Reutilização de levedura: Dúvidas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sepesaraiva

Well-Known Member
Joined
Aug 2, 2017
Messages
334
Reaction score
81
Fala pessoal,
estou tentando pela primeira vez reaproveitar a lama de uma APA que eu fiz com US-05, 20 litros.
Eu segui o procedimento do Jamal no video dele no canal Beer School ().
Porém eu obtive alguns resultados diferente do dele e fiquei em duvida se fiz algo errado e se essa lama ainda está boa para reutilizar... Seguinte: Eu segui todo o procedimento exatamente igual, até o momento que de passar a lama do fermentador para os primeiros potes. A partir daí deu tudo diferente:

- Deixei os potes decantando por meia hora, mas não houve essa separação em 3 fases. Tinha apenas uns 10mm de liquido sobrenadante, e o resto do pote da mesma cor (cor da lama). Deixei mais 30min, 1h, 2h 3h... e a única coisa que mudou foi que a espessura da camada de liquido foi para uns 20mm.

- Como eu vi que não ia mudar nada, para ter só dois potes na geladeira ao invés de 4, eu passei a lama para outros 2 potes, descartando o sobrenadante e deixando uns 2 dedos do fundo pra trás (onde imaginei que estaria a sujeira)

- Depois disso pus os potes na geladeira, e depois de 24h lá, ele está como na foto abaixo... Igual nos primeiros potes, ficou uma camada de sobrenadante (dessa vez um pouco mais espessa), mas a levedura nao decantou toda no fundo, como no video do Jamal.

Qual foi o erro? posso usar essa levedura aí? afinal, inevitavelmente ela está toda aí nesses potes!
 

Attachments

  • Captura de Tela 2018-07-16 às 23.41.53.png
    Captura de Tela 2018-07-16 às 23.41.53.png
    443.1 KB · Views: 90
Fala pessoal,
estou tentando pela primeira vez reaproveitar a lama de uma APA que eu fiz com US-05, 20 litros.

Se você esterelizou bem os potes e tua fermentação ocorreu sem maiores problemas a ponto de estressar muito a levedura, pode usar essa levedura coletada sem medo em até duas semanas. Após isso, sugiro fazer starter.

Respeite este tempo. Se tiver dúvidas, use as calculadoras do brewersfriend mr malty para calcular tua taxa de inoculação e viabilidade, respectivamente.

Acredito que teu "erro" tenha sido esta primeira etapa de 30minutos.
Em 10/15 minutos no máximo o trub já estaria no fundo e você poderia levar a levedura para o segundo pote. Mas não esquenta, um pouco de trub não vai estragar sua próxima cerveja...
 
Aproveitando o tópico, tb tenho uma dúvida.
Essa lama que foi coletada conforme a foto, pode ficar guardada por quanto tempo?
Qual o tempo máximo que tenho para usar ela novamente?
Qual a melhor temperatura que a mesma deve ficar armazenada?

Obrigado galera!!!
 
Acredito que teu "erro" tenha sido esta primeira etapa de 30minutos.
Em 10/15 minutos no máximo o trub já estaria no fundo e você poderia levar a levedura para o segundo pote. Mas não esquenta, um pouco de trub não vai estragar sua próxima cerveja...

Não acredito que seja o caso, pq eu ia la olhar o tempo todo e ela esteve sempre igual está na foto que eu mandei (a única diferença era a espessura da camada de liquido, que aumentava com o tempo). em momento nenhum se notava uma diferente camada no fundo.

De qualquer forma acho que vou usar ela sim, mas como devo brassar de novo em mais do que 2 semanas, vou fazer um starter tb.

Só achei muito estranho depois de colocar na geladeira ela ficar do jeito que ficou, ao invés de igual na foto abaixo, como todo mundo mostra que fica (essa é do video do Jamal):
 

Attachments

  • Captura de Tela 2018-07-17 às 10.35.41.png
    Captura de Tela 2018-07-17 às 10.35.41.png
    85.5 KB · Views: 64
Fala pessoal,
estou tentando pela primeira vez reaproveitar a lama de uma APA que eu fiz com US-05, 20 litros.
Eu segui o procedimento do Jamal no video dele no canal Beer School ().
Porém eu obtive alguns resultados diferente do dele e fiquei em duvida se fiz algo errado e se essa lama ainda está boa para reutilizar... Seguinte: Eu segui todo o procedimento exatamente igual, até o momento que de passar a lama do fermentador para os primeiros potes. A partir daí deu tudo diferente:

- Deixei os potes decantando por meia hora, mas não houve essa separação em 3 fases. Tinha apenas uns 10mm de liquido sobrenadante, e o resto do pote da mesma cor (cor da lama). Deixei mais 30min, 1h, 2h 3h... e a única coisa que mudou foi que a espessura da camada de liquido foi para uns 20mm.

