Resfriar mosto sem chiller - resfriar naturalmente

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

damigol

Well-Known Member
Joined
Sep 13, 2017
Messages
244
Reaction score
61
Uma dúvida bem básica de um iniciante.

É possível deixar de usar o chiller ou outro método de resfriamento forçado do mosto, para deixar ele resfriando em temperatura ambiente, por exemplo, deixando um dia ele parado?

Quais os problemas que isso pode causar? E quais as vantagens de usar o chiller?

Desde logo, obrigado aos cervejeiros.
 
Damigol, também sou iniciante e pelo pouco que li a intenção é resfriar o mosto o mais rápido possível para evitar que o mosto fique em uma faixa de temperatura (que é quente) propícia para desenvolver bactérias. Então basicamente você resfria pra evitar contaminação. Quanto mais tempo levar pra resfria maior o risco de contaminação.

Sent from my Redmi 3S using Tapatalk
 
Olá, damigol!

É possível sim não resfriar seu mosto com chiller, essa técnica é camada "No chill". Quem faz isso, geralmente coloca o mosto ainda quente em um fermentador sanitizado e deixa ele na geladeira por ~1 dia, até chegar na temperatura desejada. Ao usar essa técnica, tenha em vista que adições tardias de lúpulo na fervura não surtirão muito efeito para sabor e aroma, pois os alfa ácidos do lúpulo continuarão sendo volatilizados por bastante tempo.

Além disso, a cerveja provavelmente ficará mais turva, pois o mosto não sofrerá o processo chamado "cold break", que consiste na aglutinação de proteínas devido ao choque térmico do resfriamento e permite sua eliminação, deixando a cerveja mais límpida.

E por último e mais importante, a técnica No chill aumenta muito a chance de contaminação do mosto, pois devido à demora para se atingir a temperatura adequada para inoculação da levedura, o mosto fica à disposição das bactérias contaminantes por um bom tempo, dando bastante chance para elas se multiplicarem. Por isso a sanitização e o cuidado com contaminações nessa técnica devem ser impecáveis.

O uso do chiller evita todos esses problemas. Não é um investimento muito alto pelo benefício que traz, seja qual for o tipo de chiller.

Maaas, a cerveja é sua e você faz do jeito que quiser :)

Espero ter sanado tuas dúvidas.

Abraço!
 
Resfriamento é importante. Se vc fizer levas pequenas, 5 a 15 litros, consegue resfriar rapidamente colocando sua panela numa pia com água e gelo. Levas maiores, utilize um chiller.
Ah, mas só consigo resfriar até 40graus.
Blz, coloca na geladeira e resfria até atingir a sua temperatura de inoculação.
com levas pequenas, é simples e rápido.
 
Outra coisa importante! Se demorar muito pra baixar de 60 graus pode gerar muito DMS.
Alguém pode me corrigir: mosto acima de 60 graus ainda gera DMS.
Para alguns estilos de cerveja como por exemplo "Pilsen", um "pouquinho" de DMS é bem vindo.
 
Ah, mas só consigo resfriar até 40graus.
Blz, coloca na geladeira e resfria até atingir a sua temperatura de inoculação.
com levas pequenas, é simples e rápido.

Verdade, faço isso e nunca tive problema. :mug:
 
Olá amigo!

Também sou iniciante e ao adquirir meus equipamentos fui fazer uma breve pesquisa acerca da real necessidade dos ítens para resfriamento rápido pós fervura.

Além do que já disseram anteriormente, lí que durante o período de altas temperaturas do mosto, é gerado um composto que adiciona um sabor indesejável (como de vegetais "verdes" cozidos) que em decorrência da temperatura de fervura (100 graus) são volatilizados e evaporam deixando a cerveja.

Se você faz um no-chill, e deixa resfriar devagar, este composto em questão continuará sendo gerado quando ainda quente o líquido, mas não será volatilizado (como durante a fervura), podendo causar off flavours indesejáveis na sua receita.

Como os outros disseram, posso estar falando errado, mas tenho essa informação de algum lugar no meu pool de ensinamentos hahahaha

Tambem não lembro o nome deste composto =/

Abraço!
 
Se pretende usar a técnica "no-chill" é bom levar em consideração os tipos de malte utilizados. Maltes mais claros, o pilsen em especial, vão produzir mais DMS portanto, fervuras mais longas (90 min ou mais) podem ajudar a reduzir problemas com a permanência do composto no mosto. Maltes como o Pale Ale, Munich e Vienna podem ter tempos menores de fervura (60 min).
 
Back
Top