Receita - Single Hop Columbus IPA - Opiniões

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Sep 18, 2016
Messages
23
Reaction score
6
Fala galera, estou planejando fazer uma IPA single hop de Columbus em breve. Estava dando uma fuçada na receita, e queria fazer uma cerveja grande com bastante carga do lúpulo. Eu já usei columbus para bittering e dry-hoppig e eu amo o aroma dele, mas nunca utilizei exclusivamente. Aqui está o que venho planejando para um batch de 20L.

Maltes:

7kg Malte Pilsner
0,5kg Malte Munich
0,25 Caragold

Lupulos:

Columbus 40g 15 min
Columbus 40g 10 min
Columbus 40g 5 min
Columbus 40g Whirlpool 15 min
Columbus 100g Dry Hopping separados em 2 dry hoppings de 50g por 3 dias cada.

Fermento:
Safeale S-04

Est OG: 1,069
Bitterness: 66 IBUs
ESTABV: 7,3%

Estou planejando fazer o mash a 65 para deixar a cerveja mais leve.

O meu medo é de a cerveja fica com muito sabor de vegetal, devido à grande quantidade de late hopping. Já ouvi dizer que o columbus pode causar um amargor bruto, mas nunca senti na cerveja que usei para amargor. Também já li que algumas levas do lúpulo podem vir com aroma/sabor de alho/cebola.

O que voces acham? Alguém já fez algo parecido?

Cheers!
 
Fala galera, estou planejando fazer uma IPA single hop de Columbus em breve. Estava dando uma fuçada na receita, e queria fazer uma cerveja grande com bastante carga do lúpulo. Eu já usei columbus para bittering e dry-hoppig e eu amo o aroma dele, mas nunca utilizei exclusivamente. Aqui está o que venho planejando para um batch de 20L.

Maltes:

7kg Malte Pilsner
0,5kg Malte Munich
0,5kg Carapils
0,25 Caragold

Lupulos:

Columbus 20g 20 min
Columbus 40g 15 min
Columbus 40g 10 min
Columbus 40g 5 min
Columbus 40g Flamout
Columbus 100g Dry Hopping separados em 2 dry hoppings de 50g por 3 dias cada.

Fermento:
Safeale S-04

Est OG: 1,073
Bitterness: 67 IBUs
ESTABV: 7,4%

Estou planejando fazer o mash a 65 para deixar a cerveja mais leve.

O meu medo é de a cerveja fica com muito sabor de vegetal, devido à grande quantidade de late hopping. Já ouvi dizer que o columbus pode causar um amargor bruto, mas nunca senti na cerveja que usei para amargor. Também já li que algumas levas do lúpulo podem vir com aroma/sabor de alho/cebola.

O que voces acham? Alguém já fez algo parecido?

Cheers!

amigo.

seguem minhas sugestões:

Elimina o carapils...este malte é dextrina e vai deixar sua cerveja com mais corpo. Se a intenção é retençao de espuma, só a carga de lupulo já resolve isso.

Tente não ultrapassar de 5% os maltes caramelo.

eu mosturo a 64graus por 1 hora, mais uns 5 minutos de mash out.

Troque o S04 pelo US-05. O S 04 esterifica um pouco a cerveja, deixando-a levemente frutada e é um fermento que em 2 dias, praticamente termina sua atividade.

Eu uso Columbus somente para amargor, geralmente uso uns 20IBUs nos 60 minutos, uns 20IBUs nos 30 minutos. para baixo dos 10 minutos, uso lupulos com pegada citrica ou resinosos, tipico de IPAS americanas. Complete o IBU final nestas adições.

Não posso comentar sobre single hopping de columbus, pois nunca fiz.

Seu Dry hopping está legal....Faça análise sensorial a cada 6 horas após o DH e vá notando o que ocorre...importante é você encontrar o ápice de aroma (tempo). no meu caso, após 30 horas @20graus, o aroma é fantástico.

boa sorte e depois nos conte o resultado. vale ouvir dicas de outras pessoas também.
 
amigo.

seguem minhas sugestões:

Elimina o carapils...este malte é dextrina e vai deixar sua cerveja com mais corpo. Se a intenção é retençao de espuma, só a carga de lupulo já resolve isso.

Tente não ultrapassar de 5% os maltes caramelo.

eu mosturo a 64graus por 1 hora, mais uns 5 minutos de mash out.

Troque o S04 pelo US-05. O S 04 esterifica um pouco a cerveja, deixando-a levemente frutada e é um fermento que em 2 dias, praticamente termina sua atividade.