- Como eu vi que não ia mudar nada, para ter só dois potes na geladeira ao invés de 4, eu passei a lama para outros 2 potes, descartando o sobrenadante e deixando uns 2 dedos do fundo pra trás (onde imaginei que estaria a sujeira)

- Depois disso pus os potes na geladeira, e depois de 24h lá, ele está como na foto abaixo... Igual nos primeiros potes, ficou uma camada de sobrenadante (dessa vez um pouco mais espessa), mas a levedura nao decantou toda no fundo, como no video do Jamal.

Qual foi o erro? posso usar essa levedura aí? afinal, inevitavelmente ela está toda aí nesses potes!

Parece ter usado pouca água para lavagem, pois a lama ficou bem densa, tanto que seu pote deu praticamente 50% de lama, mas a lama vai fermentar uma nova leva tranquilamente, o ideal seria você fazer um starter de mais ou menos uns 30g de lama para garantir que a maioria de suas células de leveduras sejam novas, outra coisa é oxigenar bem o mosto e colocar nutrientes para as leveduras nos seus starters. Para calcular seu starter use a calculadora do brewersfriend,
https://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/
 
Aproveitando o tópico, tb tenho uma dúvida.
Essa lama que foi coletada conforme a foto, pode ficar guardada por quanto tempo?
Qual o tempo máximo que tenho para usar ela novamente?
Qual a melhor temperatura que a mesma deve ficar armazenada?

Obrigado galera!!!
Já utilizei a lama coletada depois de três meses com sucesso, o ideal sempre que for usar a lama é fazer um starter de início com pouca quantidade para garantir na sua fermentação células novas, colocar nutrientes para leveduras nos starters e aerar muito bem o seu mosto. A temperatura para guardar a lama é uma temperatura baixa mas que não congele, em torno de 1º a 4ºc acredito ser o ideal.
 
Já utilizei a lama coletada depois de três meses com sucesso, o ideal sempre que for usar a lama é fazer um starter de início com pouca quantidade para garantir na sua fermentação células novas, colocar nutrientes para leveduras nos starters e aerar muito bem o seu mosto. A temperatura para guardar a lama é uma temperatura baixa mas que não congele, em torno de 1º a 4ºc acredito ser o ideal.
Muito Obrigado!!!
 
Já utilizei a lama coletada depois de três meses com sucesso, o ideal sempre que for usar a lama é fazer um starter de início com pouca quantidade para garantir na sua fermentação células novas, colocar nutrientes para leveduras nos starters e aerar muito bem o seu mosto. A temperatura para guardar a lama é uma temperatura baixa mas que não congele, em torno de 1º a 4ºc acredito ser o ideal.

Embora o ideal seja uma temperatura mais baixa que não congele, acho que não precisa se preocupar com isso. Coloca em qualquer lugar na sua geladeira e não esquenta. Eu guardo as minhas na porta da geladeira.

Reaproveitar a levedura dentro de 3 a 4 meses (com starter) é um bom número,por várias razões. A principal dela é a viabilidade celular. Acessa a calculadora do site Mr Malty que você verá que após este período de 4 meses, a viabilidade vai estar bem, mas bem baixa.

Sempre tive como regra o livro Yeast do Chris White, que fala em guardar a levedura na geladeira e inocular direto, ou após isso, fazer starter. O Jamal, que entende para caramba de leveduras, fala que a lama (slurry) poderia ficar guardada na geladeira por 3 a 6 meses, mas olha estes relatos que li no HBT Americano sobre leveduras reaproveitadas e três posts/histórias me chamaram a atenção.

1) Se você sabe alguma coisa sobre a história da levedura Cry Havoc de Charlie Papazian, então você vai entender que o fermento, mesmo armazenado, é muito mais resistente do que todos nós pensamos. Há relatos de fermentos reativados após ficarem guardados na geladeira por 3-4 ou mais anos.
2) A história (ou mito) da cerveja Original Flag Porter, que supostamente usa levedura cultivada a partir de uma amostra que foi recuperada de garrafas encontradas em um naufrágio de 1825.
3) Pelo que li no HBT americano, a viabilidade da levedura guardada cai de forma muito rápida chegando até 10% de viabilidade dentro de um curto período de tempo (4 meses) e depois, pode conservar essa mesma viabilidade por anos...

