receita CHOOP

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rhermones

Member
Joined
Nov 8, 2016
Messages
23
Reaction score
0
Bom dia pessoal, alguem aqui ja se aventurou a fazer um choop? qual mais refrescante ? como conseguir aquela espuma cremosa do pinguim ?
PS sei que choop foge da ideia do site de cerveja...obrigado a todos:mug:
 
Por que chope fugiria da ideia deste fórum?
Chope é cerveja não pasteurizada, praticamente o que nós fazemos.

Para um chope interessante, acho eu que a base de uma Cream ale pode ser um bom ponto de partida.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Por que chope fugiria da ideia deste fórum?
Chope é cerveja não pasteurizada, praticamente o que nós fazemos.

Para um chope interessante, acho eu que a base de uma Cream ale pode ser um bom ponto de partida.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
Boa pedida. Cream Ale ficaria show!
 
Por que chope fugiria da ideia deste fórum?
Chope é cerveja não pasteurizada, praticamente o que nós fazemos.

Para um chope interessante, acho eu que a base de uma Cream ale pode ser um bom ponto de partida.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Chopp é uma unidade de medida.
 
Chopp é uma unidade de medida.

Não no Brasil. é a designação dada a bebida não pasteurizada.

DECRETO Nº 6.871, DE 4 DE JUNHO DE 2009 MAPA.

Paragráfo 10, art. 38, inciso III:
III - a cerveja deverá ser estabilizada biologicamente por processo físico apropriado, podendo ser denominada de Chope ou Chopp a cerveja não submetida a processo de pasteurização para o envase;


A origem do substantivo sim, veio de uma unidade de medida.
 
Seguindo a definição de que chope é a cerveja não pasteurizada para o envase, tem alguém aqui no forum fazendo cerveja em casa, ou somos todos fazedores de chope? Se tem alguém pasteurizando em casa, como está fazendo? Garrafas em banho maria depois do priming? Alguma outra técnica?
 
Seguindo a definição de que chope é a cerveja não pasteurizada para o envase, tem alguém aqui no forum fazendo cerveja em casa, ou somos todos fazedores de chope? Se tem alguém pasteurizando em casa, como está fazendo? Garrafas em banho maria depois do priming? Alguma outra técnica?

"Fazedores de chope", por que o objetivo maior da pasteurização é dar maior vida útil para a cerveja na prateleira, em temperatura ambiente.


E esse negocio de diferenciar chope e cerveja só vi no Brasil, pois lá fora, pelo menos das quais presenciei, é cerveja, ou cerveja na pressão/torneira.

Quanto a pasteurização caseira, é possível, porém perigoso, já que o aumento da pressão interna causada pela temperatura + garrafas reutilizadas podem causar estrago.
 
Seguindo a definição de que chope é a cerveja não pasteurizada para o envase, tem alguém aqui no forum fazendo cerveja em casa, ou somos todos fazedores de chope? Se tem alguém pasteurizando em casa, como está fazendo? Garrafas em banho maria depois do priming? Alguma outra técnica?

tem que deixar um headspace um pouco maior por segurança. Pegue o caldeirão, encha de água até cobrir a garrafa e deixe a (acho que) 70C por 15 mins. Cuidado com choque térmico com a garrafa ao retirar!
 
Não no Brasil. é a designação dada a bebida não pasteurizada.

DECRETO Nº 6.871, DE 4 DE JUNHO DE 2009 MAPA.

Paragráfo 10, art. 38, inciso III:
III - a cerveja deverá ser estabilizada biologicamente por processo físico apropriado, podendo ser denominada de Chope ou Chopp a cerveja não submetida a processo de pasteurização para o envase;


A origem do substantivo sim, veio de uma unidade de medida.
Existem diversos tópicos aqui no fórum que discutem a pasteurização. A grande maioria não recomendam pois isto altera (pra pior) as características da cerveja.

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
muito bem pessoal...gostei da ideia da Cream ale, mas ela nao formaria um choop com um cheiro puxado para ale ? eu estava pensando em um choop com uma espuma cremosa, cor clara e gosto leve e refrescante.
 
ade68a1b1999b7cd11ab029c8d53eb3b.jpg

Pilsen (80%) e milho (milharina 20%)

Na foto já tinha uns 7 min de copo.

Aroma leve de milho. Crisp e altamente carbonatada. Corpo levíssimo. Para tomar de galão.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
muito bem pessoal...gostei da ideia da Cream ale, mas ela nao formaria um choop com um cheiro puxado para ale ? eu estava pensando em um choop com uma espuma cremosa, cor clara e gosto leve e refrescante.

