Receitas testes para 10L - Duvidas, sugestões e experiências

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

paulofilho

Well-Known Member
Joined
Aug 8, 2016
Messages
80
Reaction score
8
Ola, pessoal.

Estou com algumas duvidas e gostaria da opinião de vocês.

Geralmente eu faço receitas para 20L mas como eu tenho feito bastantes testes com receitas, estou com a ideia de começar a fazer esses testes com 10L pelos seguintes motivos:

- posso fazer mais receitas testes
- posso variar mais nos ingredientes
- posso aproveitar melhor o espaço na geladeira para fermentação e maturação

e também... caso de alguma coisa MUITO errada, perco só 10L!

Eu sei que muitos dizem que é o mesmo trabalho de fazer para 20L mas para mim isso não é relevante pois eu tenho prazer em fazer minhas brassagens!

Outra coisa também! Eu já uso o beersmith para montar minhas receitas e estou aqui para saber a opinião e o resultado dos colegas que colocam ou já colocaram em pratica!

Então mandar eu montar a receita no beersmith, não vale!!

Minhas duvidas são:

- Eu posso simplesmente usar a metade dos ingredientes de uma receita de 20L? Ou geralmente uso um pouco mais de malte? Existe alguma regra?

- Para fermentação, posso usar a metade de um pacote de levedura ou uso 1 inteiro mesmo?

- Embora a quantidade de malte seja menor, a densidade da receita de 20L continua valendo para a de 10L?

Obrigado!
 
Sou iniciante e ainda não iniciei a minha primeira brassagem, mas pelo que eu li, por ter a exata dúvida que você tem, é de que para a pergunta n. 1, você usaria exatamente a metade; quanto à n. 2, o ideal é usar todo o pacote de fermento, não somente a metade, pois errar para mais não atrapalhará a cerveja, mas o contrário sim.

Quanto à densidade, até tenho um "chute calculado", mas prefiro não dizer pois posso estar totalmente enganado.

Por favor, espere a opinião de pessoas mais graduadas no assunto.

Fontes do que citei: (1) https://www.homebrewersassociation.org/forum/index.php?topic=12241.0

(2) http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=157420
 
0 - Eu comecei fazendo 10, subi pra 20, e hoje estacionei em 12L envasados. Prefiro bater 5 paneladas de 12 litros que bater uma só de 60L além de caber certinho numa caixa de 24 garrafas (uso garrafas de 500ml)

1 - Beersmith escala as receitas. Só configurar direito os dois equipamentos e correr pro abraço, mas regra de 3 funciona.

2 - Use a QUANTIDADE RECOMENDADA para o estilo que está praticando. Se não sabe do que eu to falando, procure por taxa de inoculação aqui no fórum. Tem um mega texto explicando porque disso. ;)

Abraços.
 
quanto à n. 2, o ideal é usar todo o pacote de fermento, não somente a metade, pois errar para mais não atrapalhará a cerveja, mas o contrário sim.


Velho, pode usar meio pacote sim, pesa na balança dos lúpulos. Se usar levedura demais, vai produzir muita biomassa e você vai ficar com uns dois dedos de lama de levedura no fundo da garrafa.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
 
Velho, pode usar meio pacote sim, pesa na balança dos lúpulos. Se usar levedura demais, vai produzir muita biomassa e você vai ficar com uns dois dedos de lama de levedura no fundo da garrafa.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Interessante, não sabia. Obrigado!
 
Velho, pode usar meio pacote sim, pesa na balança dos lúpulos. Se usar levedura demais, vai produzir muita biomassa e você vai ficar com uns dois dedos de lama de levedura no fundo da garrafa.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Como assim?

Pensa na quantidade que se inocula em gramas e quantidade final de lama de uma fermentação

Dobrar o pinching rate não vai fazer com que tenha mais levedura no final necessariamente, tem muito mais a ver com lag time e saude de fermentação e estresse celular do mosto virando cerveja
 
Velho, pode usar meio pacote sim, pesa na balança dos lúpulos. Se usar levedura demais, vai produzir muita biomassa e você vai ficar com uns dois dedos de lama de levedura no fundo da garrafa.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
Cara, se tu usar uma calculadora de pitch rate verás que um pacote não é muito é como já foi dito, mais fermento não é mais lama, é só menos tempo e menos propagação no início da fermentação. Menos subprodutos da fermentação gerados, menos off flavors.


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Eu continuo discordando, por vários fatores:

1- econômico: dividindo o pacote, ele vai durar duas fermentações de 10L;
2- comparativo: dividindo o pacote, você poderá comparar sua fermentação com as fermentações mais comuns de 20L, onde se usa um pacote para 20L e não dois (dobro do que seria realizado usando um pacote em 10L)
3- biológico: basicamente há dois tipos de fase Lag, como definido por Pirt (1975)
a) a fase lag real, a qual é definida como atraso no crescimento causado por factored tais como mudança na fisiologia, nutrientes, estado da cultura inoculada (seca para líquida, neste caso)
b) a fase lag aparente, onde uma fração das células inoculadas estão se divindindo normalmente, enquanto outras estão morrendo ou simplesmente não estão se dividindo. O resultado disto é que aumentando o tamanho do seu inoculo, vai findar que o oxigênio dissolvido vai ser consumido mais rapidamente, onde apenas uma fração das células presentes irão se dividir. A taxa de crescimento celular que é definida por:
dX/dt = uX
passará a ser definida por:
dX/dt = uX*F
onde F é a fração de células realmente ativas da população. Consequentemente, o tamanho do inoculo neste caso não vai diminuir em nada o tempo do seu processo.

Por outro lado, se aumentar o número de células inoculadas melhorasse o processo, todo mundo que fermenta 20L já estaria usando dois pacotes por fermentação.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
 
Back
Top