Se isto tudo é mito ou ciência, eu não sei.

O que é certo é que após 4 (ou 6 meses) guardadas, suas leveduras não terão a mesma vitalidade e será preciso um starter mais exigente. É possível ainda assim reaproveitar, mas vai dar bem mais trabalho. Neste caso, melhor comprar outra levedura nova do que reaproveitar.
 
Eu, particularmente, por uma série de motivos, abandonei a prática de aproveitar a lama. O que eu tenho feito é fazer um starter maior do que o necessário, então retiro e guardo uma parte. Ex.: Faço starter com 3 litros de mosto (DME diluido)... utilizo 2,5 litros e guardo os 500ml restantes na geladeira para a próxima brassagem. Aí, quando vou fazer cerveja novamente...pego esses 500ml descarto uma parte consideravel do liquido e faço um starter com 3 litros com essas leveduras... e assim o ciclo segue em diante...kkkkkk
 
Embora o ideal seja uma temperatura mais baixa que não congele, acho que não precisa se preocupar com isso. Coloca em qualquer lugar na sua geladeira e não esquenta. Eu guardo as minhas na porta da geladeira.

Reaproveitar a levedura dentro de 3 a 4 meses (com starter) é um bom número,por várias razões. A principal dela é a viabilidade celular. Acessa a calculadora do site Mr Malty que você verá que após este período de 4 meses, a viabilidade vai estar bem, mas bem baixa.

Sempre tive como regra o livro Yeast do Chris White, que fala em guardar a levedura na geladeira e inocular direto, ou após isso, fazer starter. O Jamal, que entende para caramba de leveduras, fala que a lama (slurry) poderia ficar guardada na geladeira por 3 a 6 meses, mas olha estes relatos que li no HBT Americano sobre leveduras reaproveitadas e três posts/histórias me chamaram a atenção.

1) Se você sabe alguma coisa sobre a história da levedura Cry Havoc de Charlie Papazian, então você vai entender que o fermento, mesmo armazenado, é muito mais resistente do que todos nós pensamos. Há relatos de fermentos reativados após ficarem guardados na geladeira por 3-4 ou mais anos.
2) A história (ou mito) da cerveja Original Flag Porter, que supostamente usa levedura cultivada a partir de uma amostra que foi recuperada de garrafas encontradas em um naufrágio de 1825.
3) Pelo que li no HBT americano, a viabilidade da levedura guardada cai de forma muito rápida chegando até 10% de viabilidade dentro de um curto período de tempo (4 meses) e depois, pode conservar essa mesma viabilidade por anos...

Se isto tudo é mito ou ciência, eu não sei.

O que é certo é que após 4 (ou 6 meses) guardadas, suas leveduras não terão a mesma vitalidade e será preciso um starter mais exigente. É possível ainda assim reaproveitar, mas vai dar bem mais trabalho. Neste caso, melhor comprar outra levedura nova do que reaproveitar.

verdade, me esqueci de citar a viabilidade da levedura, os starters que tenho feito de lama, costumo calcular em torno de 15% a 20% menos a cada mês, gosto de fazer com pouca lama para garantir células novas e um melhor acerto na contagem, pois se você fizer um cálculo da lama com 30g e fizer com 10g, a diferença será bem pouca, costumo fermentar de 50 a 60 litros de cerveja, tenho tido resultados satisfatórios, o ruim é só que como fazemos pouco, nem sempre se tem condições de ter vários tipos de levedura, estou com todo material para congelar, mas ainda não tive a confiança necessária para fazer, mas ainda chego lá, abraços.
 
Parece ter usado pouca água para lavagem, pois a lama ficou bem densa, tanto que seu pote deu praticamente 50% de lama, mas a lama vai fermentar uma nova leva tranquilamente, o ideal seria você fazer um starter de mais ou menos uns 30g de lama para garantir que a maioria de suas células de leveduras sejam novas, outra coisa é oxigenar bem o mosto e colocar nutrientes para as leveduras nos seus starters. Para calcular seu starter use a calculadora do brewersfriend,
https://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/
Mas será que nessa lama minha que ficou no pote a quantidade de células viáveis por grama vai ser a mesma dessa do video do Jamal com a lavagem bem feita?
 
