Reutilização de Starter.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ticops

Member
Joined
Jul 7, 2015
Messages
10
Reaction score
0
Olá pessoal,
Andei lendo sobre Starter e reutilização de fermento e me surgiram as seguintes duvidas:

1- Qual vantagem de reaproveitar o fermento da lama do final da fermentação, se eu posso fazer um starter maior do que o necessário para a leva atual e guardar fermento "limpo"? Assim, na próxima leva eu faria outro starter, a partir deste fermento "guardado", maior do que o necessário e guardaria mais um pouco. (E faria isso indefinidamente)

2- Há alguma diferença em usar fermento liquido ou fermento seco (devidamente hidratado) para esse propósito de reaproveitar em várias levas?
 
A vantagem é a simplicidade, muito mais fácil pegar um copo de lama e jogar no fermentador do que fazer um starter do 0. Um starter é mais próximo do ideal, mas a lama também funciona perfeitamente, só tomar alguns cuidados como não usar a de receitas de OG altas, ou que ficaram muito tempo maturando, etc.

O seco só tem diferença do líquido enquanto está seco, hidratou ele vira líquido, com o bônus dos nutrientes que o fabricante coloca nele, mas gastou esses nutrientes em uma leva... não tem diferença a reutilização.
 
A vantagem é a simplicidade, muito mais fácil pegar um copo de lama e jogar no fermentador do que fazer um starter do 0. .

Sim vai fermentar com a lama.. Mas aí não temos controle da quantidade de células vivas do fermento. Para isso tem que fazer algumas lavagens para eliminar células mortas, proteínas e trub. e isso dá mais trabalho do que simplesmente fazer outro starter.

Por isso a minha duvida, tem algum problema em fazer starters sequenciais partindo de um fermento novo? e qual é melhor para isso, fermento seco ou liquido?
 
Sim vai fermentar com a lama.. Mas aí não temos controle da quantidade de células vivas do fermento. Para isso tem que fazer algumas lavagens para eliminar células mortas, proteínas e trub. e isso dá mais trabalho do que simplesmente fazer outro starter.

Por isso a minha duvida, tem algum problema em fazer starters sequenciais partindo de um fermento novo? e qual é melhor para isso, fermento seco ou liquido?

Cada caso é um caso, ticops.

Pra você, no seu caso de uso (e no meu também...), fazer starter é melhor, então fique com esse método, pois realmente não faz o menor sentido reaproveitar a lama se você pode propagar a partir de fermento novo.

Quem não tem stir plate ou ainda não se aventurou com propagação, reaproveitar a lama pode ser melhor.

Sobre o melhor, seco ou liquido, tanto faz. Tenho dos dois aqui, e calculo sempre 100b de células a mais por starter (seria o equivalente a 1 vial de Whitelabs). Quando eu quiser usar, só propagar e criar mais 100b a mais do que preciso. Não me preocupo com a validade pois sempre terei células viáveis pra começar um novo starter.

E se não tiver, só comprar outro vial. ;)
 
Back
Top