Recirculação BIAB...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Calazans

Member
Joined
Feb 26, 2020
Messages
5
Reaction score
0
Location
Curitiba-PR
Salve, salve confrades.
Quanto mais eu leio, mais confuso fico.
Sou iniciante , fiz ate agora 5 brassagens, vou aprimorando os processo a cada vez.
Gosto muito das cervejas mais "limpas" claras, já usei as pastilhas de clarificação, gelatina, agora comprei uma bombinha para recirculacao . já fiz uma vez, ao final do mashout, suspendi os grãos e fui recirculando o mosto passando peloa graos, que ja nao estavao mais em contato com o liquido, mas cuidando para nao deixar muito alto, para que a "queda" nao criasse oxigenacao no mosto.
Minha duvida é a seguinte, posso fazer a recirculacao sem suspender o mosto?
Assim ficaria mais pratico, não correria o risco de transbordar.
Ou se realmente for para clarificar, tenho que suspender os grãos e jogar a agua nel suspenso?
 
Opa, tudo certo?

Pode sim fazer a recirculação sem suspender o mosto, creio que seja até melhor. Eu não faço recirculação, não vejo necessidade, um bom cold já ajuda muito na clarificação se for essa sua preocupação.

Abraço
 
Eu uso uma panela grande com uma panela menor furada com um saco de biab dentro e círculo continuamente até o fim do mashout, quando desligo a bomba, suspendo os graos, dou uma lavada e toca fervura... O que percebo é que quando lavo os grãos suspensos, a breja meio que suja de novo... E vc que circula com ele suspenso, já pensou que parte do açúcar pode voltar a ficar preso nos grãos?
 
O que percebo é que quando lavo os grãos suspensos, a breja meio que suja de novo... E vc que circula com ele suspenso, já pensou que parte do açúcar pode voltar a ficar preso nos grãos?