Rendimento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ralf Drehmer

Member
Joined
Dec 14, 2020
Messages
15
Reaction score
5
Location
Brasil
Bom dia pessoal, tranquilo?
Sou iniciante e estou tendo problemas com a litragem final da minha cerveja. Fiz 2 brassagens apenas e a OG bateu certinho, porém a FG ficou fora nas duas. Na primeira era pra dar 1,012 e deu 1,026 e na segunda 1,014 e deu 1,020. Acredito que eu esteja tendo problemas na temperatura durante a mosturação e está gerando muitos açucares não-fermentáveis, por isso a FG não está batendo, porém minha dúvida maior é sobre o rendimento. Estou levando cerca de 66 L na pré-fervura e obtendo no final 37 L envasados, sendo que faço as receitas buscando obter algo entre 45-50 L. Seria toda essa diferença por causa dos açucares? Como eu tenho panela com fundo falso, eu acabava medindo a temperatura que estava os grãos, porém quando fazia a recirculação eu via que o mosto em baixo estava bem mais quente, acho que isso que está afetando.
OBS: A FG foi medida sempre foi medida varios dias pra estabilizar.
 
Bom dia pessoal, tranquilo?