resistencia em panela

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jun 16, 2021
Messages
5
Reaction score
2
Location
São José dos Campos - SP
Ola pessoal, tenho a intenção de iniciar na vida cervejeira e estou querendo instalar resistencia na panela,

pretendo instalar com 2.000 W, minha duvida é se tenho que fazer um circuito especifico para ligação dessa panela.

Peço orientação de quem ja fez isso, e como fez para solucionar a questão.
 
É Biab ou tribloco? Se for Biab, com essa potência, sugiro resistência de imersão. Liga direto na tomada (10 A, 220 V, 20 A 110 V) ou num controlador de temperatura que suporte essa corrente ou com contatora ou relé de estado sólido.
 
Seja bem vindo, Sergio.
A potência da resistência deve ser dimensionada de acordo com o volume das levas que você pretende fazer. Adota-se 1.000 W para cada 10 litros, assim uma resistência de 2.000 W dará conta de uma leva de 20 litros.
É preciso dimensionar a bitola do cabo elétrico de acordo com a corrente. Essa é dada pela relação Potência/tensão, assim para uma resistência de 2.000 W a 220 Volts teremos como corrente: 2.000/220 = 9,09 A.
Com esse valor é possível dimensionar a bitola do cabo através de tabelas das normas brasileiras. Deixe também um disjuntor dedicado exclusivamente à ela, dimensionado também de acordo com esses valores.
 
O ideal é ter um circuito independente, como se fosse um chuveiro. Creio que para essa potência 2Kw não seja necessário, pois temos eletrodomésticos que utilizam mais corrente que isso... Mas se tiver como, recomendo um circuito separado, até porque você vai gostar tanto da ideia de fazer breja que em breve vai querer aumentar a produção, e precisará de mais potência.
Uma sugestão: se possível, eu começaria com uma panela de uns 45L pra tirar levas de até 30L. Neste caso, uma resistência acima de 3,5Kw.
 
Seja bem vindo, Sergio.
A potência da resistência deve ser dimensionada de acordo com o volume das levas que você pretende fazer. Adota-se 1.000 W para cada 10 litros, assim uma resistência de 2.000 W dará conta de uma leva de 20 litros.
É preciso dimensionar a bitola do cabo elétrico de acordo com a corrente. Essa é dada pela relação Potência/tensão, assim para uma resistência de 2.000 W a 220 Volts teremos como corrente: 2.000/220 = 9,09 A.
Com esse valor é possível dimensionar a bitola do cabo através de tabelas das normas brasileiras. Deixe também um disjuntor dedicado exclusivamente à ela, dimensionado também de acordo com esses valores.
Valeu Alexandre.
Vale um circuito independente.
 
É Biab ou tribloco? Se for Biab, com essa potência, sugiro resistência de imersão. Liga direto na tomada (10 A, 220 V, 20 A 110 V) ou num controlador de temperatura que suporte essa corrente ou com contatora ou relé de estado sólido.
pretendo montar um sistema "single vessel".
Estou vendo um controlador.
Valeu obg
 
Olá, @Sergio Ferreira!

Eu e meu irmão, @Alain Souza, montamos, no início do ano, nosso sistema Single Vessel, com capacidade de 100L. Colocamos uma resistência de 8KW e dimensionamos um circuito elétrico dedicado para atender a essa potência. Então, leve em conta, na hora de dimensionar o circuito elétrico, o que o Alexandre disse aí acima e também observe a norma ABNT NBR 5410, que versa sobre instalações elétricas de baixa tensão. Vale a pena dar uma olhada lá também na hora de dimensionar a bitola dos fios. Porém, lembre-se que não será estritamente necessário instalar um circuito elétrico específico caso a corrente não seja superior a 10A (lembre-se de considerar todos os equipamentos que estejam ligados no circuito, não só teu equipamento cervejeiro); mas é RECOMENDADO que você instale um circuito elétrico específico, para evitar sobrecargas: o custo será baixíssimo para a resistência que você está querendo instalar.

