Relatos da primeira brassagem e dúvida sobre o primming

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Kazuto

Active Member
Joined
Jan 28, 2016
Messages
38
Reaction score
2
Olá Pessoal!

Estou finalizando minha primeira leva.
Fiz uma brassagem de Weiss, pelo método BIAB, para 10 litros.

Minha eficiência deu alta, fiz uma moagem de fina/média, cuja OG ficou em 1054.

Passaram-se 02 semanas de fermentação, e a atenuação da cerveja não foi a esperada, a FG ficou em 1028.

Fiz 03 medições seguidas de densidade, aumentei a temperatura ao final da fermentação, sacudi um pouco o balde fermentador para colocar o fermento em suspensão, mas mesmo assim, depois de tudo isso, a FG não baixou.

Fiz um teste sensorial com uma amostra, e esta tudo ok.
A cor, o gosto, o cheiro, esta muito bom, dentro da caracteristica do estilo, porém com um baixo ABV.
A cerveja não esta doce, então creio que não há mais açúcares para fermentar.

Provavelmente, devo ter errado em alguma etapa da mostura/temperatura (gerando açúcares não-fermentáveis), ou na etapa da hidratação/inoculação do fermento, além da alta eficiência (OG), que ao final das etapas, não consegui alcançar a FG esperada (1014).

Na próxima brassagem vou ajustar meus equipamentos para a nova eficiência e rever os processos.


Agora pessoal vem a minha pergunta...

Uma vez que as cervejas Weiss exigem um pouco mais de carbonatação devido ao estilo,
na etapa do primming, como a cerveja teve essa FG alta, qual seria o indicado de g/l de açúcar, para fazer o primming?

Tenho medo de criar pequenas "granadas" dentro de casa...


Abraços,
 
Kazuto, vc está medindo a atenuação só com refratômetro?
Estou exatamente na mesma situação que você, na minha primeira leva de Weiss, 10 litros.

OG medida com refratômetro: 13 brix - 1053
A 4 dias parou de atenuar estagnando em 7 brix (supostamente 1028).

Acontece que o álcool criado na fermentação distorce a leitura do refratômetro.

Este site considera a presença do álcool e faz as correções para indicar a FG "real" http://onebeer.net/refractometer.shtml

Pelos cálculos corrigidos, a FG está em 1012, exatamente o alvo.
 
Kazuto, vc está medindo a atenuação só com refratômetro?
Estou exatamente na mesma situação que você, na minha primeira leva de Weiss, 10 litros.

OG medida com refratômetro: 13 brix - 1053
A 4 dias parou de atenuar estagnando em 7 brix (supostamente 1028).

Acontece que o álcool criado na fermentação distorce a leitura do refratômetro.

Este site considera a presença do álcool e faz as correções para indicar a FG "real" http://onebeer.net/refractometer.shtml

Pelos cálculos corrigidos, a FG está em 1012, exatamente o alvo.


Oi @LuizFelipe

Eu efetuei as medidas através do densimetro mesmo, fazendo a correção da temperatura...

Mas já fiz de tudo para baixar essa FG...

Vou deixar essa cerveja maturando em temperatura baixa até sabado, quando irei engarrafar...

Só minha dúvida é em relação ao primming, sobre a quantidade de g/l de açúcar, pois como a FG ficou alta, tenho medo de explosão das garrafas.

Abs
 
Então você realmente está tendo a leitura correta da FG. Por curiosidade, qual fermento usou?

Imaginei que você usava apenas refratômetro pois percebo que isto é muito comum pro pessoal que faz levas menores, já que praticamente não gera descarte..
 
Então você realmente está tendo a leitura correta da FG. Por curiosidade, qual fermento usou?

Imaginei que você usava apenas refratômetro pois percebo que isto é muito comum pro pessoal que faz levas menores, já que praticamente não gera descarte..

LuizFelipe, eu usei o M20 da Mangrove Jacks, um bom fermento.

O gosto da cerveja esta muito bom, pena essa FG final ai.... :(

Sobre a quantidade de g/l de açúcar para o primming, vc tem alguma sugestão para me passar?