Acho que essa essa espuma que vc busca, é a técnica de 3/4 de nitrogênio + 1/4 de Co2 para servir.
 
Não no Brasil. é a designação dada a bebida não pasteurizada.

DECRETO Nº 6.871, DE 4 DE JUNHO DE 2009 MAPA.

Paragráfo 10, art. 38, inciso III:
III - a cerveja deverá ser estabilizada biologicamente por processo físico apropriado, podendo ser denominada de Chope ou Chopp a cerveja não submetida a processo de pasteurização para o envase;


A origem do substantivo sim, veio de uma unidade de medida.

Esse tema é bastante controverso....Pela lei entao, os mini kegs da Heinneken nao sao Chopp e sim cerveja...os rotulos da Brahma Chopp estao errados, pq sao pasteurizados.

Na minha opiniao, o decreto deveria contrr somente pasteurizada e nao pasteurizada.

Chopp é inclusive uma adaptação brasileira de um termo alemão. A palavra Chopp bem do alemão “Schoppen” que nada mais é do que uma unidade de medida, como é o “pint” na Inglaterra. A medida varia um pouco em cada região do país mas, vida de regra, podemos estabelecer como meio litro.

No final das contas, desconsiderando a lei, tudo é cerveja que sai de uma cervejaria.
 
ade68a1b1999b7cd11ab029c8d53eb3b.jpg

Pilsen (80%) e milho (milharina 20%)

Na foto já tinha uns 7 min de copo.

Aroma leve de milho. Crisp e altamente carbonatada. Corpo levíssimo. Para tomar de galão.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Por curiosidade, quanto custa ao litro, clonar uma Skol?
 
Por curiosidade, quanto custa ao litro, clonar uma Skol?

Que esta não é nem de longe comparável a uma Skol, pois é muito melhor. Uma cerveja limpa sem muita coisa para mascarar falhas e off-flavors. Meu único erro foi carbonatar demais (+/- 8g / l).


Para 20l uns R$ 60,00 com o custo da água, fermento novo e lúpulo, calculando uma eficiência de 65%. Além de gostosa é barata.

Usei o lúpulo Zeus (16,5% de AA) para um amargor final ma faixa de 13 IBU´s.
 
Esse tema é bastante controverso....Pela lei entao, os mini kegs da Heinneken nao sao Chopp e sim cerveja...os rotulos da Brahma Chopp estao errados, pq sao pasteurizados.

Na minha opiniao, o decreto deveria contrr somente pasteurizada e nao pasteurizada.

Chopp é inclusive uma adaptação brasileira de um termo alemão. A palavra Chopp bem do alemão “Schoppen” que nada mais é do que uma unidade de medida, como é o “pint” na Inglaterra. A medida varia um pouco em cada região do país mas, vida de regra, podemos estabelecer como meio litro.

No final das contas, desconsiderando a lei, tudo é cerveja que sai de uma cervejaria.

Não é questão de controvérsia e sim de definição local. Ou tu chamaria tua APA de American Pilsen Ale só porque tu usou malte Pilsen ao invés de um Pale Ale por questões de custo ou disponibilidade ?

Se foi definido que legalmente se chamaria de chope, fica assim.
A origem do termo não quer dizer que ele hoje designe a mesma coisa.

Sim, os mini kegs de heiniken são cevejas em lata e a brahma chopp é cerveja que tenta imitar o chope, basta ler os rótulos.
 
é, a questão é que essa lei q define aqui no brasil "chope" é antiiga. Sofreu atualização, mas n mudaram o texto.. enfim..

Só a questão ali do estilo, são definidos por características da cerveja final, não necessariamente pelos ingredientes. O pale vem na verdade da cor, não do malte que é usado.
 
Só a questão ali do estilo, são definidos por características da cerveja final, não necessariamente pelos ingredientes. O pale vem na verdade da cor, não do malte que é usado.

Não necessariamente. Se olhar o BJCP junto com a referência de características mas também de ingredientes sugeridos. Uma coisa leva a outra. Para uma APA ele fala do uso de malte Pale Ale 2 fileiras.
Para uma German Pila, o sugerido é o Pilsen.
Mas como você disse, a característica final fala mais alto, mas é resultado pelo caminho não indicado.


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Estou desenvolvendo uma receita de cerveja clara de alta fermentação, que para o paladar popular está aprovada. Fiz 4 levas já.


