Retirar os grãos da panela entre rampas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ricardo1984

Active Member
Joined
May 13, 2021
Messages
36
Reaction score
19
Location
Santa Catarina
Olá pessoal,
Estou aprendendo a fazer cerveja repetindo e ajustando uma receita básica de weiss:

50% malte pilsen
50% malte de trigo
100 g de melanoidina
10 g de lúpulo Styrian goldings
levedura WB-06
lote de 11 L no fermentador
Método BIAB

Fiz duas brassagens mas em ambas usei somente a temperatura de 68°C (60 min na primeira, 90 min na segunda para mostura).

Agora estou planejando a terceira brassagem e gostaria de incrementar adicionando uma rampa de ácido ferrulico a 45°C por 10 min.

Minha dúvida é a seguinte: após os 10 min a 45°C eu posso tirar o saco de grãos da panela e voltar somente ao atingir 68°?

Digo isso, principalmente, pq sem os grãos eu consigo mexer melhor o mosto e não correria o risco da temperatura aumentar muito no fundo da panela.

Outra questão é que evito de expor os grãos a todo o gradiente de temperatura entre 45°C e 68°C.

Será que faz algum sentido?

Obrigado.
 
Olha, não vejo motivo pra ter esse trabalho todo. O que você precisa aprimorar é o controle do fogo. Eu fiz biab por muito tempo, em panelas de vários tamanhos e nunca tive que ficar mechendo o mosto. O segredo é realmente acertar o "liga e desliga" do fogo, e a "gradiente" subida da temperatura não é um problema. Só acho que deveria fazer uma parada protéica aí, e a subida gradiente já ajudaria com isso, a não ser que sua temperatura demore muuuuito pra subir.
Na minha percepção, De 45 a 68 não deve demorar mais que 20 minutos. Se demorar muito mais, reveja sua fonte de calor.
 
Eu não faria isso, uma vez vc "evita" expor o grãos a certas temperaturas mais expõe eles ao oxigênio. Oxidando os maltes. Como o Edgar falou a subida não vai prejudicar sua cerveja, prejudicaria se fosse pra um mash out por exemplo o que desativaria as enzimas.
 
Concordo com os colegas.
Além de "bagunçar" suas temperaturas. A "água" (mosto) já estará a X graus... subirá para Y graus. Ao retornar os maltes, que provavelmente perderiam temperatura fora da panela, seu Y será Y (-) alguma coisa.
 
Back
Top