Receitas para fabricar no inverno?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

paulozang

Member
Joined
Feb 21, 2017
Messages
5
Reaction score
0
Boa noite,

Há pouco tempo comecei a fazer cerveja em casa e, como recomendado, tenho um refrigerador com controlador de temperatura para uma fermentação mais adequada.
Entretanto, começo a notar que as temperatura interna do refrigerador não supera os 17 a 19 graus, mesmo com ela desligada( moro no sul).
Já estou pensando na próxima leva e minha dúvida está no fato de que muitas receitas de ALE sugerem temperaturas de 20 graus e média.
Considerando uma tendência de dias cada vez mais frios, onde de fato não atingirei os 20 graus, a não ser que aqueça o ambiente, o que vocês sugerem? Fabricar LAGERs onde a temperatura de fermentação é menor?
 
Boa noite Paulo! Uma alternativa seria instalar uma lâmpada incandescente dentro do refrigerador e deixá-la ligada para aumentar a temperatura.

Abraços!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Na verdade, são dois ponto principais nessa sua pergunta

1) Tu está na verdade medindo a temperatura do refrigerador.. o processo de fermentação é exotérmico, produz calor, logo, sua fermentação vai ocorrer vários graus acima do que a medição ambiente.

2) Sim, quando ficar muito frio, é dificil fazer fermentação secundária acima de 20graus aqui no sul, mas tem como alternativa usar uma lampada incandescente ou fluorescente (15w já da conta do recado). Em tempo, essa subida de temperatura deve ser bem lenta, evitando estresse pra levedura.
 
interessante a pergunta, estou neste momento tentando chegar numa temperatura que favoreça o descanso diacetyl de uma Weiss e já estou tendo dificuldades...Isso estando no interior de SP, imagino que no Sul a brincadeira seja de fato mais difícil.

Com isso , duas perguntas que entendo serem pertinentes ao tópico:

1) o aquecimento via lâmpada , para ser bem feito, presume necessariamente um controlador de dois estágios?

2) considerando que estou com a mesma dificuldade do colega que abriu o tópico, o que seria melhor no meu caso, fazer o descanso diacetyl limitando-se a , digamos, no maximo 22c, porém bem controlados via refrigerador+controlador ou trazer o balde para dentro de casa, onde a média é 25c, porém oscilando sem nenhum controle?

Vale lembrar que , para a 2a pergunta, a fermentação foi boa, bem controlada a 18c e já atenuou o planejado, 78%. Estou de fato na secundária, onde suponho que um pouco de oscilação já nãomfaça tanto estrago.

obrigado
 
No inverno do ano passado eu usei uma resistência de chocadeira de 500W junto com outro controlador dentro da geladeira.

Dentro da geladeira ficava com uma oscilação de apenas 1°C.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
 
Interessante a alternativa da lâmpada ou resistência para chocadeira. Vou adotar com certeza. Obrigado a todos pelas dicas!
 
Ano passado eu usei uma lampada fluorescente, dessas econômicas, de 15W e deu conta tranquilamente. A variação de temperatura fica bem lenta, bem tranquilo mesmo.
Eu uso só um controlador tic17 e mudei o modo de resfriamento pra aquecimento, ja que tava frio demais e nao ia passar dos 23 graus sozinho de maneira nenhuma.
Existe um modo de ligar o controlador em 2 canais, mas nunca tentei. Tem quem ja tenha feito aqui no forum e disse que funciona bem.
 
Ano passado eu usei uma lampada fluorescente, dessas econômicas, de 15W e deu conta tranquilamente. A variação de temperatura fica bem lenta, bem tranquilo mesmo.
Eu uso só um controlador tic17 e mudei o modo de resfriamento pra aquecimento, ja que tava frio demais e nao ia passar dos 23 graus sozinho de maneira nenhuma.
Existe um modo de ligar o controlador em 2 canais, mas nunca tentei. Tem quem ja tenha feito aqui no forum e disse que funciona bem.