Eu uso Columbus somente para amargor, geralmente uso uns 20IBUs nos 60 minutos, uns 20IBUs nos 30 minutos. para baixo dos 10 minutos, uso lupulos com pegada citrica ou resinosos, tipico de IPAS americanas. Complete o IBU final nestas adições.

Não posso comentar sobre single hopping de columbus, pois nunca fiz.

Seu Dry hopping está legal....Faça análise sensorial a cada 6 horas após o DH e vá notando o que ocorre...importante é você encontrar o ápice de aroma (tempo). no meu caso, após 30 horas @20graus, o aroma é fantástico.

boa sorte e depois nos conte o resultado. vale ouvir dicas de outras pessoas também.

Valeu pelo feedback, cara.

Mas o carapils era pra dar um pouco de corpo mesmo, porque eu ia mosturar em temperatura mais baixas. Estava pensando em fazer em 64 mesmo como você, ou até em 63.

O caramelo está em cerca de 3%, então não vai ficar muito doce e nem muito encorpada. Quanto aos lúpulos, já fiz uma receita parecida utilizando somente late hopping com citra, que deu bastante certo. Mas gostaria de saber em específico sobre o columbus, que apesar de ser um pouco cítrico também, tem uma pegada bem mais resinosa. O problema é que falam que ele pode colocar um gosto vegetal ou de alho/cebola na cerveja, o que não seria interessante se estivesse demasiadamente pungente. Com uma pesquisa rápida vi que tem algumas cervejarias que fizeram o single hop columbus com bastante sucesso, mas essa grande quantidade de lúpulos de fervura me deixou com um pé atrás.

Acho que vou brassar essa cerva mesmo, ou talvez eu faça algo menor pra testar o columbus como single hop antes de partir pra uma cerveja pesada como essa. De qualquer forma, eu posto os resultados aqui pra compartilhar.

Cheers
 
Valeu pelo feedback, cara.

Mas o carapils era pra dar um pouco de corpo mesmo, porque eu ia mosturar em temperatura mais baixas. Estava pensando em fazer em 64 mesmo como você, ou até em 63.

O caramelo está em cerca de 3%, então não vai ficar muito doce e nem muito encorpada. Quanto aos lúpulos, já fiz uma receita parecida utilizando somente late hopping com citra, que deu bastante certo. Mas gostaria de saber em específico sobre o columbus, que apesar de ser um pouco cítrico também, tem uma pegada bem mais resinosa. O problema é que falam que ele pode colocar um gosto vegetal ou de alho/cebola na cerveja, o que não seria interessante se estivesse demasiadamente pungente. Com uma pesquisa rápida vi que tem algumas cervejarias que fizeram o single hop columbus com bastante sucesso, mas essa grande quantidade de lúpulos de fervura me deixou com um pé atrás.

Acho que vou brassar essa cerva mesmo, ou talvez eu faça algo menor pra testar o columbus como single hop antes de partir pra uma cerveja pesada como essa. De qualquer forma, eu posto os resultados aqui pra compartilhar.

Cheers

Alho, cebola, chulé, queijo, significa lupulo velho, mau acondicionado...
 
Cara,

Não faz sentido, pra mim, colocar o carapils pra dar corpo, e mosturar a 64 65°. Se o que quer é um pouco mais de corpo, faça a mostura lá pros 67° e pronto e larga mão desse malte.

Tipo, você tá querendo fazer a mostura numa temperatura mais baixa pra tirar o corpo e deixar a cerveja leve, e quer colocar o carapils pra dar corpo... é contraditório.
 
Alho, cebola, chulé, queijo, significa lupulo velho, mau acondicionado...

Ah sim amigo, não sabia! Os reviews que vi poderia ter sido alguém que armazenou mau os lúpulos ou pegou um lote ruim. Valeu, era isso que eu temia hahaha.

Cara,

Não faz sentido, pra mim, colocar o carapils pra dar corpo, e mosturar a 64 65°. Sei o que quer é um pouco mais de corpo, faça a mostura lá pros 67° e pronto e larga mão desse malte.

Tipo, você tá querendo fazer a mostura numa temperatura mais baixa pra tirar o corpo e deixar a cerveja leve, e quer colocar o carapils pra dar corpo... é contraditório.

Realmente não faz muito sentido. Eu queria mosturar em uma temperatura mais baixa e o carapils era pra não jogar muito pra baixo o corpo. Eu vi isso em uma técnica que o cervejeiro da Firestone Walker faz, e queria testar. Mas concordo com você, não faz sentido. Então já removi esse malte da lista.
 
De boas, thales.

