Relação águaXmalte para Weiss

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gutors

Well-Known Member
Joined
Aug 17, 2016
Messages
112
Reaction score
11
Pessoal, vou brassar uma Weiss pela primeira vez, e pretendo tomar os cuidados possíveis para evitar o entupimento do filtro Bazzoka. Vou usar 40% de trigo maltado nessa receita.

Estou pensando em utilizar 3L de água por kg de malte para a mosturação assim como venho fazendo em outras receitas. Mas fico na dúvida se para diluir melhor o mosto e evitar entupimento na recirculação/lavagem não seria necessário aumentar essa relação, para uns 3,5L por kg.

O que vocês costumam adotar para a Weiss?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Eu não faço nada de diferente pra Weiss..

Mais já notei que a recirculação/lavagem fica mais lenta..

Eu uso fundo falso..
 
Pessoal, vou brassar uma Weiss pela primeira vez, e pretendo tomar os cuidados possíveis para evitar o entupimento do filtro Bazzoka. Vou usar 40% de trigo maltado nessa receita.

Estou pensando em utilizar 3L de água por kg de malte para a mosturação assim como venho fazendo em outras receitas. Mas fico na dúvida se para diluir melhor o mosto e evitar entupimento na recirculação/lavagem não seria necessário aumentar essa relação, para uns 3,5L por kg.

O que vocês costumam adotar para a Weiss?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Podes usar a proporção que quiser.

Não é necessário mudar nada em relação a outras cervejas, pois está usando 100% malte (ou mesmo se estivesse usando pouca quantidade de grãos não maltados)

Faça do mesmo jeito que sempre faz, e depois, conforme os resultados, mude se achar necessário. Se prevenir é algo interessante, mas pode ser um problema se preocupar demais...... a gente sempre deve começar as coisas de forma simples dentro do possível... e adicionar complexidade depois... se necessário.

Cai um pouco naquela coisa que eu sempre digo... de não tentar resolver um problema que ainda não temos certeza absoluta que é um problema. Quando fui fazer minha primeira Weiss.... um monte de gente falava isso, aquilo.... decidi não fazer nada. Funcionou. Depois resolvi fazer uma Weiss com 80% de trigo e também não fazer nada de diferente. Funcionou.

Abração,
 
Olá, cervejeiro.

Eu uso a proporção de 4,0 litros/kg em todas as minhas cervejas. Faço assim porque em um curso aprendi que as enzimas beta-amilase e alfa-amilase são do tipo hidrolases, ou seja, elas utilizam água pra fazer a quebra do amido. Então, em tese, quanto mais água, melhor pra elas.

Se não me engano vi que a eficiência aumenta até uma proporção de 5,0 litros/kg. Porém...conheço muitos cervejeiros que usam a proporção popularizada pelo Palmer, que é de 2,5 litros/kg, com sucesso.

Então...não sei se há realmente uma proporção definida como "correta", digamos assim.

Abraço!
 
Olá, cervejeiro.

Eu uso a proporção de 4,0 litros/kg em todas as minhas cervejas. Faço assim porque em um curso aprendi que as enzimas beta-amilase e alfa-amilase são do tipo hidrolases, ou seja, elas utilizam água pra fazer a quebra do amido. Então, em tese, quanto mais água, melhor pra elas.

Se não me engano vi que a eficiência aumenta até uma proporção de 5,0 litros/kg. Porém...conheço muitos cervejeiros que usam a proporção popularizada pelo Palmer, que é de 2,5 litros/kg, com sucesso.

Então...não sei se há realmente uma proporção definida como "correta", digamos assim.

Abraço!

A proporção de água varia de equipamento para equipamento...

Usar mais água na mostura, não necessariamente vai melhorar a eficiencia, pois consequentemente usará menos água para a lavagem.

Em contrapartida, se usar menos água na mostura, vai lavar mais e isso pode ser mais eficiente, porém pode extrair muitos taninos e gerar adstringência...

Resumindo, o ideal é ter um equilíbrio, pois eficiência alta, não necessariamente significa uma melhor cerveja...

Esses posst do Ricardo Rosa são bem interessantes: http://cervejarte.org/blog/2011/12/15/brassagem-sem-lavagem-eficiencia-versus-qualidade/

http://cervejarte.org/blog/2012/01/30/fornicale-bitter-sem-lavagem/
 
A matéria é bem interessante mesmo.

Como o próprio Ricardo Rosa falou, só não ficou claro porque a qualidade foi melhorada com a redução da eficiência.

Bem definido: uma quebra de paradigma. O que achei estranho é que eu notei na minha produção foi o contrário, a eficiência aumentando com menos água para a lavagem...mas acho que deve haver vários outros fatores envolvidos.

Abraço!
 
A matéria é bem interessante mesmo.

Como o próprio Ricardo Rosa falou, só não ficou claro porque a qualidade foi melhorada com a redução da eficiência.

Bem definido: uma quebra de paradigma. O que achei estranho é que eu notei na minha produção foi o contrário, a eficiência aumentando com menos água para a lavagem...mas acho que deve haver vários outros fatores envolvidos.

Abraço!

Nesse caso, o ideal seria tentar reproduzir a mesma receita com as mesmas OGs e se possível FGs e fazer um teste às cegas...
 
Cai um pouco naquela coisa que eu sempre digo... de não tentar resolver um problema que ainda não temos certeza absoluta que é um problema. Quando fui fazer minha primeira Weiss.... um monte de gente falava isso, aquilo.... decidi não fazer nada. Funcionou. Depois resolvi fazer uma Weiss com 80% de trigo e também não fazer nada de diferente. Funcionou.

Abração,


Pois é, a falta de experiência acaba nos "bitolando" em tentar dominar a técnica (e existem várias maneiras diferentes de se fazer as coisas), que acabamos esquecendo de testar, experimentar e ver o que acontece, mesmo que seja pra passar mais trabalho se alguma coisa não sair como o esperado.

Já brassei essa minha leva Weiss e deu tudo certo, nenhuma dificuldade extra.

Abraço



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top