Reutilização slurry + Brewersfriend

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Alemaoback

Member
Joined
Jun 18, 2015
Messages
16
Reaction score
3
Olá novamente, estou chegando na fase de reaproveitar levedura e gostaria da colaboração de vocês nessa fase afim de obter um bom resultado.

Fiz levas de Lager Vienna e German Pils de 30L com OG de 1048.
Estou utilizando o W34/70 fermentis


Cálculo fermento.
Q= 1.500mi x 30L x12 =540bilhoes/10bi=54g. (foi bom esse passo pq atualmente tenho colocado somente 4 pacotes = 46g (ideal pelos cálculos seria +1)

Minha intenção é reaproveitar a lama, para refermentar uma nova leva.
Cálculo:
Partindo do princípio que colete 20g slurry e que contenha 2.5bilhoes/mL
No brewsfriend: OG 1048
Litros 30
Pro Brewer 1.5Lager
Slurry amount 0.2L
Slurry densit 2.5

Resultado 500bilhoes déficit de 36Bi

Parte 2: 500Bi (grab from above)

Starter Size Gravity
1.4L 1040 braukaiser

Atinge o pitching rate!

Bem minha primeira dúvida se está certo os cálculos ai em cima.

Minha segunda dúvida é quanto tempo de starter??

Minha intenção seria realizar o starter no dia 01, deixar até a manha seguinte no agitador magnético (24H) e utilizar no dia 02, (dia da brassagem) colocando ele na geladeira afim de decantar e atingir a temperatura de inoculação do mosto!

DME é regrinha de 3? 1040 = 100g = 1L em 1.4L = 140g?

Dúvidas de iniciante..


Outro detalhe importante é que irei realizar a lavagem dia 07/12/15 e utilizar o fermento somente final de janeiro. É necessário uma hidratação ou apenas colocar no mosto (DME). O fermento ficará com água acondicionado na geladeira!
Grato pela atenção!
 
Oi Alemaoback,

Se ta iniciando nisso, pergunto por que mudar o padrão de densidade do slurry?
O padrão do brewer's friend é 1 bilhão de células por mL, isso de slurry limpo, lavado, sem trub e tal... cuidado com o otimismo em demasia.

Fora isso é só confiar na calculadora pro volume.
Em relação ao tempo, vai depender um pouco da relação quantidade de células x volume de starter. Mas em geral, de 24 a 36h. Pode observar simplesmente desligando o agitador e deixando um tempo parado. Se continuar saindo bolhas, é porque há atividade. Se ficar parado e começar a decantar muito, depois de umas horas, é porque acabou.

DME é isso aí, 100g produz 1 litro de mosto com densidade entre 1,036 e 1,040 g/cm³, pode ir pela regra de 3 observando as unidades, ou usar o beersmith pra simular.

Abraço
 
Ah!!! desculpe... vi agora que vc estimou por peso, e não volume. Então tá certo. Pode seguir o indicado pelo artigo do braukaiser... sendo a mesma levedura ainda, está bem seguro de ter um valor próximo a indicado.

Abraço
 
Então Tiago, esse era um mega detalhe que não encontrei dados para colocar, então coloquei o que há em um material word disponibilizado nesse mesmo fórum, lá tem essa opção 2.5Ales e x.x lager, então apliquei 2.5 e ignorei a base da calculadora! Grato pela atenção!

Editei e coloquei uma nova informação, que só irei utilizar o fermento depois de 30 a 40 dias, é necessário uma hidratação?





Oi Alemaoback,

Se ta iniciando nisso, pergunto por que mudar o padrão de densidade do slurry?
O padrão do brewer's friend é 1 bilhão de células por mL, isso de slurry limpo, lavado, sem trub e tal... cuidado com o otimismo em demasia.

Fora isso é só confiar na calculadora pro volume.
Em relação ao tempo, vai depender um pouco da relação quantidade de células x volume de starter. Mas em geral, de 24 a 36h. Pode observar simplesmente desligando o agitador e deixando um tempo parado. Se continuar saindo bolhas, é porque há atividade. Se ficar parado e começar a decantar muito, depois de umas horas, é porque acabou.

DME é isso aí, 100g produz 1 litro de mosto com densidade entre 1,036 e 1,040 g/cm³, pode ir pela regra de 3 observando as unidades, ou usar o beersmith pra simular.

Abraço
 
Editei e coloquei uma nova informação, que só irei utilizar o fermento depois de 30 a 40 dias, é necessário uma hidratação?

Com o slurry armazenado esse tempo é preciso estimar as perdas e fazer um starter considerando isso.

