Robust Vanilla Porter

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jeanpaullopes

Well-Known Member
Joined
May 17, 2016
Messages
1,824
Reaction score
737
Fiz uma robust Porter com adição de uma fava de baunilha no final da fervura.
Fiz uma infusão de outra fava em vodka ( 100ml para 1 fava)
Uma semana de primária e 2 semanas de secundária. Nos últimos 5 dias adicionei 40 ml da infusão de baunilha.
O balde parecia tudo normal.
Ao abrir hoje para o envase, me deparei um Com uma fina camada/filme sobre a cerveja. A foto mostra mais branco do que era. O sabor e aroma está ótimo.
a34c92e43816c22d95025dfadb0ff15d.jpg

Transferi para outro balde pela torneira e descartei a parte autorizado
Superficial.
No copo ficou incrível principalmente a medida que esquentava.
b0e713b706fac1ccec818b7da6829e1e.jpg


Alguém tem uma ideia do que pode ser o filme?

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
A imagem está um pouco ruim, mas parece que começou a congelar... não é isso ???
 
Por foto nunca é simples analisar mas pelo que vc descreve pode ser bem provável que vc fez extração de óleo da baunilha e quando deixou em repouso o óleo subiu e formou este sobrenadante, daria pra olhar isto melhor puxando por cima com uma seringa, colocando em uma proveta e deixando em temperatura fria.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Por foto nunca é simples analisar mas pelo que vc descreve pode ser bem provável que vc fez extração de óleo da baunilha e quando deixou em repouso o óleo subiu e formou este sobrenadante, daria pra olhar isto melhor puxando por cima com uma seringa, colocando em uma proveta e deixando em temperatura fria.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Pensei nesta possibilidade, mas achei que seria muito óleo para somente duas favas porém, não tenho noção da quantidade de óleo que estás favas contém.
Por via das dúvidas, descartei uns dois litros dá superfície e toda a lama.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
olha esse topico

vi algumas fotos que pessoal relatava como sendo aspecto de fermentação lática, dá uma olhada

http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=174033
Também suspeitei de lactobacillus.

Talvez da geladeira.

É a segunda vez que ocorre, em cozinhas diferentes, só em comum o uso de malte chocolate e pouco lúpulo.

Minhas duas porters viraram souers 😀😀

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Atualizando,

Duas semanas após o envase a cerveja está muito boa.

Na primeira semana havia uma nota ácida no aroma e no sabor. Já na segunda ela não é mais percebida.

A cerveja ficou espetacular sem uma maturação maior, imagino após uns 2 a 3 meses. Não se nota nem os mais de 7% de álcool (no paladar, pois depois de uma garrafa o sorriso já não sai tão fácil da cara).
5faf0782d8a27fcae591acf32ef0da5f.jpg
cd567c0cb302f3c719d022d79b030bff.jpg


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top