Receita pra fazer pão utilizando o malte residual do mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

diogovrcml

Member
Joined
Jan 18, 2017
Messages
14
Reaction score
2
Alguém sabe e poderia passar a receita de como se faz pão e qualquer outra coisa utilizando o malte?

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Buenas.
Cara, eu já fiz muito pão com o que sobra de malte, mas na maioria das vezes é no olho mesmo. Sempre que eu faço cerveja eu congelo um pouco de malte em tamanhos ideias para fazer o pão. Quando pretendo fazer, descongelo, faço o pão e fica do mesmo jeito que o feito com malte "fresco". Mesmo fazendo sempre a olho, eu vou te passar uma receita meio aproximada do pão que eu faço e que considerado ótimo.

Ingredientes:
- 1 kg de farinha de trigo branca;
- 0,5 kg de malte (da forma que sai da brassagem);
- 2 colheres de sopa de fermento biológico;
- 1/2 xícara de óleo;
- Sal a gosto;
- Água morna até dar consistência na massa.

Preparo:
- Hidratar o fermento;
- Misturar a farinha, o malte, o sal e o óleo;
- Adicionar o fermento previamente hidratado;
- Adicionar água até dar uma consistência boa na massa (geralmente vai bem pouca);
- Misturar tudo e bater um pouco a massa até descolar da mão;
- Fazer algumas "bolas" do tamanho de um punho fechado;
- Colocar as massas em uma forma untada e fazer um corte na parte de cima da massa;
- Deixar a massa crescer em temperatura ambiente até dobrar de tamanho;
- Assar a uns 220 ºC até ficar dourada;
- Apreciar o seu pão de malte quente com manteiga por cima;
- Mandar um pedaço para eu avaliar. kkkkkk :mug:
 
Buenas.
Cara, eu já fiz muito pão com o que sobra de malte, mas na maioria das vezes é no olho mesmo. Sempre que eu faço cerveja eu congelo um pouco de malte em tamanhos ideias para fazer o pão. Quando pretendo fazer, descongelo, faço o pão e fica do mesmo jeito que o feito com malte "fresco". Mesmo fazendo sempre a olho, eu vou te passar uma receita meio aproximada do pão que eu faço e que considerado ótimo.

Ingredientes:
- 1 kg de farinha de trigo branca;
- 0,5 kg de malte (da forma que sai da brassagem);
- 2 colheres de sopa de fermento biológico;
- 1/2 xícara de óleo;
- Sal a gosto;
- Água morna até dar consistência na massa.

Preparo:
- Hidratar o fermento;
- Misturar a farinha, o malte, o sal e o óleo;
- Adicionar o fermento previamente hidratado;
- Adicionar água até dar uma consistência boa na massa (geralmente vai bem pouca);
- Misturar tudo e bater um pouco a massa até descolar da mão;
- Fazer algumas "bolas" do tamanho de um punho fechado;
- Colocar as massas em uma forma untada e fazer um corte na parte de cima da massa;
- Assar a uns 220 ºC até ficar dourada;
- Apreciar o seu pão de malte quente com manteiga por cima;
- Mandar um pedaço para eu avaliar. kkkkkk :mug:
Muito obrigado pela receita, na próxima semana devo preparar ela e te falo o resultado, me passandp o endereço eu lhe envio sim, só não creio que ele chegará bom pro consumo... Rs

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Você pode colocar o bagaço para secar um pouco no sol ou num forno, e depois passar no moinho de disco do malte, moendo grosso, depois disso adiciona na massa, igual a receita aí de cima. O pão fica mais leve, e muito melhor para guardar por alguns dias para comer depois.
 
Você pode colocar o bagaço para secar um pouco no sol ou num forno, e depois passar no moinho de disco do malte, moendo grosso, depois disso adiciona na massa, igual a receita aí de cima. O pão fica mais leve, e muito melhor para guardar por alguns dias para comer depois.
Beleza, valeu!

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
A receita base foi retirada do blog do mestre cervejeiro Leonardo Botto:

Ingredientes

* * * * *30g de fermento biológico (ou fermento de pão)* * * * *1 copo de leite morno (para dissolver o fermento)* * * * *800g a 1kg de farinha de trigo* * * * *1 colher de sopa com sal* * * * *3 colheres de sopa com açúcar* * * * *3 colheres de sopa de margarina* * * * *2 ovos* * * * *200g de farinha integral* * * * *300 g de linguiça calabresa triturada (+ ou – 2 linguiças)* * * * *manjericão fresco* * * * *orégano* * * * *alho picado* * * * *azeite* * * * *cebola ralada* * * * *500g de bagaço do malte* * * * *1 gema para pincelar o pão ao final (antes de levar ao forno, caso você queira dar brilho no pão)
Modo de preparo

Antes de tudo, pegue a linguiça e passe num processador de alimentos ou num ralador mesmo, para que os pedaços fiquem bem pequenos e possam se misturar melhor em tida massa. (mas se você quiser a linguiça me pedaços, também pode fazer desse modo). Depois, passe um pouco na frigideira, mas sem a deixar fritar muito. Desligue o fogo e deixe a linguiça esfriar.

Enquanto isso, coloque cerca de 600 g de farinha numa tigela ou bacia e faça um buraco no meio. Em seguida, dissolva o fermento no copo de leite quente e coloque essa mistura no buraco feito no meio da farinha. Misture um pouco.

Adicione o sal, o açúcar e a margarina e antes de misturar, passe um pouco de farinha de trigo em suas mãos, pois essa mistura vai grudar bastante. Misture mais um pouco essa massa.
Agora é hora de colocar o bagaço de malte e todos os demais ingredientes: 2 ovos, farinha integral, linguiça calabresa (que já deve estar fria para não esquentar a massa e cozinhar os ovos), manjericão fresco, orégano, alho picado, cebola ralada e azeite.

Misture a massa e todos os ingredientes e vá acrescentando mais farinha de trigo aos poucos, para que a massa desgrude das suas mãos. Mas nada de exageros na quantidade de farinha, para que a massa não fique muito seca.

Agora é a hora do trabalho braçal. Você vai sovar a massa! Ou seja, vai amassar essa massa bastante, até que ela fique elástica, lisa e sem nenhum caroço de farinha de trigo. Isso deve demorar uns 15 minutos e é bom ser feito em uma superfície lisa e firme. Só não esqueça de limpar a superfície e jogar um pouco de farinha de trigo nela para a massa não grudar.

Depois de sovar bem, deixe a massa descansar coberta por um pano seco por umas 2 horas ou mais (caso você tenha tempo). Depois disso, sove mais um pouco a massa (mais uns 5 minutos devem ser suficientes), coloque-a na fôrma (ou fôrmas) até que a massa dobre de volume.
Caso você queira dar um brilho ao seu pão, é só pincelar um pouco de gema no topo dele antes de ir ao forno.

Pré-aqueça o forno em temperatura média (220º) por 5 minutos.
Bote o pão e deixe em fogo alto (250ºC) por 20 minutos. Depois, deixe em fogo baixo (180ºC) por mais 40 minutos, totalizando 60 minutos
Enquanto a massa estiver assando, o cheiro em sua cozinha ficará delicioso, mas evite abrir a porta do forno, pois o ar que vai entrar pode atrapalhar o crescimento da massa e seu pão vai ficar, como dizia meu avô, “Embatumado”.

Pronto! Agora é só desenformar o pão e servir para os amigos.
 
Back
Top