Reutilização da levedura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

coltro

Well-Known Member
Joined
May 7, 2015
Messages
94
Reaction score
32
Boa Tarde Pessoal!

Quero reaproveitar a levedura em outra brassagem, porém tenho várias dúvidas a respeito da maneira correta de se fazer esse reaproveitamento:

No caso seria o Fermento Seco Mangrove Jack's M20 para cervejas de trigo

1° Li em alguns lugares que esse reaproveitamento só seria viável com fermentadores cônicos, procede esse informação? Pois uso um fermentador simples (balde em plástico alimentício de 22 litros).

2° Devo guardar todo aquele trub que se forma no fundo do fermentador? Ou apenas uma parte dele? E qual parte seria?

3° Como devo armazenar essa levedura para reutilizar? No congelador, ou na parte de resfriamento da geladeira já funciona.

4° Para colocar em outra cerveja, tenho que reidratar ele? (Sei que na reutilização, ele passa de fermento seco, para líquido, mas ainda sim acho que minha pergunta procede).

Obrigado e aguardo retorno!
 
Boa Tarde Pessoal!

Quero reaproveitar a levedura em outra brassagem, porém tenho várias dúvidas a respeito da maneira correta de se fazer esse reaproveitamento:

No caso seria o Fermento Seco Mangrove Jack's M20 para cervejas de trigo

1° Li em alguns lugares que esse reaproveitamento só seria viável com fermentadores cônicos, procede esse informação? Pois uso um fermentador simples (balde em plástico alimentício de 22 litros).

2° Devo guardar todo aquele trub que se forma no fundo do fermentador? Ou apenas uma parte dele? E qual parte seria?

3° Como devo armazenar essa levedura para reutilizar? No congelador, ou na parte de resfriamento da geladeira já funciona.

4° Para colocar em outra cerveja, tenho que reidratar ele? (Sei que na reutilização, ele passa de fermento seco, para líquido, mas ainda sim acho que minha pergunta procede).

Obrigado e aguardo retorno!

1° A coleta é mais simples com fermentadores cônicos, porém é possivel fazer com fermentadores retos também.

2°Se pega tudo o que sobra no fundo e se faz a lavagem do slurry, da uma procurada na internet que tem bastante material sobre lavagem.

3° Deve guardar na geladeira, não congele, o processo de congelamento de levedura é diferente.

4° Trate o fermento como um fermento líquido, ou seja não precisa reidratar.
 
Pra acrescentar ao post acima:

Eu nem lavar lavo na verdade, quando uso slurry. Menos um passo pra fazer e ACHO que não faz diferença gritante na cerveja.

Depois de umas 3-4 semanas na geladeira seria legal fazer um starter antes de reutilizar.

Ultimamente sempre que posso faço top cropping, e leveduras de trigo são um ótimo candidato. Você pega praticamente fermento puro e muito saudável. Nunca vi essa recomendação mas por achismo meu só retiro o fermento de cima quando maior parte da atenuação já aconteceu, i.e. 50 porcento+.

Um detalhe importante é que toda vez que você abre o fermentador há o risco de contaminação, então top cropping é um método que gera riscos porque você abre antes do fim da fermentação. Mas dá pra minimizar esses riscos caprichando na sanitizaçao e mantendo o ambiente limpo. O risco vai sempre estar lá porém.
 
Boa Tarde Pessoal!

Quero reaproveitar a levedura em outra brassagem, porém tenho várias dúvidas a respeito da maneira correta de se fazer esse reaproveitamento:

No caso seria o Fermento Seco Mangrove Jack's M20 para cervejas de trigo

1° Li em alguns lugares que esse reaproveitamento só seria viável com fermentadores cônicos, procede esse informação? Pois uso um fermentador simples (balde em plástico alimentício de 22 litros).

2° Devo guardar todo aquele trub que se forma no fundo do fermentador? Ou apenas uma parte dele? E qual parte seria?

3° Como devo armazenar essa levedura para reutilizar? No congelador, ou na parte de resfriamento da geladeira já funciona.

4° Para colocar em outra cerveja, tenho que reidratar ele? (Sei que na reutilização, ele passa de fermento seco, para líquido, mas ainda sim acho que minha pergunta procede).

Obrigado e aguardo retorno!

Cara, já tem tópico sobre isso:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403873
 
Uma vez publiquei um video mostrando como eu faço. Mais fácil que isso só vindo aqui buscar:

https://www.youtube.com/watch?v=-yVcw1j3R5s

Kurt, vendo seu vídeo veio à tona algo que me questiono quando vou manipular as leveduras.

