resfriamento antes da fermentaçao

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

chur_78

Member
Joined
Apr 14, 2015
Messages
8
Reaction score
0
Boa tarde
minha duvida é o seguinte...
Para fazer o resfriamento antes da fermentação utilizo um sistema de bombeamento de agua com gelo em um chiller de alumínio...
conseguimos uma temperatura de 23 graus em aproximadamente 40/50 mim..
a questão é...
esse resfriamento "rápido" pode interferir na qualidade/propriedades da cerveja ?
grato desde já e aguardo respostas...
:mug:
 
Até onde sei (e li) não.
Esse resfriamento mais rápido diminui o tempo em que o mosto fica em contato com o ar, oxigenio e possíveis contaminantes, uma vez que inocula-se o fermento logo em seguida ao resfriamento.

Os mais experientes, com certeza, terão algo a acrescentar.

Abcs
 
Com certeza tem interferências, algumas delas:

O mosto quente continua a gerar DMS e depois de desligar o fogo ele não vai mais evaporar como antes, é interessante baixar rápido para ele deixar de produzir DMS. Há um pouco de controvérsias nisso, pois tem muita gente que diz que na prática isso não chega a ocorrer, se gera mesmo esse off flavor fica a um nível imperceptível.

O mosto quente volatiza muito mais os aromas do lúpulo, ele "vai embora", então nesse caso deve compensar essa perda de aroma, seja com dry hop ou adicionando mais lupulo, depende do estilo e da intenção do cervejeiro.

Mosto quente também continua a extrair os alfa ácidos do lúpulo, podendo extrair mais amargor também, alterar um pouco o sabor do lúpulo.

Ainda tem o cold break que é muito importante, quando baixa a temperatura rapidamente você favorece a precipitação de proteínas do mosto, elas se aglomeram e decantam, isso é considerado importante para evitar o "chill haze" também chamado de turbidez a frio.


Lembrando que tudo isso é muito relativo, eu disse que pode interferir nisso, mas o quanto realmente vai interferir na prática vai depender de uma séria de fatores.
 
então posso continuar utilizando do mesmo processo que não terei distorções??

O recomendado é sempre o mais rápido possível,, mas se tu tem limitações de equipamento por enquanto e não puder fazer melhor, não vai ter grandes problemas com issso.
 
O recomendado é sempre o mais rápido possível,, mas se tu tem limitações de equipamento por enquanto e não puder fazer melhor, não vai ter grandes problemas com issso.

Fagner
que tipo de melhorias vc poderia me indicar?
thanks...:mug:
 
Fagner
que tipo de melhorias vc poderia me indicar?
thanks...:mug:

Tem várias coisas que tu pode fazer. Dependendo do tamanho do teu chiller talvez seja vantagem tu ter um chiller maior, pode ajudar. Outra coisa que muita gente usa e da bastante ganho é usar um pré chiller. Usa outro chiller antes, imerso em gelo que vai levar a água numa temperatura bem menor para o chillher imerso no mosto.
 
Vou tentar descrever o que fiz aqui e que acredito ser uma forma bem simples, eficiente e eficaz de se fazer um resfriamento bem rápido usando só 1 chiller de imersão.

Eu tenho duas mangueiras de jardim longas conectadas ao chiller, então a de entrada eu conecto na torneira do tanque de lavar roupa e enrolo o restante dela dentro do tanque e cubro com blocos de gelo (6 potes de sorvete), agua, sal e álcool. A ponta da saída eu deixo num recipiente abaixo do nivel da panela (já vão entender o motivo).

Assim que começo o resfriamento, com o mosto a quase 100°C eu uso a agua da torneira, circulando pela mangueira imersa no gelo, mas quando chega nos 45°C, que é quando as temperaturas se aproximam e a velocidade do resfriamento diminui, eu dobro a ponta da saída, fecho a torneira, desengato a mangueira, mergulho a ponta da entrada no fundo do tanque e libero novamente a saída (com a ponta da mangueira abaixo do nivel do chiller).

A gravidade e o empuxo fazem com que a agua que esta na mangueira sugue a agua gelada e ela circule pelo chiller, fazendo baixar a temperatura do mosto muito rapidamente.

Resfrio 22 litros de mosto em cerca de 30 minutos, ou até menos, dependendo da temperatura ambiente, até a temperatura de 20°C dessa forma.
 