O que esse cervejeiro talvez buscasse eram mais açúcares fermentáveis, já que mosturas em temperaturas mais baixas conferem esse tipo de açúcar pro mosto, e ao mesmo tempo compensar a perda de corpo com o carapils. Mas ainda assim me parece sem sentido. Talvez ele lá tivesse alguma explicação pra isso...

Ele chegou a explicar? Ia ser bacana ver o que ele disse, a lógica por tras do processo.

Ah, carapils é malte caramelo, viu? Então, ele teria de entrar na conta dos 5% que você fala aí numa mensagem acima.
 
Valeu pelo feedback, cara.

Mas o carapils era pra dar um pouco de corpo mesmo, porque eu ia mosturar em temperatura mais baixas. Estava pensando em fazer em 64 mesmo como você, ou até em 63.

O caramelo está em cerca de 3%, então não vai ficar muito doce e nem muito encorpada. Quanto aos lúpulos, já fiz uma receita parecida utilizando somente late hopping com citra, que deu bastante certo. Mas gostaria de saber em específico sobre o columbus, que apesar de ser um pouco cítrico também, tem uma pegada bem mais resinosa. O problema é que falam que ele pode colocar um gosto vegetal ou de alho/cebola na cerveja, o que não seria interessante se estivesse demasiadamente pungente. Com uma pesquisa rápida vi que tem algumas cervejarias que fizeram o single hop columbus com bastante sucesso, mas essa grande quantidade de lúpulos de fervura me deixou com um pé atrás.

Acho que vou brassar essa cerva mesmo, ou talvez eu faça algo menor pra testar o columbus como single hop antes de partir pra uma cerveja pesada como essa. De qualquer forma, eu posto os resultados aqui pra compartilhar.

Cheers

Experimente!

Single Hop é excelente para dominar as características dos lúpulos.

Vc está adicionando lúpulo a 15, 10 e 5 minutos.

Eu simplifico as minhas...Se quero sabor de lúpulo, coloco a 10 min.

Aroma coloco tudo no Whirlpool.

Já fiz adições com 15, 10 e 5.

Ao meu ver só dá mais trabalho pra controlar as adições e mau percebo as diferenças...então simplifico...

Quanto ao Carapils, não faz sentido algum usar na IPA mesmo...Vc vai mosturar mais baixo para ter menos corpo e adicionar o carapils para dar corpo....no sense...

Os americanos usam o Pale Ale, Crystal e alguns, um pouco de trigo, para dar uma refrescância.

Nas minhas eu tenho usado Pilsen, Munich Light, Crystal e Trigo, os ultimos 2 em torno de 5%
 
Bom dia, amigo!

Fiz uma American IPL single hop Columbus. Usei Caramunich II e Pale Ale da Agrária. Usei 10% de Caramunich II apenas para ajuste de cor para um tom de cobre e também para dar uma leve pegada de malte, já que é um dos maltes que mais gosto. De longe, a simplicidade da receita fez a mágica, está sendo uma das melhores "IPA's" que já provei. Fiz adições de 60' e 10', fechando 40% de lúpulo, os outros 60% coloquei no dh.
Gostei bastante da sua receita, mas recomendaria trocar o Pilsen por Pale Ale, o da Agrária tem me agradado muito, dado ótimo rendimento e custa pouco mais que o Pilsen (coisa de 2 reais a mais por kg). Quanto ao amargor do Columbus, é verdade, pode gerar um harsh grande, aquele amargor que pega na garganta, devido ao alto índice de co-humuleno, ainda mais em adições de 60' . Como o índice de a.a do Columbus é bem alto, eu não me preocuparia com isto, apenas diminuiria a carga da fervura e espalharia com menos quantidade em adições mais iniciais, já fiz adições de 60' de Columbus e não tive problema algum de harsh. Eu focaria mais na relação BU/GU, que vai equilibrar mais sua cerveja que um possível harsh.
Mas esta é minha visão e experiência, se você não tem medo de perder um lote, faça do jeito que achar interessante e compartilhe conosco, para enriquecer mais o fórum!
 
Nos últimos dias andei pesquisando várias receitas, tanto de IPA quanto APA no Brewersfriend, e me chamou a atenção que a maioria delas leva Carapils. Com mosturações na casa dos 66-67 graus, e malte pale como base. Fiquei “encucado”.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
De boas, thales.

O que esse cervejeiro talvez buscasse eram mais açúcares fermentáveis, já que mosturas em temperaturas mais baixas conferem esse tipo de açúcar pro mosto, e ao mesmo tempo compensar a perda de corpo com o carapils. Mas ainda assim me parece sem sentido. Talvez ele lá tivesse alguma explicação pra isso...