Mas será que nessa lama minha que ficou no pote a quantidade de células viáveis por grama vai ser a mesma dessa do video do Jamal com a lavagem bem feita?

Não vai ser a mesma viabilidade. Uma lama bem lavada tem maior viabilidade. Nada com que você deva se preocupar.

Um raciocínio rápido: 60% de 200 bilhões (lama não lavada) ou 90% de 100 bilhões (lama lavada), o que tem mais levedura?
 
Minha opinião.

Se tu não tens total garantia de sanitização e domínio do processo, não lava a levedura e guarda na própria cerveja que tu acabou de fermentar.

Se tiver condição de fazer um starter, faça da lama, assim podes avaliar o resultado final do starter antes de usá-lo (cor, aparência, aroma, etc). Caso não tenha, guarde a lama por até 2 meses e use a lama integralmente, descartando a cerveja sobrenatante.
 
Mas será que nessa lama minha que ficou no pote a quantidade de células viáveis por grama vai ser a mesma dessa do video do Jamal com a lavagem bem feita?
Provavelmente a viabilidade vai cair um pouco, mas é como disse, se você jogar na calculadora a diferença entre um tanto de lama em um starter e metade desta lama seria muito pouco, por exemplo, geralmente uso para a lama bem compacta no fundo do pote, um valor de 2 bilhões de células viáveis por ml na calculadora, uso assim e tenho tido bons resultados, e obtenho em um starter duplo de 30mls de lama, com 1,2l de mosto no primeiro e 2l de mosto no segundo, com uma taxa de crescimento de 1,4 e mosto de 1,036 de densidade, 520 bilhões de células, se eu jogar 50%, ou seja jogar 1 bilhão de células por ml, com os mesmos parâmetros, terei 490 bilhões de células, então a diferença não é tanta e isso me garante célula novas e uma contagem mais precisa, pois o cervejeiro caseiro não trabalha com a levedura na contagem certinha, tudo é aproximação, e nestas aproximações, melhor errar pra cima, mas dentro de um parâmetro aceitável. É lógico que dentro de tudo isto entra a questão de tempo em que a lama está guardada, pois maior tempo menor viabilidade, costumo diminuir cerca de 15% a 20% ao mês em que mantenho a lama guardada em geladeira.
Pelo que vimos na sua lama, vejo que pode-se ter ainda substâncias no meio que não foram retiradas com a lavagem, mas acredito que se calcular de uns 20% a menos de viabilidade vai dar certo. Agora, tem de ter certeza que conseguiu ter as mínimas condições de limpeza e sanitização com a lavagem da lama para poder reutilizar sem problemas.
 
Last edited:
Minha opinião.

Se tu não tens total garantia de sanitização e domínio do processo, não lava a levedura e guarda na própria cerveja que tu acabou de fermentar.

Se tiver condição de fazer um starter, faça da lama, assim podes avaliar o resultado final do starter antes de usá-lo (cor, aparência, aroma, etc). Caso não tenha, guarde a lama por até 2 meses e use a lama integralmente, descartando a cerveja sobrenatante.
Essa era uma outra dúvida que tinha... faço levas pequenas não sei se vale a pena fazer um starter.
Então posso usar a lama lavada direto na cerveja?
Até 2 meses depois de coletada, lavada e condicionada corretamente?
Qual seria a quantidade, toda a lama?

Faço levas de 10 a 20 litros.

Estou começado a me aventurar nesse processo, me desculpem tantas perguntas.

Obrigado!!!!
 
