Resfriamento em dias quentes

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jrrocha

Well-Known Member
Joined
Mar 30, 2015
Messages
93
Reaction score
6
Olá pessoal,

Fiz uma brassagem em um dia que estava muito quente, cerca de 37 graus, ao resfriar o mosto com um chiller de imersão, consegui resfriar no máximo até 30 graus e fiz a inoculação.

Há alguma prática que pode ser feita para que a inoculação ocorra em uma temperatura mais adequada em dias mais quentes?

Desde já agradeço pela ajuda.
 
Usar gelo, ou agua gelada. vc usa outra serpentina para resfriar a agua de resfriamento. Talvez colocar o fermentador para resfriar na geladeira por um tempo para depois inocular.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
Levando em conta que a melhor temperatura de água para hidratação de fermentos seco é 35ºC (conseguindo uma viabilidade de mais de 90%), não é problemático inocular o fermento no mosto a 30ºC, desde que não haja uma grande diferença de temperatura entre o mosto e o fermento (convêm temperar o fermento aos poucos com o mosto).

Após a inoculação forçar a temperatura para baixo o mais rápido possível (taca na geladeira).

Um cuidado importante é hidratar a levedura somente com água (não use mosto ou DME) pois a levedura seca está com suas membranas muito frágeis e um meio mais concentrado pode simplesmente destroçá-las.

Uma outra opção é elevar mais um pouco o pitch rate para compensar uma possível menor viabilidade por causa da temperatura, mas cuidado com a fermentação que pode ser mais vigoroso.
 
Olá pessoal,

Fiz uma brassagem em um dia que estava muito quente, cerca de 37 graus, ao resfriar o mosto com um chiller de imersão, consegui resfriar no máximo até 30 graus e fiz a inoculação.

Há alguma prática que pode ser feita para que a inoculação ocorra em uma temperatura mais adequada em dias mais quentes?

Desde já agradeço pela ajuda.
Olá amigo, pesquise sobre a técnica "no chill" , existe um tópico aqui no fórum. Em resumo, vc pula a parte do resfriamento com o chiller e coloca o balde no freezer até atingir a temperatura desejada para inoculação.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 
Uma dica para fazer o resfriamento, ao invés de utilizar um ("pré-chiller" que eu considero caro e é mais uma parafernalha pra armazenar, lavar, etc), é utilizar uma bombinha submersa de aquário. Custam cerca de R$50,00.

Coloco a bombinha em um balde com água e gelo e ligo a saída da bombinha na entrada do chiller.
 
No verão quente, eu consigo resfriar até uns 30/35 graus. Depois deixo na geladeira até atingir a temperatura que vou fermentar, so depois inoculo o fermento, tentando deixar sempre no maximo uns 5 graus de diferença entre eles. (mosto e fermento hidratado).
 
Uma dica para fazer o resfriamento, ao invés de utilizar um ("pré-chiller" que eu considero caro e é mais uma parafernalha pra armazenar, lavar, etc), é utilizar uma bombinha submersa de aquário. Custam cerca de R$50,00.

Coloco a bombinha em um balde com água e gelo e ligo a saída da bombinha na entrada do chiller.

Faço exatamente dessa maneira. Até para não desperdiçar água. A panela fica em cima do fogão, encho a pia (primeiro só com água) e circulo pela serpentina usando a bombinha. Quando a água fica muito quente (até por limitações da especificação da bomba), troco por água nova, e acrescento bastante gelo. Consigo 17°C sem muito esforço.

Algumas observações pertinentes:

- Minhas levas são de apenas 10l
- Moro em Curitiba, então a água é sempre "fria" (no máximo 20 e poucos graus).
 
Faço exatamente dessa maneira. Até para não desperdiçar água. A panela fica em cima do fogão, encho a pia (primeiro só com água) e circulo pela serpentina usando a bombinha. Quando a água fica muito quente (até por limitações da especificação da bomba), troco por água nova, e acrescento bastante gelo. Consigo 17°C sem muito esforço.

Algumas observações pertinentes:

- Minhas levas são de apenas 10l
- Moro em Curitiba, então a água é sempre "fria" (no máximo 20 e poucos graus).

Faço também levas de 10 litros e ainda resfrio usando uma bacia com gelo.

Tava querendo fazer esse esquema com a bombinha de aquário, qual a capacidade(litros/hora) da bombinha que vocês usam? Tem umas por 30 reais com capacidade para 200 Litros/hora mas fico com receio de não dar conta.
 
No verão quente, eu consigo resfriar até uns 30/35 graus. Depois deixo na geladeira até atingir a temperatura que vou fermentar, so depois inoculo o fermento, tentando deixar sempre no maximo uns 5 graus de diferença entre eles. (mosto e fermento hidratado).

Vc usa geladeira ou freezer? Tem alguma adaptação nele/nela? Quanto tempo demora pra baixar de 30 até uns 12-15 °C num dia de calor de rachar?
 
Vc usa geladeira ou freezer? Tem alguma adaptação nele/nela? Quanto tempo demora pra baixar de 30 até uns 12-15 °C num dia de calor de rachar?

Cara uso geladeira mesmo, uma consul comum, sem nada de adaptação, nao é tão nova mas gela bem. Lembro que da ultima vez terminei tudo la por 18hs, e la por 12:30 / 01:00 da manhã, eu inoculei, mas era 17 graus o programado. Nunca baixei mais que isso, porque ate hoje so fiz Ale. Até hoje nao deu problema com contaminação e tal.
Ja no teu caso, se for fazer de 35 pra 12 graus, no calor de Itaqui, vai demorar bem mais. Falo isso porque sou de Uruguaiana, e lembro que verao batia 40 graus :D
Itaqui nao deve ser diferente, afinal sao cidades vizinhas.
 