Você autoclava os potes de conserva e as esteriliza, ok. Agora, os erlenmeyers você coloca direto no fogo e ferve por 15min... aí vem a questão, para que autoclavar suas jarras se não autoclavou a água nos erlenmeyers?

Ou, quando fervemos o erlenmeyer estamos fazendo o mesmo que quando autoclavamos na panela de pressão? Eu acredito que não, pois a pressão maior na panela faz com que a água evapore numa temperatura maior que 100°C, enquanto que no erlenmeyer a água evapora, perde calor e nunca passa de 100°C.

Então, uma fervura de 15min seria o suficiente para ficarmos despreocupados com possíveis contaminantes? Já que segundo literatura para esterilizar é preciso temperaturas acima de 100°C.
 
Kurt, vendo seu vídeo veio à tona algo que me questiono quando vou manipular as leveduras.

Você autoclava os potes de conserva e as esteriliza, ok. Agora, os erlenmeyers você coloca direto no fogo e ferve por 15min... aí vem a questão, para que autoclavar suas jarras se não autoclavou a água nos erlenmeyers?

Ou, quando fervemos o erlenmeyer estamos fazendo o mesmo que quando autoclavamos na panela de pressão? Eu acredito que não, pois a pressão maior na panela faz com que a água evapore numa temperatura maior que 100°C, enquanto que no erlenmeyer a água evapora, perde calor e nunca passa de 100°C.

Então, uma fervura de 15min seria o suficiente para ficarmos despreocupados com possíveis contaminantes? Já que segundo literatura para esterilizar é preciso temperaturas acima de 100°C.

@gabrielcalo O poder de sanitização deste método é relacionado aos fatores temperatura e tempo de exposição. A panela de pressão faz com que a temperatura aumente por efeito da pressão, então também é fator relacionado à temperatura, podendo chegar a 120°C.

O erlenmeyer é fervido diretamente no fogo porque o vidro de borosilicato pode ser utilizado desta forma, ao contrário dos vidros dos outros recipientes, que rompem-se em fogo direto. Assim, para garantir a assepsia do material, ele é fervido por no mínimo 15 minutos. Isso é suficiente para eliminar quase todas as formas resistentes de microrganismos, mas sempre sobram esporos, como em qualquer método de sanitização.

Outro problema é que um erlenmeyer de 3 litros não cabe na panele de pressão e autoclaves são muito caras para se ter em casa.

A esterilização é muito mais complexa e depende de temperaturas maiores e tempos maiores de exposição. O que fazemos em casa é sanitização, o melhor que se pode conseguir com equipamentos domésticos.
 
Kurt,

Quando você reutilizar o fermento após alguns dias, qual processo você realiza? precisa reativar o fermento de alguma forma?

Abs!

Hoje eu guardo os fermentos por tempo indeterminado. Antes de usar eu sempre descarto o sobrenadante, peso ele, jogo em um starter, peso o recipiente (tara) e faço uma estimativa do número de células. No starter dá pra ter uma noção se a viabilidade estava boa ou não. Pra isso, é só repetir o procedimento após dois dias de decantação em temperaturas baixas. Dá pra calcular a nova concentração ou, se o starter pareceu normal e a estimativa era adequada para o pitching rate, inocular.

Sempre reativo o fermento em um starter, sempre. Isso porque, antes de ser lavado, ele ficou semanas dentro da cerveja, com álcool e choques térmicos (cold crash).
 
Fiz um vídeo também sobre como faço, não sei se é a técnica mais apropriada, mas funcionou bem... com fermento limpo e fácil de ativar para reutilização [ame]https://www.youtube.com/watch?v=wyqndieAlI4[/ame]
 
Boa tarde colegas,

minha forma para colhê a levedura.
Uma sacola e uma colher primeiramente precisa de uma sanitarisação. Eu faço isso com uma solução da Pac 200 na hora quando for engarafar e uso a solução tambem para outro equipamento.

Com luvas de procedimento na mão, tiro com essa colher uma pequena camada da levedura, ate o maximo possivel.

Depois de colhêr a levedura e colocar nessa sacolinha.

Depois fecha a sacola ou dê um nó.

Deixar para a proxima brassagem a sacola dentro de uma vasilia de plastico na geladera.
Não deixe no frizer.