Outra observação importante, que você deve considerar na hora de comprar seu controlador de brassagem: é interessante comprar um dimmer à parte para controlar a potência da tua resistência elétrica, para fazer levas menores, que não exijam a potência máxima de tua resistência. No meu caso e do meu irmão, compramos um controlador que não tem essa regulagem da potência da resistência e, nas duas primeiras brassagens, de 40L, acabamos queimando o mosto e perdendo toda nossa batelada (pensa em 8KW full time: todo e qualquer bagacinho que escapava do cesto de grãos ia direto grudar/caramelizar na resistência. Foi um pesadelo! Fora o desperdício de tempo e dinheiro com insumos 😪). Com o dimmer, conseguimos controlar a potência de nossa resistência durante todo o processo. Aí é só alegria!

Boa sorte aí com teu sistema!
 
Olá, @Sergio Ferreira!

Eu e meu irmão, @Alain Souza, montamos, no início do ano, nosso sistema Single Vessel, com capacidade de 100L. Colocamos uma resistência de 8KW e dimensionamos um circuito elétrico dedicado para atender a essa potência. Então, leve em conta, na hora de dimensionar o circuito elétrico, o que o Alexandre disse aí acima e também observe a norma ABNT NBR 5410, que versa sobre instalações elétricas de baixa tensão. Vale a pena dar uma olhada lá também na hora de dimensionar a bitola dos fios. Porém, lembre-se que não será estritamente necessário instalar um circuito elétrico específico caso a corrente não seja superior a 10A (lembre-se de considerar todos os equipamentos que estejam ligados no circuito, não só teu equipamento cervejeiro); mas é RECOMENDADO que você instale um circuito elétrico específico, para evitar sobrecargas: o custo será baixíssimo para a resistência que você está querendo instalar.

Outra observação importante, que você deve considerar na hora de comprar seu controlador de brassagem: é interessante comprar um dimmer à parte para controlar a potência da tua resistência elétrica, para fazer levas menores, que não exijam a potência máxima de tua resistência. No meu caso e do meu irmão, compramos um controlador que não tem essa regulagem da potência da resistência e, nas duas primeiras brassagens, de 40L, acabamos queimando o mosto e perdendo toda nossa batelada (pensa em 8KW full time: todo e qualquer bagacinho que escapava do cesto de grãos ia direto grudar/caramelizar na resistência. Foi um pesadelo! Fora o desperdício de tempo e dinheiro com insumos 😪). Com o dimmer, conseguimos controlar a potência de nossa resistência durante todo o processo. Aí é só alegria!

Boa sorte aí com teu sistema!

Legal. Obrigado pelas dicas. Essa do Dimer, foi muito boa mesmo.
 
pretendo montar um sistema "single vessel".
Estou vendo um controlador.
Valeu obg
No caso de single vessel, se pretender ficar ligando e desligando a resistência durante a mosturação, provavelmente terá que furar a panela e colocar a resistência próxima ao fundo e o mais prático é utilizar um controlador de temperatura para essa função. Porém se a intenção é não ligar a resistência após iniciar a mosturação (como muita gente que utiliza BIAB faz), o controlador de temperatura não é essencial e a resistência de imersão é muito mais prática. Digo isso por experiência própria pois já tive panela com resistência instalada próxima ao fundo e tenho controlador de temperatura, mas na minha configuração atual, uso resistência de imersão e não ligo ela após iniciar a mosturação. De qualquer forma, fique atento para a corrente consumida não ultrapassar a permitida pelo conjunto tomada+fiação+disjuntor.
 
Pessoal, se alguem estiver precisando de uma resitencia de 4Kw/220v com 38cm de diametro em inox e de baixa densidade, eu tenho uma que nunca foi usada para vender , pois mandei fazer e nao coube na panela. :( :( :(
Quem tiver interesse chama no privado.
WhatsApp Image 2021-06-09 at 20.20.41.jpeg


Abs.
 
Back
Top