SACI: Controlador de temperatura wifi para fermentação - projeto completo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Manda uma foto da PCB.

@ddani, qual o erro de compilação com a Dallas Temperature? Ja tentou reinstalar o platformio do zero?


Vou fazer um teste amanhã, parece que o borne do sensor esta impedindo o Node de encaixar certo, está ficando uns bons mm desencaixado.

ImageUploadedByTapatalk1485396557.470077.jpgImageUploadedByTapatalk1485396577.347402.jpgImageUploadedByTapatalk1485396609.292377.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Jefferson, gostaria de deixar meus parabéns pelo teu projeto.. SENSACIONAL

Parabéns mesmo !!!

Wendell Borges
 
Peter, teu sensor tá ligado corretamente no terra?
Não to conseguindo ver os furos da PCB aqui.

Uai rapaz, agora não sei. Soldei direto e não funcionou :( Eu só furei a placa onde tinha contato porque estava sem terminal fêmea, só tinha um pedaço de trilho. E o trilho em que só é utilizado um terminal eu tive que reposicionar porque provavelmente minha nodemcu é diferente da sua, tive que mudar o "entre eixos" da placa. Estou a trabalho em SP essa semana, volto no sábado e coloco fotos mais detalhadas para ver se você pode me ajudar.

Abração!
 
Não me perguntem porque, mas troquei no código e na protoboard para a port D3 e funcionou! Eu não fiz a placa, estou testando uma protoboard e um shield de 2 reles....


jalexandre, como funcionam os profiles? Tentei acessar o manual e está fora... Cada um dos passos são 24hs? Ai chegam nos 14 dias que você citou?

Outra, tem como acessar ele fora da rede? Reencaminhei a porta 80 do meu ip para ele e não acessou de fora... tem algum detalhe a mais? Ou ele tem uma porta específica?
 
Alguém pode me ajudar a resolver este erro.
449d4dd158f276d722c3347d2011513c.jpg


Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
 
Já consegui resolver, problema no Atom, instalei em outro computador e funcionou perfeitamente.

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
 
Eu fiz um controlador parecido, usando ARM.
Conversando com um amigo ele me sugeriu fazer uma histeresi pra evitar danos no compressor do freezer:
quando o freezer desliga, ele espera pelo menos 5 minutos pra ligar de novo.

Tu fez algo assim?
Sabe se realmente é necessário (não sei absolutamente nada sobre compressor de freezer)
 
Montei meu saci essa noite, resolvi montar na protoboard apenas o sensor de temperatura e dois leds pra simular o acionamento dos relays de aquecimento e resfriamento.

um led azul ligado a gpio D8 que acredito ser o pino para acionar o resfriamento e um led vermelho na gpio D7 pra simular o aquecimento.

O q está acontecendo é estranho pois ele está acendendo o led ligado a D7 (aquecimento) e indicando no status da pagina que está resfriando.
E o contrario também acontece... se ele estiver indicando que está aquecendo ele acende o led ligado a D8. Isso está certo? alguem ja passou por isso?
 
Eu fiz um controlador parecido, usando ARM.
Conversando com um amigo ele me sugeriu fazer uma histeresi pra evitar danos no compressor do freezer:
quando o freezer desliga, ele espera pelo menos 5 minutos pra ligar de novo.

Tu fez algo assim?
Sabe se realmente é necessário (não sei absolutamente nada sobre compressor de freezer)

Fiz. Tá lá na biblioteca BangController(h/cpp)

Inclusive o tempo é configurável pela interface web.
 
Montei meu saci essa noite, resolvi montar na protoboard apenas o sensor de temperatura e dois leds pra simular o acionamento dos relays de aquecimento e resfriamento.

um led azul ligado a gpio D8 que acredito ser o pino para acionar o resfriamento e um led vermelho na gpio D7 pra simular o aquecimento.

O q está acontecendo é estranho pois ele está acendendo o led ligado a D7 (aquecimento) e indicando no status da pagina que está resfriando.
E o contrario também acontece... se ele estiver indicando que está aquecendo ele acende o led ligado a D8. Isso está certo? alguem ja passou por isso?

Me passa, em pvt a saída do log do platform.io e o modelo da sua placa.

Não tenho acompanhado muito o fórum ultimamente.

Abraços.
 
Me passa, em pvt a saída do log do platform.io e o modelo da sua placa.

Não tenho acompanhado muito o fórum ultimamente.

Abraços.

Enviado para o email de contato do blog... testei em uma placa da amica e uma da lolin. Olhei o código de cabo a rabo e não consigo entender pq está acontecendo isso. Pensei apenas e falha da placa e as gpios estarem trocadas... mas em duas placas diferente acho meio dificil.
 
Me passa, em pvt a saída do log do platform.io e o modelo da sua placa.

Não tenho acompanhado muito o fórum ultimamente.

Abraços.

