Recirculação x Fly Sparge

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mvrinaldi1

Well-Known Member
Joined
Jan 6, 2016
Messages
258
Reaction score
50
Olá,

Meu equipamento tem uma bomba que faz uma recirculação do mosto. Nessa recirculação, há o aquecimento do mosto via troca de calor entre a panela de brassagem e uma panela de fervura. Essa vai no fogo. A panela do mosto não.
Então, numa mosturação eu faço uma ou duas recirculações pra esquentar o mosto e manter na temperatura que quero.

Minha questão é a seguinte. Nessa recirculação, o mosto acaba saindo bem limpo. Então, eu nunca fiz fly/batch sparge. Pra mim parece estar funcionando bem mas como só conheço esse "método", me passou pela cabeça se eu teria algum benefício em fazer o fly/batch sparge.

Pelo que eu entendi, o fly/batch sparge serve pra limpar o mosto não? Se for isso, acredito que não preciso fazer. Ou há algum outro benefício?
 
Olá,

Meu equipamento tem uma bomba que faz uma recirculação do mosto. Nessa recirculação, há o aquecimento do mosto via troca de calor entre a panela de brassagem e uma panela de fervura. Essa vai no fogo. A panela do mosto não.
Então, numa mosturação eu faço uma ou duas recirculações pra esquentar o mosto e manter na temperatura que quero.

Minha questão é a seguinte. Nessa recirculação, o mosto acaba saindo bem limpo. Então, eu nunca fiz fly/batch sparge. Pra mim parece estar funcionando bem mas como só conheço esse "método", me passou pela cabeça se eu teria algum benefício em fazer o fly/batch sparge.

Pelo que eu entendi, o fly/batch sparge serve pra limpar o mosto não? Se for isso, acredito que não preciso fazer. Ou há algum outro benefício?

Bom amigo, o fly/batch sparge são técnicas de lavagem dos grãos onde o objetivo é extrair o açucar remanescente na cama de grãos.

O que acontece é que, durante esses processos as pessoas acabam fazendo recirculações que, essas sim, têm como objetivo ajudar a clarificar o mosto.
 
@mvrinaldi Um dos benefícios de se fazer sparge é o aumento da eficiência, visto que você consegue extrair a maior quantidade de açucar possível dos grãos.
 
Sem sparge?? Quanta água estamos falando? Usa toda água da tua receita na sacarificacao e não tem mais água sobrando, é isso?
Bem estranho porque normalmente usa-se parte da água e sobra o resto para sparge completando o volume para iniciar a fervura.

Tenha explicar melhor aí @rinaldi

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
@gustavosilent Essa é a forma de mostura em BIAB clássico por exemplo. Você também pode utiliza-la em sistemas single vassel ou panela com fundo falso.

Nesse caso é necessário utilizar toda água ja na sacarificação, precisando de uma panela maior.

Acredito que seja uma técnica relativamente comum.
 
Entendi... na verdade então eu faço um sparge pq no final da mostura eu acrescento mais água com uma concha...
Eu tava achando que o sparge era tirar mosto e jogar novamente na mostura. Agora li de novo o post do Guenther onde ele explica essa técnica e percebi meu erro de entendimento.

- Você drena mosto lentamente para a panela de fervura
- Você adiciona água por cima da cama na mesma vazão
 
Rinaldi

Olá.

Eu tenho o mesmo equipamento que o teu.

Faço a brassagem em 03 etapas. Na primeira etapa extraio a maior parte do açúcar e as outras duas são de lavagem da cama de grãos. A água é calculada pelo método tradicional. Para uma leva de 20-22 l, começo com 12-14 l de água e faço duas lavagens com 10-12 l cada uma.

Acho que tenho feito as lavagens muito rápido pois a densidade fica um pouco abaixo do esperado indicando menor eficiência.

Nas duas etapas de lavagem, adiciona a água, mexo, deixo quieto por uns 10 min e depois faço recirculação. Creio que estou transferindo muito rápido ou recirculando por pouco tempo dai a menor densidade.

O método funciona bem com uma dificuldade operacional de manter a temperatura da terceira lavagem pois resta muito pouca água na panela onde está o trocador de calor (chiller).

Percebo que o mosto sai bem limpo ao final de cada etapa quando o transfiro para a panela de fervura.
 
Rinaldi

Olá.

Eu tenho o mesmo equipamento que o teu.

Faço a brassagem em 03 etapas. Na primeira etapa extraio a maior parte do açúcar e as outras duas são de lavagem da cama de grãos. A água é calculada pelo método tradicional. Para uma leva de 20-22 l, começo com 12-14 l de água e faço duas lavagens com 10-12 l cada uma.

Acho que tenho feito as lavagens muito rápido pois a densidade fica um pouco abaixo do esperado indicando menor eficiência.

Nas duas etapas de lavagem, adiciona a água, mexo, deixo quieto por uns 10 min e depois faço recirculação. Creio que estou transferindo muito rápido ou recirculando por pouco tempo dai a menor densidade.

O método funciona bem com uma dificuldade operacional de manter a temperatura da terceira lavagem pois resta muito pouca água na panela onde está o trocador de calor (chiller).

Percebo que o mosto sai bem limpo ao final de cada etapa quando o transfiro para a panela de fervura.

Fafner

Legal!!! Podemos trocar umas informações sobre esse equipamento pra ver se conseguimos melhorar a eficiência. De repente, se os adm quiserem, abrimos um post pra isso (se as msgs começarem a aumentar)

A quantidade de água uso a calculada pelo Beersmith. Mas via de regra uso mais que vc. Isso vai depender da quantidade de grãos e não do tamanho da leva. Quanto à lavagem, no meu caso, eu faço apenas uma lavagem mas não mexo no mosto. Quando a água fica mais ou menos na altura dos grãos ou um pouco abaixo, eu jogo mais água.

Vou tentar esse teu método... tirar o mosto, por água e deixar um tempo. Não sei se vou ter coragem de mexer nos grãos...rs...

O equipamento veio com bazooka mas troquei por um fundo falso pra tentar melhorar a eficiência. Deu algum resultado mas ainda acho que tá baixo. Tem girado em torno de 65%.

Quanto à água que sobra na panela de fervura, eu sempre compro um galão a mais e deixo essa panela sempre mais ou menos cheia. De qualquer forma, ainda tenho dificuldades em subir a temperatura do mosto. Na próxima leva vou trocar meu fogareiro por um mais forte.
 
Back
Top