Ele chegou a explicar? Ia ser bacana ver o que ele disse, a lógica por tras do processo.

Ah, carapils é malte caramelo, viu? Então, ele teria de entrar na conta dos 5% que você fala aí numa mensagem acima.

Infelizmente ele não chegou a explicar, queria ver essa lógica também. Mas eu tinha chegado à mesma conclusão que voce, mas acho que só fazendo um batch comparativo pra ter essa sacada.

Valeu, vou corrigir lá a porcentagem de caramelo
 
Experimente!

Single Hop é excelente para dominar as características dos lúpulos.

Vc está adicionando lúpulo a 15, 10 e 5 minutos.

Eu simplifico as minhas...Se quero sabor de lúpulo, coloco a 10 min.

Aroma coloco tudo no Whirlpool.

Já fiz adições com 15, 10 e 5.

Ao meu ver só dá mais trabalho pra controlar as adições e mau percebo as diferenças...então simplifico...

Quanto ao Carapils, não faz sentido algum usar na IPA mesmo...Vc vai mosturar mais baixo para ter menos corpo e adicionar o carapils para dar corpo....no sense...

Os americanos usam o Pale Ale, Crystal e alguns, um pouco de trigo, para dar uma refrescância.

Nas minhas eu tenho usado Pilsen, Munich Light, Crystal e Trigo, os ultimos 2 em torno de 5%

Essa sua experiência é bem legal, mas eu ainda estou tentando tirar minhas conclusões sobre isso. Fiz uma NEIPA que levou somente adições no whirlpool. A cerveja ficou com um aroma bizarro, talvez o mais forte de qualquer cerveja que já experimentei. No entanto, faltou sabor de lúpulo, o que pra mim resultou em uma cerveja desequilibrada. Nas ultimas brassagens que fiz, fiquei com a impressão que as minhas adições de 20-15 minutos foram mais impactantes para conferir sabor de lúpulo.
 
Bom dia, amigo!

Fiz uma American IPL single hop Columbus. Usei Caramunich II e Pale Ale da Agrária. Usei 10% de Caramunich II apenas para ajuste de cor para um tom de cobre e também para dar uma leve pegada de malte, já que é um dos maltes que mais gosto. De longe, a simplicidade da receita fez a mágica, está sendo uma das melhores "IPA's" que já provei. Fiz adições de 60' e 10', fechando 40% de lúpulo, os outros 60% coloquei no dh.
Gostei bastante da sua receita, mas recomendaria trocar o Pilsen por Pale Ale, o da Agrária tem me agradado muito, dado ótimo rendimento e custa pouco mais que o Pilsen (coisa de 2 reais a mais por kg). Quanto ao amargor do Columbus, é verdade, pode gerar um harsh grande, aquele amargor que pega na garganta, devido ao alto índice de co-humuleno, ainda mais em adições de 60' . Como o índice de a.a do Columbus é bem alto, eu não me preocuparia com isto, apenas diminuiria a carga da fervura e espalharia com menos quantidade em adições mais iniciais, já fiz adições de 60' de Columbus e não tive problema algum de harsh. Eu focaria mais na relação BU/GU, que vai equilibrar mais sua cerveja que um possível harsh.
Mas esta é minha visão e experiência, se você não tem medo de perder um lote, faça do jeito que achar interessante e compartilhe conosco, para enriquecer mais o fórum!

Bela experiência compartilhada. Estou louco pra experimentar esse malte pale ale da agrária, tenho ouvido feedbacks mt bons. Essa grande quantidade de carga no final tem dado certo pra mim pra fazer APAs e IPAs, mas fiquei com receio dessa variedade. Mas acho que vou fazer essa receita mesmo! Depois compartilho resultados
 
meu amigo faz q vai ficar legal
eu fiz uma

40 litros
10 kg pilsen
0,500gr melano
0,500gr caramunich
3 pct us05 fermentes ( hidrata blz )
200grs columbus ctz 15,05%

mostura 65º por 75 minutos
masch out 15 minutos 78º

lupulos
20gr FIRST WORT
30gr com 30 minutos de fervura
20gr faltando 15 minutos pro final da fervura
130gr ao desligar o fogo

e segue o baile de fermentação / maturação
 
Para diminuir a carga de lupulo (e o possível efeito resinoso do columbus) eu colocaria pelo menos uns 70% do IBU numa adição de FWH ou 60'. Os 30% restantes distribuiria entre 20' a 10' para sabor. Para aroma focaria no dry hop.

Abs.
 
Back
Top