Faço também levas de 10 litros e ainda resfrio usando uma bacia com gelo.

Tava querendo fazer esse esquema com a bombinha de aquário, qual a capacidade(litros/hora) da bombinha que vocês usam? Tem umas por 30 reais com capacidade para 200 Litros/hora mas fico com receio de não dar conta.

Não lembro de cabeça, e ontem foi bem corrido, mas hoje à noite, em casa, vejo o modelo da bomba e mando foto e tals. Mas se não me falha a memória é bem menos que 200 l/h. ;)
 
A minha custou 50 e poucos reais em uma loja de aquarismo aqui onde eu moro. Procure uma loja na sua cidade que pode acabar saindo mais em conta do que pagar frete online.

A vazão da minha é de 500L por hora e acho ideal. Acho que 200L/h será muito pouco. Por curiosidade você poderia fazer um teste enchendo algum balde com a torneira aberta em uma vazão que você considera "legal", e cronometra o tempo gasto para encher 1 litro. Depois multiplica por 60 :D

Como a gente está fazendo uma "adaptação" no uso da bomba, colocando barreiras (mangueiras e chiller) no fluxo da água, a vazão será menor do que a indicada.

EDIT:
A minha bomba é exatamente essa: http://www.americanas.com.br/produt...em=rec_item_page.rr1-ClickCP&nm_ranking_rec=1

Só agora vi que suas levas são de 10L.. pode ser que 200 ou 300L sejam suficientes então sim.
 
A minha custou 50 e poucos reais em uma loja de aquarismo aqui onde eu moro. Procure uma loja na sua cidade que pode acabar saindo mais em conta do que pagar frete online.

A vazão da minha é de 500L por hora e acho ideal. Acho que 200L/h será muito pouco. Por curiosidade você poderia fazer um teste enchendo algum balde com a torneira aberta em uma vazão que você considera "legal", e cronometra o tempo gasto para encher 1 litro. Depois multiplica por 60 :D

Como a gente está fazendo uma "adaptação" no uso da bomba, colocando barreiras (mangueiras e chiller) no fluxo da água, a vazão será menor do que a indicada.

EDIT:
A minha bomba é exatamente essa: http://www.americanas.com.br/produt...em=rec_item_page.rr1-ClickCP&nm_ranking_rec=1

Só agora vi que suas levas são de 10L.. pode ser que 200 ou 300L sejam suficientes então sim.

Show, vou fazer o teste, valeu pelas dicas :tank:
 
Coincidentemente fiz um teste na última brassagem. A água vem da rua a 28~30C. Passei por um pré-chiller de 15m no gelo, água e sal. Baixou só até 24C. Coloquei a bombinha de aquário e recirculei a água com gelo e sal. Consegui chegar aos 18C que era quanto eu pretendia. Agora é só com a bomba.

Com as lagers, só inoculo na manhã do dia seguinte mesmo, na geladeira.
 
Cara uso geladeira mesmo, uma consul comum, sem nada de adaptação, nao é tão nova mas gela bem. Lembro que da ultima vez terminei tudo la por 18hs, e la por 12:30 / 01:00 da manhã, eu inoculei, mas era 17 graus o programado. Nunca baixei mais que isso, porque ate hoje so fiz Ale. Até hoje nao deu problema com contaminação e tal.
Ja no teu caso, se for fazer de 35 pra 12 graus, no calor de Itaqui, vai demorar bem mais. Falo isso porque sou de Uruguaiana, e lembro que verao batia 40 graus :D
Itaqui nao deve ser diferente, afinal sao cidades vizinhas.

Sim, o calor da fronteira não é fácil... e nem o frio! O jeito é fazer ale no verão e lager no inverno. Aprendi com a minha primeira brassagem, quando inventei de fazer uma lager em janeiro. Acho que gastei uns 60 pila só de luz pra manter a temperatura necessária, sem contar que pra atingir a temperatura de inoculação foram horas e horas de geladeira.
 
Opaaa, valeu cara



A gente tarda, mas não falha. Esse é o modelo que uso. Não lembrava que era tão grande.
a7e1e9af4e6aaeb19d41ee142f4f43e0.jpg

2e370ae5df4c036b6a278ffb27b3d2e0.jpg
 
Coincidentemente fiz um teste na última brassagem. A água vem da rua a 28~30C. Passei por um pré-chiller de 15m no gelo, água e sal. Baixou só até 24C. Coloquei a bombinha de aquário e recirculei a água com gelo e sal. Consegui chegar aos 18C que era quanto eu pretendia. Agora é só com a bomba.

Com as lagers, só inoculo na manhã do dia seguinte mesmo, na geladeira.

Thadeu, já leu esse artigo?

http://brulosophy.com/2017/02/20/ye...-cool-vs-warm-in-a-lager-exbeeriment-results/

Ainda assim prefiro inocular levedura lager em temperatura mais baixa, mas vale a experiência.
 
Thadeu, já leu esse artigo?

http://brulosophy.com/2017/02/20/ye...-cool-vs-warm-in-a-lager-exbeeriment-results/

Ainda assim prefiro inocular levedura lager em temperatura mais baixa, mas vale a experiência.
Sim, acompanho este Blog. Eu bebi uma Pilsen fermentada a 18, semana passada. Puro solvente.. Um problema das experiências do Brulosophy é que é uma experiência só. Não deve valer para todas as combinações. Também prefiro ir no certo.

Enviado de meu XT1580 usando Tapatalk
 
Back
Top