Rendimento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ralf Drehmer

Member
Joined
Dec 14, 2020
Messages
15
Reaction score
5
Location
Brasil
Bom dia pessoal, tranquilo?
Sou iniciante e estou tendo problemas com a litragem final da minha cerveja. Fiz 2 brassagens apenas e a OG bateu certinho, porém a FG ficou fora nas duas. Na primeira era pra dar 1,012 e deu 1,026 e na segunda 1,014 e deu 1,020. Acredito que eu esteja tendo problemas na temperatura durante a mosturação e está gerando muitos açucares não-fermentáveis, por isso a FG não está batendo, porém minha dúvida maior é sobre o rendimento. Estou levando cerca de 66 L na pré-fervura e obtendo no final 37 L envasados, sendo que faço as receitas buscando obter algo entre 45-50 L. Seria toda essa diferença por causa dos açucares? Como eu tenho panela com fundo falso, eu acabava medindo a temperatura que estava os grãos, porém quando fazia a recirculação eu via que o mosto em baixo estava bem mais quente, acho que isso que está afetando.
OBS: A FG foi medida sempre foi medida varios dias pra estabilizar.
 
Bom dia pessoal, tranquilo?
Sou iniciante e estou tendo problemas com a litragem final da minha cerveja. Fiz 2 brassagens apenas e a OG bateu certinho, porém a FG ficou fora nas duas. Na primeira era pra dar 1,012 e deu 1,026 e na segunda 1,014 e deu 1,020. Acredito que eu esteja tendo problemas na temperatura durante a mosturação e está gerando muitos açucares não-fermentáveis, por isso a FG não está batendo, porém minha dúvida maior é sobre o rendimento. Estou levando cerca de 66 L na pré-fervura e obtendo no final 37 L envasados, sendo que faço as receitas buscando obter algo entre 45-50 L. Seria toda essa diferença por causa dos açucares? Como eu tenho panela com fundo falso, eu acabava medindo a temperatura que estava os grãos, porém quando fazia a recirculação eu via que o mosto em baixo estava bem mais quente, acho que isso que está afetando.
OBS: A FG foi medida sempre foi medida varios dias pra estabilizar.
Olá Ralf, vamos lá!
Você já deve saber disso, mas não custa tentar...você mede a densidade com refratrometro ou densimetro? Pergunto pois no caso do Refratrometro, deve-se considerar o alcool ja presente na cerveja, e ha uma conta a se fazer para chegar no valor real da densidade. Se for densimetro, lembre-se que a temperatura vai influenciar no resultado, mas não a ponto de ter toda esta diferença.

De qualquer maneira, realmente se a temperatura da base for muito maior que a temperatura ideal da mostura, você acaba prejudicando a conversão dos açucares. Eu, particularmente, uso uma panela automatizada e faço recirculação a todo momento (menos na fervura) e, desta forma, equilibo melhora temperatura de mostura...pois o fundo é sempre mais quente, cerca de 2 a 3 graus mais quente que a superficie, e tratando-se de mostura isso é bem alto. Então a recirculação resolve este problema da temperatura, pois capta o mosto da base e joga na superficie. (bom, esta é apenas uma das possibilidades).
Outra, qual é sua OG? pois se estivermos falando de uma OG baixa (1025, 1050...) realmente, atenuou muito pouco e a levedura pode ser o ponto chave (temperatura de inoculação, starter que, para este volume, você precisa fazer... ou usar dois pacotes de levedura.)

Enfim, se puder compartilhar conosco um pouco mais sobre estes dados podemos encontrar o que esta no caminho da atenuação esperada
 
Cara, 66L de pre fervura pra tirar 37, tem algo muito errado nessa conta. Como nosso brother pediu, mais dados para estudarmos... OG pré e pós fervura, OG depois de resfriado, água na mostura, quantidade de grãos, água de lavagem (se houver) litragem pré, pós fervura e no fermentador, perdas nas panelas.... Isso é o básico para entendermos o que está havendo. Eu acredito ser mais fácil erros nas leituras de tudo o que eu disse acima do que algo errado no processo... Ao menos na minha opinião, os números não condizem...
 
Certo, vamos lá.. Medi a densidade com densimetro, sempre cuidando os 20 graus que é padrão dele. Vou passar os dados que tenho das brassagens.

