Receita para Summer Blond Ale / Lemon Blonde Ale / Refrescante Blond Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Scarabrew

Well-Known Member
Joined
May 8, 2017
Messages
461
Reaction score
208
Location
Birmingham, AL
Pessoal, um amigo convidou para fazer uma cerveja utilizando o Setup dele e me deixou a cargo da receita. Criei um frankenstein e agora peço a ajuda de vocês para contribuirem no que julgarem pertinente.

Parâmetros que considero importantes:
1 - Embora seja baseada em uma Blond Ale, não há necessidade de seguir rigorosamente o previso no BJCP.

2 - Boa drincabilidade. A ideia de utilizar o lúpulo Citra, além das raspas de limão, é proporcionar boa refrescância para aproveitar beber no verão sem estresse.


O Setup utilizado é composto por 3 panelas, circulação por gravidade, com volume final indo pro fermentador de 80 L.

Aí vem outra coisa importante: Vamos dividir o mosto entre 3 fermentadores diferentes para testar algumas variações: Dry hop no primeiro, gelatina para clarificação no segundo e nada de diferente no terceiro.

Mash in por 60 min a 66 °C
Mash out por 10 min a 76 °C
Fervura por 60 min a 100°C

Fermentação a 18 °C até a atenuação e depois subindo 1 °C por dia até 23 °C.
Cold Crash para 1°C por 4 dias.

Sugestões?
 

Attachments

  • Summer_Ale.png
    Summer_Ale.png
    99.6 KB · Views: 147
Boa noite.

Somente avaliando o fermento, para uma blond mais leve e fácil de beber, não usaria belga, usaria um bem mais neutro, no máximo o s04, e também a quantidade aí na receita, a não ser que for fazer um starter é menos da metade do recomendado.
 
Concordo com a observação sobre o fermento, usaria Nottingham ou us05 (prefiro o Nottingham).
Quanto ao resto, certamente vai ficar refrescante, daqui a pouco poderia até fazer a mosturação em temperatura um pouquinho mais baixa para ter uma cerveja com fg menor e consequentemente mais drinkability.
Também tenho mania de usar trigo nas minhas blond ales. Mas isso é pessoal.
 
Boa noite.

Somente avaliando o fermento, para uma blond mais leve e fácil de beber, não usaria belga, usaria um bem mais neutro, no máximo o s04, e também a quantidade aí na receita, a não ser que for fazer um starter é menos da metade do recomendado.
Pois é, talvez um neutro seja mais adequado para fugir do condimentado do belga. Valeu.

Sobre a quantidade, fiz o cálculo e realmente está inadequada. Vou redimensionar.
Concordo com a observação sobre o fermento, usaria Nottingham ou us05 (prefiro o Nottingham).
Quanto ao resto, certamente vai ficar refrescante, daqui a pouco poderia até fazer a mosturação em temperatura um pouquinho mais baixa para ter uma cerveja com fg menor e consequentemente mais drinkability.
Também tenho mania de usar trigo nas minhas blond ales. Mas isso é pessoal.
Boa pedida sobre a temperatura. Talvez em torno de 64 °C?
 
Com certeza mosturar em temperatura mais baixa irá deixar a cerveja mais seca (menos de 66) e mais fácil de beber.

Outra coisa, qual o objetivo da aveia? Porque em geral ela "engrossa" o mosto e da sensação de mais corpo na boca, para uma pegada mais refrescante, acredito que o trigo, como o amigo leonardo comentou, seria bem mais interessante. Inclusive o trigo ajudaria na espuma, se esse for o objetivo da aveia, também poderia ser usado algum outro malte como o carapils.
 
Sim, a ideia da aveia era para proporcionar uma melhor retenção na espuma. Melhor ir de trigo então? Mesma proporção?
 
Eu substituiria a aveia por malte de trigo, e quanto a quantidade pode simplesmente colocar até atingir a OG que vc quer, ou substituir um pouco do pilsen ou do pale.

Eu tambem colocaria um malte mais escuro para acertar a cor, não que a cor esteja errada, é que eu prefiro um amarelo mais dourado do que palha, por exemplo vienna ou munich light.

Relativo a fermentação, eu fermentaria mais frio (16,5 ou 17, com o nottingham ou us05), e começaria a aumentar a temperatura antes do final da atenuação, por volta de 70% do final. O objetivo disso é estimular o metabolismo do fermento enquanto ele ainda está ativo. Também faria cold crash e usaria gelatina para completar a clarificação.
 
Esse citra aos 60 min da uma dor no coração! hehehe

Coloca todo ele aos 5 min finais e usa algum outro, tipo nuget ou magnum ou até columbus pro amargor...

No dry hopping mete uns 4 ou 5 gr/l, não tem erro! :mug:
 
Esse citra aos 60 min da uma dor no coração! hehehe

Coloca todo ele aos 5 min finais e usa algum outro, tipo nuget ou magnum ou até columbus pro amargor...

No dry hopping mete uns 4 ou 5 gr/l, não tem erro! :mug:

Apoiado! Eu, aliás, colocaria o citra ao fim da fervura ou no whirlpool, mesmo que isso fuja um pouco ao estilo.
 
Back
Top