Receita Bohemian Pilsner

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FernandoS

Member
Joined
Aug 10, 2020
Messages
5
Reaction score
1
Location
Santa Cruz do Sul - RS
Olá cervejeiros, gostaria de uma opinião sobre essa receita de Bohemian Pilsner, retirei a base dela do canal Beer School, fiquei com um certo receio de ficar com um IBU muito alto, se tiverem uma opinião sobre uma melhor forma de adição do lúpulo (menos dry hopping pois ainda não domino essa técnica) agradeço, segue a receita:

Bohemian Pilsner:
Quantidade: 17 Litros
OG: 1052 FG: 1013 ABV: 5,2% Levedura: W34/70
Lúpulo SAAZ: (IBU estimado 38)
60´ - 45g
15´ - 23g
0´ - 23g

MalteQtd (kg)%
Malte Pilsen3,577
Malte Viena0,449,6
Malte Cara Pilsen Dextrine0,2154,74
Malte Melanoiden0,1964,3
Malte Munich0,1964,3
 
Tem bastante informação nesse tópico aqui: A inalcançável Pilsner Urquell

Eu começaria só com um bom malte pilsen e um pouco (uns 5%) de Munich (light, 1) ou um chorinho de Melanoidina (depois vc vai ajustando ao seu gosto).
Se vc achar levedura líquida, a bio4 tem o Pilsner Urquell (SY001) e a YeastLab o Cezh Lager. Ambas são leveduras indicadas pro estilo, mas se vc não tiver acesso a elas, aí a W34/70 vira uma opção (em geral gosto bastante dela, mas é uma levedura de origem alemã).
 
Last edited:
Fernando,

Acho que tem variedades demais de malte.
Um bom Pilsen (Weyermann?) + Melano (se não fizer decocção) deveria ser o suficiente por aqui.

IBU tá bem colocado, só fique atento com a quantidade de lúpulo , em geral Saaz disponível no Brasil tem baixo alpha ácido e precisa de muito lúpulo pra chegar aí. Se quiser usar um pouco de Magnum (alto aa) no início da fervura para compensar, funciona bem.

Você citou dry hopping (entendi que não vai fazer), não é tipico aqui. E eu particularmente acho que o DH com Saaz não fica legal.

Sobre a levedura, como o colega falou , a da BIO4 é excelente, se tiver acesso.

Nos secos, além do w34-70 , S189 e o Mangrove M76 podem ser uma boa opção pra você.

Ah, por fim, considere que neste tipo de estilo processo costuma ser mais importante que detalhes de receita ou ingrediente.

Abs

Persevalli
 
Concordo com os colegas aqui, simplifique a carga de maltes. Usando Pilsen (90-95%) + Munich claro (5-10%) + Melanoidina (1-2%) tem grandes chances de acertar.

Sobre levedura, vou dar uma dica que vale ouro: procure na sua região alguma microcervejaria que produza lagers de baixa lupulagem (tipo "pilsen") e peça um pouco da lama de um dos tanques que recém inicou a maturação a frio.
Pouco mais de 300 mL de lama será suficiente para a sua produção de 17 litros. Teoricamente, as cervejarias profissionais se preocupam bastante com sanitização, viabilidade celular, oxigenação adequada e rigoroso controle de temperatura, fazendo com que as leveduras sofram o mínimo estresse possível. Assim, a reutilização dessa lama torna-se muito eficaz para o cervejeiro caseiro. Sem contar que é de graça...

Abraço!
 
Back
Top