Relé estado sólido - Linha 220V bifásica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Sep 22, 2019
Messages
5
Reaction score
0
Location
SAO CARLOS - SP
Olá!
Na grande maioria dos esquemas de instalação de relé para controle de resistência, a rede é 110V monofásica. Ou seja, o neutro é ligado diretamente na resistência, enquanto a fase passa pelo relé. Correto?
Muito bem, se minha resistência é 220V, minha rede é bifásica (110V+110V+N). Como faço a instalação? Poderia ser como na imagem abaixo? Se não for, como poderia ser feito? Ainda, se não for, essa ligação pode queimar o relé?

Res.jpg
 
Olá!
Na grande maioria dos esquemas de instalação de relé para controle de resistência, a rede é 110V monofásica. Ou seja, o neutro é ligado diretamente na resistência, enquanto a fase passa pelo relé. Correto?
Muito bem, se minha resistência é 220V, minha rede é bifásica (110V+110V+N). Como faço a instalação? Poderia ser como na imagem abaixo? Se não for, como poderia ser feito? Ainda, se não for, essa ligação pode queimar o relé?

View attachment 122628
Por acaso você mora em uma propriedade rural? Até onde sei, redes bifasicas são só em propriedades rurais. Nas demais localidades 220 V, a rede é monofásica. De qualquer forma, se for realmente bifasica, o relê tem que ser apropriado para instalação bifasica, e o esquema de ligação deve vir na embalagem.
 
Last edited:
Por acaso você mora em uma propriedade rural? Até onde sei, redes bifasicas são só em propriedades rurais. Nas demais localidades 220 V, a rede é monofásica. De qualquer forma, se for realmente bifasica, o relê tem que ser apropriado para instalação bifasica, e o esquema de ligação deve vir na embalagem.
Não. Monte Sião - MG. Boa parte da cidade tem indústria textil, com rede trifásica (3 fases + neutro). Minha instalação, inclusive, é em uma antiga fábrica de malhas.
Mas obrigado pela resposta! Procurarei o relé bifásico!
 
Não. Monte Sião - MG. Boa parte da cidade tem indústria textil, com rede trifásica (3 fases + neutro). Minha instalação, inclusive, é em uma antiga fábrica de malhas.
Mas obrigado pela resposta! Procurarei o relé bifásico!
O pessoal dessa empresa https://www.novus.com.br/mobile/ pode te dar umas dicas. Eles têm alguns representantes em MG. Quem sabe, é até possível usar um relê monofásico utilizando apenas uma das fases e o neutro.
 
Você pode usar dois ssr, 1 cada fase, pra não deixar uma fase direto na resistência e fazer o controlador acionar os dois ssr juntos, provavelmente é mais barato fazer dessa forma e numa possivel substituição do ssr é mais facil vc encontrar tambem.
 
@FELLIPE MAGIOLI CADAN
O seu desenho está correto e você pode usar sem problemas, até porque em uma ligação normal F+N, o neutro vai ligar direto na resistência e a fase é que passa pelo SSR. Eu apenas colocaria um disjuntor bipolar antes da resistência para proteção, assim você só precisa derrubar o disjuntor caso queira mexer na resistência.

@cesarschiavo
Geralmente não é possível acionar 2 SSR com a mesma saída lógica dos controladores por causa da corrente baixa.
 
@FELLIPE MAGIOLI CADAN
O seu desenho está correto e você pode usar sem problemas, até porque em uma ligação normal F+N, o neutro vai ligar direto na resistência e a fase é que passa pelo SSR. Eu apenas colocaria um disjuntor bipolar antes da resistência para proteção, assim você só precisa derrubar o disjuntor caso queira mexer na resistência.

@cesarschiavo
Geralmente não é possível acionar 2 SSR com a mesma saída lógica dos controladores por causa da corrente baixa.

pode ligar sem medo que funciona, a corrente pra acionar o ssr é baixissima, pode ligar sem medo
 
Colocando em apenas uma das fases deve funcionar. Só não pode considerar que a resistência está desligada, quando ela não estiver esquentando, se você tocar nos contatos dela, pode tomar um choque.
 