Receita para 10 litros

2.200g de malte pilsen alemão 3.7 abc
100g de malte cara ruby entre 45/60 EBC
8g de northern brewer por 60 minutos
10g de northern brewer no whirlpool
1 pacote de levedura us-05 para 10 litros

Resfriamento do mosto a 20c, inoculação da levedura já hidratada, e fermentação a 20c por 7 dias. Se fizer seguindo esses passos não precisa nem de secundária... Ai é só fazer o cold crash e maturar de acordo com sua demanda.
 

Attachments

  • A1.jpg
    A1.jpg
    121 KB · Views: 54
  • a2.jpg
    a2.jpg
    141.7 KB · Views: 63
  • a3.jpg
    a3.jpg
    106.9 KB · Views: 62
Não é questão de controvérsia e sim de definição local. Ou tu chamaria tua APA de American Pilsen Ale só porque tu usou malte Pilsen ao invés de um Pale Ale por questões de custo ou disponibilidade ?

Se foi definido que legalmente se chamaria de chope, fica assim.
A origem do termo não quer dizer que ele hoje designe a mesma coisa.

Sim, os mini kegs de heiniken são cevejas em lata e a brahma chopp é cerveja que tenta imitar o chope, basta ler os rótulos.


Segundo o Mauricio Beltrameli, a única diferença entre a cerveja que está no barril e a cerveja que está nas latas e garrafas é o nível de carbonatação, aparentemente a que vai pro barril vai menos carbonatada que a das latas e garrafas, por isso a sensação de ser mais leve mas o liquido é exatamente o mesmo.

Esse papo de que chope não é pasteurizado não cola não.

Saúde :mug:
 
Que esta não é nem de longe comparável a uma Skol, pois é muito melhor. Uma cerveja limpa sem muita coisa para mascarar falhas e off-flavors. Meu único erro foi carbonatar demais (+/- 8g / l).


Para 20l uns R$ 60,00 com o custo da água, fermento novo e lúpulo, calculando uma eficiência de 65%. Além de gostosa é barata.

Usei o lúpulo Zeus (16,5% de AA) para um amargor final ma faixa de 13 IBU´s.

kkk...realmente dá pra ver na foto que ela tá "fervendo"...rs
 
como e isso ? interessante, me explique por favor

Um estilo de cerveja nasce quando existem algumas características em cervejas que são comuns, elementos que a caracterizam dentro de determinado perfil, seja se sabor, aroma, cor. A partir dai, se define alguns caminhos pra se chegar ao resultado, como o @jeanpaullopes comentou já.. não sendo totalmente obrigatório, mas que são o caminho pra se chegar lá, entende? Temos bastante ingredientes disponíveis, muito deles sendo equivalentes. Há um tempo atrás, já foi debatido isso num tópico sobre weiss, lei da pureza e percentual de trigo..

O caso mais recente que estamos vendo são as grape ale e as NE ipas..várias cervejarias começaram a produzier IPAs diferentes, turvas, com muito lupulo e amargor balanceado.. pra deixar a coisa organizada, criaram uma nova denominação de IPA. Talvez no próximo BJCP sejaincluida. Penso quando o Brasil vai ter seu estilo próprio tb.. :tank:
 
ade68a1b1999b7cd11ab029c8d53eb3b.jpg

Pilsen (80%) e milho (milharina 20%)

Na foto já tinha uns 7 min de copo.

Aroma leve de milho. Crisp e altamente carbonatada. Corpo levíssimo. Para tomar de galão.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
Opa blz!?
Cara vc chegou a maltear o milho!?
Ou colocou ele raw mesmo!?
Ta bonita a loirosa!!!
Parabéns!!![emoji1]

Sent from my Quantum Go using Tapatalk
 
Não no Brasil. é a designação dada a bebida não pasteurizada.

DECRETO Nº 6.871, DE 4 DE JUNHO DE 2009 MAPA.

Paragráfo 10, art. 38, inciso III:
III - a cerveja deverá ser estabilizada biologicamente por processo físico apropriado, podendo ser denominada de Chope ou Chopp a cerveja não submetida a processo de pasteurização para o envase;


A origem do substantivo sim, veio de uma unidade de medida.

