Receita para NEIPA ??

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Mittelfruh1

Well-Known Member
Joined
Oct 21, 2015
Messages
91
Reaction score
13
Fala galera,

Recentemente ouvi falar da NEIPA a nova hype do momento aí.. buscando do que se tratava vi uma infinidade de receitas para a mesma proposta.

Adições de lúpulo no flameout, no whirlpool, umas com dryhop outras sem.. etc.

Alguém já testou mais de uma receita? Como ficou?

Meu medo de adições no dryhop é puxar muito naquele gosto de grama que pode surgir. Algum insight aí?


Abcs
 
Fala galera,

Recentemente ouvi falar da NEIPA a nova hype do momento aí.. buscando do que se tratava vi uma infinidade de receitas para a mesma proposta.

Adições de lúpulo no flameout, no whirlpool, umas com dryhop outras sem.. etc.

Alguém já testou mais de uma receita? Como ficou?

Meu medo de adições no dryhop é puxar muito naquele gosto de grama que pode surgir. Algum insight aí?


Abcs

O hype até já passou um pouco (o novo são as sours e mais recentemente ainda as bruts). HeHeHe

Adições tardias e dry hoping são coisas bem diferentes e com resultados diferentes.

No geral as NEIPAs são receitas simples, um grist de malte base e aveia (80/20% ou até um pouco mais), uma água carregada nos cloretos (relação cloreto:sulfato de 3:1), uma levedura esterificada e com média baixa floculação e muito lúpulo (prepare tua carteira).

A ideia é lupular somente em flameout para amargor e sabor e depois "carcar" lúpulo para aroma no DH (duas etapas, uma ainda durante a fermentação).

Minha única verdadeira NEIPA (passei a usar muito da técnica e ideias nas minhas APAs e sessions IPA) foi com incríveis 20g de lúpulo por litro (200g de cascade e 200g de equinox em 20l). Um absurdo de sabor e aroma. Mas nem tudo são flores: a maldita oxidação pegou muito forte em muito pouco tempo nas garrafas com priming (na época não tinha o sistema de barris que tenho hoje).

Quanto ao gosto de grama, isto normalmente é uma clarificação/cold crash mal feito, levando micro partículas da parte vegetal do lúpulo para dentro da garrafa.
 
Certo... malte base e aveia.
Lúpulo no flameout e no DH. Duas adições. Uma na fermentação ainda é outra depois. Lúpulo 200 de cascade e 200 de equinox não daria os 40g/L?

Eu costumo colocar em postmix as minhas cevas. Seria menos problemático a oxidação?

No crash também não poderia adicionar gelatina já que isso diminuiria a turbidez?

Abcs e vlw pela info man
 
Certo... malte base e aveia.
Lúpulo no flameout e no DH. Duas adições. Uma na fermentação ainda é outra depois. Lúpulo 200 de cascade e 200 de equinox não daria os 40g/L?

Eu costumo colocar em postmix as minhas cevas. Seria menos problemático a oxidação?

No crash também não poderia adicionar gelatina já que isso diminuiria a turbidez?

Abcs e vlw pela info man
eu fiz 20l, então foi 400g de lúpulo.
Acredito que o postmix deva dar uma ajuda contra a oxidação.
 
Back
Top