Resistência - fervura fraca

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Leoaziani

Active Member
Joined
Jul 7, 2020
Messages
25
Reaction score
2
Location
Ribeirão Preto
Boa tarde pessoal
Recentemente montei uma panela eletrica com uma resistência de 3kw, o volume da fervura geralmente é entre 26 e 28l.
Nao estou conseguindo uma fervura vigorosa, fica muito aquém do que quando eu utilizava o fogareiro.
Pesquisei bastante antes de montar a relacao do volume com a potência da resistência, porem nao estou satisfeito com a fervura.
Alguem ja passou por esse problema?
Saberia me dizer se pode ser algum problema na resistência?
Obrigado
 
Amigo, eu tenho uma Single Vessel Chinesinha de 3kw, e geralmente fervo volumes parecidos com o seu. Funciona muito bem para fervura (até baixo para 2,5kw), embora eu gostaria que fosse um pouco mais rápido pra subir as temperaturas (aí quando estou com pressa coloco um rabo quente pra ajudar).

Será que sua inquietação não seja mais no sentido de "definir" o que seja uma fervura vigorosa? Tem muita discussão a respeito disso, e eu adoto aquela linha de que é aquela suficientemente forte para movimentar o mosto.

Para ver isso de maneira mais objetiva, calcule sua taxa de evaporação. Muita gente (Brulosophy, inclusive) fala de algo entre 7 e 10% por hora - e essa taxa bate com as experiências que eu tenho!
 
Cara, aqui em casa eu uso uma resistência de 10Kw @ 90% (então fica em cerca de 9Kw) para iniciar fervura de 65L e final de 52L.
Meu equipamento foi montado por mim mesmo, mas minha panela é N60 de 190L.
Com os 65L, se eu deixo a potência abaixo de 80% realmente tenho uma fervura baixa, com baixa evaporação ao meu ver. Mas isso se dá ao fato da panela ter um diâmetro muito grande creio eu. Na minha N50 (acho que tem 90L) a resistência é de 6Kw e ferve que é uma beleza, mesmo até a boca. Minha evaporação é de 12L/h, ao meu ver está ótimo.
 
Back
Top