Abs
Alessandro
 
Back
Top