Fale mais sobre este modo!!! Estou muito interessado...
 
Muitas boas contribuições foram dadas. Mas vou contribuir mais um pouco.

* use um poço termometrico.
* se vc tem um TIC vc pode programa-lo para aquecer. Para isso, conecte uma lâmpada, dizem que vermelha é melhor.
* no frio do inverno vc não conseguir mesmo aquecer. Mas vc vai se surpreender como a fermentação aquece o mosto. Acredito que vc não precisará de aquecimento, a não ser que esteja 5 graus lá fora.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Boa noite,

Há pouco tempo comecei a fazer cerveja em casa e, como recomendado, tenho um refrigerador com controlador de temperatura para uma fermentação mais adequada.
Entretanto, começo a notar que as temperatura interna do refrigerador não supera os 17 a 19 graus, mesmo com ela desligada( moro no sul).
Já estou pensando na próxima leva e minha dúvida está no fato de que muitas receitas de ALE sugerem temperaturas de 20 graus e média.
Considerando uma tendência de dias cada vez mais frios, onde de fato não atingirei os 20 graus, a não ser que aqueça o ambiente, o que vocês sugerem? Fabricar LAGERs onde a temperatura de fermentação é menor?

Se está usando um TIC-17, instala um pendente de lâmpada no relé NA. Dessa forma, quando a geladeira desligar, a lâmpada acende e vice-versa.

Use uma lâmpada fraca...tipo uns 15w, pois é menos agressiva à levedura. Pode até ser a fluorescente, que é a que eu uso, porém o fermentador não pode ser transparente. Se for bombona daquelas azuis ou branca...sem problemas...
 
Vou dizer o que eu faço:
Instalei um segundo controlador (ageon g101) e coloquei um pequeno aquecedor dentro da geladeira. dessa maneira consigo controlar a temperatura sem problemas.
Caso queira usar a ideia da lampada, sugiro pinta-la de preto com aquelas tintas spray que suportam altas temperaturas. funciona muito bem
 
Se está usando um TIC-17, instala um pendente de lâmpada no relé NA. Dessa forma, quando a geladeira desligar, a lâmpada acende e vice-versa.

Use uma lâmpada fraca...tipo uns 15w, pois é menos agressiva à levedura. Pode até ser a fluorescente, que é a que eu uso, porém o fermentador não pode ser transparente. Se for bombona daquelas azuis ou branca...sem problemas...

Era exatamente sobre isso que eu tava falando. Instalar uma lampada na outra saída do tic17.
Quando a geladeira desliga, a lampada liga. Ou vc pode deixar a lampada ligada direto dentro da geladeira aquecendo e usar o tic pra controlar a geladeira somente, mas aí gastaria energia com a lampada ligada o tempo todo.
 
Boa noite,

Há pouco tempo comecei a fazer cerveja em casa e, como recomendado, tenho um refrigerador com controlador de temperatura para uma fermentação mais adequada.
Entretanto, começo a notar que as temperatura interna do refrigerador não supera os 17 a 19 graus, mesmo com ela desligada( moro no sul).
Já estou pensando na próxima leva e minha dúvida está no fato de que muitas receitas de ALE sugerem temperaturas de 20 graus e média.
Considerando uma tendência de dias cada vez mais frios, onde de fato não atingirei os 20 graus, a não ser que aqueça o ambiente, o que vocês sugerem? Fabricar LAGERs onde a temperatura de fermentação é menor?

Paulo, não precisa muito, apenas uma pequena lampada, pode ser led, usei uma de 10w, ligada direto dentro da geladeira e o Tic controla apenas a refrigeração e liga se a temperatura passar do que você precisa. O consumo é minimo e se o seu fermentador não for transparente a luz não interfere.
Montei a lampada com um desses suportes de ventosa para celular com garra, segurando um soquete de cerâmica dos mais baratos. Usei para fazer a fermentação secundária, chegando até 23º. Com isso você consegue produzir qualquer cerveja o ano todo.
 
Back
Top