RIMS Elétrico – Aquecimento inicial da água de infusão

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MC2Bier

Member
Joined
Jan 5, 2016
Messages
8
Reaction score
0
Boa tarde, pessoal!

Estou estudando montar um sistema RIMs elétrico de 20L com 3 panelas montadas em um Brewstand e, segundo a sugestão do Guenther no tópico de Resistências, teríamos:

- Panela de fervura (32L para fervura de 25L) --> 2.500W (1.000W/10L)
- Panela de Mosturação (32L) --> Aprox. 1.000W (3x menos que a fervura) posicionada abaixo do fundo falso.
- Panela de Lavagem (20L) --> 1.500W talvez...

Dúvida: Neste caso, como vocês aquecem a água de infusão até a temp. desejada (ex 68ºC)? Na própria panela de mosturação?

Pergunto pois acredito que a resistência de 1.000W da panela de mostura levaria bastante tempo até aquecer a água para 68ºC...

Ou vocês aquecem em outra panela (ex: lavagem ou fervura) que possua resistência mais forte e transferem para a panela de mostura?

Muito obrigado e um grande abraço,
Mauro
 
Boa tarde, pessoal!

Estou estudando montar um sistema RIMs elétrico de 20L com 3 panelas montadas em um Brewstand e, segundo a sugestão do Guenther no tópico de Resistências, teríamos:

- Panela de fervura (32L para fervura de 25L) --> 2.500W (1.000W/10L)
- Panela de Mosturação (32L) --> Aprox. 1.000W (3x menos que a fervura) posicionada abaixo do fundo falso.
- Panela de Lavagem (20L) --> 1.500W talvez...

Dúvida: Neste caso, como vocês aquecem a água de infusão até a temp. desejada (ex 68ºC)? Na própria panela de mosturação?

Pergunto pois acredito que a resistência de 1.000W da panela de mostura levaria bastante tempo até aquecer a água para 68ºC...

Ou vocês aquecem em outra panela (ex: lavagem ou fervura) que possua resistência mais forte e transferem para a panela de mostura?

Muito obrigado e um grande abraço,
Mauro

Amigo, montei um sistema semelhante:

Panela 38- agua de lavagem resistencia 1500w
Panela 36- mosturacao filtracao resistencia 2500w
Panela 40- fervura resistencia 4000w.

Na 36 a temperatura sobe cerca de 1 grau/1,5 minutos

Estude bem a parte eletrica para nao ter problemas de sub-dimencionamento.
 
Amigo, montei um sistema semelhante:



Panela 38- agua de lavagem resistencia 1500w

Panela 36- mosturacao filtracao resistencia 2500w

Panela 40- fervura resistencia 4000w.



Na 36 a temperatura sobe cerca de 1 grau/1,5 minutos



Estude bem a parte eletrica para nao ter problemas de sub-dimencionamento.



Danielsantos, obrigado pela ajuda, qual a quantidade de grãos e água que utiliza na mostura?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Alguém mais montou um setup similar, porém utilizando a sugestão de resistências do tópico fixo aqui do fórum?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Alguém mais montou um setup similar, porém utilizando a sugestão de resistências do tópico fixo aqui do fórum?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Bom dia amigo, eu já tive um sistema semelhante, mas no meu não havia resistência sob a cama de grãos. A água era aquecida na panela de fervura e bombeada para a de mostura com o controle de temperatura na entrada desta.
 
@MC2Bier,

eu montei um setup similar a este para produzir 36 litros (panelas de 50 L), como resistências de 2000w nas panelas de mostura e de água quente, e de 4500w na de fervura. Faço a mostura com aproximadamente 27 litros, o que demora aproximadamente 40 minutos para atingir 71oC.

Um conselho, na hora de fazer o projeto, tente deixar o menor volume possível abaixo do fundo falso, você vai conseguir um melhor controle da temperatura assim.

Abraço
 
@MC2Bier,

eu montei um setup similar a este para produzir 36 litros (panelas de 50 L), como resistências de 2000w nas panelas de mostura e de água quente, e de 4500w na de fervura. Faço a mostura com aproximadamente 27 litros, o que demora aproximadamente 40 minutos para atingir 71oC.

Um conselho, na hora de fazer o projeto, tente deixar o menor volume possível abaixo do fundo falso, você vai conseguir um melhor controle da temperatura assim.

Abraço



Legal, muito obrigado @rafaelpiovesan!

Estou pensando talvez em padronizar 2500W nas panelas de Mostura e Ferverura (ambas panelas de 32L) e colocar um dimmer, aí para aquecer a água de infusão eu deixo na potência máxima para aquecer mais rápido, depois eu diminuo a potência no dimmer pra uns 40% para a mosturação, o que acham?



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Danielsantos, obrigado pela ajuda, qual a quantidade de grãos e água que utiliza na mostura?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Depende da receita..uso como default a taxa de 3litros/Kg. Geralmente para uma Pale Ale, sao 6kg de maltes.

Muito cuidado na recirculacao, onde a bombinha pode cavitar e oxigenar o mosto...um bom pwm ajuda bastante. Eu as vezes tenho problemas com a transferencia filtracao- panela de fervura, onde é complicado fazer transferencia bem lenta.
 
Alguém mais montou um setup similar, porém utilizando a sugestão de resistências do tópico fixo aqui do fórum?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Montei um sistema com resistência de 2000W panela numero 38 de mostura e 3000W panela numero 36 de fervura. Levas de 20l

Abs
 
Back
Top