Abraço
 
Então Tiago, esse era um mega detalhe que não encontrei dados para colocar, então coloquei o que há em um material word disponibilizado nesse mesmo fórum, lá tem essa opção 2.5Ales e x.x lager, então apliquei 2.5 e ignorei a base da calculadora! Grato pela atenção!

Editei e coloquei uma nova informação, que só irei utilizar o fermento depois de 30 a 40 dias, é necessário uma hidratação?

Cara, nesse caso eu utilizaria a própria calculadora do brewers pra um vial novo, com viabilidade inicial de 85%. Pra 30 dias, a viabilidade dá, se não me engano, 79%. Então faria 0,85*79%=67%. Usaria uns 65% ou 60%. Simularia com os 2 pra ver a diferença.
 
Cara, nesse caso eu utilizaria a própria calculadora do brewers pra um vial novo, com viabilidade inicial de 85%. Pra 30 dias, a viabilidade dá, se não me engano, 79%. Então faria 0,85*79%=67%. Usaria uns 65% ou 60%. Simularia com os 2 pra ver a diferença.

Lendo um link que ate foi o Guenther colocou num outro tópico sobre reutilização de slurry ele coloca que a quantidade de bilhões de células por grama (2,5 bi/g para ales, e uns 4 bi/g para lagers).
Acredito que ele retirou do link que ele postou: http://braukaiser.com/blog/blog/2012/08/24/yeast-pitching-by-weight/ mais precisamente dessa parte:

Tenho apenas dois pontos de dados para recém propagado WLP 833. A média é de 3,8 B / g. Isso pode seguramente ser arredondado para 4 B / g


Retornando aos cálculos, como irei reutilizar o W34/70 considero os 2.5bi/g ou os 4bi/g?

Partindo pra 4bi/g utilizando uma viabilidade de 65% me daria 2.6bi.

No caso de 2.5big utilizando uma viabilidade de 65% me daria 1.625bi.

Grato pela atenção novamente!
 
Lendo um link que ate foi o Guenther colocou num outro tópico sobre reutilização de slurry ele coloca que a quantidade de bilhões de células por grama (2,5 bi/g para ales, e uns 4 bi/g para lagers).
Acredito que ele retirou do link que ele postou: http://braukaiser.com/blog/blog/2012/08/24/yeast-pitching-by-weight/ mais precisamente dessa parte:

Tenho apenas dois pontos de dados para recém propagado WLP 833. A média é de 3,8 B / g. Isso pode seguramente ser arredondado para 4 B / g


Retornando aos cálculos, como irei reutilizar o W34/70 considero os 2.5bi/g ou os 4bi/g?

Partindo pra 4bi/g utilizando uma viabilidade de 65% me daria 2.6bi.

No caso de 2.5big utilizando uma viabilidade de 65% me daria 1.625bi.

Grato pela atenção novamente!




Engarrafei hoje a Vienna e no mesmo embalo fiz a lavagem do fermento!

Depois de retirar a cerveja para outro balde, coloquei a água do erlermeyer e um outro pote. Enquanto engarrafava deixei o balde com a lama dentro da geladeira. No final do envase preenchi o erlenmeyer e o pote de vidro, deixei 20minutos e retirei a parte mais líquida dos recipientes e coloquei em outros potes, esperar agora para ver o que vai sobrar!

Grato pela atenção
 

Attachments

  • WP_20151204_11_23_18_Pro.jpg
    WP_20151204_11_23_18_Pro.jpg
    116.2 KB · Views: 184
Passou o fim de semana na geladeira, estou ná dúvida em relação ao fermento viável... Se for aquela parte aonde coloquei fermento minha intenção seria repetir o processo de lavagem para na hora de reutilização não pegar os sedimentos de baixo. Segue a foto em anexo!






Engarrafei hoje a Vienna e no mesmo embalo fiz a lavagem do fermento!

Depois de retirar a cerveja para outro balde, coloquei a água do erlermeyer e um outro pote. Enquanto engarrafava deixei o balde com a lama dentro da geladeira. No final do envase preenchi o erlenmeyer e o pote de vidro, deixei 20minutos e retirei a parte mais líquida dos recipientes e coloquei em outros potes, esperar agora para ver o que vai sobrar!

Grato pela atenção
 

Attachments

  • duvida.jpg
    duvida.jpg
    128.7 KB · Views: 170
Lendo um link que ate foi o Guenther colocou num outro tópico sobre reutilização de slurry ele coloca que a quantidade de bilhões de células por grama (2,5 bi/g para ales, e uns 4 bi/g para lagers).
Acredito que ele retirou do link que ele postou: http://braukaiser.com/blog/blog/2012/08/24/yeast-pitching-by-weight/ mais precisamente dessa parte:

Tenho apenas dois pontos de dados para recém propagado WLP 833. A média é de 3,8 B / g. Isso pode seguramente ser arredondado para 4 B / g


Retornando aos cálculos, como irei reutilizar o W34/70 considero os 2.5bi/g ou os 4bi/g?