Achei Alexandre,
Na chamada do construtor do BangController os paramentros estão invertidos

uint8_t heatPin = D7 ;
uint8_t coolPin = D8 ;
//Pins, config and profile path
BangController saci(heatPin, coolPin, "/saci.txt", "saciprofile.txt");

-----------------------------------------------------------------------

BangController::BangController(uint8_t _coolPin, uint8_t _heatPin, \
String _configFile,String _profileFile) {
configFile = _configFile;
profileFile = _profileFile;
coolPin = _coolPin ;
heatPin = _heatPin ;
pinMode(coolPin, OUTPUT) ;
pinMode(heatPin, OUTPUT) ;
digitalWrite(coolPin, LOW) ;
digitalWrite(heatPin, LOW) ;
SPIFFS.begin();
}
 
Achei Alexandre,
Na chamada do construtor do BangController os paramentros estão invertidos

uint8_t heatPin = D7 ;
uint8_t coolPin = D8 ;
//Pins, config and profile path
BangController saci(heatPin, coolPin, "/saci.txt", "saciprofile.txt");

-----------------------------------------------------------------------

BangController::BangController(uint8_t _coolPin, uint8_t _heatPin, \
String _configFile,String _profileFile) {
configFile = _configFile;
profileFile = _profileFile;
coolPin = _coolPin ;
heatPin = _heatPin ;
pinMode(coolPin, OUTPUT) ;
pinMode(heatPin, OUTPUT) ;
digitalWrite(coolPin, LOW) ;
digitalWrite(heatPin, LOW) ;
SPIFFS.begin();
}

Massa.

Tu pode fazer um push request pro git ou eu mesmo faço isso durante o fim de semana.

Abraço!!
 
Massa.

Tu pode fazer um push request pro git ou eu mesmo faço isso durante o fim de semana.

Abraço!!
Feito! Vamos em frente e mais uma vez, parabéns pelo projeto!

Enviado de meu XT1580 usando Tapatalk
 
Parabéns ao autor pelo projeto, será de muita ajuda no controle de fermentação.

Obrigado por sua contribuição.

Grande abraço.
 
Consegui subir a interface no platformio, mas ainda estou c problema na biblioteca Dallas, não está subindo e c isso n consegue ler a temperatura do sensor.

Tenho o mesmo problema, mesmo trocando de porta continua não fazendo a leitura.
 
Tenho o mesmo problema, mesmo trocando de porta continua não fazendo a leitura.

Troquei o sensor e também as libs dalas e onewire, ainda sem conseguir fazer a leitura, estou compilando pelo PlatformIO no MAC OS X, todo o processo ocorre sem erros, carrego o upload da build e do SPIFFS sem nenhum erro. Acesso a interface web pelo IP mas a única leitura de temperatura que aparece é fixa em -127 tanto pela serial quanto pela interface web.

Qualquer ajuda é bem vinda.
 
Troquei o sensor e também as libs dalas e onewire, ainda sem conseguir fazer a leitura, estou compilando pelo PlatformIO no MAC OS X, todo o processo ocorre sem erros, carrego o upload da build e do SPIFFS sem nenhum erro. Acesso a interface web pelo IP mas a única leitura de temperatura que aparece é fixa em -127 tanto pela serial quanto pela interface web.

Qualquer ajuda é bem vinda.

Manda uma screenshot da serial, por gentileza.
 
Manda uma screenshot da serial, por gentileza.

Segue a correção feita com base na experiência do Jefferson Alexandre o qual me atendeu prontamente e orientou sobre a necessidade de adicionar a linha:

pinMode(D5, OUTPUT); //D5 deve ser a mesma porta de leitura do sensor informada no arquivo DS18B20.cpp

No arquivo main.cpp (src.ino) na linha 49, logo abaixo de ArduinoOTA.begin();

Foram 3 dias lutando para descobrir o motivo do problema até encontrar o link da comunidade do ESP8266:

http://www.esp8266.com/viewtopic.php?f=29&t=2302&start=16

Meus sinceros agradecimentos, além da cerveja que irá viajar até o autor como merecido pagamento pelos seus esforços.

Valeu!!!!
 

Attachments

  • saci_work.png
    saci_work.png
    301.5 KB · Views: 102
Segue a correção feita com base na experiência do Jefferson Alexandre o qual me atendeu prontamente e orientou sobre a necessidade de adicionar a linha:

pinMode(D5, OUTPUT); //D5 deve ser a mesma porta de leitura do sensor informada no arquivo DS18B20.cpp

No arquivo main.cpp (src.ino) na linha 49, logo abaixo de ArduinoOTA.begin();

Foram 3 dias lutando para descobrir o motivo do problema até encontrar o link da comunidade do ESP8266:

http://www.esp8266.com/viewtopic.php?f=29&t=2302&start=16

Meus sinceros agradecimentos, além da cerveja que irá viajar até o autor como merecido pagamento pelos seus esforços.

Valeu!!!!

Foi divertido debugar o problema.

Vou testar e se tudo der certo, implementar isso no código atual para que não se repita com outros usuários.

Abraço!!
 
Olá!
Alguém chegou a fazer alguma placa de uso geral para o módulo wemos? Ou existe alguma plaquinha pronta no Aliexpress que disponibilize os IOs para usarmos?

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk
 
Meu Saci tem desligado e ligado (estou acompanhando online e pelo LED azul da placa) muito alguém tem passada por essa experiencia?
 
Meu Saci tem desligado e ligado (estou acompanhando online e pelo LED azul da placa) muito alguém tem passada por essa experiencia?


O meu parou de funcionar... não aparece mais na rede wifi... Eu não usava para controle de temperatura, estava usando apenas para monitorar a temperatura da geladeira pelo https://thingspeak.com.
Enfim, foi bom enquanto durou...

Se alguém tiver alguma dica de outro dispositivo que faça isso, digae.
 
O meu parou de funcionar... não aparece mais na rede wifi... Eu não usava para controle de temperatura, estava usando apenas para monitorar a temperatura da geladeira pelo https://thingspeak.com.
Enfim, foi bom enquanto durou...

Se alguém tiver alguma dica de outro dispositivo que faça isso, digae.
Brewpiless. Tem tópico dedicado aqui no fórum.
 

Latest posts

Back
Top