Recirculação constante sem bomba específica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

WnCero

Member
Joined
Feb 16, 2017
Messages
7
Reaction score
0
Boa tarde pessoal,
Estou querendo começar a usar um processo single vessel com resistência, porém tenho um problema com a recirculação. Segundo o que já andei pesquisando é recomendável recircular o mosto constantemente enquanto a resistência estiver ligada, mas para isso seria necessário o uso de uma daquelas bombas de inox chinesas e eu não tenho como comprar uma agora. Minha questão é a seguinte: alguém sabe outro modo de fazer essa recirculação? Até tenho uma daquelas bombas de lava-louças, só que pelo oq eu li ela só suporta temperaturas na casa dos 80º, oq torna inviável o uso durante a fervura.
 
exato! Tu consegue comprar uma por até 30 reais. INicialmente era o que usava tb
 
Mas vc usava durante a fervura? Com o mosto a 100º não da problema com uma bomba que só suporta até 80º?
 
Mas se eu não recircular na fervura corro o risco de caramelizar o mosto? Pq esse é meu medo, como é um processo com uso de resistência dizem que a não recirculação carameliza o mosto.
 
Mas se eu não recircular na fervura corro o risco de caramelizar o mosto? Pq esse é meu medo, como é um processo com uso de resistência dizem que a não recirculação carameliza o mosto.

Mas você vai atingir fervura ainda com o malte na panela???

Acho que você esta confundindo fervura com controle de temperatura, se voce esta fazendo sua mosturação digamos a 65º e no decorrer do processo a temperatura abaixar e você tiver que controlar a temperatura acendendo o fogo ai sim você faz a recirculação pra evitar a caramelização do malte, agora pra ferver o mosto é só apos a mosturação, onde não existe mais o malte na panela, por consequência não é necessário a recirculação.
 
Diego
Mas você vai atingir fervura ainda com o malte na panela???

Acho que você esta confundindo fervura com controle de temperatura, se voce esta fazendo sua mosturação digamos a 65º e no decorrer do processo a temperatura abaixar e você tiver que controlar a temperatura acendendo o fogo ai sim você faz a recirculação pra evitar a caramelização do malte, agora pra ferver o mosto é só apos a mosturação, onde não existe mais o malte na panela, por consequência não é necessário a recirculação.

Diego,
Li em algum lugar aqui no fórum e em algumas pesquisas que eu fiz, que o ideal para sistemas com resistência era que a recirculação no mosto fosse constante enquanto a resistência estivesse ligada. A resistência fica ligada constantemente durante a fervura, logo pelo oq eu pesquisei, uma bomba deveria recircular esse mosto constantemente evitando assim que o mosto, que é um liquido altamente açucarado, não caramelizasse e queimasse ao redor da resistência. Pelo oq vc está me dizendo então essa necessidade não existe, a recirculação só deve ser feita durante a mostrura, pq o risco de caramelização só existe enquanto os grãos estão na panela, certo?
 
Olá WnCero, o pessoal está indicando corretamente.

Recircule durante a mostura enquanto a resistência estiver ativada.
Na fervura, basta ter uma resistência de baixa densidade (o que é padrão), não concentrando uma parte enorme do calor em um ponto único. Uma vez que o mosto esteja fervendo, haverá naturalmente muito movimento do líquido.

Abs
 
Bom dia!!!

Exatamente o que o pessoal comentou, uso uma single e só recircula na mostura!!

Se quiseres dar uma olhada, na cerveja da casa tem uma bomba destas de lavar louças com cabeçote em inox!!! Pesquisa lá!

Um abraço!
 
Bom dia!!!

Exatamente o que o pessoal comentou, uso uma single e só recircula na mostura!!

Se quiseres dar uma olhada, na cerveja da casa tem uma bomba destas de lavar louças com cabeçote em inox!!! Pesquisa lá!

Um abraço!

Bom dia João,
Já tinha visto essa bomba só não vi muita vantagem nela pq que a parte interna, da hélice, continua sendo de plástico. Vou economizar e no futuro compro uma sanitária.
 
Muito obrigado a todos pelas respostas. Fiquei aliviado em saber que não vou precisar investir em bomba agora e que vou poder partir pro meu equipamento elétrico.
 
Back
Top