Partindo pra 4bi/g utilizando uma viabilidade de 65% me daria 2.6bi.

No caso de 2.5big utilizando uma viabilidade de 65% me daria 1.625bi.

Grato pela atenção novamente!

Se tá usando fermento lager, use o valor pra fermento lager....

Fora isso confie na calculadora. Não é dificil usar ela... se vc tiver uma duvida pontual sobre algo nela, pergunte... mas se vc coloca todo o passo-a-passo aqui pra ser revisado, fica confuso e a gente acaba nao lendo...

Em relação à lavagem, a lama da ultima foto parece limpa. Confie também no processo de lavagem... é bem simples e efetivo.

O momento desse processo de deixar o frasco parado, depois de misturar à agua serve em parte pra decantar particulas sólidas e proteínas mais pesadas, que levam alguns minutos pra descer mas descem. Pode restar ainda algo no meio e lavagens subsequentes vão limpando cada vez mais de sujeiras desse tipo, mas podem ir aumentando cada vez mais a quantidade de contaminantes, então tenha cuidado.

Particularmente só faço uma vez a lavagem, principalmente por preguiça de ficar lavando, e também porque é importante escolher um método e manter ele. Como já disse em outros tópicos, essa parte toda de estimar quantidade de fermento, lavar, etc.. não é exata, por isso é chamada de estimativa e não contagem.

Isso não a torna menos importante, é um ótimo ponto de partida, mas deve ser encarada dessa forma e ser ajustada de acordo com os resultados que vc obtém, porque eles podem ou não ser satisfatórios das primeiras vezes, daí se nao forem, vc tem um padrão e pode ajustar a partir disso, tendo a confiança de que estará mudando de forma mais precisa.

Abraço
 
Galera, algum tem algum material sobre reaproveitamento do fermento?

Outra coisa, estou enfrentando um problema com os dois fermentadores cônicos (indupropil 75 l) que tenho.
Purga do fermento - Sempre que vou extrair o trub que está no fermentador sai um pouco de trub, e depois começa a sair muito mosto.
De quanto em quanto tempo devo fazer a purga? Quando vcs extraem o trub o fermentador sai tudo?

Outra coisa, to querendo aproveitar o fermento. Nesse caso devo fazer várias purgas e depois juntar tudo ou deixar p fazer uma única quando a fermentação acaba?

Obrigado
 
Oi Alemaoback,

Se ta iniciando nisso, pergunto por que mudar o padrão de densidade do slurry?
O padrão do brewer's friend é 1 bilhão de células por mL, isso de slurry limpo, lavado, sem trub e tal... cuidado com o otimismo em demasia.

Fora isso é só confiar na calculadora pro volume.
Em relação ao tempo, vai depender um pouco da relação quantidade de células x volume de starter. Mas em geral, de 24 a 36h. Pode observar simplesmente desligando o agitador e deixando um tempo parado. Se continuar saindo bolhas, é porque há atividade. Se ficar parado e começar a decantar muito, depois de umas horas, é porque acabou.

DME é isso aí, 100g produz 1 litro de mosto com densidade entre 1,036 e 1,040 g/cm³, pode ir pela regra de 3 observando as unidades, ou usar o beersmith pra simular.

Abraço

Tiago, aquela lama compacta só possui 1 bi células/ml? To bem confuso em relação a isso. ainda mais, fui ler isso no Yeast: "If you want to get an idea of what different slurry densities look like, get a vial of White Labs yeast and try this experiment. The entire volume of the vial is 47 milliliters, and each has an average fill level of 36 milliliters. That fill level is right around the bend near the top, where the vial becomes straight. After the vial has sat upright and steady for a good long time, the yeast packs down into the bottom portion of the vial, about 14 milliliters of space. Once that happens, the yeast (excluding the liquid above it) is at a very high density, somewhere around 8 billion cells/ml. If you shake the vial, so the yeast mixes evenly into the liquid, it will have a density of around 3 billion cells/ml. If you mix the vial contents with an additional 16 milliliters of water, you now have an idea of what a 2 billion cells/ml slurry looks like." Claro que um vial da White Labs deve ter densidade maior que a lama lavada por nós em casa, mas 8x menor? To usando a densidade em bi cel./g. considerei 4,5. Vamo ver o que vai sair dessa leva.

Abraço!
 