Primeira brassagem: OG pós-fervura 1,069; FG 1,026; Maltes 12kg Pale Ale + 1,5kg Carahell; 2 Pacotes US-05 com uns 500 ml do mosto resfriado pra starter; 43.5 litros mostura + 25 litros lavagem. Nessa primeira a OG ficou um pouco alta, achei que fosse pq a fervura foi bem intensa e o rendimento foi de +- 32 litros.

Segunda brassagem: OG pós-fervura 1,060; FG 1,020; Maltes 11kg Pale Ale + 500g Carared + 600g Caramunich; 2 Pacotes US-05 com mesmo starter da anterior; 26 L mostura + 41 lavagem (diferente da primeira, tive que mudar a litragem usada na mostura e na lavagem, pois na anterior usei uma panela emprestada pq a minha não estava pronta). Essa teve rendimento de uns 37 litros.

Realmente Edgar, pelo que ando estudando vejo que os números não estão condizendo com o que estou obtendo. OG pré-fervura eu não medi em nenhuma das brassagens, assim como as perdas, mas acredito que fique pelo menos uns 3-4 litros na fervura + 1-2 no fermentador.

Desde já obrigado pela ajuda :)
 
Fala Ralf, blz?
Cara... calcula direito seus números aí.

Na minha panela de 32L, numa fervura não muito intensa por causa do meu fogão, eu tenho de 3L a 4L de evaporação por hora (depende do clima) e outros 4L de volume morto (abaixo da torneira+trub).
No meu fermentador de 22L, tenho 2L de lama (volume de tudo que fica abaixo da torneira, sem dry hopping).

Mede com água, usando uma jarra graduada. Esses volumes são perdas que devem ser levadas em consideração sempre.
A perda com evaporação é entre 10% e 15%. E isso depende de fatores como: intensidade da fervura, tamanho da "boca da panela" (se é mais larga, tem mais área pra evaporação) e assim vai.

Agora uma coisa... existe uma conta aí a ser feita para calcular o volume da mostura e, levando em conta que vc utilizou 12,1kg de malte nessa segunda brassagem, utilizando o mínimo de água (2,5L/kg de malte), isso daria 30,25L. Pra água de lavagem, não tem muita conta certa até pq deve-se lavar até o volume necessário para pré-fervura.
Usar menos água pra mostura dá certo? Dá. Você vai ter um mosto inicial muito mais denso e com açúcares não dissolvidos totalmente.
Vale ressaltar também que o malte retem uma certa quantidade de liquido. Então não é pq vc usou 26L na mostura que vc tirou 26L pra fervura.

Esses 66L que vc levou pra fervura, vc mediu? Tem marcação na panela?

Falo por experiencia própria: por muito tempo eu fiz minhas cervejas no achismo dos volumes. "Acho que aqui tem 15L.", "Acho que o volume morto é de 3L", "Acho que a evaporação é de 2L" e sempre me dei mau. Depois que medi tudo, melhorei meu processo e tal, consegui melhorar um pouco minha eficiencia.

Ia comentar sobre a temperatura de brassagem, mas já vi que vc falou lá na abertura do tópico. Essa segunda cerveja deu 5,5% de ABV, mas deve ter ficado com um corpo bem alto e isso dá pra sentir a hora que você bebe.

Essa é minha dica mano: mede os volumes, principalmente as perdas fáceis de medir.

Edit: Não tinha lido o post completo do Edgar e ele disse exatamente o que eu escrevi aqui.
 
Cara para ter certeza de tudo vc tem que fazer medições de toda a etapa do processo e ter certeza que as medições estão corretas.

Não custa perguntar, mas esse teu volume pré fervura de 66 L, já seria do mosto sem o malte certo? Pois o malte absorve água, o volume pré ferfura tem que ser sem o malte na panela.

olha o meu exemplo eu uso uma panela de 27L e um cesto de inox, coloco 22 L de água, com o malte o volume fica em torno dos 26L, depois da mostura eu levanto o malte e faço lavagem até atingir o volume de pré fervura de 25 L. Perco uns 4 L de evaporação, mais uns 2 litros de trub, acabo jogando no fermentador 19 L, com o trub no fermentador acabo perdendo mais uns 2L e acabo engarrafando uns 17L.
 