Abs
 
Usei este mesmo fermento, notei um lag time grande pro airlock começar a borbulhar e muita espuma saindo pelo airlock.
O gosto e cor da cerveja também estão muito bons por aqui.

Sobre o priming, planejo usar 7g/L, mas não sei lhe dizer se no seu caso há risco de explosão usando a mesma proporção (na minha opinião não há, mas não tenho embasamento).

Você vai fazer cold crash? Caso faça, parte do fermento em suspensão vai decantar, de repente isso te tranquiliza em relação a chance de explosão de garrafas.
 
Usei este mesmo fermento, notei um lag time grande pro airlock começar a borbulhar e muita espuma saindo pelo airlock.
O gosto e cor da cerveja também estão muito bons por aqui.

Sobre o priming, planejo usar 7g/L, mas não sei lhe dizer se no seu caso há risco de explosão usando a mesma proporção (na minha opinião não há, mas não tenho embasamento).

Você vai fazer cold crash? Caso faça, parte do fermento em suspensão vai decantar, de repente isso te tranquiliza em relação a chance de explosão de garrafas.


Então @LuizFelipe, estamos em situação parecida mesmo! Mas no meu caso, não ocorreu um lag-time grande, depois da inoculação, já teve atividade no air lock, depois de 04 horas. Essa atividade ocorreu nos tres primeiros dias, e depois parou. Tbém não tive problemas com vazamento de espuma pelo air lock.

E era justamente isso que estava pensando em colocar no primming, 7g/l de açúcar. Vamos ver o que dá, seja o que Deus quiser, rsrsrs.

Então, sobre o cold crash. Como cerveja desse estilo tem turbidez, vou deixar 02 dias somente em baixa temperatura, e em seguida envasar.

Como tenho manometro para colocar na garrafa, vou acompanhando a pressão dentro das garrafas, para evitar uma "tragédia" maior, hehehe.

Abs
 
Oi @LuizFelipe

Vou deixar essa cerveja maturando em temperatura baixa até sabado, quando irei engarrafar...

Abs


1 - Quantidade de fermento
2 - Taxa de inoculação
3 - Temperatura da primária e secundária.
4 - Temperatura da mosturação.

Se o teu objetivo é aumentar a atenuação, o correto é acelerar o metabolismo da levedura, e isso se faz aumentando a temperatura, não diminuindo ela.

Ou seja, maturar em baixa temperatura não vai te ajudar em nada e dependendo da maneira como a primária foi conduzida, o fermento adormeceu antes de concluir os trabalhos!

As perguntas acima vão te (nos!!) ajudar a descobrir mais detalhes do porque a fermentação estacionou.
 
1 - Quantidade de fermento
2 - Taxa de inoculação
3 - Temperatura da primária e secundária.
4 - Temperatura da mosturação.

Se o teu objetivo é aumentar a atenuação, o correto é acelerar o metabolismo da levedura, e isso se faz aumentando a temperatura, não diminuindo ela.

Ou seja, maturar em baixa temperatura não vai te ajudar em nada e dependendo da maneira como a primária foi conduzida, o fermento adormeceu antes de concluir os trabalhos!

As perguntas acima vão te (nos!!) ajudar a descobrir mais detalhes do porque a fermentação estacionou.


Oi @jalexandre

Utilizei um pacote de 10g para 10 litros de mosto
Inoculei o fermento hidratado as uma temperatura de 25C
A temperatura da mostura foi de 68C tempo de 90min
A primaria foi de sete dias entre 17/18C e a secundária foi de 21/22C

Não tenho um controle preciso da temperatura, utilizo uma caixa termica, com o sensor colado ao balde fermentador.
 
Oi @jalexandre

A primaria foi de sete dias entre 17/18C e a secundária foi de 21/22C

Não tenho um controle preciso da temperatura, utilizo uma caixa termica, com o sensor colado ao balde fermentador.

Provavelmente a raiz do teu problema está ai.