Tiago, aquela lama compacta só possui 1 bi células/ml? To bem confuso em relação a isso. ainda mais, fui ler isso no Yeast: "If you want to get an idea of what different slurry densities look like, get a vial of White Labs yeast and try this experiment. The entire volume of the vial is 47 milliliters, and each has an average fill level of 36 milliliters. That fill level is right around the bend near the top, where the vial becomes straight. After the vial has sat upright and steady for a good long time, the yeast packs down into the bottom portion of the vial, about 14 milliliters of space. Once that happens, the yeast (excluding the liquid above it) is at a very high density, somewhere around 8 billion cells/ml. If you shake the vial, so the yeast mixes evenly into the liquid, it will have a density of around 3 billion cells/ml. If you mix the vial contents with an additional 16 milliliters of water, you now have an idea of what a 2 billion cells/ml slurry looks like." Claro que um vial da White Labs deve ter densidade maior que a lama lavada por nós em casa, mas 8x menor? To usando a densidade em bi cel./g. considerei 4,5. Vamo ver o que vai sair dessa leva.

Abraço!

"After the vial has sat upright and steady for a good long time..."

Se vc realizar a lavagem do fermento e deixar ele por um "good long time", talvez a densidade dele aumente mesmo...

Pode ser que os fermentos comerciais sejam um pouco mais limpos que slurry lavado apenas uma vez, ou talvez não tanto... não sei.

No brewer's friend traz:
"Default slurry density is 1 billion cells / mL, but you can adjust it. Some sources say it is as high as 5 B / mL."

Eu não sei porque o padrão é definido em 1 bilhão por mL, ao invés de 5. Ou mesmo 2,5 ou 3... no "meio".

Eu acho que a sua questão é bastante interessante, dá pra passar meses fazendo contagens de lamas diferentes e averiguando esse tipo de coisa. A questão é que muitas variáveis estão envolvidas num cálculo total de pitching rate. Só como exemplo... cepas diferentes perdem viabilidade de forma diferente, algumas morrem mais rápido que outras. Isso não é contabilizado, as calculadoras possuem um cálculo geral de perda de viabilidade...

O que eu quero dizer é... se vc encontrar uma fonte que vc considera confiável e queira utilizar um valor diferente, vá em frente. Se não der muito certo, ajuste...

Embora os questionamentos sobre varios parâmetros sejam muito interessantes, é mais fácil utilizar a ferramenta de forma relativa ao invés de absoluta.. escolher um padrão e modificar quantidades a partir dos resultados que vc obtém. Pessoalmente, escolhi manter os parâmetros padrão da calculadora, exceto o Target Pitch rate, que uso 1.0 ao invés de 0.75.

Abraço
 
Nesse vídeo do Jamal, ele utiliza 8 bi/ml, dizendo que tirou a informação do "Yeast".

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=pGNmR3F0lO8[/ame]

Tenho usado esse valor na calculadora do Brewer's Friend, porém com o Target Pitch Rate de 1.0
 
"After the vial has sat upright and steady for a good long time..."

Se vc realizar a lavagem do fermento e deixar ele por um "good long time", talvez a densidade dele aumente mesmo...

Pode ser que os fermentos comerciais sejam um pouco mais limpos que slurry lavado apenas uma vez, ou talvez não tanto... não sei.

No brewer's friend traz:
"Default slurry density is 1 billion cells / mL, but you can adjust it. Some sources say it is as high as 5 B / mL."

Eu não sei porque o padrão é definido em 1 bilhão por mL, ao invés de 5. Ou mesmo 2,5 ou 3... no "meio".

Eu acho que a sua questão é bastante interessante, dá pra passar meses fazendo contagens de lamas diferentes e averiguando esse tipo de coisa. A questão é que muitas variáveis estão envolvidas num cálculo total de pitching rate. Só como exemplo... cepas diferentes perdem viabilidade de forma diferente, algumas morrem mais rápido que outras. Isso não é contabilizado, as calculadoras possuem um cálculo geral de perda de viabilidade...

O que eu quero dizer é... se vc encontrar uma fonte que vc considera confiável e queira utilizar um valor diferente, vá em frente. Se não der muito certo, ajuste...

Embora os questionamentos sobre varios parâmetros sejam muito interessantes, é mais fácil utilizar a ferramenta de forma relativa ao invés de absoluta.. escolher um padrão e modificar quantidades a partir dos resultados que vc obtém. Pessoalmente, escolhi manter os parâmetros padrão da calculadora, exceto o Target Pitch rate, que uso 1.0 ao invés de 0.75.

Abraço

É, realmente é difícil ter essa precisão agora. tava pesquisando pra começar com alguma aproximação boa. Mas realmente fico em dúvida quando falam em 1bi celulas por ml se não se referindo à lama líquida ou aquela massa compacta...
Mas vou fazer isso mesmo, utilizar uma estimativa e ir observando os resultados. Abraço!
 
Back
Top