Olá!
Na grande maioria dos esquemas de instalação de relé para controle de resistência, a rede é 110V monofásica. Ou seja, o neutro é ligado diretamente na resistência, enquanto a fase passa pelo relé. Correto?
Muito bem, se minha resistência é 220V, minha rede é bifásica (110V+110V+N). Como faço a instalação? Poderia ser como na imagem abaixo? Se não for, como poderia ser feito? Ainda, se não for, essa ligação pode queimar o relé?

View attachment 122628

Pode usar sim sem problemas, o meu é exatamente assim, aqui em casa o padrão é trifásico e uso 2 fases para o 220v. É até melhor assim pq a corrente será menor pois estará divida nas duas fases.
Só te aconselho a colocar um disjuntor dedicado para desligar as duas fases, caso precise fazer alguma manutenção não esquecer que uma fase vai continuar "viva" o ssr vai controlar apenas uma.
 
Olá!
Na grande maioria dos esquemas de instalação de relé para controle de resistência, a rede é 110V monofásica. Ou seja, o neutro é ligado diretamente na resistência, enquanto a fase passa pelo relé. Correto?
Muito bem, se minha resistência é 220V, minha rede é bifásica (110V+110V+N). Como faço a instalação? Poderia ser como na imagem abaixo? Se não for, como poderia ser feito? Ainda, se não for, essa ligação pode queimar o relé?

View attachment 122628
No meu sistema inclusive montei um dimmer e controlo a potência da resistencia antes do ssr, assim quando está na mostura eu deixo a potência bem baixa e não precisei recircular (primeira vez e biab, deve fazer a proxima na outra semana) e manteve a temperatura, na fervura aumentei a potência.
 
Muito obrigado amigos!
Vou sim montar um disjuntor antes do ssr, não coloquei no desenho por simplicidade.. Agradeço novamente as dicas!
[/QUOTE olá outra alternativa seria usar uma contatora para fazer o trabalho de liga e desliga! com isso vc não corre o risco de esquecer e tocar na fase energizada, mais ai fica mais caro o sistema. veja fiz o simulado com uma lampada
 
Fellipe,

Aqui no RJ o 220V é bifásico também. Uso faz alguns anos, da forma como vc desenho no 1o post. Segue diagrama detalhado do meu sistema, pra te ajudar.

Como já comentaram, é importante lembrar que tem uma fase sempre viva na resistência, e não meter a mão no terminal com o equipamento na tomada.

abs
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2020-04-07 at 11.07.32.jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-07 at 11.07.32.jpeg
    62.1 KB · Views: 38
Bom Dia,
Verifique apenas a tensão máxima que o relé suporta, ele não “sabe” o que é monofásico ou trifásico, enxerga apenas a diferença de potencial entre as fases ou entre uma fase e neutro, lembre-se apenas que várias partes do circuito vão estar sempre energizadas usando 2 fases. Pode ligar sem problema.
Seu diagrama está correto, é isso mesmo.
Lembre-se de utilizar um disjuntor DR (aquele que desarma em caso de choque) para sua proteção e nunca trabalhe descalço.
 
Por acaso você mora em uma propriedade rural? Até onde sei, redes bifasicas são só em propriedades rurais. Nas demais localidades 220 V, a rede é monofásica. De qualquer forma, se for realmente bifasica, o relê tem que ser apropriado para instalação bifasica, e o esquema de ligação deve vir na embalagem.
A rede da Cemig as fases são em 127v, bifásico são duas fase de 127v e o neutro. Nesse caso se for usar a resistência de 220v utilizar somente as fases mesmo, não é preciso o uso do neutro, mas é necessário o uso do terra.
Optaria por usar dois relés para evitar ter fase direto na panela.
 
Back
Top