Eu deixei a levedura já ate 8 semanas e sem problemas espera o proximo trabalho.
Tem pessoal que faz ate 7 vezes esse processo mas eu fiz até hoje só no maximo 3 vezes.
Precisamos saber, uma levedura pode fazer uma mutação e trocar o propriedades e o sabor da cerveja.
Minha observação é, a proxima fermentação com uma levedura que eu colhe, começa mais rapida e intensivo.

Boa sorte...abraço
 

Attachments

  • Hefebeutel.jpg
    Hefebeutel.jpg
    50.6 KB · Views: 183
Nossa.. que diferente esse jeito de guardar, na sacola!
Ela não explode? Já vi cervejeiro que guardou levedura naqueles frascos reagentes e fechou hermeticamente e eles explodiram depois de um tempo...
 
Bom dia Tiago,

Não tem risco de explode, para produzir gaz na levedura falta de açucar. Se aumentar o volume um pouco o plastico está flexivel.

Nunca tive problemas, faço sempre assim, se faço, desse jeito.

Deixar no frasco reagentes, vidro de conserva ou outro vidro e fechar bem não é uma boa ideia.

Abraço
 
Kurt, qual a quantidade de água/lama? Qual a relação água x lama para estimar o volume de água para lavagem?

Eu faço 2 partes de água para 1 de lama. Assim a solução fica líquida o suficiente para as células decantarem rapidamente. Mas isso depende de quanto tem de cerveja residual na lama. Caso tenha bastante líquido (cerveja), dá pra usar menos água.
 
Raisoshi,

Me interessei por este seu método de top cropping porque pretendo fazer uma leva no domingo e gostaria de utilizar o fermento Bio4 Belgian Wit que está, no momento, fermentando uma leva anterior. Como não daria tempo de fazer o cold crash e transferir a cerva para aproveitar a lama, um top cropping como você faz seria a solução ideal.

Você poderia me dar uma ajuda neste processo? Abri ontem o balde (está na secundária à 25 C) e tem uma "borra" ao redor do balde e ainda um krausen de respeito. O que eu deveria recolher e em qual quantidade?

Imagino que fique muito difícil calcular quantidade de fermento a partir daí mas a ideia seria fazer de hoje até amanhã um starter com 500 mL de DME com nutrientes e de sábado para domingo mais um "step" agora com 1,5 L de DME com nutrientes. O problema é saber o que eu devo coletar do balde, hehehe...

De antemão já agradeço a ajuda. Opinião e sugestão dos demais amigos são muito bem-vindas tb até porque preciso iniciar o processo de multiplicação ainda hoje!

Abração,

Chico Mello
 
Raisoshi,

Me interessei por este seu método de top cropping porque pretendo fazer uma leva no domingo e gostaria de utilizar o fermento Bio4 Belgian Wit que está, no momento, fermentando uma leva anterior. Como não daria tempo de fazer o cold crash e transferir a cerva para aproveitar a lama, um top cropping como você faz seria a solução ideal.

Você poderia me dar uma ajuda neste processo? Abri ontem o balde (está na secundária à 25 C) e tem uma "borra" ao redor do balde e ainda um krausen de respeito. O que eu deveria recolher e em qual quantidade?

Imagino que fique muito difícil calcular quantidade de fermento a partir daí mas a ideia seria fazer de hoje até amanhã um starter com 500 mL de DME com nutrientes e de sábado para domingo mais um "step" agora com 1,5 L de DME com nutrientes. O problema é saber o que eu devo coletar do balde, hehehe...

De antemão já agradeço a ajuda. Opinião e sugestão dos demais amigos são muito bem-vindas tb até porque preciso iniciar o processo de multiplicação ainda hoje!

Abração,

Chico Mello

Pra fazer dessa forma sem ter que esperar transferir a breja é fácil, se tem o krausen alto lá ainda, arranja uma tigela e colher grande e tira uma ou duas colheradas e faz assim como você falou essas duas etapas de starter.

Preferencialmente a tigela e a colher de material fácil de sanitizar, nada de plástico ou madeira, preferência vidro, inox, alumínio... nada de colheres com relevos e etc, se quiser ser extra cuidadoso ferve ela na panela de pressão pra esterilizar(e não somente sanitizar).

Mas nossa, postei aquilo faz mais de um ano, já até mudei meu processo hehehe. Agora faço starters maiores do que preciso... inoculo e deixo um restinho no Erlenmeyer, alimento 1-1.5l de mosto e deixo propagar sem pretensão de utilizar imediatamente, assim tenho uma reserva boa de levedura. Daí guardo na geladeira... quando preciso usar faço mais uma etapa de propagação e repito o processo.
 
Back
Top