Recirculação BIAB...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Calazans

Member
Joined
Feb 26, 2020
Messages
5
Reaction score
0
Location
Curitiba-PR
Salve, salve confrades.
Quanto mais eu leio, mais confuso fico.
Sou iniciante , fiz ate agora 5 brassagens, vou aprimorando os processo a cada vez.
Gosto muito das cervejas mais "limpas" claras, já usei as pastilhas de clarificação, gelatina, agora comprei uma bombinha para recirculacao . já fiz uma vez, ao final do mashout, suspendi os grãos e fui recirculando o mosto passando peloa graos, que ja nao estavao mais em contato com o liquido, mas cuidando para nao deixar muito alto, para que a "queda" nao criasse oxigenacao no mosto.
Minha duvida é a seguinte, posso fazer a recirculacao sem suspender o mosto?
Assim ficaria mais pratico, não correria o risco de transbordar.
Ou se realmente for para clarificar, tenho que suspender os grãos e jogar a agua nel suspenso?
 
Opa, tudo certo?

Pode sim fazer a recirculação sem suspender o mosto, creio que seja até melhor. Eu não faço recirculação, não vejo necessidade, um bom cold já ajuda muito na clarificação se for essa sua preocupação.

Abraço
 
Eu uso uma panela grande com uma panela menor furada com um saco de biab dentro e círculo continuamente até o fim do mashout, quando desligo a bomba, suspendo os graos, dou uma lavada e toca fervura... O que percebo é que quando lavo os grãos suspensos, a breja meio que suja de novo... E vc que circula com ele suspenso, já pensou que parte do açúcar pode voltar a ficar preso nos grãos?
 
O que percebo é que quando lavo os grãos suspensos, a breja meio que suja de novo... E vc que circula com ele suspenso, já pensou que parte do açúcar pode voltar a ficar preso nos grãos?
Mas e se lavar antes e dps deixar 10-20 min só de circulação? Se fosse um tri bloco, não seria essa a ordem dos processos?
 
Mas e se lavar antes e dps deixar 10-20 min só de circulação? Se fosse um tri bloco, não seria essa a ordem dos processos?
Então... No MEU CASO não, pois uso a panela furada com o biab dentro, e essa que eu suspendo... A tribloco você não suspende saco, panela ou cesto. Na tribloco ela ficaria circulando durante a mostura, mashout e depois que finaliza, a panela da mostura transfere para a panela de fervura, enquanto a panela de água quente transfere para a de mostura lavando os grãos com água pura (aqui pode até rolar uma recirculação também com a água limpa passando algumas vezes pelos grãos, para extrair ainda mais açúcar...).
Não minha opinião e experiência, suspendendo um saco de biab ou cesto sei lá, e circulando o próprio mosto por ela creio que possa haver uma perda de eficiência, pois parte dos açúcares já extraídos no mosto ficariam meio que presos na cama de grãos...
 
Então... No MEU CASO não, pois uso a panela furada com o biab dentro, e essa que eu suspendo... A tribloco você não suspende saco, panela ou cesto. Na tribloco ela ficaria circulando durante a mostura, mashout e depois que finaliza, a panela da mostura transfere para a panela de fervura, enquanto a panela de água quente transfere para a de mostura lavando os grãos com água pura (aqui pode até rolar uma recirculação também com a água limpa passando algumas vezes pelos grãos, para extrair ainda mais açúcar...).
Não minha opinião e experiência, suspendendo um saco de biab ou cesto sei lá, e circulando o próprio mosto por ela creio que possa haver uma perda de eficiência, pois parte dos açúcares já extraídos no mosto ficariam meio que presos na cama de grãos...
Eu acho meio bizarro a falta de "estudos" sobre esse assunto... Mesmo procurando em inglês nunca achei nada concreto sobre recircular no biab, o que é uma pena ja que devido a limitação de espaço, é um método cada vez mais popular. Ja vi um video gringo q o cara fazia um banco de água de lavagem (temp ambiente) e ligava no chuveirinho, mas o detalhe é que ele n fazia recirculação do mosto em momento algum, o chuveirinho servia só pro sparge mesmo.
 
Não minha opinião e experiência, suspendendo um saco de biab ou cesto sei lá, e circulando o próprio mosto por ela creio que possa haver uma perda de eficiência, pois parte dos açúcares já extraídos no mosto ficariam meio que presos na cama de grãos...
Tbm acho q não tme sentido recircular suspenso, pq vc nao está extraindo mais algum açúcar, pode muito bem reter mais ainda nos grãos. Melhor recircular com tudo dentro e depois, caso queira, fazer lavagem para retirar algum açúcar a mais....
Como disse acima não faço recirculação pq nao acho necessário, mas cada um com suas especificidades.
 
Eu acho meio bizarro a falta de "estudos" sobre esse assunto... Mesmo procurando em inglês nunca achei nada concreto sobre recircular no biab, o que é uma pena ja que devido a limitação de espaço, é um método cada vez mais popular. Ja vi um video gringo q o cara fazia um banco de água de lavagem (temp ambiente) e ligava no chuveirinho, mas o detalhe é que ele n fazia recirculação do mosto em momento algum, o chuveirinho servia só pro sparge mesmo.
Isso é verdade. Por isso sou do time que "testa" várias formas de fazer até achar uma que melhor me adapto. Sempre digo que o que funciona pra um pode não funcionar para outro, pois por mais que a gente tente montar um setup idêntico ao de alguém, sempre haverão variáveis....
 
círculo continuamente até o fim do mashout
Desculpa a ignorância, mas qual o sentido de fazer o mash out se não vai haver recirculação posterior? O mash out serviria pra inativar enzimas, mas ai ao levantar o bag, não fazemos a mesma coisa? Ou ele tem algum impacto no processo de lavagem ?
 
Desculpa a ignorância, mas qual o sentido de fazer o mash out se não vai haver recirculação posterior? O mash out serviria pra inativar enzimas, mas ai ao levantar o bag, não fazemos a mesma coisa? Ou ele tem algum impacto no processo de lavagem ?
Maah out é o aumento da temperatura para inativacão enzimatica e no biab ele ajuda porque ele liquidifica o que foi gelatinizado
Aumentando a eficiencia do processo em alguns pontos
 
Tudo sobre o que acontece na mosturacao e em qualquer outro processo durante a fabricacao de cerveja tem no how to brew
So nao tem sobre bomba de recirculacao pq ele quis manter a simplicidade no livro
Mas a parte fisico quimica tem
 
Tudo sobre o que acontece na mosturacao e em qualquer outro processo durante a fabricacao de cerveja tem no how to brew
So nao tem sobre bomba de recirculacao pq ele quis manter a simplicidade no livro
Mas a parte fisico quimica tem
Valeu!
 
Eu nunca utilizei o sistema tribloco, mas acho que normalmente é feita a circulação com os grãos dentro do mosto, já que não tem como levantar os grãos.
Pelo que eu entendo é feita a recirculação, ao então é transferido o mosto pra panela de fervura enquanto é feita a lavagem, cuidando pra cama de grãos nunca ficar exposta ao ar.
 
Back
Top