Resfriar mosto sem chiller - resfriar naturalmente

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

damigol

Well-Known Member
Joined
Sep 13, 2017
Messages
244
Reaction score
61
Uma dúvida bem básica de um iniciante.

É possível deixar de usar o chiller ou outro método de resfriamento forçado do mosto, para deixar ele resfriando em temperatura ambiente, por exemplo, deixando um dia ele parado?

Quais os problemas que isso pode causar? E quais as vantagens de usar o chiller?

Desde logo, obrigado aos cervejeiros.
 
Damigol, também sou iniciante e pelo pouco que li a intenção é resfriar o mosto o mais rápido possível para evitar que o mosto fique em uma faixa de temperatura (que é quente) propícia para desenvolver bactérias. Então basicamente você resfria pra evitar contaminação. Quanto mais tempo levar pra resfria maior o risco de contaminação.

Sent from my Redmi 3S using Tapatalk
 
Olá, damigol!

É possível sim não resfriar seu mosto com chiller, essa técnica é camada "No chill". Quem faz isso, geralmente coloca o mosto ainda quente em um fermentador sanitizado e deixa ele na geladeira por ~1 dia, até chegar na temperatura desejada. Ao usar essa técnica, tenha em vista que adições tardias de lúpulo na fervura não surtirão muito efeito para sabor e aroma, pois os alfa ácidos do lúpulo continuarão sendo volatilizados por bastante tempo.

Além disso, a cerveja provavelmente ficará mais turva, pois o mosto não sofrerá o processo chamado "cold break", que consiste na aglutinação de proteínas devido ao choque térmico do resfriamento e permite sua eliminação, deixando a cerveja mais límpida.