receitas com adição de café

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

juninhomazi

Member
Joined
Feb 23, 2018
Messages
15
Reaction score
0
Boa tarde, gostaria de alguma receita que eu possa introduzir o cafe.
outra pergunta: A cerveja Pale Ale pode ser introduzido café nela?
 
Boa tarde, amigo.
Produzo cerveja há pouco tempo e também tenho planos de usar café nas minhas receitas.
Nas minhas pesquisas, os estilos mais comuns pra isso são as stouts e as brown ales. Mas nada impede de usar em outros estilos. A Rogue, por exemplo, tem uma IPA.
Uma coisa que tenho feito é pegar cervejas de vários estilos e ir misturando com um pouco de café (direto mesmo, só jogar dentro). Não é 100%, mas já dá pra ter uma ideia do sabor que vai ficar.
Se não quiser ficar testando, aqui você encontra umas receitas prontas com café: http://beersmithrecipes.com/searchrecipe?term=coffee&submit.x=0&submit.y=0
 
Boa tarde, amigo.
Produzo cerveja há pouco tempo e também tenho planos de usar café nas minhas receitas.
Nas minhas pesquisas, os estilos mais comuns pra isso são as stouts e as brown ales. Mas nada impede de usar em outros estilos. A Rogue, por exemplo, tem uma IPA.
Uma coisa que tenho feito é pegar cervejas de vários estilos e ir misturando com um pouco de café (direto mesmo, só jogar dentro). Não é 100%, mas já dá pra ter uma ideia do sabor que vai ficar.
Se não quiser ficar testando, aqui você encontra umas receitas prontas com café: http://beersmithrecipes.com/searchrecipe?term=coffee&submit.x=0&submit.y=0

opaaaa..... entendi.... eeee vc coa o café sem adição de açucar e coloca quantos ML ??
 
opaaaa..... entendi.... eeee vc coa o café sem adição de açucar e coloca quantos ML ??

Sim, faço tudo sem açúcar pra ter o sabor real do café mesmo. Já usei algumas vezes com café extraído à frio pq ele é menos adstringente e amargo sem perder os aromas.
Em relação a quantidade, normalmente boto 1 ou 2 colheres de chá (entre 1 e 3 ml) de café em um copo com 100ml de cerveja. Daí fica mais fácil fazer a proporção na hora de passar pra receita.
 
Fiz uma Stout com café recentemente.
Adicionei 3g/l de grão de café macerado (sem moer) durante 4 horas na maturação final.
O aroma e o sabor ficam otimos.
 
Fiz uma Stout com café recentemente.
Adicionei 3g/l de grão de café macerado (sem moer) durante 4 horas na maturação final.
O aroma e o sabor ficam otimos.

bom dia?? vc colocou nos saquinhos?? e sobre o risco de contaminação. Quais foram as precauções?
 
bom dia?? vc colocou nos saquinhos?? e sobre o risco de contaminação. Quais foram as precauções?

Coloquei num saquinho pra não ficar grão no fermentador.
Contaminação é complicado, pois fiz esta breja em dezembro e abri umas esses dias e até o momento não apresentaram contaminação.
Eu comprei o grão de um produtor que conheço e nem disse para o que era e nem sei como foi o manuseio até chegar em minhas mãos.
Não realizei nenhum procedimento para esterilizar e limpar o grão. Foi na ideia mesmo.
 
bom dia?? vc colocou nos saquinhos?? e sobre o risco de contaminação. Quais foram as precauções?

Cara, uma técnica muito comum de se fazer é deixar os grãos de café em infusão na vodka por alguns dias. A vodka vai sanitizar os grãos e extrair parte do aroma, dai vc joga essa vodka e os grãos dentro do balde que sua cerva está maturando.

Claro que nao vai usar um litro de vodka, só o bastante para os grãos ficarem submersos!

Abraço
 
Qual característica que estás buscando do café na cerveja?

Esta é a primeira pergunta a ser respondida para depois buscar a técnica.

O tostado tu podes se aproximar como cevada torrada, o sabor até com algum malte tostado. Aroma, ai muda o processo.
 
Qual característica que estás buscando do café na cerveja?

Esta é a primeira pergunta a ser respondida para depois buscar a técnica.

O tostado tu podes se aproximar como cevada torrada, o sabor até com algum malte tostado. Aroma, ai muda o processo.

bom dia Amigo, Na verdade busco mais o aroma e sabor. Alguma sugestão?
 
Ou uma infusão fria de café (ou mesmo morma) ou o extrato com álcool (vodka similar).

teste fazer um café com água morma para ver se tens mais sabor que tostado. Depois teste a infusão com água fria. Depois teste o extrato, sem colocar na cerveja e veja qual te dará o que esperar (talvez nenhuma das técnicas).

Por exemplo tentei buscar aroma de baunilha para uma robust porter. Com extrato em vodka só consegui o sabor, e ainda assim não lembra baunilha pois falta algum açúcar para rememorar o que considero baunilha, mas por outro lado a fervura com as favas trouxe o aroma.

Faço muito uma dry stout no estilo irlandês, ou seja, de pobre. Na mostura tem um aroma de café que depois some, mas o sabor e sensação fica depois, mesmo sendo somente cevada torrada.
 
Back
Top