Resfriamento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcostaubate

Member
Joined
Aug 19, 2013
Messages
8
Reaction score
0
Ola pessoal,

Gostaria de saber se alguem ja fez o processo de resfriamento inverso, ao invés de passar a agua fria dentro do chiller, passar o mosto dentro do chiller involto em gelo por exemplo? (Por bombeamento)

Abraço
Marcos de Moraes
 
Fiz isso com a minha wit e, sinceramente, não deu muito certo.

O gelo derreteu com uma velocidade impressionante e, no fim, o mosto ainda estava quente e eu não tinha mais gelo.

Ainda pretendo aperfeiçoar o processo, mas ao menos que compre 20kg de gelo, acho difícil funcionar muito bem.

Abs
 
Dependendo do material do chiller é possível e viável.
O problema é a limpeza do interior do tubo. Se o chiller for de inox (menos eficiente por não ser um ótimo condutor de calor), isto não é difícil, mas se for de cobre ou alumínio, a coisa complica já que estes materiais (mais eficientes na troca de calor) podem sofrer danos pela utilização de produtos químicos.
Outra questão a considerar é que se tu fizer o resfriamento por imersão do chiller, tu vais resfriar todo o mosto de forma uniforme. Já, fazendo por passagem, não. Existe muita discussão sobre isto, mas pouca coisa é realmente conclusiva.
Dito isto, vai a minha opinião: tu tens que encontrar a forma que facilite o teu processo e produza o resultado esperado. O importante é conseguir uma boa cerveja sem ter que fazer muitos malabarismos para isto.
 
Eu vou ser sincero, prefiro gastar um dinheiro a mais e comprar um chiller de placas. Ja usei o chiller de imersão e hoje uso o de placas, nao tem comparação em tempo e também em limpeza e facilidade de sanitização.
 
Já pensou em gelar a água antes dela passar pelo chiller?

Bacia de gelo, a mangueira que liga no chiller passando dentro do gelo pra água chegar gelada dentro dele pode ajudar, e se você ficar balançando o chiller (Tipo mola, para cima e para baixo, tirando e colocando no mosto rapidamente) ajuda a resfriar também e de quebra já da uma aerada bem bacana no mosto.

Mexer com o chiller sei que ajuda nos momentos finais do resfriamento, faça o teste, quando a água q passa no chiller já estiver saindo na temperatura normal, vai lá e balance ele como falei que a água volta a sair quente novamente, agilizando o resfriamento.
 
Eu vou ser sincero, prefiro gastar um dinheiro a mais e comprar um chiller de placas. Ja usei o chiller de imersão e hoje uso o de placas, nao tem comparação em tempo e também em limpeza e facilidade de sanitização.

O problema do chiller de placas está mostrado neste link (jamil zainasheff): http://www.mrmalty.com/chiller.php

Depois de ler o artigo, resolvi melhorar meu sistema de imersão para aproveitar as suas vantagens.

Ricardo
 
Como diria aquele malandro da escolinha do professor Raimundo, Há controvércias, hehehehehe
Confesso que pra quem faz apenas 20 litros o chiller de imersão pode ser bem dimensionado e dessa forma ser "melhor" do que o de placas. Mas imagine a galera que faz 50, 100, 200 litros. Como superdimensionar esse cara? Haja cobre, e nesse caso custo, fora o peso para limpar e espaço para guardar. As grandes cervejarias usam chiller de placas. São maiores, com certeza, e também usam glicol passando nos chillers pra poder maximizar o resfriamento. Enfim, cada um sabe onde seu calo aperta. Hoje eu faço da seguinte forma: Como ja tinha um chiller de imersão que durava em torno de 40 a 60 min pra resfiar até 30 graus, 20 litros e depois comprei o chiller de placas que em no maximo 20 min eu faço a mesma coisa, agora eu coloco o chiller de imersão num balde com gelo, passando pelo chiller de placas e voltando pro de imersão (utilizo uma bombinha que comprei la fora, de 12 volts pra repassar a agua) em 20 minutos consigo passar pra temperatura de fermentação de lagers.
Por que pensei assim? Calculei custo (nao so de equipamento mas tbm de agua), calculei facilidade de limpeza (ao meu ver dentro de um apartamento, limpar um chiller de placas é infinitamente mais facil do que um chiller de imersão , que só de vc tirar da panela ja caga tudo, hehehehehehe, fora a sanitização) e também o fator tempo.
 
Caros,

Onde se encontra chiller de placas por aqui?

Estou no processo de ampliar minha produção para algo entre 70-100L e preciso otimizar o processo de resfriamento.

Se bem que estou pensando seriamente em aderir ao "no chill" que muitos gringos usam, deixando esfriar de um dia pro outro.

Abs
 
Bastante interessante os comentários!!!

Bom creio que podemos concluir que o melhor metodo é o que se enquadra pra vc não é? esse final de semana vou fazer 20L de uma wiess e irei tentar fazer o resfriamento passando o mosto dentro do chiller (recoberto em gelo), para ver o que dá, rsrs... Assim que tiver novidades posto aqui pra debatermos...

Abraços e muito obrigado pelas dicas...
Marcos de Moraes

PS: O que vcs acham de fazer um resfriamento recirculado? como por exemplo, passar o mosto dentro do chiller de imersão e ao invés de colocalo diretamente no fermentador voltalo a panela e recircular um pouco? isso após ter feito o whirpool e transferido o mosto para uma outra panela para começar o resfriamento recirculado...
 
