Resfriamento sem Chiller

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

PedroBrew1

Active Member
Joined
Jul 14, 2015
Messages
43
Reaction score
18
https://youtu.be/-oNi3aOWNLc?t=6m1s

Neste vídeo do Jaime, aos 6:00 ele faz a troca de calor utilizando uma segunda panela mais larga, água e gelo.
Foi um dos primeiros vídeos que assisti sobre produção de cerveja artesanal e desde então planejei fazer a troca de calor da mesma forma que ele fez, ainda mais porque tenho uma máquina de gelo (ice free), luvas térmicas bem resistentes e o chiller sai bem caro.

Como ele diz, "nada está encostando na cerveja, este é o charme deste trocador de calor" (a não ser a pá cervejeira dele que estava dentro do balde e depois vai direto pra dentro da panela pro whirlpool, hahaha).

E o whirlpool parece ser bem mais prático dessa forma.

Quais as vantagens e desvantagens desse método?

Ps.: Como faço para colocar o vídeo direto aqui? [youtube][/youtube] não está funcionando.
 
Acho que a vantagem seria não ter nada entrando em contato com o mosto, diminuindo as chances de contaminação. Assim, seria mais fácil fazer o Whirpool quente já que não vai ter o chiller colocado no momento da fervura para sanitiza-lo OU não perderia tempo sanitizando o chiller, e correndo riscos de contaminação, para fazer o Whirpool quente a adiciona-lo após.

Agora,a desvantagem pode ser na perda de eficiência ai do método de resfriamento, estou no trabalho então não consigo ver o vídeo, mas, provavelmente deve ser menos eficiente por não ter uma troca de calor diretamente com o líquido.

Mas se tem uma máquina de gelo ai e no vídeo conseguem abaixar a temperatura num tempo razoável, vale a pena para você!

Enfim, posso estar errado. Abraços.
 
Cara, vai depender basicamente:
- do tamanho da tua leva
- da temperatura ambiente
- do tempo que tu considera satisfatório pro teu resfriamento.

Já usei essa técnica em algumas brassagens antes de comprar meu chiller. Por experiência, diria que:
- Pra levas de 5 a 10 litros é a melhor técnica, pois é a mais simples e barata e a chance de contaminação é mínima. Em uns 20 minutos, máximo meia hora, tu consegue resfriar teu mosto. Se de tempos em tempos tu fizer um redemoínho na água com gelo, aumenta ainda mais tua eficiência.
- pra levas de 10 a uns 15 ~ 16 litros ainda é interessante, mas teu tempo já vai pra uns 40 minutos a quase uma hora
- Eu diria que, até uns 20 ~ 23 litros de mosto, esta técnica ainda vai funcionar, mas estará "no limite". Em dias mais quentes, com certeza o resfriamento pra temperatura de inoculação vai passar de uma hora

abaixo coloco uma foto de um belo cold break que obtive em uma leva com esta técnica. Não lembro com exatidão, mas tinha mais ou menos uns 12 ~ 14 litros de mosto na panela.
 

Attachments

  • Cold Break.jpg
    Cold Break.jpg
    48.9 KB · Views: 214
Minhas levas de 10 litros foram resfriadas assim, quando parti para 20 litros comprei um chiller de imersão.
 
Cara, vai depender basicamente:
- do tamanho da tua leva
- da temperatura ambiente
- do tempo que tu considera satisfatório pro teu resfriamento.

Já usei essa técnica em algumas brassagens antes de comprar meu chiller. Por experiência, diria que:
- Pra levas de 5 a 10 litros é a melhor técnica, pois é a mais simples e barata e a chance de contaminação é mínima. Em uns 20 minutos, máximo meia hora, tu consegue resfriar teu mosto. Se de tempos em tempos tu fizer um redemoínho na água com gelo, aumenta ainda mais tua eficiência.
- pra levas de 10 a uns 15 ~ 16 litros ainda é interessante, mas teu tempo já vai pra uns 40 minutos a quase uma hora
- Eu diria que, até uns 20 ~ 23 litros de mosto, esta técnica ainda vai funcionar, mas estará "no limite". Em dias mais quentes, com certeza o resfriamento pra temperatura de inoculação vai passar de uma hora

abaixo coloco uma foto de um belo cold break que obtive em uma leva com esta técnica. Não lembro com exatidão, mas tinha mais ou menos uns 12 ~ 14 litros de mosto na panela.
Pretendo resfriar levas de ~20 litros. A diferença é que posso jogar baldes e baldes de gelo por causa da máquina. A temperatura ambiente na minha cidade é bem baixa, mas o local onde vou produzir é meio quente, sem circulação de ar, diria em torno dos 28 a 30°C...
 
@PedroBrew
é uma quantidade razoável pra esse método... o que tu pode fazer é um negócio tipo o deste post http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406071, e fazer vários whirpools durante o resfriamento. Vai diminuir o tempo pra resfriar, porém, tu terá que formar o cone de trub a frio, que demora mais.

mas um chiller já feito de alumínio custa o preço de uma leva. põe na ponta do lápis e vê se não vale a pena. Se não, pode comprar tubos de alumínio e enrolar, tem posts no fórum de como fazer, e não é difícil.
Daí tu pode usar esse gelo todo pra circular água gelada dentro do chiller. É só encher um balde com torneira (tipo fermentador) de água + gelo e deixar ele num ponto mais alto que o chiller, conectando a mangueira na torneira dele. Não precisa de bomba nem nada... e se quiser ainda pode colocar a panela dentro de uma bacia ou panela cheia de gelo, conforme tua ideia. Dai fica com resfriamento pelo chiller e pela parede da panela
 
PedroBrew

Apesar de ter feito minha primeira brassagem dia desses, ou seja, novato ainda, como disse o Tiefensee, também me informaram q, numa leva de até 15 l por aí, numa região com uma temperatura ambiente até uns 25 graus, dá pra fazer sim. Sugiro colocar um pouco da sal no gelo+água do fundo pra agilizar um pouco. Fizemos dessa forma nossa primeira APA com 12 litros e conseguimos derrubar a 20 C em cerca de 35 minutos. Boas cervas pra tds
 
Back
Top