Receite Pale Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Klebao

Member
Joined
May 18, 2015
Messages
9
Reaction score
0
Galera, boa noite

Estou iniciando no mundo de fazer cerveja de panela em casa..

Gostaria de uma receita e ingredientes para fazer uma Pale Ale de 10 Litros que é o kit que estou montando ?

Grato.

Kleber
 
Galera, boa noite

Estou iniciando no mundo de fazer cerveja de panela em casa..

Gostaria de uma receita e ingredientes para fazer uma Pale Ale de 10 Litros que é o kit que estou montando ?

Grato.

Kleber

Cara, que tipo de pale ale seria, american, belgian,...?

Dá pra fazer uma APA "leve" muito boa com 100% de malte pale, cascade e us-05.

Aí vc pode usar beersmith pra motar a receita dentro da OG e IBU que vc quiser...

Pra uns 1,055 com eficiencia média seria algo do tipo 3kg malte pale ale. Uns 15g de cascade aos 60min + 15g aos 15min + 15g aos 5min. 1 pacote de us-05 reidratado fermentando a 17ºC. Mosturação a 67ºC, fervura 60min. :mug:
 
Cara, que tipo de pale ale seria, american, belgian,...?

Dá pra fazer uma APA "leve" muito boa com 100% de malte pale, cascade e us-05.

Aí vc pode usar beersmith pra motar a receita dentro da OG e IBU que vc quiser...

Pra uns 1,055 com eficiencia média seria algo do tipo 3kg malte pale ale. Uns 15g de cascade aos 60min + 15g aos 15min + 15g aos 5min. 1 pacote de us-05 reidratado fermentando a 17ºC. Mosturação a 67ºC, fervura 60min. :mug:

@Tiago,

Quero fazer uma APA para 20 litros e elaborei a seguinte receita para uma eficiência de 74%, mostura a 68 graus por 01:30 :

- 4,25 kg Malte Pale Ale
- 1,35 kg Caramel/ Crystal Malt
- 0,18 kg - Malte Aromático
TOTAL MALTE: 5,78 kg

- Lúpulo Columbus 15g - 60 min
- Lúpulo Columbus 10g - 45 min
- Lúpulo Cascade 10g - 30 min
- Lúpulo Cascade 10g - 00 min
TOTAL IBU: 43,5

Fermento 2pct de US-05

OG: 1.058
FG: 1.016
volume de álcool: 5.6

SRM: 7,3

O que acha?
 
@jrrocha, cara... 23% de malte caramelo é uma quantidade muito grande. Não vai ficar legal... limitaria essa quantidade a 10% do peso total no máximo.

Não vejo necessidade da adição aos 45min e 30min. Vc pode deslocar essa adição de columbus e a de cascade pros 15min e dobrar a quantidade de cascade aos 0min (ou 5min). Ainda assim será uma quantidade moderada de lúpulo pra uma APA, usaria em torno de 1g/L de lúpulo pelo menos, faria um dry hopping também nessa quantidade ou mais.

A quantidade de fermento tá legal.

Abraço
 
@jrrocha, cara... 23% de malte caramelo é uma quantidade muito grande. Não vai ficar legal... limitaria essa quantidade a 10% do peso total no máximo.

Não vejo necessidade da adição aos 45min e 30min. Vc pode deslocar essa adição de columbus e a de cascade pros 15min e dobrar a quantidade de cascade aos 0min (ou 5min). Ainda assim será uma quantidade moderada de lúpulo pra uma APA, usaria em torno de 1g/L de lúpulo pelo menos, faria um dry hopping também nessa quantidade ou mais.

A quantidade de fermento tá legal.

Abraço

@Tiago,

Fiz alguns ajustes na receita estou usando o beersmith, veja se está um pouco mais de acordo agora.

- 5,25 kg Malte Pale Ale
- 0,20 kg Caramel/ Crystal Malt
- 0,20 kg - Malte Aromático
TOTAL MALTE: 5,65 kg

- Lúpulo Cascade 20g - 60 min
- Lúpulo Columbus 30g - 15 min
- Lúpulo Cascade 30g - 05 min

TOTAL IBU: 40,4

OG: 1.058
FG: 1.015
volume de álcool: 5.5

SRM: 5,5

A APA é um estilo um pouco amargo, não? Quando adicionei somente os lúpulos Columbus e Cascade, o IBU caiu bastante, então adicionei um Cascade aos 60 minutos.