Provavelmente a viabilidade vai cair um pouco, mas é como disse, se você jogar na calculadora a diferença entre um tanto de lama em um starter e metade desta lama seria muito pouco, por exemplo, geralmente uso para a lama bem compacta no fundo do pote, um valor de 2 bilhões de células viáveis por ml na calculadora, uso assim e tenho tido bons resultados, e obtenho em um starter duplo de 30mls de lama, com 1,2l de mosto no primeiro e 2l de mosto no segundo, com uma taxa de crescimento de 1,4 e mosto de 1,036 de densidade, 520 bilhões de células, se eu jogar 50%, ou seja jogar 1 bilhão de células por ml, com os mesmos parâmetros, terei 490 bilhões de células, então a diferença não é tanta e isso me garante célula novas e uma contagem mais precisa, pois o cervejeiro caseiro não trabalha com a levedura na contagem certinha, tudo é aproximação, e nestas aproximações, melhor errar pra cima, mas dentro de um parâmetro aceitável. É lógico que dentro de tudo isto entra a questão de tempo em que a lama está guardada, pois maior tempo menor viabilidade, costumo diminuir cerca de 15% a 20% ao mês em que mantenho a lama guardada em geladeira.
Pelo que vimos na sua lama, vejo que pode-se ter ainda substâncias no meio que não foram retiradas com a lavagem, mas acredito que se calcular de uns 20% a menos de viabilidade vai dar certo. Agora, tem de ter certeza que conseguiu ter as mínimas condições de limpeza e sanitização com a lavagem da lama para poder reutilizar sem problemas.
Realmente, jogando na calculadora do brewers friend o starter nao varia tanto assim o numero de celulas final quando vc muda o inicial.
Vou utilizar parte dessa lama e fazer um starter uns 2 dias antes da brassagem (se der errado consigo comprar outra levedura).
Apenas pra ter uma noção na hora de calcular, quantas celulas por ml seria uma boa aproximação para essa lama (mal lavada, mas com uma certa lavagem), e qual a perda de viabilidade por mês ou semana posso aproximar? alguém sabe dizer?
 
Essa era uma outra dúvida que tinha... faço levas pequenas não sei se vale a pena fazer um starter.
Então posso usar a lama lavada direto na cerveja?
Até 2 meses depois de coletada, lavada e condicionada corretamente?
Qual seria a quantidade, toda a lama?

Faço levas de 10 a 20 litros.

Estou começado a me aventurar nesse processo, me desculpem tantas perguntas.

Obrigado!!!!
Pode usar tanto a lavada quanto a não lavada.

A lavada tem a vantagem de não trazer a "sujeirada" da fermentação anterior, mas se for a primeira leva, sem dry hopping sem bag, tá de boa.

quanto a quantidade: se for a primeira leva, até dá para simplificar e colocar toda a lama, principalmente se ela tiver mais tempo de guarda. Já fiz uma vez o envase de uma leva e simplesmente já larguei o novo mosto sobre a lava dentro do fermentador e deu tudo certo. Outra vez tive uma eficiência absurda (não sei se a brew house colocou malte a mais ou eu errei feio nos cálculos) e resolvi diluir mais e acabei com 10l a mais, como não tinha fermento novo, toda a sobra para um balde novo e lá se foi um vidro de uma lama de outra leva de 20l, sem muito cálculo. Resultado: cerveja.

Na minha experiência empírica aprendi que dá para estragar uma leva mais facilmente por under pitch do que over pitch, sendo que há um gap muito grande entre os dois extremos: se usarmos o que a literatura diz, o pitch rate correto seria 1g de levedura seca por litro (ale), sendo que a grande maioria segue o envelopinho e vai de 1g/2l, ou seja 50% do recomendado. Para o outro lado, dá para subir mais a razão de fermento, vendo as configurações das calculadoras com parâmetros mais elevados. Então, para errar nisto, tem que errar em muito. Ressalto de novo, minha visão e experiência e não uma verdade universal :D


Quanto a starter, é uma boa prática e traz bons resultados. Procure um vídeo do canal Cerveja Fácil "starter de pobre" que dá uma boa ideia de como iniciar nesta prática, sendo que um erlenmeyer não é assim um grande investimento, Sugiro logo um de 2l (comecei com um de 1l e rapidamente ficou pequeno). Um agitador magnético simples é fácil e barato de fazer.
 
Realmente, jogando na calculadora do brewers friend o starter nao varia tanto assim o numero de celulas final quando vc muda o inicial.
Vou utilizar parte dessa lama e fazer um starter uns 2 dias antes da brassagem (se der errado consigo comprar outra levedura).
Apenas pra ter uma noção na hora de calcular, quantas celulas por ml seria uma boa aproximação para essa lama (mal lavada, mas com uma certa lavagem), e qual a perda de viabilidade por mês ou semana posso aproximar? alguém sabe dizer?
Amigo, dependendo da sua lavagem pode jogar 2 bilhões de células, se estas estiverem bem compactadas no pote, caso verifique que sua lavagem não foi tão eficiente, coloque uma perda de 15% a 20%, considere também perdas neste mesmo intervalo para cada mês em que a lama fica guardada, a quantidade de mosto, verifique pelo valor da taxa de crescimento (Growth Rate) na calculadora ( https://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/ ), coloque esta taxa em 1.4 , não deixe de colocar nutrientes para leveduras nestes starters, e não deixe de oxigenar bem o mosto. Lembrando que isto são descrições das minhas aventuras e testes com lavagens de lama, pois tudo são aproximações, e aproximações bem grosseiras, vai de experiências de cada um no mundo cervejeiro, e a minha realidade pode ser diferente da sua, então assim que tiver a segurança necessária, teste, faça seus experimentos e divirta-se com o resultado.
OBS: TENHA SEGURANÇA DE SEU PROCESSO DE LIMPEZA E SANITIZAÇÃO, CASO CONTRÁRIO, TREINE LAVAR A LAMA MAIS VEZES ATÉ TER ESTA CONFIANÇA.
 