Tem certeza que o sensor ficou bem colado? Tive muitos problemas de atenuação quando comecei porque meus sensores não estavam bem fixos e não pegavam com precisão a temperatura do liquido, mas sim uma mescla do balde e ambiente, dando falsas leituras. Isso melhorou um pouco quando passei a prender o sensor com muita firmeza MESMO, usando aqueles elásticos de prender carga.

Ná duvida, prenda o sensor novamente, e se possível, isole o isopor e o sensor com papel alumínio, e deixe mais uma semana em temperatura de fermentação primária que é capaz de ela atenuar mais alguns pontos.
 
Provavelmente a raiz do teu problema está ai.

Tem certeza que o sensor ficou bem colado? Tive muitos problemas de atenuação quando comecei porque meus sensores não estavam bem fixos e não pegavam com precisão a temperatura do liquido, mas sim uma mescla do balde e ambiente, dando falsas leituras. Isso melhorou um pouco quando passei a prender o sensor com muita firmeza MESMO, usando aqueles elásticos de prender carga.

Ná duvida, prenda o sensor novamente, e se possível, isole o isopor e o sensor com papel alumínio, e deixe mais uma semana em temperatura de fermentação primária que é capaz de ela atenuar mais alguns pontos.

Vou seguir sua dica @jalexandre

Eu isolei o sensor, com aluminio e coloquei isopor, mas por precaução irei refazer tudo de novo.

Só uma pergunta de iniciante. Se vou deixar mais uma semana a temperatura de secundária, serão 03 semanas de fermentação. Isso não tem problema? Não é muito tempo com o fermento no balde?

Obrigado pelas informações!

Abs
 
Vou seguir sua dica @jalexandre

Eu isolei o sensor, com aluminio e coloquei isopor, mas por precaução irei refazer tudo de novo.

Só uma pergunta de iniciante. Se vou deixar mais uma semana a temperatura de secundária, serão 03 semanas de fermentação. Isso não tem problema? Não é muito tempo com o fermento no balde?

Obrigado pelas informações!

Abs

Leia o tópico fixo sobre fermentação. Quem decide por quanto tempo a cerveja vai fermentar é o fermento, não o cervejeiro.

Respondendo sua pergunta mais diretamente, quanto mais tempo fermentando, melhor. Eu geralmente deixo na primária algo entre 15 e 30 dias dependendo da combinação cerveja/fermento, mas nunca menos que isso.

Abraços,
 
O Palmer orienta a fazer a primária a 17°C, depois do fim da atenuação já envasar e carbonatar, sem secundária e nenhuma rampa de temperatura. http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406404

Kazuto, já pensou em envasar uma ou outra garrafa agora, para depois comparar com a cerveja que vai passar mais tempo no fermentador?
*Também inoculei 1 pacote de m20 para 10L, a 17°C
 
O Palmer orienta a fazer a primária a 17°C, depois do fim da atenuação já envasar e carbonatar, sem secundária e nenhuma rampa de temperatura. http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406404

Kazuto, já pensou em envasar uma ou outra garrafa agora, para depois comparar com a cerveja que vai passar mais tempo no fermentador?
*Também inoculei 1 pacote de m20 para 10L, a 17°C
É o que eu faço, praticamente.

Fermento em 17 o tempo todo e subo pra 22 depois de duas semanas apenas para garantir que não haverá açúcar residual.

Melhor prevenir que remediar, certo?
 
O Palmer orienta a fazer a primária a 17°C, depois do fim da atenuação já envasar e carbonatar, sem secundária e nenhuma rampa de temperatura. http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406404

Kazuto, já pensou em envasar uma ou outra garrafa agora, para depois comparar com a cerveja que vai passar mais tempo no fermentador?
*Também inoculei 1 pacote de m20 para 10L, a 17°C

@LuizFelipe

Vou fazer este teste, vamos ver o que dá!

Estou seguindo a dica do @jalexandre, e ontem o air lock deu sinal de vida...
provavelmente mais uma semana no fermentador, a FG vai baixar.

Novidades, posto aqui!

Abs
 
Back
Top