Sim, o volume pré-fervura é sem o malte.. Certo, vou começar a fazer as outras medições pra ver se consigo identificar o problema.
 
Sábado pretendo fazer mais uma brassagem e vou fazer o que falou, fazer as marcações nas panelas e medir a quantidade de trub que ta ficando na panela, pra conseguir fazer os calculos com maior precisão, ai eu posto aqui no forum. Obrigado pela ajuda
 
Sim, o volume pré-fervura é sem o malte.. Certo, vou começar a fazer as outras medições pra ver se consigo identificar o problema.
Mas você mediu o volume pré-fervura? Ou está simplesmente considerando o volume total de água que você colocou na brassagem?

Na segunda brassagem.... você colocou 67 litros e 12kg de malte.
Considerando que o malte absorve uns 0,8litros/kg você perdeu quase 10 litros retido no malte.
Isso sem considerar qualquer outra perda na panela.

Então.... seu volume pré-fervura foi de aproximadamente 57 litros. Isso você deve medir pra ter certeza.
De 57 litros pré-fervura para 37 litros finais você perdeu 20 litros entre fervura, trub, perdas no resfriamento e no fermentador.
Se ferveu muito ... concentrou muito... e a OG fica acima do planejado.
Meça volumes e densidades em todos os pontos.
 
Assumi que a pré-fervura ficou perto dos 66-67 L por que minha panela de fervura é de 68 L, de acordo com fabricante. Assim, como ficou bem cheia, assumi que tivesse algo neste valor, porém não medi e não tenho como ter 100% certeza. Nessa próxima brassagem vou fazer marcações na panela e anotar, pra conseguir trazer informações certas.
 
Não espera a próxima brassagem pra medir os volumes, mede com água antes.
2L, numa panela de 68L (se for um caldeirao com 45cm de diametro), é mais ou menos 1cm da borda (levando em consideração que a panela seja totalmente reta, o que não é). Se vc ferver o mosto desse jeito, vai vazar tudo.

Ainda levando em consideração que seja uma panela n45, se a torneira está a 4cm do fundo, são 6L de volume morto (sem tombar a panela).

Da mais detalhes aí do seu equipamento man: tamanho da panela, fermentador e tal.
 
Assumi que a pré-fervura ficou perto dos 66-67 L por que minha panela de fervura é de 68 L, de acordo com fabricante. Assim, como ficou bem cheia, assumi que tivesse algo neste valor, porém não medi e não tenho como ter 100% certeza. Nessa próxima brassagem vou fazer marcações na panela e anotar, pra conseguir trazer informações certas.

Olá @Ralf Drehmer!

Cara, creio que temos sistemas similares.

Uso caldeirão de 68L tbm.

Sempre vai para fervura quase cheio ou as vezes até vai um pouco num caldeirão de 15L.

Mas no geral, levo para fermentação entre 46 e 50 litros, dependendo do volume de malte e de lúpulo (que tem uma perda considerável com trub pós fervura).

Tbm não tenho marcação nem na panela nem no fermentador, apenas na bombona de envase quando realmente tenho o volume correto.

Por exemplo, fiz uma dry stout (mais seca e menos alcoólica) com 9,3kg de malte e 74L de água. 1h30 de fervura, pouco lúpulo, uns 48L pro fermentador e densidade inicial de 1.047.

No fermentador há uma perda de 1L aproximadamente.

Meu mash tbm é um pouco mais longo, com rampas que somam umas 2h, causando mais evaporação.

Uma coisa que noto e trabalhei para aproveitar melhor é deixar o bagaço de malte escorrer bem. Enquanto inicia a fervura o BIAB fica escorrendo. Até chegar aos 30min de fervura consigo aproveitar uns 3L de mosto que escorreu do bagaço. Junto tudo e segue mais 1h de fervura.

E minha válvula fica a 2cm do fundo, assim a perda se dá apenas com o trub mesmo que, de acordo com o volume de lúpulo, pode variar de uns 1,5L até uns 4L (mesmo utilizando bag hop).

Se quiser posso explicar pontos mais específicos.

Saúde!
 
Last edited:
Back
Top