Eu tinha adicionado aquela quantidade de mate caramelo para tentar uma cor um pouco mais escura. O que você achou do SRM 5,5? Não está um pouco "claro" demais?
Qual malte posso utilizar para obter uma cor mais escura?

Veja imagem da receita no BS.
 

Attachments

  • Captura de Tela 2015-05-28 às 21.25.36.png
    Captura de Tela 2015-05-28 às 21.25.36.png
    214.2 KB · Views: 255
@jrrocha, não tá claro demais, tá próximo ao limite só. Se vc quer mais cor troque por um malte caramelo mais escuro, ao invés de adicionar grandes quantidades de um caramelo claro.

Quanto aos lúpulos até pode ser assim, mas eu iria preferir utilizar o columbus aos 60 ao invés do cascade. Se achar que o IBU ficar muito elevado pode tirar parte dele e juntar às adições mais do final.

Abraço
 
Concordo com o que o @Tiago falou. Se for trocar o caramelo eu recomendo os por volta de 60L de cor, até uns 5% pra uma pale ale.

Cor não afeta no sabor da receita diretamente, é mais estética... mas a cria é sua, então se achar estética importante pode fazer o que o Tiago falou. Só tem que entender que vão ser resultados diferentes, caramelo 10L é diferente de caramelo 60L que é diferente de 120L, e por aí vai...
 
minha dica é só cuidar para adição de Cascade no início da fervura. Ele tem alto teor de cohumulone e dá um amargor rasgante (de coçar a garganta). Já fiz APA com cascade aos 60 min, e esse detalhe ficou bem perceptível.
É alternativa usar Centennial....
 
Concordo com o que o @Tiago falou. Se for trocar o caramelo eu recomendo os por volta de 60L de cor, até uns 5% pra uma pale ale.

Cor não afeta no sabor da receita diretamente, é mais estética... mas a cria é sua, então se achar estética importante pode fazer o que o Tiago falou. Só tem que entender que vão ser resultados diferentes, caramelo 10L é diferente de caramelo 60L que é diferente de 120L, e por aí vai...

Em relação à cor afetar apenas a estética, isso depende... Com 5% de um malte caramelo, é como vc falou, o 10L, 60L e 120L vão ter diferenças, não só de cor, mas de sabor também.

Se o objetivo é ajustar cor apenas, sem adicionar aroma ou sabor daí usa um malte bem torrado numa proporção muito pequena, 0,5% por aí, de carafa, que passa imperceptível.
 
Em relação à cor afetar apenas a estética, isso depende... Com 5% de um malte caramelo, é como vc falou, o 10L, 60L e 120L vão ter diferenças, não só de cor, mas de sabor também.

Se o objetivo é ajustar cor apenas, sem adicionar aroma ou sabor daí usa um malte bem torrado numa proporção muito pequena, 0,5% por aí, de carafa, que passa imperceptível.

Aham, concordo, o que quis dizer é que, estando satisfeito com a receita, tentar mudar a cor depois disso é mais motivado por estética do que outra coisa, e no final acaba modificando o resultado final mesmo, como você disse.

Sempre vejo essa coisa de malte torrado pra ajudar a cor, até já fiz, mas fico sempre achando que vai acabar mudando algo no sabor, por menos que seja haha. Daí vai se a pessoa pensa que a estética é mais importante que o risco. Montar receita é uma coisa bem complexa quando você começa a querer se aprofundar nos detalhes né :)
 
Aham, concordo, o que quis dizer é que, estando satisfeito com a receita, tentar mudar a cor depois disso é mais motivado por estética do que outra coisa, e no final acaba modificando o resultado final mesmo, como você disse.

Sempre vejo essa coisa de malte torrado pra ajudar a cor, até já fiz, mas fico sempre achando que vai acabar mudando algo no sabor, por menos que seja haha. Daí vai se a pessoa pensa que a estética é mais importante que o risco. Montar receita é uma coisa bem complexa quando você começa a querer se aprofundar nos detalhes né :)

Raisoshi,

Pois é, fazer receita é algo complicado mesmo, estou indo para minha 4 brassagem e ainda tenho que conhecer bastante sobre maltês, lúpulos e fermento, mas a cada brassagem e a cada modificação se aprende um pouco.

Vou permanecer com os maltes da receita e fazer a alteração do lúpulo que foi sugerido e vamos ver o resultado.
 
Aham, concordo, o que quis dizer é que, estando satisfeito com a receita, tentar mudar a cor depois disso é mais motivado por estética do que outra coisa, e no final acaba modificando o resultado final mesmo, como você disse.

