Rohde I

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rohde

Well-Known Member
Joined
Jul 26, 2014
Messages
221
Reaction score
50
Primeiro equipamento que montei: Fogareiro de 4 caulins usado de um amigo, mangueiras "tóxicas" comprada em loja de ferragens, conexões em latão, balde fermentador novo mas que seria usado para fertilizante e alguns vazamentos... Uma obra de arte! haha,
Um orgulho por ter construído sozinho, apenas pesquisando na internet, sem nunca ter visto um de perto e ter conseguido uma BOA cerveja!

Usei-o em 2 ou 3 levas e vendi quase tudo para um cervejeiro que vim a conhecer pelo facebook, despachei do Mato Grosso para Bahia.

E comecei a montar o equipamento Rohde II
 

Attachments

  • Equipamento (3).jpg
    Equipamento (3).jpg
    138.4 KB · Views: 565
  • Equipamento (4).jpg
    Equipamento (4).jpg
    143.9 KB · Views: 485
  • 2013-09-19-348.jpg
    2013-09-19-348.jpg
    80.7 KB · Views: 425
Rohde II
Com a "experiência" de 2 ou 3 brassagens na vida montei o segundo equipamento (ainda sem jamais visto uma brassagem de outra pessoa): Partindo para o Inox, panela de mostura feita com um barril de 50 litros, mangueiras atóxicas, fogareiro de 12 caulins, fermentador cônico, registros e conexões inox, anéis de silicone - sem mais vazamentos.

Minha panela de mostura do primeiro equipamento (de 50 litros) virou panela de fervura desse segundo, me preparando para o futuro...
 

Attachments

  • Equipamento (5).jpg
    Equipamento (5).jpg
    157.2 KB · Views: 426
  • Equipamento (26).jpg
    Equipamento (26).jpg
    202 KB · Views: 478
  • Equipamento (15).jpg
    Equipamento (15).jpg
    181.2 KB · Views: 425
  • Equipamento (54).jpg
    Equipamento (54).jpg
    142.3 KB · Views: 429
Pois bem, ainda não fiz nenhum curso sobre cerveja, já participei de UM brewday, nos mais... a Internet que ensina!

E já se foram mais de uma duzia de brassagens, gostei da coisa, aumentei para 40 litros e agora quero melhorar o equipamento que tenho.
 

Attachments

  • Equipamento (32).JPG
    Equipamento (32).JPG
    57.1 KB · Views: 426
  • Equipamento (33).JPG
    Equipamento (33).JPG
    78.3 KB · Views: 394
  • Equipamento (37).jpg
    Equipamento (37).jpg
    240.5 KB · Views: 397
  • IMG_1097.jpg
    IMG_1097.jpg
    235.2 KB · Views: 403
  • IMG_0854.jpg
    IMG_0854.jpg
    144.2 KB · Views: 360
Muito bom ! Parabéns.

Gostei do nível para o malte no moedor... rsrsrs

Você poderia detalhar a conexão do poço térmico
e torneira no fermentador ?

Valeu,

Eduardo
 
Muito bom!! Que evolução!
Diz aí, qual marca/modelo de furadeira você usa pra moer o malte?
Aguenta o tranco?
Estou precisando comprar uma.

Valeu!
 
Massa Rohde! Como queria achar um barril de 50L danificada para transformar em panela de fervura...!
 
@Rohde, legal o equipamento. Sugiro comprar uma bombinha chugger ou de inox. Vc tem um equipamento bacana de inox aí, panelas legais... não tem porque usar esse plastico preto toxico aí da bombinha de maquina de lavar.

Abraço
 
Muito bom ! Parabéns.

Gostei do nível para o malte no moedor... rsrsrs

Você poderia detalhar a conexão do poço térmico
e torneira no fermentador ?

Valeu,

Eduardo


Valeu Edu, de 2 em 2 kg fica bom para moer e dar uma pausa.
Tanto na torneira quando no poço termométrico eu usei uma porca de pvc por dentro, com um anel de silicone simples.
No poço (comprado da china), coloquei uma arruela de alumínio por fora também.

*para quem está pensando em comprar um desses termômetros de contato: não vale a pena, rsrs. Uso apenas para comparação.
 

Attachments

  • IMG_1136.jpg
    IMG_1136.jpg
    97.5 KB · Views: 318
Muito bom!! Que evolução!
Diz aí, qual marca/modelo de furadeira você usa pra moer o malte?
Aguenta o tranco?
Estou precisando comprar uma.

Valeu!

Eu usava uma furadeira emprestada do um vizinho, Black&Decker de 500W, mas não aguenta nada, nem 3 dedos de malte acima da rosca do moinho.

Matei vários coelhos com uma cajadada só. Comprei uma da boas!
https://www.lojadomecanico.com.br/p...e-impacto-12-pol-110-v-710-w-tramontina-42411

Faço furo em concreto, metal, madeira, ajusto a velocidade no gatilho, uso como parafusadeira e desparafusadeira (com velocidade reversível) e ainda para moer malte! hehe

*500w é pouco, mas 700W sobra força e potência.
 
Encontrar um barril realmente é dificil pois quando compra-se novo dura MUITO!
Praticamente a única coisa que pode estragar é a rosca do sifão - mas isso tem conserto, o pessoal torneira e faz rosca nova, rsrs.
Encontrei o meu em uma loja de móveis usados, meio amassado, meio enferrujado, meio pintado... depois de publicar que eu estava buscando, no facebook.
 

Attachments

  • Equipamento (43).jpg
    Equipamento (43).jpg
    161.8 KB · Views: 217
Eu usava uma furadeira emprestada do um vizinho, Black&Decker de 500W, mas não aguenta nada, nem 3 dedos de malte acima da rosca do moinho.

Matei vários coelhos com uma cajadada só. Comprei uma da boas!
https://www.lojadomecanico.com.br/p...e-impacto-12-pol-110-v-710-w-tramontina-42411

Faço furo em concreto, metal, madeira, ajusto a velocidade no gatilho, uso como parafusadeira e desparafusadeira (com velocidade reversível) e ainda para moer malte! hehe

*500w é pouco, mas 700W sobra força e potência.

Muito bom!
Vou considerar a compra!
Valeu!
 
@Rohde Qual a potência da sua furadeira?

A minha fedeu a queimado e não girou o moinho de discos, moer malte no braço é complicado hehehe.

Abraços.
 
Valeu Leyox

Mateus eu usava uma de 500W (emprestada) e não dava conta. comprei uma de 710W e agora sobra força.
 
Um dos melhores investimentos que eu fiz foi em um moinho de rolos, giro na mão mesmo, eficiência da brassagem e clarificação melhoraram muito devido a qualidade da moagem.
 
Back
Top