Na verdade é art. 37, inciso III. O parágrafo 10º é o último do artigo 36, sem relação alguma.
Mas eu me pergunto como é a aplicação desse regulamento, uma vez que existem diversas cervejas comerciais não pasteurizadas com denominação CERVEJA.
De qualquer forma, isso é regulamentação para o comércio das bebidas. Como eu sou caseiro, não estou submetido a essas regras, portanto, eu faço cerveja!! :) :rockin:
 
Mas eu me pergunto como é a aplicação desse regulamento, uma vez que existem diversas cervejas comerciais não pasteurizadas com denominação CERVEJA.

Simples, veja novamente o texto: "podendo ser denominada de Chope ou Chopp a cerveja não submetida a processo de pasteurização para o envase"

ou seja, não é obrigatório nomear a cerveja não pasteurizada de chope ou chopp, nomeia assim quem quiser.

Já no casa do Brahma trazer escrito na garrafa "Brahma Chopp" (ainda é assim? muitos anos que não presta atenção nesses rótulos), aí já não sei pq é permitido, talvez pura tradição.
 
Bom dia pessoal, alguem aqui ja se aventurou a fazer um choop? qual mais refrescante ? como conseguir aquela espuma cremosa do pinguim ?
PS sei que choop foge da ideia do site de cerveja...obrigado a todos:mug:

cara, é simples: vc já faz cerveja em casa?

se sim, talvez devesse saber que importa mais a receita da sua bebida, esse é o primeiro passo. Vc pode fazer uma cerveja extremamente leve e refrescante que vai pra garrafa, basta saber montar uma receita apropriada pra isso.

caso queira um aspecto mais parecido com o que popularmente se chama de chopp ou chope, joga pro barril, faz carbonatação forçada e, novamente, controle sua receita para ter as características que vc quer (leveza, refrescância, boa formação e estabilidade de espuma, etc.)
 
cara, é simples: vc já faz cerveja em casa?

se sim, talvez devesse saber que importa mais a receita da sua bebida, esse é o primeiro passo. Vc pode fazer uma cerveja extremamente leve e refrescante que vai pra garrafa, basta saber montar uma receita apropriada pra isso.

caso queira um aspecto mais parecido com o que popularmente se chama de chopp ou chope, joga pro barril, faz carbonatação forçada e, novamente, controle sua receita para ter as características que vc quer (leveza, refrescância, boa formação e estabilidade de espuma, etc.)


QUAL VC SUGERE ?:confused:
 
Simples, veja novamente o texto: "podendo ser denominada de Chope ou Chopp a cerveja não submetida a processo de pasteurização para o envase"

ou seja, não é obrigatório nomear a cerveja não pasteurizada de chope ou chopp, nomeia assim quem quiser.

Já no casa do Brahma trazer escrito na garrafa "Brahma Chopp" (ainda é assim? muitos anos que não presta atenção nesses rótulos), aí já não sei pq é permitido, talvez pura tradição.

Não é simples assim, veja novamente o texto: "III - a cerveja DEVERÁ ser estabilizada biologicamente por processo físico apropriado" Ou seja, para ser denominada cerveja deve ser pasteurizada (ou algum outro processo físico apropriado que garanta estabilidade biológica.
Caso não seja pasteurizada, PODE ser chamado de chope. Não quer dizer que possa chamar de cerveja a não pasteurizada. Essa é a interpretação literal.
 
Não é simples assim, veja novamente o texto: "III - a cerveja DEVERÁ ser estabilizada biologicamente por processo físico apropriado" Ou seja, para ser denominada cerveja deve ser pasteurizada (ou algum outro processo físico apropriado que garanta estabilidade biológica.
Caso não seja pasteurizada, PODE ser chamado de chope. Não quer dizer que possa chamar de cerveja a não pasteurizada. Essa é a interpretação literal.

tem razão. enfim, felizmente há certa liberdade, ao que parece.
 
ME EXPLIQUE ESSA TÉCNICA POR FAVOR :confused:

Cara, se usa co2+N pra servir quando vai servir cerveja de barril, em chopeiras, kegerator... o gás que empurra a breja é uma mistura desses dois, e existem em diferentes proporções que tu pode encontrar.

De maneira geral, deixa a espuma mais cremosa, diminiu a senseação de carbonatação, dá uma leveza e arredonda o amargor. É usado mais pra cervejas stout, porter, nessa pegada escura. Pode-se usar em outros estilos, mas pode ter algumas desvantágens. IPAs são bastante aromáticas, tem discussões que envolvem a perda desses aromas.. enfim

Mas acho que é algo bem mais avançado em termos de espuma.. boas técnicas e alguns ingredientes já vão te dar resultados muito bons.
 
Back
Top