Receita com cevada maltada em casa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

schlottag

Active Member
Joined
Jan 17, 2017
Messages
41
Reaction score
8
Boa tarde,

Comecei a fazer cerveja a pouco tempo e algumas já estão saindo boas. No entanto sempre comprei kits prontos e agora quero inovar. Ganhei uns 15Kg de cevada e resolvi maltar em casa, através do aprendizado em leituras na internet. Como não faço ideia do malte que fiz (uns 8kg dei uma tosta bem leve, pra aproximar do pilsen, uns 2 kg de um intermediário, e 2kg de um mais torrado, mas não ficou queimado) queria saber se alguém já fez algo parecido pra ter mais informações de como elaborar uma receita a partir disso. :mug:
 
Cara, maltear é bem diferente de só tostar a cevada....
 
Vc fez o processo de malteação ou apenas fez a tosta da cevada?

Se fez só a tosta, vc não tem malte, apenas cevada tostada em diferentes níveis. Como o grão não passou pelo processo de malteação, vc não conseguirá utilizá-lo como base da sua receita.

Se não sabe o que é o processo de malteação, aconselho a se informar um pouco mais.
 
eu fiz o processo de malteação completo, inclusive, com a germinação total dos grãos e acompanhamento do teor de umidade até secagem completa pra interromper o processo de brotamento, quando teoricamente estava com a maior quantidade de amido dentro do grão. A maioria do malte dei uma tosta leve pra justamente não comprometer a concentração de açúcares no seu interior.
 
Hahahaha contou o causo pela metade!

Eu pegaria um pouquinho de cada e faria um chazinho simulando a brassagem (68C) pra ver qual o sabor que tá... não sei se fez os procedimentos para ocorrer as reações de maillard pra ter maltes melano, ou se a torra passou do ponto para maltes caramelo.

Testa o sabor, ou faz uma cerveja com todos eles e veja se fica legal!

Não esquece de contar o resultado! Estudei quase nada de malteação, mas essa é minha sugestão.
 
Hahahaha contou o causo pela metade!

Eu pegaria um pouquinho de cada e faria um chazinho simulando a brassagem (68C) pra ver qual o sabor que tá... não sei se fez os procedimentos para ocorrer as reações de maillard pra ter maltes melano, ou se a torra passou do ponto para maltes caramelo.

Testa o sabor, ou faz uma cerveja com todos eles e veja se fica legal!

Não esquece de contar o resultado! Estudei quase nada de malteação, mas essa é minha sugestão.

Hahaha, pois é, contei pela metade pois pra mim ficou subentendido na parte do "resolvi maltar em casa, através do aprendizado em leituras na internet."

Sexta-feira vou moer os grãos e fim de semana pretendo fazer uma brassagem usando uma composição desses maltes. Lúpulo pra mim vai ser indiferente, vou fazer mais pra não perder os ingredientes, compro um sachê de fermento e uns lúpulos "coringas" e vamos ver o que sai, hehe
 
Ve a cor que fica e mete um columbus e cascade, dois lupulos baratos que garantem cerveja gostosa
 
Boa tarde,

Comecei a fazer cerveja a pouco tempo e algumas já estão saindo boas. No entanto sempre comprei kits prontos e agora quero inovar. Ganhei uns 15Kg de cevada e resolvi maltar em casa, através do aprendizado em leituras na internet. Como não faço ideia do malte que fiz (uns 8kg dei uma tosta bem leve, pra aproximar do pilsen, uns 2 kg de um intermediário, e 2kg de um mais torrado, mas não ficou queimado) queria saber se alguém já fez algo parecido pra ter mais informações de como elaborar uma receita a partir disso. :mug:

Como é um malte caseiro, acho legal estudar todas as rampas e seus significados e aplicar nesse malte. Diferente dos maltes que compramos industrializados, esse seu malte não passou pelos processos de modificações para facilitar nossa vida. Nos conte os resultados.
 
Sim, sempre faço as rampas de temperatura, mas vou ter que me basear por médias tanto em carga de malte quanto em densidades, pois o tempo de mostura e fervura não variam muito
 
ATUALIZANDO:

Fiz uma brassagem usando parte desse malte na semana passada. O poder diastático ficou conforme esperado. Fizemos uma Belgian Black Strong Ale que ficou com a OG de 1,084.

Uma coisa que achei curiosa, foi a dureza do grão. Tivemos dificuldades em moer os grãos, mesmo usando moedor de rolos.

Amanhã vou fazer uma outra receita com o que sobrou, aí posto os resultados.
 
ATUALIZANDO:

Fiz uma brassagem usando parte desse malte na semana passada. O poder diastático ficou conforme esperado. Fizemos uma Belgian Black Strong Ale que ficou com a OG de 1,084.

Uma coisa que achei curiosa, foi a dureza do grão. Tivemos dificuldades em moer os grãos, mesmo usando moedor de rolos.

Amanhã vou fazer uma outra receita com o que sobrou, aí posto os resultados.


Essa sua dureza pode ter sido por uma menor modificação do grão.. e também por que o armazenamento resulta numa absorção de água com o tempo

No livro do kunze tem uma sessão gigantesca só sobre esses processos..mas mais do ponto de vista industrial.. se tiver como ter acesso a ele, é bem legal

abraços
 
Back
Top