Sempre vejo essa coisa de malte torrado pra ajudar a cor, até já fiz, mas fico sempre achando que vai acabar mudando algo no sabor, por menos que seja haha. Daí vai se a pessoa pensa que a estética é mais importante que o risco. Montar receita é uma coisa bem complexa quando você começa a querer se aprofundar nos detalhes né :)

Sim, tem muitas variáveis! Mas aprendendo a função de cada coisa, não é assim tão difícil... o Designing Great Beers do Ray Daniels é um livro muito bom no sentido desse tópico, de entender melhor a função de cada coisa na receita e como atingir os objetivos através dos materiais disponíveis.

Eu já usei malte torrado pra ajuste de cor, posso dizer que em proporções muito baixas, lá pelos 0,5%, seria muito difícil notar num teste cego. Mas cerveja se bebe com os olhos também, então eu só acho que esse tipo de ajuste é válido se é desejável dar a impressão no sabor que a cor representa. Mesmo que seja muito sutil. A cor não deve conflitar com o aroma e o sabor, então realmente se uma adição dessas representa um "risco" num sentido estilístico ou mesmo sensorial, não tem porque usar. No caso desse tópico por exemplo, não vejo motivos pra fazer isso.

Abraço
 
Sim, tem muitas variáveis! Mas aprendendo a função de cada coisa, não é assim tão difícil... o Designing Great Beers do Ray Daniels é um livro muito bom no sentido desse tópico, de entender melhor a função de cada coisa na receita e como atingir os objetivos através dos materiais disponíveis.

Eu já usei malte torrado pra ajuste de cor, posso dizer que em proporções muito baixas, lá pelos 0,5%, seria muito difícil notar num teste cego. Mas cerveja se bebe com os olhos também, então eu só acho que esse tipo de ajuste é válido se é desejável dar a impressão no sabor que a cor representa. Mesmo que seja muito sutil. A cor não deve conflitar com o aroma e o sabor, então realmente se uma adição dessas representa um "risco" num sentido estilístico ou mesmo sensorial, não tem porque usar. No caso desse tópico por exemplo, não vejo motivos pra fazer isso.

Abraço

@Tiago,

Concordo com você, a cor é importante, mas não deve prejudicar o aroma e o sabor, acho que a combinação destes três fatores é o que costumam falar de EQUILÍBRIO, certo?

E este equilíbrio é alcançado em saber como fazer a combinação de cada ingrediente.

Com a ajuda de todos vocês, cheguei nesta receita de APA e gostaria de saber se ela está equilibrada. E agradeço a ajuda de todos.
 

Attachments

  • Captura de Tela 2015-05-31 às 12.31.32.png
    Captura de Tela 2015-05-31 às 12.31.32.png
    213.2 KB · Views: 121
@Tiago,

Concordo com você, a cor é importante, mas não deve prejudicar o aroma e o sabor, acho que a combinação destes três fatores é o que costumam falar de EQUILÍBRIO, certo?

E este equilíbrio é alcançado em saber como fazer a combinação de cada ingrediente.

Com a ajuda de todos vocês, cheguei nesta receita de APA e gostaria de saber se ela está equilibrada. E agradeço a ajuda de todos.

Acho que as adições de lúpulos ainda podiam melhorar. Numa APA vc quer sabor e aroma de lúpulo, é o que deve dominar. Pra isso eu usaria pelo menos uns 20g aos 15 e aos 5min do cascade aí que vc tem e de preferência um dry hopping também.

O amargor deve sustentar o resto, mas não deve ser demasiado, então se pro acaso adicionando 4x mais de lúpulo aos 15 e aos 5min aumente consideravelmente o IBU vc pode considerar reduzir a adição dos 60min, de columbus. Esses parâmetros de cor, amargor, etc, o beersmith te dá, mas o de aroma e sabor não.

Sobre o equilíbrio, sim é um termo muito usado, mas o significado mais comum dele se refere ao equilíbrio entre malte e lúpulo. Por exemplo numa APA esse equilíbrio está mais deslocado para o lúpulo.

Abraço
 
@jrrocha
Concordo com o Tiago. Eu colocaria mais lúpulo no final da fervura e faria um dry hopping.
Cerveja também se toma (e muito) com o nariz. Cerveja que leva o American na frente, nem se fala.
Tu que é de Gravataí, se ainda não tomou, faça um favor a si mesmo e encontre um lugar que venda a Seasons Green Cow em chopp, e tome uma American IPA com o nariz!!!
 
Back
Top