Marcos, sou do Vale do Paraíba também, de Jacareí. Procura no facebook por Concervap, já temos uma confraria aqui com muitos cervejeiros e encontros mensais definidos.
Bom, voltando ao assunto, eu uso chiller de imersão, faço levas de 80 litros e levo 30 minutos para cair a temperatura de 100 para 30 graus. Sabe como? Simples, fisica. Temperatura cria camadas nos liquidos, então em pouco tempo vc tem mosto quente em cima e frio em baixo, de forma desigual. tornando muito lento seu processo. Basta unir o útil ao necessário. Nós compramos aquelas bombas xing ling pequenas que aguentam (e muito bem por sinal) temperaturas de 100 graus e nossa panela de fervura tem duas torneiras. a de retorno tem um cotovelo por dentro com um espigão de 1/4, bem fino, com isto o mosto volta pela tangente e com pressão, fazendo um Whirpool, que já homogeniza todo o mosto. Assim voce tem um resfriamento por igual, rápido e no fim um belo cone de trub no meio da sua panela.

Abraços!
André Inácio
 
drelimainacio, uma pergunta: essa segunda válvula (de retorno) fica em que altura da panela? Mesmo nível da descarga, mais acima?

Grato
 
Nizaor, a altura do retorno não vai interferir muito, visto que sua função é apenas fazer o mosto girar. A minha fica um pouco acima do nivel da valvula de saída, mas acredito que voce possa mirar uma altura que pegue no meio do volume total de mosto.
 
Ola André,

Ja add o grupo no face e fico feliz em saber q existe vida cervejeira aqui perto, rsrs, concerteza ficarei feliz em fazer parte deste grupo e dos encontros mensais,
Enfim, achei bastante legal este seu sistema de resfriamento, vc teria fotos ou videos para melhor visualizarmos o sistema?

Ate breve
Marcos de Moraes
 
drelimainacio, valeu pela pronta resposta! Vou procurar fazer essa adaptação à minha panela de fervura!
 
Assim que puder eu coloco fotos. Ou podem olhar nas fotos da Eigen Bier no Facebook, tem bastante coisa lá. Mas tudo que eu fiz, tirei como base (mentira, eu copiei tudo mesmo) do Guenther. Meu sistema hoje é esse:
https://plus.google.com/photos/102477583039398092855/albums/5773993939924458881
Só que as valvulas são manuais e eu não uso contrafluxo, então aquela valvula deixo conectada no fermentador.
 
Quem se interessou pela técnica de Drelimaimacio pode rever as fotos de whirlpool chiller no link postado por Ricardo na sexta post da conversa. A bomba é que é diferente.
 
Gente e se colocar um chiller de inox da maior metragem possível dentro de uma panela de alumínio de 35 lts e encher ela de agua e congelar ela em um freezer fazendo que a serpentina fique envolta em um 'iceberg' então então circular o mosto ali dentro, to com essa ideia faz tempo, estou para comprar um chiller de inox acho que vou tentar fazer assim, creio eu que com quase 35 kg de gelo deve ser suficiente...que acham?
 
Fala Pessoal!!
Sou novo no processo de fabricação de cerveja, eu e meus amigos fizemos apenas 2 levas mas nas 2 usamos o processo de resfriamento passando a cerveja por dentro de um chiller inox que fica dentro de um tanque com água e gelo. Esse tanque é de aproximadamente 60 litros e o chiller não é muito grande (não sei exatamente o tamanho dele), utilizamos um saco de gelo de 5 kg, mais algumas "pepitas" de gelo que fazemos em potes de sorvete e completamos o resto com agua. Controlando a vazão (pouco liquido) conseguimos resfriar o mosto para 25 à 30 graus com apenas uma passagem. O tempo médio para descer os 20 litros é de 25 à 30 minutos. Espero ter contribuído, se precisarem posto fotos do tanque com o chiller. Abraços
 
Gente e se colocar um chiller de inox da maior metragem possível dentro de uma panela de alumínio de 35 lts e encher ela de agua e congelar ela em um freezer fazendo que a serpentina fique envolta em um 'iceberg' então então circular o mosto ali dentro, to com essa ideia faz tempo, estou para comprar um chiller de inox acho que vou tentar fazer assim, creio eu que com quase 35 kg de gelo deve ser suficiente...que acham?

Seria muito mais efetivo usar água + gelo (em cubos ou picado). Do jeito que você está pensando, o gelo vai derreter ao redor da serpentina, formando uma área oca que prejudicará bastante a eficiência.

O melhor, mesmo, é usar o chiller imerso na panela de fervura e passar água gelada por dentro dele ou usar um contrafluxo.
 
Bom dia a todos.
Colocando, mesmo que meio fora de hora, um pouco de tempero nessa discussão, eu tentei criar uma panela que pudesse resolver o problema de produzir e resfriar o mosto sem precisar ficar colocando e tirando coisas.
fiz isso:
[ame]http://youtu.be/2hpDe08ZIYY[/ame]
Essa panela tem resistência, por isso ela é capaz de trabalhar no processo de mostura e tem uma
serpentina de cobre em volta, que faz parte do sistema de resfriamento, com motor de geladeira.
Ela gela bem, mas o motor que eu usei é meio fraco e por isso ele demora mais de uma hora para gelar 20 litros.
Serviu como ideia. Se um dia eu me motivar, troco o motor e aí ela vai ficar legal.
A vantagem é que você não tem trabalho nenhum.
Hoje eu brasso a cerveja em outra panela automática e depois transfiro para essa para gelar. Meia hora antes de trransferir o mosto para ela eu ligo e na hora da transferencai ela já está gelada, isso deu uma acelerada no processo, mas ainda falta um pouco de potência.

Um abraço a todos,

Alexandre
 

Latest posts

Back
Top