Redução da alcalinidade da água

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fdamata

Well-Known Member
Joined
Dec 16, 2013
Messages
520
Reaction score
53
Pessoal, fiz a análise da água que utilizo para fazer cerveja e a sua alcalinidade está próxima de 190 mg/L. Utilizando várias fontes, notei que para cervejas claras eu terei dificuldades para ajustar o pH da mostura naquela faixa entre 5,2 e 5,8. Minha dúvida é sobre qual método vcs utilizam para redução da alcalinidade,

Nas diversas planilha disponíveis, o mais lógico é o uso de água de osmose reversa ou água destilada, mas andei lendo no Braukaiser sobre o uso de Hidroxido de Cálcio e é focado no uso do CaOH2 que estou levantando essa questão.

Sds,

Fabiano
 
Pessoal, fiz a análise da água que utilizo para fazer cerveja e a sua alcalinidade está próxima de 190 mg/L. Utilizando várias fontes, notei que para cervejas claras eu terei dificuldades para ajustar o pH da mostura naquela faixa entre 5,2 e 5,8. Minha dúvida é sobre qual método vcs utilizam para redução da alcalinidade,

Nas diversas planilha disponíveis, o mais lógico é o uso de água de osmose reversa ou água destilada, mas andei lendo no Braukaiser sobre o uso de Hidroxido de Cálcio e é focado no uso do CaOH2 que estou levantando essa questão.

Sds,

Fabiano

Nunca tentei, mas parece interessante. A pior parte vai ser achar hidróxido de calcio em grau alimenticio, o que já tem sido um problema discutido no tópico sobre Candi Sugar... De qualquer forma acho que seria interessante fazer uma filtragem pós-remoção caso vc use esse método.
 

Latest posts

Back
Top