Fagner
que tipo de melhorias vc poderia me indicar?
thanks...:mug:

Cara, se estiver utilizando um chiller de imersão, dá pra acelerar bastante o resfriamento simplesmente pelo fato de ficar mexendo com ele dentro da panela, ou fazendo um "whirlpool" do mosto com uma colher, ou bomba.

Até baixar aos 40 graus, por aí, podes usar somente água da rede.... depois disso, se quiser acelerar, aí sim podes usar água gelada, pré-chiller, etc.

Eu nunca uso isso... se estou numa época do ano onde é difícil baixar até onde quero, resfrio até onde dá, coloco o fermentador na geladeira, e espero baixar até onde desejo... por vezes inoculando somente no outro dia.

Tenho um banco de água gelada fixo na minha câmara fria em casa, mas nem cito isso pq praticamente ninguém tem essa disponibilidade em casa, apartamento, etc.

Abraço,
 
Fagner
que tipo de melhorias vc poderia me indicar?
thanks...:mug:

Adquirimos um chiller de contra-fluxo (troca de calor por contra-corrente) da Lamas Brew Shop.
O que fazemos para potencializar o processo de resfriamento, é colocar o chiller dentro de uma caixa térmica contendo água e gelo. Na nossa última brassagem derrubamos a temperatura de 40 e alguns litros para 22 graus em menos de 30'. Porém, este tipo de chiller pode consumir muita água potável, mas é sempre bom tentar reaproveitar o máximo aquela água, inclusive para lavar o seu equipamento após a brassagem.
 
Adquirimos um chiller de contra-fluxo (troca de calor por contra-corrente) da Lamas Brew Shop.
O que fazemos para potencializar o processo de resfriamento, é colocar o chiller dentro de uma caixa térmica contendo água e gelo. Na nossa última brassagem derrubamos a temperatura de 40 e alguns litros para 22 graus em menos de 30'. Porém, este tipo de chiller pode consumir muita água potável, mas é sempre bom tentar reaproveitar o máximo aquela água, inclusive para lavar o seu equipamento após a brassagem.

Edison, boa colocação. Eu normalmente encho dois galoes de 40 litros com essa agua quandoe stou resfriando. Eu uso 2 chillers. Começo com eles ligados com água da rede, quando chega perto dos 40-45 eu coloco o outro chiller em um balde com 3 sacos de gelo. Normalmente levo 30 minutos ou menos para chegar aos 20 graus.
 
Vou tentar descrever o que fiz aqui e que acredito ser uma forma bem simples, eficiente e eficaz de se fazer um resfriamento bem rápido usando só 1 chiller de imersão.

Eu tenho duas mangueiras de jardim longas conectadas ao chiller, então a de entrada eu conecto na torneira do tanque de lavar roupa e enrolo o restante dela dentro do tanque e cubro com blocos de gelo (6 potes de sorvete), agua, sal e álcool. A ponta da saída eu deixo num recipiente abaixo do nivel da panela (já vão entender o motivo).

Assim que começo o resfriamento, com o mosto a quase 100°C eu uso a agua da torneira, circulando pela mangueira imersa no gelo, mas quando chega nos 45°C, que é quando as temperaturas se aproximam e a velocidade do resfriamento diminui, eu dobro a ponta da saída, fecho a torneira, desengato a mangueira, mergulho a ponta da entrada no fundo do tanque e libero novamente a saída (com a ponta da mangueira abaixo do nivel do chiller).

A gravidade e o empuxo fazem com que a agua que esta na mangueira sugue a agua gelada e ela circule pelo chiller, fazendo baixar a temperatura do mosto muito rapidamente.

Resfrio 22 litros de mosto em cerca de 30 minutos, ou até menos, dependendo da temperatura ambiente, até a temperatura de 20°C dessa forma.

Testado e aprovado! Ideia simples e eficiente!
 
bom pelo visto o sistema que eu utilizo nao esta tao fora do que vcs fazem....
so preciso ajustar alguns detalhes com as dicas de todos vcs....
valew mesmo galeraaa...
thanks
 
Eu resfrio 55L até 30°C com 60 min, isso com chiller de imersão. Depois disso faço o whirlpool, aguardo 20 min até decantar tudo e passo para os fermentadores. Eles ficam até o dia seguinte na geladeira, quando eu inoculo o fermento.
 
Back
Top