Last edited:
Bom dia pessoal!
Fiz este processo. Lavei a lama,fiz mosto com DME.
Reparei que fica subindo umas bolinhas como se fosse gás numa ceva, e formou uma pequena espuma no topo do erlenmeyer.
Isso é normal?
E teria como identificar algum problema nesta fase ,ou seja, afim de não jogar levedura contaminada no mosto?
 
Bom dia pessoal!
Fiz este processo. Lavei a lama,fiz mosto com DME.
Reparei que fica subindo umas bolinhas como se fosse gás numa ceva, e formou uma pequena espuma no topo do erlenmeyer.
Isso é normal?
E teria como identificar algum problema nesta fase ,ou seja, afim de não jogar levedura contaminada no mosto?

Totalmente normal, as leveduras estão fazendo o que devem fazer. Se consumindo o açúcar/energia, se multiplicando e liberando co2, que são as bolinhas. A espuma no topo deve ser krausen.
Oxigenação é fundamental nesta etapa, pois as leveduras também precisa dele. Você está usando agitador magnético? Se não, o ideal é agitar de tempos em tempos para que as leveduras recebam oxigenação.
Zinco também ajuda, mas precisa saber usar, pois excesso pode prejudicar. Existem outras fontes de nutriente mais fáceis de manipular, como levedo de cerveja ou servomyces.
Não se preocupe, se você tomou os cuidados mínimos necessários, vai dar tudo certo. Leveduras sabem muito bem se virar ambientes favoráveis.
Nunca tive um starter "estragado", mas dizem que ele fica um cheiro horrível...
 
Olá pessoal!

Estou com uma levedura "dormindo" numa Weiss que fiz. Quero saber se no dia que eu for reutilizar posso envasar esse pouco de cerveja que tem na garrafa (cerca de 400 ml) e meter um primming.

Nunca reaproveitei levedura, mas acho que fiz o processo direitinho.
 
Muito obrigado pelas informaçoes.
Ocorreu tudo certo, e pude ver a diferença no começo da fermentaçao.
nos 20 litros em que usei a lama e fiz starter começou a fermentar antes da levedura só hidratada.
Além disso percebi que a cerveja fermentada com levedura só hidratada ficou com um certo aroma alcoolico., enquanto a outra não.
E me desculpe a demora em agradecer , a correria tá grande e estava esperando a fermentação para também poder relatar como foi a minha experiencia.
Pretendo fazer starter e propagações em todas as levas a partir de agora.
Muito obrigado valeu damigol.
 
Tenho feito algumas experiências de reaproveitamento da Lama. Fiz três lager's seguidas sem sequer tirar a lama do fundo do balde, nem lavei o balde. Só fui trocando jogando novos mostos em cima da lama, e tudo virou cerveja, aconteceu algo assim:
Lote de 20 litros.
1 - Levedura seca hidratada (Lallemand Diamond), azeite, oxigenação do mosto com pedra difusora e bomba de aquário. Fermentação em 7 dias.
2 - Lama anterior (cerca de 800 ml de lama compacta no fundo do balde), oxigenação, azeite. Fermentação em 6 dia.
3 - Lama anterior (600ml), azeite e servomyces. Fermentação em 5 dias.

Usei nutriente na levedura na última pois em todas vezes que usei lama senti algo diferente na terceira vez em diante de usar a lama , como se faltasse algo. Usei 0,2 gramas de Servomyces e aprovei totalmente, supriu aquela falta e ainda deu uma melhorada na fermentação.

(Existem outros nutrientes ue pretendo testar melhor também para ver o resultado, tais como levedo de cerveja ou lama antiga na fervura, e zinco, este com muito cuidado pois são poções muito muito pequenas, 0,15mg/litro, para não causar problemas).
 

Latest posts

Back
Top