resfriamento no chiller + garrafao plástico como fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

uirac

Active Member
Joined
Sep 24, 2015
Messages
42
Reaction score
6
Colegas,

Não tenho chiller nem fermentador tipo balde alimentício. Realizei minha primeira brassagem e para resfriar o mosto coloquei a panela de fervura em uma bacia com água + gelo e ao atingir ~22º, utilizei o garrafão da água mineral como fermentador.

Um dos problemas nesta primeira brassagem foi, além de não conseguir formar o whirlpool corretamente, que a panela depois ficou "boiando" dentro da bacia que usei pra resfriá-la, o que acredito ter movimentado muito o mosto e ter desfeito qualquer pequeno cone de sedimentação que eu tenha conseguido.

Após conferir várias ideias, de diferentes posts e problema aqui no fórum, o que eu gostaria de fazer agora na 2ª brassagem: após a fervura, realizar o whirlpool normalmente (to querendo usar aquele esquema da furadeira), deixar decantar durante 20 minutos e aí passar para o garrafão de 20 litros da água mineral, que servirá como fermentador, e aí realizar o resfriamento com a bacia de água + gelo.

Aí fico na dúvida: o material deste fermentador seria propício para receber o mosto? Tô complicando o processo dessa forma? Dicas, críticas, sugestões são bem-vindas!
 
Já que tem o problema de agitação durante o resfriamento e não é bom deixar o mosto quente parado depois da fervura, acho melhor resfriar primeiro, fazer o Whirlpool frio, esperar uns 20 minutos para decantação e depois passar para o fermentador.
 
peguz, td bom?

Mas olha só, o mosto quente não ficaria parado já que eu realizaria o whirlpool com a furadeira e daria seus 20 minutos para decantar e logo repassando para o garrafão. Sobre o moto quente ficar parado ainda não havia lido sobre isso, sabe informar qual seria o problema?

Minha dúvida seria que problemas eu teria de fazer o resfriamento no garrafão, se ele é propício à temperatura, por exemplo.
 
peguz, td bom?

Mas olha só, o mosto quente não ficaria parado já que eu realizaria o whirlpool com a furadeira e daria seus 20 minutos para decantar e logo repassando para o garrafão. Sobre o moto quente ficar parado ainda não havia lido sobre isso, sabe informar qual seria o problema?

Minha dúvida seria que problemas eu teria de fazer o resfriamento no garrafão, se ele é propício à temperatura, por exemplo.
Não dá.

Garrafão não é atóxico em alta temperatura... longe disso, não chega a ser nem como outros plásticos que suportam 60 graus na boa. Se deixar líquido quente lá, certamente haverá migração microscópica de plástico para o mosto. Se vai ficar com gosto? Ninguém sabe. Pode ficar, ou não, mas que vai "contaminar" a cerveja com plástico, isso vai.

Sobre whirlpool com furadeira, sinceramente, não vejo motivo algum pra fazer isso. Tá complicando algo que é pra ser simples. Todo o iniciante deve, na minha visão, virar "mestre" nas técnicas mais básicas possíveis, pois isso que cria a nossa base como cervejeiro. Depois sim, podes inventar coisas.

Canso de ver cervejeiro de longa data que não sabe fazer as coisas mais básicas de todas. Eu talvez tenha um dos equipamentos mais automatizados hand-made do mundo, mas o que importa mesmo é que eu sei usar qualquer tipo de equipamento básico com perfeição.... isso que interessa no final, a base.

Resumindo, foque-se em resolver o básico. A panela fica mexendo? Use menos água em volta pra ela não boiar. O whirlpool não deu certo? Faça dar certo. O problema não está na técnica que não funciona, é na aplicação dela.


Abraço,
 
Não dá.

Garrafão não é atóxico em alta temperatura... longe disso, não chega a ser nem como outros plásticos que suportam 60 graus na boa. Se deixar líquido quente lá, certamente haverá migração microscópica de plástico para o mosto. Se vai ficar com gosto? Ninguém sabe. Pode ficar, ou não, mas que vai "contaminar" a cerveja com plástico, isso vai.

Sobre whirlpool com furadeira, sinceramente, não vejo motivo algum pra fazer isso. Tá complicando algo que é pra ser simples. Todo o iniciante deve, na minha visão, virar "mestre" nas técnicas mais básicas possíveis, pois isso que cria a nossa base como cervejeiro. Depois sim, podes inventar coisas.

Canso de ver cervejeiro de longa data que não sabe fazer as coisas mais básicas de todas. Eu talvez tenha um dos equipamentos mais automatizados hand-made do mundo, mas o que importa mesmo é que eu sei usar qualquer tipo de equipamento básico com perfeição.... isso que interessa no final, a base.

Resumindo, foque-se em resolver o básico. A panela fica mexendo? Use menos água em volta pra ela não boiar. O whirlpool não deu certo? Faça dar certo. O problema não está na técnica que não funciona, é na aplicação dela.


Abraço,


Guenther, valeu o retorno, essas intervenções da galera mais experiente ajuda pra caramba em deixar o cara mais confiante no que fará, fora da teoria, hehehe.

Pela sua experiência, então, tento repetir o que fiz da primeira vez:

1) Ao fim da fervura, realizar whirlpool;
2) Decantar por 20 minutos;
3) Levar panela de fervura para o balde com gelo;
4) Após resfriar, passar para o fermentador.

.... ou nesta configuração específica seria mais interessante seguir a ideia acima, do peguzman, de imediatamente resfriar após a fervura e só então fazer o whirlpool + decantação?

ps: um adendo, aqui em Teresina a temperatura ta batendo os 40º fácil!
 
Guenther, valeu o retorno, essas intervenções da galera mais experiente ajuda pra caramba em deixar o cara mais confiante no que fará, fora da teoria, hehehe.

Pela sua experiência, então, tento repetir o que fiz da primeira vez:

1) Ao fim da fervura, realizar whirlpool;
2) Decantar por 20 minutos;
3) Levar panela de fervura para o balde com gelo;
4) Após resfriar, passar para o fermentador.

.... ou nesta configuração específica seria mais interessante seguir a ideia acima, do peguzman, de imediatamente resfriar após a fervura e só então fazer o whirlpool + decantação?

ps: um adendo, aqui em Teresina a temperatura ta batendo os 40º fácil!
Eu faria EXATAMENTE como você citou, simplesmente tendo cuidado, ou seja, levantando ela devagar, não colocar tanta água que faça ela boiar, etc, e digo isso porque já fiz isso algumas vezes... todas com sucesso igual como qualquer outro equipamento/técnica. Não tem mistério.... é só fazer whirlpool e depois o objetivo é não desmanchar ele.

Abraço,
 
Eu faria EXATAMENTE como você citou, simplesmente tendo cuidado, ou seja, levantando ela devagar, não colocar tanta água que faça ela boiar, etc, e digo isso porque já fiz isso algumas vezes... todas com sucesso igual como qualquer outro equipamento/técnica. Não tem mistério.... é só fazer whirlpool e depois o objetivo é não desmanchar ele.

Abraço,

Guenther, muito obg.

Tentarei repetir o processo de forma mais cuidadosa, portanto.

[]s
 

Latest posts

Back
Top